A comoção em si pegou uma grande maioria de surpresa, afinal o que se espera de um comercial de carros: A mesma fórmula batida a exaustão, Estrada, grupo de amigos e a apresentação no novo carro de determinada empresa.
A Renault decidiu inovar, fugindo dos clichês comuns, e assim como os japoneses fizeram lá no ano de 2014 com a febre do momento, reviveram um clássico das manhãs brasileiras, das quais muitos tinham a esperança de ser o tão aguardado Live-Action de Caverna do Dragão.
O Tão Aguardado Live-Action, #SQN.
Caverna do Dragão dispensar apresentações (Tem uma postagem neste Blog), dos chamados Desenhos Animados que precisam de um Live-Action, Hank e sua turmar estão neste seleto Top 10, e o rumor começou a ganhar mais força quando no começo do mês um usuário do Reddit publicou uma série de fotos e um vídeo que sugerem a filmagem de um live action de Caverna do Dragão. As imagens mostram um ator que parece estar caracterizado como Mestre dos Magos, o escudo de Eric e o elmo de Bobby, com um visual bastante fiel à série animada.
Como disse Ronaldinho uma vez, estão deixando a gente sonhar.
#SQN. Não será deste vez que teremos uma superprodução do aguardado desenho.
A Renault bem que tentou, mas não conseguiu impedir que alguns vazamentos mostrassem partes do comercial da empresa com um “mini live action” do antigo desenho Caverna do Dragão. Oficialmente veiculado ontem (23) no intervalo do Jornal Nacional, a peça publicitária, destinada ao automóvel Renault Kwid Outsider, tem tudo o que os fãs mais velhos poderiam lembrar: o Mestre dos Magos, os jovens heróis, o Vingador e seu cavalo negro e até aquele adorável (ou nem tanto) unicórnio Uni.
De fato, não dar para esconder nada da Internet, os vazamentos aconteceram, como é quase inevitável nesse caso, mas a Renault soube fazer uso da inteligência de mercado e usou isso a seu favor. Segundo conta em entrevista ao UOL, o diretor de marketing da Renault, Federico Goyret, um dos primeiros sites a escreverem sobre o comercial foi o Omelete, uns dos sites de maior referência em conteúdo geek do Brasil. Trailers e cartazes do filme publicitário foram divulgados e arrancaram os mais sinceros elogios dos consumidores até chegar ao vídeo que você assiste Abaixo.
Devido à alta tração das notas, a Renault optou por ser assertiva ao invés de combativa, firmando uma parceria com o site, o que ajudou a promover ainda mais o comercial. “Até ontem (23), tínhamos mais de 200 notícias e milhares de posts nas redes sociais. Foi uma repercussão tão grande como nunca vimos na história da Renault", ele conta.
Federico orgulha-se da escolha do tema pois, segundo ele, ajudou a empresa a “pensar fora da caixa”, como diz o jargão da inovação: “O desenho mostrava um jovem ingressando em um mundo de fantasia cheio de desafios, por isso achamos que seria perfeito para nosso produto. Aprovar uma campanha comum, como um comercial de cerveja, é muito fácil, pois é uma peça que nunca haverá crítica ou resistência. Algo como o que fizemos requer mais esforço, pois você precisa defender a ideia até o fim".
Na mesma entrevista, Goyret, disse que o desenho Caverna do Dragão (exibido no Brasil por 25 anos apesar de ter apenas 27 episódios e, ao menos oficialmente, nenhum final) foi escolhido por dois motivos:
- 1°, pela continuidade do trabalho de divulgação dos carros da montadora usando referências da cultura pop;
- 2°, pela identificação do público-alvo da marca para com o desenho, já que a idade do público interessado, em ambos os casos, é aproximada.
Para este comercial, Goyret disse ter ajudado até mesmo nas escolhas das locações. A peça foi filmada na Argentina, usando profissionais do cinema local."Foram quatro dias de filmagens na Argentina, incluindo um ponto turístico famoso em Salta, chamado Cafayate, perto da fronteira com a Bolívia”. A empresa preferiu usar uma locação real ao invés de um estúdio para não depender de efeitos especiais e adicionar mais veracidade ao vídeo.
Falando em veracidade, o pessoal do CSI: Twitter se atentou ao cuidado e a fidelidade (Selo Marvel de Qualidade, diga se de passagem) a Renault teve com o material base, quando eles voltam para Casa estão com as mesmas roupas que estão na abertura do desenho, quando entram no mundo de Dungeons & Dragons.
Outro destaque para a dublagem do personagem vingador, que foi feita pelo ator Orlando Drummond.
O dublador original do desenho, que está completando 100 anos de idade em 2019. A agência DPZ&T, responsável pela ação, entrou em contato com o ator Orlando Drummond, voz original do personagem na série e conhecido por papéis marcantes na televisão como o “Seu Peru”, da Escolinha do Professor Raimundo. Aos quase 100 anos de idade, ele aceitou a tarefa e, assim, a peça acabou ficando com a voz original de um dos seus personagens marcantes.
Enfim, mesmo que sendo num comercial automobilístico os jovens retornaram para casa. e não voltaram sozinho, já que o policial a cavalo parece muito suspeito. Além de uma Uni perdida em meio ao parque.
Fontes. 069 de 186
https://canaltech.com.br/virais/o-que-levou-a-renault-a-fazer-um-comercial-com-filme-de-caverna-do-dragao-140047/
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/renault-revive-caverna-do-dragao-em-comercial-do-kwid-outsider/
https://inteligenciademercado.blogfolha.uol.com.br/2019/05/24/renault-faz-caverna-do-dragao-em-live-action-para-campanha-de-carro-de-aventura/
https://geekpublicitario.com.br/37274/comercial-caverna-do-dragao-renault/
https://geekpublicitario.com.br/37030/dpzt-e-renault-caverna-do-dragao/
https://www.omelete.com.br/filmes/caverna-do-dragao-surgem-fotos-e-videos-de-live-action-do-classico
https://www.b9.com.br/108531/comercial-da-renault-encerra-a-saga-de-caverna-do-dragao/
https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/23/com-caverna-do-dragao-renault-mira-telespectadores-dos-anos-1980.html
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