quinta-feira, 23 de maio de 2019

Batman, 80 Anos. 2° Parte.

No Dia 30 de Março de 2019, Bruce Wayne, mais conhecido como BATMAN, completou 80 anos. La no distante terceiro mês de 1939, o Cruzado Encapuzado mais famoso dos Quadrinhos fazia sua estréia na Detective Comics #27.  E nesse período o Cavaleiro das Trevas foi um personagem extremamente mutável, sendo aperfeiçoado e tendo sua mitologia alimentada por vários escritores até se tornar o ícone que é hoje.

E mais um especial deste Blog, iremos mergulhar nas densas Trevas, e até mesmo passando por um período Colorido do Herói mais icônico do Mundo.


Fraquezas.

Exatamente por ser um humano comum (rara característica em super-heróis), Batman pode se ferir em combate, mas na maioria dos casos pode contar com seu fiel mordomo, Alfred, com formação em medicina de guerra e que também o ajuda a resolver muitos dos casos em que se envolve.

Devido ao seu trauma de infância, Batman não tem o costume de se envolver emocionalmente com ninguém. Sua desconfiança de tudo e todos o afastou até mesmo dos grandes heróis com os quais já lutou lado a lado muitas vezes, como o Superman, e isso às vezes é usado pelos vilões como um modo de isolar o Cavaleiro das Trevas.

Este mesmo trauma faz com que Batman relembre constantemente do crime que vitimou seus pais, no Beco do Crime, à noite.

Aliados e Vilões.
  • Aliados.
  • Alfred Pennyworth, o mordomo, é o mais importante aliado do Batman, parecendo, às vezes, ser o Batman do Batman. Parece haver alguma ligação do mordomo dos Wayne com a Scotland Yard, e às vezes Alfred dá algumas dicas subliminarmente para o Batman e suas parcerias. Alfred ainda tem formação em medicina de guerra, sendo extremamente útil para o Cruzado Encapuzado quando se fere. Alfred também fez teatro na Inglaterra e consegue imitar a voz de Bruce Wayne, que em algumas vezes foi muito útil para criar um álibi ao herói. Alfred, que nunca formou uma família, foi quem criou Bruce após este ficar órfão. Tornando Alfred sua figura paterna.
  • Robin, é o nome oficial de parceiro do sexo masculino do Batman. Já houve cinco "Robins", seis se contarmos o Robin do futuro mostrado em O Cavaleiro das Trevas: 
  1. Dick Grayson, filho adotivo de Bruce, o Robin original que fundou os Novos Titãs e posteriormente tornou-se o Asa Noturna; 
  2. Jason Todd (morto pelo Coringa em Morte em Família, por decisão do público, e ressuscitado por Ra's Al Ghul, posteriormente se tornando o vilão Capuz Vermelho; 
  3. Tim Drake, também filho adotado por Bruce, e o terceiro Robin; 
  4. Sthephanie Brown (a salteadora), primeira Robin feminina, sendo, no entanto, por apenas um breve período em Jogos de Guerra (quando foi demitida); 
  5. Damian Wayne (que na história do jogo Injustice, se torna o asa noturna), filho natural de Bruce com Talia al Ghul, e quinto Robin. 
  6. Considerando-se um futuro alternativo, podemos contar Carrie Kelley, a Robin da mini-série O Cavaleiro das Trevas. John Blake, um investigador que sempre soube a identidade do Batman se tornou o Robin depois da morte forjada de Batman na série The Dark Knight.
  • Comissário Gordon, maior aliado de Batman na luta contra o crime em Gotham, acionando o Bat-sinal sempre que julga necessária a ajuda do Batman;
  • Barbara Gordon, filha do Comissário, sendo a criadora e primeira Batgirl. Hoje está paraplégica, pelo ato do Coringa em A Piada Mortal, e agora ajuda os heróis como a hacker de computadores conhecida como Oráculo (Oracle).
  • Lucius Fox, que trabalha como CEO das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar de Bruce, deixando-lhe maior tempo livre para o combate ao crime. No filme Batman Sangue Ruim, Lucius tinha um filho chamado Luke e ele trabalhava em um traje, que depois seria usado por Batman, até pegar o traje para salvar Bruce, adotando a identidade de Batwing. Seu traje é depois reformado para depois ser usado por Bruce em uma era futurística, mas Bruce estava adoecido nesse evento.
  • Terry McGinnis, filho biológico de Bruce que tem seus dias escolares e vive junto da família McGinnis. Tudo muda quando seu pai biológico é morto pelos Coringas capangas a mando de Derek Power. Ele procura Bruce Wayne para ir atrás de Derek. Como Bruce estava velho, não podia atuar como Batman e Terry rouba a roupa do Batman indo atrás de Derek. Como a roupa era controlada por Bruce, ele instrui o garoto a ir atrás de Derek. Derek acaba caindo em um resíduo e começa a ter habilidade radioativa. Este depois acaba sendo detido e perdido no iate e afundando graças a Paxton Power, filho de Derek. No decorrer das missões, ele tem a ajuda de Bruce, como também auxiliado por Ace, adotado por Bruce e apelidado de Bat-Cão. Em uma passagem da Liga da Justiça Unlimited, Terry descobre que é filho biológico de Bruce. Amanda Waller conta que este foi fabricado através do DNA de Bruce e seu DNA foi passado para o casal McGinnis que o originou. Amanda mandou Andrea Beaumont assassinar o casal McGinnis para fazer Terry assumir o manto do Batman, mas como Andrea e Bruce eram próximos, não poderia manchar o legado do Batman, até o pai de Terry ser morto. Amanda diz a Terry que o seu nascimento não foi um erro e que ele é na verdade filho de Bruce e nunca desistir de seu dom como Batman. Depois de ver Amanda, Terry continuou com sua vida ora como estudante e também vivendo usando o manto Batman como seu pai sempre fazia.
  • Cara de Barro (Ethan Bennet), personagem apenas no seriado The Batman. Amigo de infância de Bruce Wayne e investigador e tem uma parceira chamada Ellen Yin. Ele trabalha com Ellen na polícia como também tentava descobrir que rosto estava por baixo do capuz de Batman. Na metade da primeira temporada, Ethan é afastado da polícia e depois sequestrado por Coringa, que Coringa o tortura psicologicamente e o infecta com uma toxina que o torna no Cara de Barro. Este chega a cometer crimes, mas este é detido por Batman e sua antiga parceira. Na terceira temporada, ele ajuda Batman e Robin a deter outro Cara de Barro (Basil Karlo). Depois este volta a sua vida normal.
  • Há ainda muitos outros nomes, como Cassandra Cain, a nova Batgirl; Jean-Paul Valley, conhecido por Azrael, que substituiu Bruce durante sua recuperação na saga Queda do Morcego.
Romances.

Ao longo dos anos, o Morcegão teve vários relacionamentos amorosos, dentre os quais destacam-se:

  • Selina Kyle, a Mulher-Gato, com quem Bruce tem um relacionamento conturbado. Recuperava os objetos roubados por ela, mas não tentava prendê-la pois tinha esperança de que se tornasse uma boa pessoa. Bruce a trata de forma visivelmente diferenciada em relação a qualquer outro ladrão, sendo muito mais brando com seus crimes. Selina, por sua vez, gosta de seduzi-lo e, vez por outra, até larga a capa de vilã e ajuda o Morcego contra alguma ameaça a inocentes; Na continuidade pré-Crise, as versões de Batman e Mulher Gato da Terra-2 (um universo alternativo) haviam se casado na década de 1950, e mais tarde Selina deu à luz uma filha, Helena Wayne (Caçadora) em 1957. 
  • Talia al Ghul, com quem chegou a ter acidentalmente um filho (Damian Wayne). Ambos tiveram uma paixão arrebatadora, mas o relacionamento nunca evoluiu pois Tália é filha do terrorista conspirador Ra's Al Ghul. Ra's até queria a união entre ambos, mas objetivava que o formidável detetive também se aliasse à sua causa assassina. Esperava que Bruce e Tália gerassem os mais formidáveis herdeiros para levar adiante seus ideais macabros de paz mundial. Tália sempre escolheu, sem hesitar, apoiar o pai em suas ações terroristas, porém, muitas vezes, acabou por traí-lo, denunciando seus planos para Bruce, e, às vezes, até ajudando-o diretamente. Essa situação de eterno conflito que atinge Tália, de ficar pressionada entre o pai de seu filho e homem de sua vida, e o pai que tanto admira e por quem nutre fidelidade sem limites, acabou por deixar muitas mágoas na relação do casal. Em Batman Beyond, Tália sujeita Bruce a Fonte de Lázaro para recuperar sua juventude, mas era na verdade Ra's que usou sua própria filha em que ele rouba o próprio corpo para este se apossar do corpo de Bruce, que não tem êxito;
  • Vicky Vale, uma repórter com quem Bruce teve um longo, porém, raso relacionamento. Bruce nunca confiou nela, o suficiente, para confidenciar-lhe seu segredo. Após alguns anos, Vicky, cansada da falta de direção e evolução no relacionamento com Bruce, trocou-o por um repórter e viajou para fora de Gotham. Voltou apenas recentemente, após a "morte" de Bruce, e descobriu que seu ex era o Batman através de pura dedução lógica:
  • Sandra Asplin, a médica que Bruce procurou durante a saga "A Queda do Morcego". O Vigilante estava acometido por um stress emocional e físico profundo, e foi tratado pela médica, que usava a identidade falsa de Shondra Kinsolving. No entanto, ela não pode curá-lo, pois ele nunca esteve disposto a seguir o repouso receitado por ela, nem contar os verdadeiros motivos de seu esgotamento. Após ficar paraplégico, Bruce percebeu o quanto gostava da médica, mas, quando decidiu procurá-la, ela havia sido sequestrada por seu irmão, Benedict Asplin. Acontece que Sandra era uma mutante que podia tanto matar quanto curar pessoas com o poder de sua mente, e seu irmão pretendia usar tais poderes para ameaçar e extorquir em grande escala. Mesmo paraplégico, Bruce, com o auxílio de Alfred, conseguiu libertar Sandra. Porém, Sandra não usava tais poderes por um motivo: isso degenerava sua mente. Quando Bruce quis pedi-la em casamento, já era tarde: sua mente estava profundamente afetada de forma irremediável. Sandra ainda usou uma última vez seu dom, curando instantaneamente a Coluna fraturada de Bruce. Hoje, ela vive sob os cuidados de uma equipe médica paga por Bruce;
  • Rachel Caspian, por quem Bruce teve uma profunda paixão durante seu segundo ano como Cruzado Encapuzado, sendo uma das mulheres que Bruce mais amou em sua vida. Rachel era filha do justiceiro Ceifador, que morreu após assassinar Joe Chill. Bruce, cansado de tantas tragédias e violência estava disposto a abandonar a vida de vigilante e formar uma família com Rachel, mas ela, profundamente chocada com a morte do pai e horrorizada com o fato de ele ser um justiceiro assassino, escolheu se isolar do mundo como freira.
  • Jezebel Jet, com quem Bruce teve um relacionamento muito rápido um pouco antes da saga Batman R.I.P.. Mais tarde, ela se revelou uma mulher paga pela organização Mão Negra para seduzi-lo e traí-lo, mas Bruce revelou que já desconfiava dela;
  • Chase Meridian, uma psicóloga e um interesse amoroso para Bruce Wayne. Chase é fascinada pela natureza dual do Batman. Ela é descrevida como uma donzela em perigo no clímax. Em Batman Forever ela descobre a identidade do Batman e é raptada por Duas-Caras junto a Dick Grayson e resgatada por Batman no final. Chase alegou que o segredo de Bruce estava seguro após o Charada enlouquecer e achar que é o Batman.
  • Barbara Gordon/Batgirl, depois de Dick Grayson/Asa Noturna deixar a caverna, Barbara continuava a compactuar com Batman no movie Piada Mortal e esta passa a ter um caso com o próprio. Quando esta percebe que abusou da conta, ela decide deixar a Bat-Caverna, até ela ser alvejada em frente ao comissário Gordon pelo Coringa.
  • Diana Prince/Mulher Maravilha, quando Batman, Mulher Maravilha, Mulher Gavião, John e Superman descobrem de um lugar onde vivem gorilas com inteligência avançada, eles tentam impedir um ataque de mísseis causado por Grod, um gorila traidor. Diana consegue parar o míssil. Batman tenta fazer algo por ela no intuito de salvá-la, mas John tenta consolá-lo que já era tarde, mas Diana ergue o míssil e na outra o mão o dispositivo que controla o míssil, destruído. Ela ao ver as mãos de Batman sujas, ao saber que este tentou salvá-la, o beija no rosto. Diana tentava ter uma relação com Batman, mas este tentava evitá-la. Quando Circe transformou Diana em uma porca, ele procura Zatanna para desfazer o feitiço de Circe, mas como tinha preço, Batman tinha que cantar no palco para que Circe desfizesse o feitiço da Diana. Depois de feito, Circe faz Diana voltar a sua forma real. Em Batman VS Superman: A Origem da Justiça, Diana passa a ter um caso com Bruce e em Liga da Justiça filme de 2017, esta continuava a ter uma relação com Bruce. Nos filmes animados da Liga da Justiça, ela só tinha caso romântico com Superman/Clark Kent.
  • Zatanna, um antigo caso romântico de Batman em Batman Animated Series, ela estava apresentando um show de mágica no palco, até ser incriminada, mas com a ajuda de Batman, consegue limpar seu nome. Ele a chamava de Zanna. Em Liga da Justiça, é demonstrado que ela entra na Liga da Justiça e que tinha superado tal fase, apenas bons amigos, em que ela o ajuda quebrar o feitiço que Circe a lançou em Diana. Em Justice League Action, esta parece ter um caso amoroso com o Batman. Em Liga da Justiça Sombria, ela tem um caso Romântico com John Contantine. Em Batman Beyond, ele guarda uma foto dela como se fosse um caso amoroso de anos atrás.
  • Lois Lane, em Superman Animated Series, este tem um caso com Lois como Bruce Wayne, até ela descobrir sua real identidade, que chega a odiá-lo, mesmo sabendo de sua real identidade, nunca chegou a revelar o quem era por de trás da máscara.
  • Andrea Beaumont, antigo caso de Bruce do filme Batman: A Máscara do Fantasma. No passado Andrea e Bruce eram próximos, até Carl Beaumont, pai de Andrea receber uma ameaça de Salvatore Valestra que faz a própria abandoná-lo. Ela depois retorna para vingar seu pai e usa a imagem do Batman para isso, ela usava uma fumaça para ocultar sua presença e na mão direita usava uma garra. Ela depois retorna anos mais tarde em uma passagem do tempo de Liga da Justiça Unlimited a pedido de Amanda Waller para assassinar o pai de Terry McGinnis, mas não teve coragem de matá-lo para não manchar o legado do Batman, até depois o pai de Terry ser morto pelos Coringas capangas a mando de Derek Power.
  • Ellen Yin, personagem da série The Batman. Ela entra na polícia e forma parceria com Ethan Bennet na primeira fase. Ela trabalha com Ethan na polícia como também tentava descobrir que rosto estava por baixo do capuz de Batman. Quando Ethan é alvejado por Coringa, ela fica para trás para ajudá-lo e afirma que em seu próximo encontro seu rosto seria descoberto. Depois que seu parceiro é levado a beira da loucura e transformado no Cara de Barro graças a Coringa, ela tenta salvar Batman de seu antigo parceiro. Ela depois mente a Batman dizendo que não viu seu rosto e faz uma parceria com Batman, tipo uma relação com que tinha com alguns casos amorosos e também achando que ela ainda não tinha descoberto seu segredo, até depois ela revelar que já tinha descoberto o seu segredo. No fim da primeira fase ela é afastada da polícia, mas é reintegrada graças ao comissário Gordon que entrou no fim da primeira fase graças ao Batman. Durante toda a série ela nunca mais foi vista.
Vilões.

Nos anos 1940, temos o Coringa, o palhaço do crime, assassino e psicótico (considerado o pior inimigo do Batman); a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato, ladra com fixação por felinos; Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pingüim; o terrível Edward "Nygma" Nashton, o Charada; o ex-promotor Harvey Dent, hoje conhecido como Duas-Caras; o Chapeleiro Louco (Jervis Tetch ) e o Espantalho (Jonathan Crane), o senhor do medo. Também na mesma década, temos o Mago, este mais conhecido pela série de 1949.

Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento de Victor Fries, o Senhor Frio, Hera Venenosa (Dra. Pamela Lillian Isley), Kobra, Vatele da Gangue Royal Flush e Ra's Al Ghul, um dos maiores vilões que o Batman já enfrentou e recentemente voltando a evidência em razão do êxito do filme Batman Begins. Também foi nessa época que Batman conheceu Homem-Coruja (Thomas Wayne Jr.), uma versão maléfica de si mesmo que veio do Universo de Antimatéria, membro do Sindicato do Crime da América (versão maligna da Liga da Justiça). Nos Novos 52 a origem do Homem-Coruja foi alterada. Thomas Wayne Júnior era o irmão mais novo de Bruce Wayne que ainda em gestação sofreu um acidente. O que o fez nascer prematuro e em estado vegetativo. Thomas e Martha Wayne esconderam o seu filho o escondendo em um orfanato. Após a morte deles, Júnior acordou de seu estado vegetativo aos 12 anos e encontrou o orfanato abandonado, Júnior é levado pela Corte das Corujas (uma sociedade secreta que regia Gotham desde o Século XIX). Júnior aprende com a Corte artes marciais e a verdade sobre quem ele é e sua família. Ao chegar à vida adulta Júnior assume a identidade do político Lincoln March e se torna próximo de Bruce Wayne e até descobre sua identidade secreta de Batman. Júnior e Bruce se encontram no orfanato onde ele cresceu e lá revela quem ele é para seu irmão. Júnior veste uma armadura que lembra uma Coruja e enfrenta Batman. Após uma batalha fulminante, Batman sai vitorioso e Júnior é dado como morto após a explosão de um prédio e seu corpo não ser encontrado.

Na década de 1980, temos Killer Croc (Crocodilo - Waylon Jones), o Máscara Negra (Roman Sionis) e o Ventríloquo (Arnold Wesker), junto de seu boneco Scarface, que é um marionete.

Bane e Harley Quinn (Harleen Quinzel) surgiram na década de 1990, e, mais recentemente, o Silêncio.

Burt Ward e Adam West protagonizaram a série de
TV de Batman e Robin, exibida originalmente entre
1966-1968. Créditos: Wikipédia.
Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados de Batman, como por exemplo Face-Falsa, Rei Tut, o Pistoleiro, Cara-de-Barro (Basil Karlo da série The Batman e Matt Hagen), Morcego Humano (Robert Kirkland Langstrom), Vagalume (Garfield Lynns) e o segundo Robin (Jason Todd), que é assassinado pelo Coringa e renasce sob a máscara de Capuz Vermelho.

Elseworlds.

Batman é provavelmente o personagem que já estrelou mais edições de Elseworlds. Já foi retratado como um cavaleiro medieval, um burguês do século XIX e mesmo num futuro cibernético no qual enfrentava um vírus de computador chamado Coringa (na história Digital Justice). Isto se deve provavelmente à maior facilidade de adaptar a base de sua história a outros cenários, visto se tratar de um ser humano normal, sem poderes.

  • Trilogia Batman & Drácula: Chuva Rubra / Tempestade de Sangue / Bruma Escarlate, escrita por Doug Moench e desenhada por Kelley Jones, com arte-final de Malcom Jones III e Les Dorscheid no primeiro capítulo e John Beaty nos dois últimos.
  • Série O Reino do Amanhã (Kingdom Come) com texto de Mark Waid e traços realistas de Alex Ross. Nessa mini-série de 4 edições é mostrado um Batman diferente e envelhecido, mas nem por isso menos brilhante. A saga é considerada um marco na história da DC Comics. Em 2004, ganhou uma republicação pela Panini Comics, numa única edição encadernada, contendo todas as 4 edições da mini-série e mais uma história inédita.
Televisão/Série.

De 1966 a 1968, Batman, uma série com a estrela Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. A série tinha estética camp e mais preocupação com o humor (equipamentos como "bat-repelente de tubarão", onomatopeias- SOC!, POW! - nas lutas, os "santa (…), Batman!" de Robin). Recentemente, começou a ser produzida pela Fox a série Gotham, focada na rotina conturbada do detetive James Gordon e na briga de poder entre mafiosos em busca do controle da cidade, mas que mostra, em segundo plano, o desenvolvimento das habilidades intelectuais e físicas de Bruce Wayne logo após o assassinato de seus pais. No Brasil, a série é transmitida pela Warner, e devido ao grande sucesso, já teve sua segunda temporada confirmada para o ano de 2015/2016.
  • O Lado Colorido do Cavaleiro das Trevas.
Originalmente o Batman era a Antítese do Superman.

Até mesmo a sua cidade, Gotham, era mais sombria, gótica e suja do que a Metrópolis ensolarada do Superman. Enquanto as histórias iniciais do Superman o traziam como um grande herói do proletariado, travando uma luta contra as injustiças de empresários, da mídia e do governo, Batman já caçava a escória criminosa em armazéns abandonados, becos escuros e vilões sobrenaturais que eram impensáveis de ser vistos no mundo do Superman.

E sendo uma grande antítese ao Superman, não demorou para Batman conquistar uma legião de fãs, capturando aqueles que não conseguiam ver atrativos no Homem de Aço. Se Superman era colorido, Batman usava tons de cinza. Se Clark Kent era um jornalista filho de fazendeiros, Bruce Wayne era um bilionário. Se Clark precisava prestar contas a um chefe, Bruce tinha um mordomo. Se Clark corria desesperadamente atrás de Lois Lane, Bruce tinha modelos e atrizes à sua disposição. O Batman havia surgido para mostrar ao crescente público fã dos heróis de cueca sob as calças que existiam outros tipos além do Superman.

Batman viveria como um personagem sombrio e vingativo até 1940, quando uma grande mudança chacoalha suas páginas: a chegada do Robin.

Dar um parceiro mirim que se veste de forma extremamente colorida foi uma decisão no mínimo estranha se observarmos o conceito do Batman, mas mercadologicamente falando foi algo na verdade bem simples de entender: a DC (National, naquela época) precisava atrair um público infantil – que acabara se distanciando do tom detetivesco das histórias.

Assim, após 1940, o Batman anteriormente sisudo não perdia a chance de sorrir. Contagiado pelo alegre e otimista Dick Grayson, Bruce Wayne parecia muito mais feliz e não demorou para a Batcaverna se encher de troféus de suas aventuras.
“A introdução do Robin transformou a história do Batman de uma narrativa sombria de crimes e vingança, em aventuras eletrizantes de dois amigos fanfarrões, tão ricos que podiam fazer tudo que tivessem vontade.” – Grant Morrison
Era como se Bruce Wayne tivesse 10 anos novamente, e finalmente estivesse curtindo a vida com um amigo de sua idade. Aquele Bruce Wayne que havia “morrido” com os pais no Beco do Crime para dar lugar ao Batman estava de volta, tendo toda a diversão da qual havia sido privado. No entanto, não demorou para a amizade extremamente colorida de um adulto e uma criança criarem polêmica, e o psiquiatra Fredric Wertham foi rápido em criar uma verdadeira caça às bruxas aos quadrinhos de super-heróis com seu livro “A Sedução do Inocente“.

O livro falava sobre como as histórias em quadrinhos influenciavam os jovens a se tornarem rebeldes e delinquentes. Uma de suas teorias dizia que as histórias do personagem tinham conteúdo implicitamente homossexual (o que consequentemente faria de Batman um pedófilo), causando certa balbúrdia entre os pais porque algumas cenas expostas pelo escritor realmente indicavam ‘algo a mais’. O livro causou impacto gigantesco na indústria, levando à realização de mudanças como a criação do Código dos Quadrinhos.


Sob o código, as histórias do Batman tornaram-se ainda mais infantis e bizarras, com títulos como “O Batman Tritão”, “O Batman das Selvas”, “O Vale das Abelhas Gigantes” e “Batman vira o Bat-Bebê”. As histórias do Batman já não lembravam em nada o vigilante sombrio e vingativo que solucionava crimes e espancava criminosos em becos.

E ainda demoraria muito para Batman retornar às suas raízes. Na verdade, o que o tornaria extremamente popular seria justamente o oposto disso, já que em janeiro de 1966 estreava a série de TV que se rapidamente se tornou um fenômeno quase equivalente à “Beatlemania”. Nada de trevas, nada de flashback dos pais morrendo em um beco. O Batman de Adam West era colorido, alegre (até demais) e não parecia ter algum motivo para ser o Batman. Ele o era simplesmente porque parecia algo muito legal para um playboy bilionário ser.

Se hoje a série do Batman da década de 60 parece ridícula, na verdade ela era o que existia de mais eletrizante no que refere a transmídia de super-heróis naquela época. E convenhamos, refletia exatamente o que os fãs encontravam nas páginas dos quadrinhos – muito por culpa do Código dos Quadrinhos e da cruzada de Fredric Wertham.
  • Desenho animado
  • Anos 1960 - The Batman/Superman Hour
  • Anos 1970 - Super Amigos
  • Anos 1970 - The New Adventures Of Batman
  • Anos 1970 - The New Scooby-Doo Movies (participação especial)[15]
  • Anos 1980 - Super Powers: Galactic Guardians
  • Anos 1990 - Batman: The Animated Series
  • Anos 1990 - The New Batman Adventures
  • Década de 2000 - Batman Beyond (Batman do Futuro)
  • Década de 2000 - Liga da Justiça
  • Década de 2000 - The Batman.
  • Década de 2000 - Batman: The Brave and the Bold (Batman: Os Bravos e Destemidos)
  • 2013 - Beware The Batman (A Sombra do Batman)
  • Anime (Anime e Desenho Animado são a mesma coisa, o que muda são os traços).
  • 2008 - Batman: Have I Got A Story For You
  • 2008 - Batman: Crossfire
  • 2008 - Batman: Field Test
  • 2008 - Batman: In Darkness Dwells
  • 2008 - Batman: Working Through Pain
  • 2008 - Batman: Dead Shot
  • Cinema.
Na década de 1940, dois seriados, O Batman (1943) e Batman & Robin, estrelaram o herói, interpretado por Lewis Wilson no primeiro e Robert Lowery no segundo. Em 1966, foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem à série de TV estrelada por Adam West. A partir de 1989, diversos filmes do personagem foram feitos: Tim Burton dirigiu Batman (1989) e Batman Returns (1992); Joel Schumacher dirigu Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997); e Christopher Nolan dirigiu Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). O herói também apareceu em Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e Liga da Justiça (2017), ambos dirigidos por Zack Snyder.
  • Batman Alternativo (Thomas Wayne).
No arco de histórias Flashpoint de 2011, Barry Allen, o Flash, descobre um novo mundo onde super-heróis são raramente conhecidos e poucos estão ativos. Um deles é o Batman, só que muito mais violento que o normal e mostra ser um Thomas Wayne tomado por raiva, após a morte do seu filho Bruce Wayne e a transformação da sua esposa Martha Wayne na Coringa. Thomas ajuda Flash a encontrar o Ponto de Ignição que está presente em Eobard Thawne, o Professor Zoom, arqui-inimigo de Flash e o único que poderá reverter o destino do mundo. Se Barry usar O Ponto de Ignição para voltar no tempo ele pode impedir que tudo aconteça: Rainha das Amazonas Diana (Mulher-Maravilha neste mundo paralelo) e Rei Orin dos Atlantes (Aquaman) começarão a 3ª Guerra Mundial; um alienígena kriptoniano (Super-Homem neste mundo) se tornando fonte de experimentos do exército; Hal Jordan (Lanterna Verde), que neste mundo é apenas um piloto da força aérea americana sem super-poderes, morre tentando destruir a arma do Aquaman; E a morte de milhares quando as Amazonas e os Atlantes destroem Paris e Londres). Em Londres durante a batalha, Thomas é atingido por um raio d'água disparado pelo Mestre do Oceano e fica gravemente ferido, mas antes de sucumbir, entrega uma carta para Barry levar a Bruce, o Batman do seu universo. A ultima visão que Thomas Wayne tem é a de seu mundo ser destruído pela explosão do Capitão Átomo, que estava em poder de Aquaman. Felizmente Barry muda o passado, e no futuro entrega a carta a Bruce, que se emociona (ao ponto de uma lágrima escorrer de seu rosto) com as ultimas palavras do pai que diziam "Sempre te amarei, de seu pai; Thomas Wayne". Na adaptação para animação do filme ele é dublado por Kevin McKidd e no Brasil; Mauro Ramos.
  • Batimá da Feira da Fruta.
Como deixar de fora o maior clássico do Batman.

Feira da Fruta é o título de uma paródia, através de uma redublagem satírica, também conhecida como Bátima da Feira da Fruta, na qual um episódio da série do Batman dos anos 1960 ("Um adversário à altura de um medonho bandido", o episódio 16 da 1ª temporada) teve seu áudio completamente substituído por diálogos cômicos e de baixo calão.

A redublagem foi feita de forma caseira em 1981 por Fernando Pettinati e Antônio Camano e o título é uma referência à música homônima do Grupo Capote, que serve de "fundo musical" para a redublagem. Para muitos, se trata do primeiro "fan film" (ênfase na aspas) feito no Brasil.

Gravado em uma fita VHS, a redublagem foi "resgatada" por volta de 2003 com uma versão digital divulgada na internet, alcançando mais de dois milhões de acessos. Em 2012, a redublagem ganhou uma versão em quadrinhos, organizada por Eduardo Ferigato, com participação de diversos artistas brasileiros, como Mario Cau, Roger Cruz, Julia Bax, Cris Peter, entre outros. Essa versão em quadrinhos ganhou o 25º Troféu HQ Mix, em 2013, na categoria "Web quadrinhos".

A história da redublagem foi contada no livro "Entrei na Feira da Fruta", de autoria dos responsáveis pela redublagem, lançado pela editora Usina das Ideias, com prefácio de Danilo Gentili.
  • Jogos eletrônicos
  1. Batman para Amstrad PCW, 1985.
  2. Batman: The Caped Crusader para várias plataformas de 8-bits e 16-bits
  3. Batman para Sega Mega Drive, NES, Atari Lynx, Commodore Amiga, ZX Spectrum, Game Boy e PC.
  4. Batman: Return of the Joker para NES e Game Boy.
  5. Batman Returns para NES, Super NES, Mega Drive, Sega CD, Sega Game Gear e Lynx.
  6. Batman: The Animated Series para Game Boy e Game Gear.
  7. The Adventures of Batman & Robin para Super NES, Mega Drive, Sega CD e Game Gear.
  8. Batman Forever para Super NES, Game Boy, Sega Mega Drive, e Sega Game Gear.
  9. Batman Forever: The Arcade Game para Arcade, PlayStation e Sega Saturn.
  10. Batman & Robin para PlayStation.
  11. Batman: Total Chaos para Game Boy Color.
  12. Batman Beyond: Return of the Joker para Nintendo 64 e PlayStation.
  13. Batman: Vengeance para GameCube, PlayStation 2, PC, Xbox, Game Boy Advance e Microsoft Windows.
  14. Batman: Rise of Sin Tzu para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance.
  15. Batman: Dark Tomorrow para PlayStation 2 (cancelado), Xbox e GameCube.
  16. Batman Begins para PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance.
  17. Lego Batman: The Video Game Para Wii, Nintendo DS, Playstation 3, Xbox 360, Playstation 2, Microsoft Windows e PlayStation Portable.
  18. Batman: Arkham Asylum para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.
  19. Batman: Arkham City para PlayStation 3, Nintendo Wii U, Xbox 360 e Microsoft Windows.
  20. Gotham City Impostors para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.
  21. Lego Batman 2: DC Super Heroes para PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, PS Vita, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Wii.
  22. Injustice: Gods Among Us para Playstation 3, Nintendo Wii U Xbox 360, iPhone e Mac.
  23. Batman: Arkham Origins para PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows.
  24. Batman: Arkham Origins Blackgate para Nintendo 3DS e PlayStation Vita.
  25. Lego Batman 3: Beyond Gotham para Playstation 3,Playstation 4,Xbox one, Xbox 360 e Microsoft Windows.
  26. Batman: Arkham Knight para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows.
  27. Batman: The Telltale Series para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, Android, Microsoft Windows, iOS, Mac OS Classic.
Fontes.                                                                                                                                            068 de 186

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batman

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_da_Fruta

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/06/1892279-para-muitos-adam-west-sera-o-eterno-batima-feira-da-fruta.shtml

http://www.supervault.com.br/2016/01/classico-batima-feira-da-fruta-em-full.html

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/04/batman-comemora-80-anos-consolidado-como-o-mais-sombrio-dos-herois.shtml

https://ovicio.com.br/especial-batman-80-anos-parte-1-a-criacao-de-um-mito/

https://ovicio.com.br/especial-batman-80-anos-parte-2-o-retorno-do-cavaleiro-das-trevas/

https://www.omelete.com.br/batman-7/batman-comemora-80-anos

https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/kit-harington-gostaria-de-interpretar-o-batman-nos-cinemas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário