Homem dos Pés de Louça é uma figura folclórica brasileira. Eis uma assombração que não vai longe, ao menos não caminhando.
História.
É tido como uma assombração, um fantasma que aparece na Ilha Grande, Restinga de Marambaia, Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro. Uns dizem que são almas de pescadores que penam. Outros, espíritos de náufragos desgraçados. Têm o corpo, a voz, os olhos, os cabelos iguais aos de qualquer homem comum, mas os pés são feitos de louça, com brilhos de luz.
Quem ouvir o chamado do Homem de Pés de Louça que não se vire, que não se comova e que não olhe para os seus pés. O remédio é fechar os ouvidos, apressar os passos na areia, fazer o pai-nosso e esconjurar o demônio.
Homens dos Pés de Loiça (Louça)
Homens dos Pés de Louça Assombração, fantasmas que aparecem na ilha Grande, restinga de Marambaia, Mangaratiba, no Estado do Rio de Janeiro.
“Senão eles verão os homens dos pés de loiça.
- Que interessante! E quem são esses homens?
- Assombrações. Uns dizem que almas de pescadores que penam; outros, espíritos de náufragos desgraçados. Têm os corpos, a voz, os olhos, os cabelos iguais aos de qualquer outro homem comum, mas os pés... Ai de quem olhar para os pés!... Os pés são feitos de loiça, com brilho de luz. Quem ouvir o chamado dos homens dos pés de loiça, que não se vire, que não se comova e que não olhe para os seus pés. O remédio é fechar os ouvidos, apressar os passos na areia, fazer o padre-nosso e esconjurar o demo...
- E se olhar?
- Se olhar, dizem que fica louco. Teve um velho que morreu, chamado seu Colimério, que perdeu o juízo, porque avistou os homens dos pés de loiça... Hoje esse velho sempre é lembrado, para confirmar as maldições...”
Fontes. 067 de 186
- Estórias e Lendas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro in Antologia Ilustrada do Folclore Brasileiro - Diversos autores, - São Paulo: Livraria Literart Editora, sem data
http://www.terrabrasileira.com.br/folclore2/h43-mpeslo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário