sexta-feira, 22 de julho de 2022

Saki Sanobashi, O Gato de Schrödinger dos Animes.

Recapitulando....

Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, carregada de um certo misticismo ou lição de moral macabra para o ouvinte, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público. Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas.

Creepypasta é um termo criado para definir as histórias de terror ou lendas urbanas que são divulgadas através da internet em fóruns blogs, bulletin boards (como 4chan ) e demais redes sociais de modo “viral”, espalhando-se rapidamente no universo online. As creepypastas são narrações escritas de modo bastante envolvente, normalmente relacionadas com conteúdos ou produtos da cultura pop, como músicas, filmes, videogames, personagens de desenhos animados, etc. Diferentemente das lendas urbanas, as creepypastas, muitas vezes, são suplementadas com fotos, áudio ou vídeo referente à historia para enriquecer seu conteúdo, aumentando assim seu efeito sobre o leitor. 

A mecânica quântica é clara: se você não conhece o estado de um elétron, deve assumir que ele está em todos os estados possíveis ao mesmo tempo. Para digerir esse conceito, o físico Erwin Schrödinger bolou um famoso experimento mental batizado de “gato de Schrödinger”.

Funciona assim: um gatinho está dentro de uma caixa com partículas radioativas que podem circular ou não — só que quem está de fora da caixa não sabe o que aconteceu. Ou seja, se o gato fosse uma partícula, estaria vivo e morto ao mesmo tempo.

Entenda:

Se a substância radioativa não decair, o medidor não aciona o martelo e não quebra o frasco. O gato vive.

Caso a substância radioativa decaia, o medidor aciona o martelo, que quebra o frasco e mata o gato.

É o que isso tem havê com o Post de Hoje. Simples o objeto que iremos disseca-lo em questão pode ser chamado de um O Gato de Schrödinger dos Animes, pelo simples fato dele existir, ao mesmo tempo que não existe.

É la vamos nós.

Um OVA Que Existe, Ao Mesmo Tempo Que Não Existe.

Gosto de Mistérios, eles me fascinam, desde pseudagens loucas sem comprovação nenhuma, até crimes sem soluções com mais de 100 anos, de vez em quando posto eles aqui. O mistério de Hoje envolve uma Red Mist nipônica. Um thread sobre o Iceberg dos Hentais uma certo anime me chamou a atenção, um nome que havia escutado antes, mas que ignorei por alguma razão.

Saki Sanobashi, o nome não me era estranho, já tinha ouvido falar dele quando pesquisava sobre obras da Cultura Pop que foram de certa forma banidos pelo seu conteúdo. E aonde vão parar as coisas que são banidas da Internet? Lá mesmo, nas profundezas da Deep Web.

E como bem sabemos, 80% das coisas que dizem vir das profundezas da Internet ou são mitologias bem elaboradas, Creppypastas ou hoaxes bem elaborados com os dizeres de "baseados em fatos reais". 

Contudo, coisas que foram banidas sempre deixam uma migalha, um pedaço de pão, ou até mesmo uma linha para marcar seu caminho, de que o que foi banido, não foi esquecido.

Quinta-Feira: Tem ideia de como montar isso?
Al: Nenhuma.
Mas Saki Sanobashi e diferente. 

Vamos ao enredo e montar esse quebra-cabeça animado.

Saki Sanobashi, muitas vezes emparelhado com o subtítulo Go For A Punch é um OVA que  possui 30 minutos de duração, e apresenta 3 a 9 meninas usando roupas que se assemelham muito ao ensino médio, presas em um banheiro sem portas ou janelas, que eventualmente cometem suicídio de maneira horrível. A Data deste OVA em algumas estimativas, colocam entre o meio e final dos anos 80 e inicio dos anos 90.

Foi mencionado pela primeira vez em uma postagem do 4chan feita em 2015, em que um usuário anônimo mencionou um ova perdido, era descrito dessa forma:
  • O OVA começa exibindo uma tela preta e um texto vermelho aparece com um sinistro som de fundo.
  • Nove garotas estão presas em um banheiro sem portas ou janelas.
  • O anime não exibe OST, apenas sons ambientais.
  • As personagens discutem e refletem sobre como podem escapar antes de se matarem de formas horríveis.
  • Uma delas possuía cabelos quase brancos em corte hime, outra era filha de um chefe Yakuza e a última era filha de um Agiota.
  • O anime possuía traços e estilo de arte semelhante aos dos anos 80.
  • As mesmas eram estudantes do ensino médio, pois usavam uniforme escolar.
  • O anime era dublado em japonês e possuía versão legendada para Inglês.
Uma grande busca pelo anime foi iniciada, inclusive, o mesmo cara (Que recebeu a alcunha de OP) que descreveu o OVA da forma citada acima, descreveu o comportamento das personagens. 

OP explicou que já tinha visto esse anime em um site que semelhante ao Bing Video Previewer, e ao mesmo tempo, respondeu um usuário revelando muitas informações: O anime começava de forma deprimente e abstrata, onde, 8 das 9 personagens que apareceram tinha aparências semelhantes, com dublagens diferentes, não havia OST ou trilha sonoras, inclusive, descrevendo as cenas de suicídio de algumas personagens, cujo,era possível escutar os soluços enquanto rasgavam seus pescoços. Após essa resposta, outro anônimo mencionou esse anime em outro tópico, perguntando a OP se o nome do anime era realmente Saki Sanobashi,com o mesmo nunca respondendo e sumindo após os eventos.

Esta animação não foi mencionada durante um total de 5 meses, quando outro usuário anon, criou um tópico para discutirem sobre o anime.

Após isso,as investigações começaram de forma acirrada,com usuários até mesmo utilizando aplicativos P2P para buscarem informações, enquanto outros pesquisavam e analisavam os detalhes passados por OP (que foi o nome que o anon ficou conhecido após a polêmica), e compartilhando via Reddit e 4chan, terminando sem nenhuma prova encontrada.

As investigações pararam por 4 anos, até novamente o tópico sobre o mesmo ser mencionado novamente,o que retornou as ativas, porém, dúvidas entre as pessoas que achavam que era falso e as que se esforçaram para encontrar provas, após o fim dos tópicos anteriores que mencionaram este anime, outro tópico foi iniciado no Reddit, 4chan e Twitter para discutirem e investigarem sobre o anime.

Durante a terceira parte da investigação, um vídeo excluído do Dalymotion, foi postado no tópico por outro anon, que revelou que era um vídeo mostrando a enquete do cartão de titulo do OVA, porém, o tópico novamente encerrou sem provas e o vídeo foi excluído, não podendo mais ser recuperado.

Um quarto tópico sobre Saki Sanobashi foi iniciado, e este se tornou popular, com usuários do Deviantart fazendo fanarts e outras falavam sobre, com alguns recomendando que eles podiam utilizar o programa Limitless Paradise, que foi rejeitada, porém, um post que chamou a atenção mostrava 9 garotas presas em banheiro semelhante ao descrito do anime, com algumas usando bandagens e olhando para a câmera, inclusive, teorizaram que era uma imagem do anime, porém ela era falsa, pelo fato da imagem possuir traços modernos, a imagem/fanart tinha sido feita pela ilustradora Vanilla, que apareceu e confirmou as suspeitas, inclusive respondendo um dos anons que entrou em contato com ela.

O quinto tópico veio a criação novamente sem provas conhecidas, exceto por um relato de usuário que havia visto um DVD deste anime em uma loja de propriedade dele, e três usuários anons que confirmaram ter visto Saki Sanobashi, e o último confirma ter visto em site de transmissão de filmes.

Novamente, o sexto topíco, sem provas. Várias pessoas perderam as esperanças de poder achar o anime, e consideraram-o falso, nem sequer programas P2P encontraram alguma informação conhecida, com uma compilação de animes gore, sendo postada no Dalymotion e analisada, porém, sem nenhuma relação com o anime.

O sétimo tópico foi iniciado, e conseguiram encontrar provas que foram desmascaradas, sendo o último tópico, a prova encontrada foi que membros de um servidor de Discord chamado "Finding Saki Sanobashi" investigaram a descrição do vídeo excluindo, encontrando um vídeo que era uma compilação de animes gore feitos e co-produzidos pela Mangá Vídeo.

Um subreddit intitulado "r/SakiSanobashi" foi iniciado no Reddit no dia 22 de janeiro de 2019, na intenção de ajudar nas investigações, dentre elas, vários animes foram colocados em formato de listas, analisando e pesquisando o nome do OVA entre vários deles, após um vídeo do usuário Whang, o subreddit se tornou popular na internet, e vários artista se esforçaram para desenhar fanarts baseando-se em provas, após encontrarem bastante leads, criaram um server no Discord, para conversarem mais rápido, e nele, outro usuário afirma te visto este anime em um site russo pirata, com o server tendo menos leads, porém, mais sugestões foram aparecendo.

Um usuário chamado f_neo,criou uma página no Cryptopad, onde passava as atualizações sobre descobertas, e uma delas, foram duas imagens do anime, a primeira contendo a frase ナ イ ン 角度 (nove ângulos), e a segunda foi encontrada após ele utilizar o programa Perfect Dark, onde ele conseguiu traduzir a descrição da primeira imagem e a segunda era uma das personagens principais, exatamente descrita do jeito que OP descreveu, o que levou o subreddit as ativas nas pesquisas.

Novas provas foram descobertas e encontradas em arquivos antigos de uma série de sites de animes adultos (Não é a toa que muitos pensar que seria um Hentai) de meados dos anos 2000 em setembro de 2020, o que "comprovou" que o OVA existiu,tendo uma data prevista para lançar em 1986,depois disso o subreddit "r/SakisanNoBashitsu" foi criado em reposta ás pesquisas sérias.

Todos os sites investigados eram de propriedade da mesma pessoa, principalmente um de nome Dark Anime, que foi extinto sendo arquivado. As páginas arquivadas era datadas de 2000, antes das postagens no 4chan, foi quando um youtuber chamado Able testou os arquivos para confirmar se eram reais ou editados no Photoshop, elas realmente existiram, porém, a filmagem foi excluída. 

O OVA é Interessante, Contudo...

Ok, o que temos aqui, Informações ora relevante, ora desencontradas. Vamos as relevantes.

A principal delas, que a história toda surgiu no 4chan, e como todos sabem, grande parte da mitologia da Internet nasceu e cresceu neste local. De fato Saki Sanobashi foi falado pela primeira vez em um post do 4chan de 2015, a partir de um tópico perguntando aos usuários sobre as coisas mais perturbadoras que eles viram na deep web, e desde então existe uma busca desenfreada por Ele ou por coisas relacionadas a Ele.

Antes de 2015, não existe nenhuma menção a Sanobashi na Internet. O que é realmente estranho para fans de animações underground, da qual teria que está em um top 3 de Animações Bizarras. Taria Pau a Pau com Shoujo Tsubaki.

Contudo não tem nada de relevante, uma nota de rodapé, tão pouco uma menção, ou VHS.

Não é a toa que muitos colocam esse anime banido como mais uma Creepypasta. Ao que parece esta é a verdadeira natureza do misterioso anime. A menos que um OVA real possa ser encontrado, isso nunca pode ser confirmado ou negado, especialmente considerando a incapacidade de verificar legalmente o post do Reddit alegando ser do pôster original do 4chan (já que o 4chan, por natureza, mantém todos os seus usuários anônimos).

Não seria estranho um anime tão brutal não ser lembrado? Ainda mais sendo da década de 80. A aclamada série Gundam data dos meados dos anos 80; AKIRA, final dos anos 80, e a conhecemos bem, temos as suas referências para serem consultadas. 

Referências, essas que falta em Sanobashi.

Não vivenciei muito a era dos Animes quando chegou no Ocidente, praticamente nasci nesta época, entre os os 4 primeiros anos da década de 90 que sofreu uma enxurrada de animações japonesas (especificamente no Brasil), lembramos do Clássico AKIRA, que foi a porta de entrada da Animação Japonesa no Ocidente, que foi seguido por outros Clássicos, com Cavaleiros do Zodíaco e seus derivados, Yu Yu Hakusho, Genocyber e a Lenda do Demônio, que passaram na TV Aberta Brasileira (eles merece um Post a Parte).

Eu de fato vivenciei os Anos 2000 e a disputa entre Pokémos e Digimos pela popularidade. Eu conheci e participei da febre do Baralho do Diabo e suas macabras lendas. 

Eu conheço histórias dos Otakus da 1° Geração de como era difícil obter informações sobre determinado anime, e de que o único local em Terra Brasilis para chegar mais perto do Japão seria o Bairro da Liberdade, Aonde de fato você encontraria VHS e mangás vindos diretos do Japão. E a Revista Herói seria outra importante fonte de informação. 

E a Lenda do Demônio, digamos que de fato era uma Lenda neste Meio. 

Ok, vamos para com essa nostalgia e voltar ao Post.


O Efeito Mandela é uma teoria que prevê que não há apenas um universo, e sim vários universos paralelos entre si. Essa teoria é baseada em grandes grupos de pessoas, que tem memórias alternativas semelhantes sobre eventos passados. Os defensores da teoria afirmam que, para que essas experiências coletivas sejam verdadeiras, o tecido da realidade deve ter mudado em algum ponto do passado e que, portanto, não só existem universos paralelos e habitáveis, mas que estes universos estão constantemente se alternando entre si.

Ou seja, OP de fato tenha visto um Anime de nome Saki Sanobashi, contudo ele se embaralhou neste extenso Steins Gates e foi esquecido pela nossa atual Linha Mundial de Tempo.

Ou simplesmente, usando os princípios de Occam, é uma memória falsa!

E FAZ TODO SENTIDO BIOLÓGICO E PSICOLÓGICO!

Rastreado toda a mitologia envolta de Saki Sanobashi temos o enrendo que não muda, apenas variam de versão em versão, contudo o que é imutável são um número de garotas presas no banheiro (entre 3 e 9). 

Lembra das falsas memórias que nós entusiastas em conspirações chamamos carinhosamente de Efeito Mandela? Pois bem, e nesta parte que adicionamos o tempero mitológico ao conto. 

E nisto chegamos o que de fato seria Saki Sanobashi, uma concha de retalhos de Gakkou no Yuurei, com um toque de Gakuen Nanafushigi.

Gakkou no Yuurei, é uma série contendo 6 OVAs, cada qual contado uma estória que ao meu ver não tem ligação uma com a outra, mas todas tem uma conexão escolar. O interessante desta série é uma junção entre um anime / live action. As 6 animações são baseadas nos livros "My School Ghost" e "There is a Spirit in the Music Room", que por sua vez é uma coleção de contos de terror dos leitores enviadas para a revista adolescente "My Birthday" da editora Jitsugyo no Nihon-sha. Foi produzido pela TOEI Video e dirigido por Norio Kashima (Que segundo o The Movie Database (TMDB) dirigiu 1 episódio).


Gakkou no Yuurei é uma obra bem underground, afinal não existe uma sinopse que explica sobre a obra, suas referências são as mesmas que estão aqui e acolá. O único local que achei os episódios completos foi no Archive, e no começo de cada episódio, deixa explicito que o que será ali dramatizado e um relato. E existem pequenos trechos no Youtube, que de certa forma criam o Saki Sanobashi. Cada episódio possui uma média de 42 para 47 minutos. (Totalizado quase 5 horas)

Aqui que outras partes do Enredo fazem um colab com a História de High School Mystery, ou Gakuen Nanafushigi. E como o próprio nome diz, envolve escola.

Gakuen Nanafushigi é uma série de anime japonesa baseada no mangá original de Tsunoda Jiro intitulado Gakuen Seven Wonders. A série foi dirigida por Shin Misawa e produzida pelo Studio Comet e 41 episódios foram transmitidos pela Fuji TV de 12 de abril de 1991 a 13 de março de 1992.

Na história, conhecemos Mizuki Ichijo é uma estudante júnior na escola Kosen. Sua avó era médium e ela vivencia vários fenômenos psíquicos e misteriosos que ocorrem na escola: acidentes, suicídios, bullying, ressentimento, romance e muito mais. Ela faz amizade com a estudante do terceiro ano Meiko Tsukikage, e juntos eles tentam resolver os mistérios. Geralmente imagens deste anime são usados para ilustrar o que seria Saki Sanobashi. 

Faz sentido, faz bastante sentido!

De certa forma o que OP viu um copilado de 30 minutos de Yuurei ou Nanafushigi (ou os 2) com as partes mais grotescas do anime, criando-se a falsa memória de ser um OVA único. Ou simplesmente ele criou a Fanfic de Sanobashi como uma piada mórbida (Lembre-se, estamos falando do 4chan). 

Por outro lado o Mercado de Animação japonês mais underground é a toca do coelho da Alice, é o principal que adoça esse curioso mistério, é o idioma. Não tem Google Tradutor que mostre de fato o que realmente significa isto ou aquilo, traduzir um texto do Japonês para o Inglês (e depois para o português) muitas das frases perdem o sentido, do que realmente quer dizer.

Talvez encontremos um OVA que descreva algo como foi descrito por OP? Talvez, ou nos depararemos com algum conteúdo semelhante ainda mais violento e pior. (E olha que já encontrei doujin bem erótico-grotesco mesmo, coisas que chocam, nós ocidentais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário