terça-feira, 28 de maio de 2019

E.C.B VIII. Os Crimes da Rua do Arvoredo.

Brasil Império, muito o que se conhece sobre esse período e sobre sua ascensão e queda, além de conflitos e guerras, geralmente os fatos históricos narrados nos livros escolares. iremos nos aventurar em outra parte do Império Brasileiro não muito explorado pela história, a Criminologia neste período.

Contudo, poucos foram os crimes que ganharam tamanho destaque quando o que será visto abaixo. Um daqueles casos em que está tanto no campo físico, quanto no campo das Lendas.

Ainda e bastante recente, (mesmo tendo se passado ** anos deste caso), um macabro caso que foi desvendado por volta do ano de 2012, popularmente conhecido na Impressa como os Canibais de de Guaranhuns. O Caso se desenrola na seguinte narrativa:

Jorge Negromonte, Jéssica Camila e Isabel Pereira foram acusados de matar pessoas e com os pedaços dos corpos faziam salgadinhos para vender. Coxinha, Empada, Rissole, ao invés dos tradicionais recheios de frango ou queijo e presunto, eram carne humana.

149 anos antes, no distante ano de 1863, horrores canibais eram perpetrados.

Os crimes da Rua do Arvoredo é um episódio verídico, que ocorreu entre 1863 e 1864, na cidade de Porto Alegre, capital de estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A prática insólita dos crimes era feita da seguinte forma:

Os acusados atraiam vítimas para matá-las e, provavelmente, desfaziam de partes dos corpos produzindo linguiças de carne humana pra serem vendidas em um açougue da cidade. Três pessoas estariam envolvidos na execução dos crimes:
  1. O brasileiro José Ramos;
  2. Sua esposa húngara Catarina Palse; 
  3. E o açougueiro alemão Carlos Claussner. 
Apesar de ser um caso real, ele ainda está presente no imaginário popular local, tendo-se tornando uma espécie de lenda urbana da cidade.

Vamos conhecer um pouco mais destes personagens.

José, Catarina e Carlos.

O Casal.
José Ramos é certamente a personagem principal desta história hedionda. José era o filho mais velho de Manoel Ramos e Maria da Conceição. Manoel foi servidor de um esquadrão de cavalaria de Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha. Todavia, desertou e fugiu para Santa Catarina, local onde fixou residência e onde José Ramos, seu filho, nasceu.

Era hábito do pai contar façanhas da revolução, ouvidas com admiração por Ramos. Aqui, segundo a história, Ramos insistia ao pai que contasse amiúde as investidas do esquadrão ao toque de "degolar", demonstrando especial interesse acerca dos detalhes empregados sobre modo de aplicar a degola.

Na juventude, vendo sua mãe ser agredida pelo pai embriagado, José Ramos toma uma faca e projeta contra seu progenitor ferindo-o gravemente, levando-o à morte em poucos dias.

Esse episódio induz Ramos a retirar-se para a Província de São Pedro, onde se estabelece como soldado da Polícia, exercendo a função de maneira digna, até o dia que é flagrado tentando degolar um preso célebre de alcunha Campara, uma espécie de Robin Hood dos Pampas, sob o pretexto de que esse tentava fugir. Dada a repercussão, é exigida a baixa de Ramos, passando a servir como informante da Polícia, subordinado diretamente ao Chefe de Polícia, o delegado Dário Callado, por quem, mais tarde, seria preso.

Diz-se de Ramos que era um sujeito mestiço claro, olhos enormes, voz sinistra, barba rala, alto e de extraordinária força física e sempre exageradamente perfumado. Vestia-se de maneira impecável e possuía razoável nível de instrução. Homem religioso e sensível, Ramos ia à missa, e demonstrava grande interesse pelas artes. Frequentava a mais alta classe de Porto Alegre, sendo conhecido em eventos de alto luxo e sofisticação, como apresentações teatrais, óperas, além de ser um frequentador assíduo do recém-inaugurado Theatro São Pedro. Também foi na capital gaúcha que o mesmo encontrou e se apaixonou por Catarina Palse.

Catarina Palse, embora não seja a “personagem principal”, é elemento não menos importante, pois foi cúmplice de José Ramos, seja por atrair as vítimas para sua residência ou, simplesmente, pela omissão, acobertando os crimes do marido.

Catarina tinha origem Húngara, mas era etnicamente alemã, em razão de fazer parte de uma minoria alemã que povoou o território da Transilvânia (Parece Piada não é) que posteriormente constituiu aquele País. Filha de artesão, de família pobre, morava em uma aldeia com os pais e dois irmãos. Catarina teve a família assassinada e foi estuprada e abandonada inconsciente por soldados durante a revolução húngara contra a Áustria. Aos 15 anos, casa-se com Peter Palsen, um cardador de lã. Posteriormente, aconselhados pelos pastores protestantes, emigram para o Brasil, a fim fugir da miséria em que viviam. No decorrer da viagem, o marido de Catarina se suicida por estrangulamento.

Em 1857, com 20 anos e solitária, Catarina chegou à capital gaúcha. Cinco anos depois, começou a se envolver com José Ramos e, em 1863, começaram a viver juntos na denominada Rua do Arvoredo (atual Rua Fernando Machado), lugar próximo a um cemitério que se encontrava nos fundos da chamada Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

Embora muito se fale que Catarina era mulher de beleza exuberante, não há qualquer indício que confirme esta afirmação. Segundo Jean Pierre Caillois (conforme descreve Décio Freitas em sua Obra O maior crime da Terra), “… é inteiramente desprovida de dotes físicos e mal se pode acreditar que exerce atração. Baixa e obesa, só tem de belos os longos cabelos loiros e os olhos muito azuis”.

O terceiro personagem, Carlos Claussner, é elemento importante na história, mas, ao mesmo tempo, ao final, se torna vítima das tramas de José Ramos e Catarina Palse.

Claussner era proprietário de um açougue situado na Rua da Ponte, atrás a igreja das Dores. Claussner emigra para o Brasil em 1859 sob o conceito de “proprietário”, o que lhe conferia a distinção dos camponeses e artesãos, já que alguém nessa condição significava viver de rendimentos.

Rua do Arvoredo.
Assim que chegou a Porto Alegre, estabeleceu o mencionado açougue. Isto, segundo a história, remete a verificar que trouxe consigo alguma riqueza. Em face da localização, Claussner prospera subitamente, já que as senhoras, ao saírem da missa, ordenavam os escravos que fossem ao açougue do alemão para comprar carne.

O Alemão tornou-se amigo de Ramos porque vivia solitário e também porque o Chacal dominava o seu idioma, o que levava os dois a conversar, diariamente, durante longo período, em alemão, no interior do açougue. Logo Ramos tornou-se ajudante de Claussner, com quem aprende o ofício. Claussner frequentava com relativa assiduidade a residência de Ramos.

Os açougueiros, à época, provocavam asco à população, em razão de empunharem instrumentos de corte, esquartejando carne e sempre estarem sujos de sangue. Claussner, além da aparência sinistra, exibia uma cicatriz em seu rosto que lhe emprestava um aspecto perverso.

O Crime.

Ao que tudo indica, os crimes iniciaram-se a partir do ano de 1863. José Ramos e Catarina Palse como bem sabemos frequentavam bons locais públicos e checavam, com antecedência, quais homens ali eram ricos e poderiam ser seduzidos por Catarina. A preferência era por imigrantes alemães, visto que Catarina não dominava o idioma português.

Após escolher a vítima, a mulher de José Ramos, Catarina Palse, atraia as vítimas no Beco da Ópera (atual Rua Uruguai) e as levava para a casa do casal, onde as vítimas tinham roubados seus pertences e eram degoladas, esquartejadas e descarnadas. A carne era transformada em linguiça e vendida no açougue de Carlos Claussner; ele teria aconselhado Ramos a fabricar linguiças com a carne como forma de impedir que os assassinatos fossem descobertos por alguma evidência; já os ossos seriam dissolvidos em ácido ou incinerados no seu açougue. Embora o número exato permaneça um mistério, supõe-se que seis vítimas foram assassinadas.

Em agosto de 1863, os desaparecimentos começaram a despertar a curiosidade das pessoas que pressionavam cada vez mais as autoridades, isto começou assustar o açougueiro Carlos Claussner, que decidiu ir para o Uruguai, pois estava infeliz em Porto Alegre. Dessa forma, José Ramos, temendo perder seu parceiro nos crimes, matou-o antes e o enterrou no quintal de sua casa. O casal tomou posse do casa e da loja, e dizia a quem perguntava que haviam comprado as propriedades de Claussner. Com a morte do açougueiro, a fabricação de linguiças humanas acabou, pois o casal não tinham experiência profissional para isso.

A elucidação dos crimes tem início no ano de 1864, com o desaparecimento do caixeiro-viajante José Ignacio de Souza Ávila e do comerciante português Januário Martins Ramos da Silva; que foram vistos no dia anterior na casa de José Ramos, na Rua do Arvoredo. Convocado a prestar esclarecimentos na delegacia, Ramos afirmou que eles teriam ido pra cidade de São Sebastião do Caí. O delegado, não satisfeito com as explicações, no dia seguinte ao depoimento (18 de Abril) foi revistar a residência, encontrando comprovações de diversos crimes. Foram achados vários indícios, que se deram por meio de identificação dos pertences das vítimas, conservados por Ramos como uma espécie de souvenirs de acontecimentos macabros.

Recorte de Jornal da época.
Ainda, durante a revista, em estado de decomposição, foram descobertos vários pedaços de um corpo humano enterrados no porão da residência, sendo identificados como sendo o alemão Carlos Claussner, dono do açougue na Rua da Ponte. No poço da casa encontrou-se despedaçados os corpos de Januário e José Ignacio e, também, de um cachorro com o ventre rasgado (o cão era de José Ignacio, que permaneceu na porta da casa de José Ramos latindo como se esperasse o dono por alguns dias, até que misteriosamente também desapareceu). Catarina, depois de um tempo presa e convertida para a seita dos mucker, decidiu confessar à polícia que na casa haviam sido mortas mais seis pessoas e que foram transformadas em linguiça pelo açougueiro Carlos Claussner. O diário de Catarina foi o ponto de partida para a investigação das demais mortes.

Conclusão.

José Ramos e Catarina Palse mataram para se apossar dos bens de suas vítimas, com exceção do caixeiro José Ignacio e seu cachorro, que foi morto por ser testemunha, que poderia denuncia-los. Nordestino, o delegado Dário Rafael Callado exercia funções de Chefe de Polícia e Juiz de Direito na época. Sendo o acusado José Ramos um de seus informantes assalariados, Dário Callado acelerou o andamento do inquérito policial e cumprimento das funções judiciais para evitar uma situação embaraçosa contra si. Dário já tinha sido alvo de críticas, como por exemplo, do deputado Silveira Martins por ter feito prisões ilegais.

O diário de Catarina foi o ponto de partida para a investigação das demais mortes. Catarina Palse, pressionada e tomada de remorso após a prisão de José Ramos, confessou à polícia que ali, naquele local, haviam sido mortas seis pessoas, que foram transformadas em linguiça pelo açougueiro Carlos Claussner.

Segundo os autos, cabia a Catarina atrair as vítimas, geralmente abordadas no Beco da Ópera, onde, nos dias de hoje, localiza-se a Rua Uruguai. Catarina levava as vítimas por becos escuros e ladeiras para um sobrado que ficava atrás da antiga Matriz.

Na casa do casal, as vítimas eram degoladas, esquartejadas e descarnadas. Toda essa carne era transformada na linguiça vendida no açougue de Carlos Claussner, que ficava na Rua da Ponte (atual rua Riachuelo). Segundo os registros daquela época, a carne, além de muito bem aceita no comércio, era consumida, na grande maioria, pela alta burguesia de Porto Alegre. Nesse ponto inicia-se a "lenda", pois os processos criminais a que José Ramos respondeu existem, mas neles não consta que as vítimas eram transformadas em linguiça.

Consta que Claussner foi o “mentor” da fabricação de linguiça das vitimas de Ramos, tendo dito a José Ramos que esta seria a melhor maneira de impedir que os assassinatos fossem descobertos. Ou seja, esquartejando os cadáveres e os transformando em linguiça, e os ossos colocados em ácido para dissolverem ou incinerados no açougue, eliminando, dessa forma, as possíveis evidências dos crimes.

O delegado se viu em uma situação complicada, pois, por um lado, resolvia o caso dos desaparecimentos, por outro, o acusado era um de seus informantes assalariados. Além disso, as evidências eram conclusivas e indicavam que os corpos despegados foram transformados em linguiça.

Na época, o delegado exercia concomitantemente as funções de Chefe de Polícia e Juiz de Direito, o que era autorizado em algumas províncias. Isso permitiu que não surgissem revelações embaraçosas sobre seus vínculos com José Ramos. Acuado, imprimiu celeridade jamais vista ao inquérito policial e cumprimento das funções judiciais.

Jornal da Época.
Já na condição de Juiz de Direito, Dário Callado sentenciou José Ramos nas penas do crime de latrocínio, condenado à pena de morte por enforcamento pelos seus crimes (depois comutada à prisão perpétua); Ramos negou os crimes até morrer doente, cego e sozinho na Santa Casa de Porto Alegre, em 1893. Catarina Palse acabou sendo presa como cúmplice, condenada a 13 anos de prisão; saiu da prisão em 1877 e depois acabaria morrendo em um hospício, em 1891. O caso teve quase nenhuma repercussão na impressa de Porto Alegre da época, tendo mais destaque em jornais franceses e uruguaios.

O processo dos crimes da Rua do Arvoredo encontra-se hoje guardado no Arquivo Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o historiador Décio Freitas, autor do livro O Maior Crime da Terra, os processos estão incompletos, faltam folhas, é todo manuscrito em português arcaico de difícil leitura e se realmente a história é verdadeira, nunca se saberá, pois somente as folhas faltantes nos autos é que poderiam dar algum indício sobre a veracidade das tais linguiças, ou não. O fato é que hoje existe o crime, porém, as provas sobre as linguiças fabricadas com carne humana foram inviabilizadas no decorrer do processo e o passar dos tempos. Portanto, jamais se saberá se a história é completamente verdadeira.

Repercussão do Caso.

Boatos dizem que o caso de José Ramos chamou atenção do mundo inteiro e que até mesmo Charles Darwin, autor da teoria da evolução das espécies, tomou conhecimento dos crimes e escreveu em Londres sobre o caso:
“Informa-se que no extremo meridional do Brasil, em uma cidade chamada Porto Alegre, um grupo de perversos matou várias pessoas, usando sua carne para fazer linguiça, que não só comeram como induziram os habitantes a comê-la. O temor de que a humanidade perca sua posição nobre e volte à bestialidade é infundado. Regressões ocasionais sempre ocorrerão. Há chacais adormecidos em cada homem”.
Em 1987 o caso inspirou a publicação do livro Cães da província, de Luiz Antônio de Assis Brasil. O livro conta a biografia do escritor dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo. Junto com esta narrativa, Assis Brasil também incluiu paralelamente em sua história os crimes da Rua do Arvoredo. O livro foi republicado em 2010 pela editora L&PM Editores.

Em 1996 o historiador Décio Freitas publicou o livro O Maior Crime da Terra – O Açougue Humano da Rua do Arvoredo, pela Editora Sulina, após uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

Posteriormente, em 2005, a história dos crimes da Rua do Arvoredo inspiraria também o romance do escritor David Coimbra, Canibais: Paixão e Morte na Rua do Arvoredo, publicado pela editora L&PM Editores.

No Rio Grande do Sul, a RBS - afiliada da Rede Globo na região - produziu um documentário sobre o caso. Um outro trabalho independente em documentário já tinha sido produzido.

Em 28 de abril de 2006, a Rede Globo apresentou um documentário de 40 minutos, com dramatização sobre o crime, no programa Linha Direta Justiça. Os atores Carmo Dalla Vecchia e Natália Lage estão no elenco do episódio do programa, como José Ramos e sua mulher Catarina. Como trilha sonora do episódio, foram incluídas algumas músicas do grupo inglês Radiohead. Para reconstituir o crime, os trabalhos de pesquisa da equipe do Linha Direta foram amplos. A produção buscou informações nos arquivos públicos do Rio de Janeiro e de Porto Alegre e verificou desde recibos da época e passaportes, até as autópsias dos corpos das vítimas.


Fontes.                                                                                                                                            071 de 186
  • COIMBRA, David. Canibais, paixão e morte na Rua do Arvoredo. C.L&PM Pocket, 2005;
  • FREITAS, Décio. O maior crime da Terra – O açougue humano da Rua do Arvoredo (1863-1864). Editora Sulina, RS, 1996.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crimes_da_Rua_do_Arvoredo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_do_Brasil

http://www.justificando.com/2016/06/01/crimes-da-rua-do-arvoredo-as-linguicas-de-carne-humana/

http://crimesdaruadoarvoredo.blogspot.com.br/

http://oscrimesdaruadoarvoredo.blogspot.com.br/

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