quinta-feira, 18 de abril de 2019

Enciclopédia das Lendas Urbanas: A Caixa Misteriosa.

Uma pequena caixa, na qual haviam duas mechas de cabelo, uma laje de granito com inscrições, uma taça, duas moedas, um castiçal e supostamente um espírito ídiche aprisionado, essa é a peça está envolta em um enorme mistério.

Créditos: Internet Achive.
Tudo começou em plena a Segunda Guerra Mundial, quando um homem fugiu de um campo de concentração nazista, a partir daí ele foi para Espanha, onde comprou a caixa, que depois ficou de herança para sua neta. Muitos anos depois, em 2003 ela estava à venda e um homem chamado Kevin Mannis a comprou, recebendo o aviso para não abrir a caixa e nem tentar devolvê-la. Com toda a curiosidade, Kevin abriu a caixa e encontrou diversas coisas do folclore judeu, mais especificamente objetos que normalmente são usadas para exorcizar demônios segundo aquela cultura. Após isso, diversas coisas estranhas começaram a acontecer, primeiro Kevin começou a ter pesadelos diários, assim como todas as pessoas que dormiam na sua casa. Sem ligar a caixa aos estranhos sonhos, ele a deu para sua mãe, uma admiradora de objetos antigos, no mesmo dia ela teve um derrame.

Depois disso, a caixa foi parar nas mãos de um estudante chamado Iosif Neitzke, que começou a sofrer de dores de cabeças e perder cabelo, até as luzes de sua casa estouravam sem explicação. Em pouco tempo ele resolveu se livrar da caixa a vendendo no Ebay. Rapidamente Jason Haxton, um diretor de museu se interessou e comprou a caixa.

Logo que a colocou em casa, coisas estranhas começaram a acontecer: todo mundo que ia lá reclamava que estava frio, mesmo com o aquecedor ligado, e o local onde a caixa ficava sempre fedia a urina de gato, não importando quantas vezes o lugar fosse limpo.

Em pouco tempo Haxon estava doente, tendo urticária, tosses com sangue e outros problemas. Não sabendo mais o que fazer, ele iniciou uma investigação para encontrar a origem da caixa e se realmente havia um demônio preso nela. Depois de muitas pesquisas ele chegou a resposta, aparentemente a caixa havia sido usada por um rabino nos anos 40 para aprisionar demônios, que seriam usados contra nazistas na guerra, mas a caixa jamais cumpriu sua tarefa.

Sabendo o que havia nela, Haxon pediu ajuda a rabinos que o ajudaram numa espécie de exorcização que prendeu o demônio novamente na caixa. Ninguém sabe onde ela esta hoje em dia e Haxon prometeu levar o segredo para o túmulo, não querendo que alguém a abra novamente e libere o demônio outra vez.

A história ficou tão famosa que até mesmo o famoso jornal LA Times fez uma matéria sobre ela.

Seria isso apenas mais um mito da internet (Semelhante a Bruxa de Blair) ou um demônio realmente estava preso na misteriosa caixa? Esse é mais um mistério, sem reposta. O Filme Possessão, de 2012 Explora bem o mito desta Caixa.

A Caixa no Ebay.

Aqui está um trecho da descrição original da caixa pelo primeiro vendedor, nw-net-trade.

Todos os eventos que estou prestes a apresentar nesta listagem são precisos e podem ser verificados pelo licitante vencedor com as cópias dos registros do hospital e depoimentos juramentados que estou incluindo como parte da venda do gabinete. O licitante vencedor também poderá entrar em contato com a maioria das pessoas aqui mencionadas para fins de verificação, corroboração e para obter informações sobre o escopo completo do que quer que seja. Durante o mês de setembro de 2001, participei de uma venda imobiliária em Portland, Oregon. Os itens liquidados nesta venda eram do espólio de uma mulher falecida aos 103 anos. Uma neta da mulher disse-me que a sua avó nascera na Polônia, onde cresceu, se casou, criou uma família e viveu até ser enviada para um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela era o único membro de sua família que sobreviveu ao acampamento. Seus pais, irmãos, uma irmã, marido e dois filhos e uma filha foram todos mortos. Ela sobreviveu ao acampamento, escapando com alguns outros prisioneiros e de alguma forma, fazendo o seu caminho para a Espanha, onde viveu até o final da guerra. Foi-me dito que ela adquiriu o pequeno armário de vinho listado aqui na Espanha e foi um dos três únicos itens que ela trouxe consigo quando imigrou para os Estados Unidos. Os outros dois itens eram um baú de vapor e uma caixa de costura.
Créditos: Internet Achive.

Eu comprei o armário do vinho, juntamente com a caixa de costura e alguns outros móveis na venda da propriedade. Depois da venda, fui abordado pela neta da mulher que disse: vejo que você recebeu a caixa de dibbuk. Ela estava se referindo ao armário do vinho. Perguntei-lhe o que era uma caixa de dibbuk e ela me disse que, quando estava crescendo, a avó sempre guardava o armário de vinho na sala de costura. Estava sempre fechado e em um lugar que estava fora de alcance. A avó sempre chamava de caixa dibbuk. Quando a menina perguntou à avó o que havia dentro, sua avó cuspiu três vezes entre os dedos, dizendo: A dibbuk e keselim.

A neta me contou que a avó pediu que a caixa fosse enterrada com ela. No entanto, como tal pedido era contrário às regras de um enterro judaico ortodoxo, o pedido das avós não havia sido honrado.

Perguntei à neta o que era um dibbuk e keselim, mas ela não sabia. Eu perguntei se ela gostaria de abri-lo comigo. Ela não queria abri-lo, pois sua avó tinha sido muito enfática e séria quando lhe instruiu a não fazê-lo e, independentemente do motivo, queria honrar o pedido de sua avó.

Eu finalmente acabei me oferecendo para deixá-la guardar o que me pareceu uma lembrança sentimental. Nesse ponto, ela foi muito insistente e disse: Não, você não comprou!

Expliquei que não queria meu dinheiro de volta e que me faria sentir melhor fazer o que eu achava que era um ato de bondade. Ela então ficou um pouco chateada. Olhando para trás agora, o jeito que ela ficou chateada foi simplesmente estranho. Ela levantou a voz para mim e disse: Você comprou! Você fez um acordo!

Quando tentei falar, ela gritou: Não queremos! Ela começou a chorar, me pediu para sair e rapidamente se afastou. Escrevi todo o episódio para o estresse e a tristeza que ela deve estar vivenciando. Eu levei minhas compras e saí educadamente.

Na época em que comprei o armário, eu possuía um pequeno negócio de repintura de móveis. Peguei o armário na minha loja e coloquei na oficina do porão, onde pretendia refiná-lo e dar de presente para minha mãe. Eu não pensei mais sobre isso. Eu abri minha loja para o dia e fui para executar alguns recados, deixando a jovem que fez vendas para mim no comando.

Após cerca de meia hora, recebi uma ligação no meu celular. A ligação foi do meu vendedor. Ela estava absolutamente histérica e gritando que alguém estava na minha oficina quebrando vidro e xingando. Além disso, o intruso havia trancado os portões de segurança de ferro e a saída de emergência e ela não podia sair. Como eu disse a ela para chamar a polícia, a bateria do meu celular ficou sem carga.

Atingi velocidades de 100 mph voltando para a loja. Quando cheguei, encontrei os portões trancados. Entrei e encontrei meu empregado no chão, no canto do meu consultório, chorando histericamente. Corri para o porão e desci as escadas. No fundo da escada, fui atingido por um inconfundível odor inconfundível de urina de gato (nunca havia nenhum animal guardado ou encontrado em minha loja). As luzes não funcionaram. Enquanto investigava, descobri que a razão pela qual as luzes não funcionavam também explicava os sons de quebra de vidro. Todas as lâmpadas do porão estavam quebradas. Todas as nove lâmpadas incandescentes tinham sido quebradas em suas órbitas e 10 tubos fluorescentes de quatro pés estavam espalhados no chão. Eu não encontrei um intruso, no entanto. Também devo acrescentar que havia apenas uma entrada para o porão. Teria sido impossível alguém sair sem me encontrar de frente. Voltei para falar com meu vendedor, mas ela foi embora.

Ela nunca voltou ao trabalho (depois de ter estado comigo por dois anos). Ela se recusa a discutir o incidente até hoje. Nunca pensei em relacionar os eventos daquele dia com qualquer coisa relacionada ao gabinete.

Então as coisas pioraram.

Como já indiquei, decidi dar o armário à minha mãe como presente de aniversário. Cerca de duas semanas após a compra, decidi começar a refiná-lo. Fiquei surpreso ao descobrir que o gabinete tem um mecanismo pequeno e único. Quando você abre uma das portas, o mecanismo faz com que a porta oposta e a pequena gaveta abaixo sejam abertas ao mesmo tempo. É muito bem feito. Dentro do gabinete, encontrei os seguintes itens:

1 1928 US Penny Penny; 1 1925 US Penny Penny; Uma pequena mecha de cabelo loiro (amarrada com barbante); Uma pequena mecha de cabelo preto / marrom (amarrada com barbante); Uma pequena estátua de granito gravada e dourada com letras hebraicas (me disseram que as letras soletram a palavra SHALOM); Um botão de rosa seco; Uma taça de vinho dourada; Um castiçal de ferro fundido preto muito estranho com pernas de polvo.

Eu salvei todos os itens em uma caixa com a intenção de devolvê-los à propriedade. A família recusou os itens, então eles serão incluídos nesta venda do gabinete.

Depois de abrir o gabinete, decidi não refiná-lo. Limpei e esfreguei um pouco de óleo de limão. Foi nessa hora que notei que havia uma inscrição em hebraico gravada na parte de trás do gabinete. Não faço ideia do que diz ou se é significativo. Eu incluí uma foto da inscrição abaixo. No dia das mães, em 28 de outubro de 2001, minha mãe ligou para dizer que estava saindo da cidade com minha irmã por três dias e adiamos a comemoração de seu aniversário juntos até ela voltar. Em 31 de outubro de 2001, minha mãe veio à minha loja. Nós íamos almoçar juntos, mas antes de irmos embora, Eu dei a ela o armário do vinho. Ela parecia gostar disso. Enquanto ela examinava, fui fazer uma ligação. Eu não tinha estado fora de vista mais de 5 minutos quando um dos meus funcionários veio correndo para o meu escritório dizendo que algo estava errado com a minha mãe.

Quando voltei para ver qual era o problema, encontrei minha mãe sentada em uma cadeira ao lado do armário. Seu rosto não tinha expressão, mas lágrimas escorriam por suas bochechas. Não importa o quanto eu tentasse fazer com que ela respondesse, ela não faria. Ela não pode. Acontece que minha mãe sofreu um derrame. Ela foi levada para o hospital de ambulância. Ela acabou sofrendo paralisia parcial e perdeu sua capacidade de falar e formar palavras (ela recuperou a capacidade de falar). Ela podia entender as coisas que lhe diziam e podia responder apontando as letras do alfabeto para soletrar as palavras que queria dizer. Quando perguntei a ela no dia seguinte como ela estava, ela rasgou e soletrou as palavras: SEM PRESENTE. Eu assegurei a ela que tinha dado a ela um presente para o aniversário dela, pensando que ela não se lembrava, mas ela ficou ainda mais chateada e soletrou as palavras: odeie o presente. Eu ri e disse a ela para não se preocupar. Eu disse a ela que lamentava que ela não gostasse do gabinete, e que eu conseguisse qualquer coisa que ela quisesse se prometesse melhorar logo. mas ela ficou ainda mais chateada e soletrou as palavras: odeie o presente. Eu ri e disse a ela para não se preocupar. Eu disse a ela que lamentava que ela não gostasse do gabinete, e que eu conseguisse qualquer coisa que ela quisesse se prometesse melhorar logo. mas ela ficou ainda mais chateada e soletrou as palavras: odeie o presente. Eu ri e disse a ela para não se preocupar. Eu disse a ela que lamentava que ela não gostasse do gabinete, e que eu conseguisse qualquer coisa que ela quisesse se prometesse melhorar logo.

Ainda assim, eu não associei nada que tivesse acontecido com o gabinete ou qualquer coisa paranormal. Francamente, acho que nunca usei o termo paranormal até o último mês.

Vou tentar fazer isso curto agora. Eu dei o armário para minha irmã. Ela manteve por uma semana, depois devolveu. Ela reclamou que não conseguiria fechar as portas e que elas continuavam abertas. Não há molas no mecanismo da porta e nunca encontrei as portas abertas. Eu dei para o meu irmão e sua esposa que o manteve por três dias e depois devolveu. Meu irmão disse que cheirava a flores de jasmim, enquanto sua esposa insistia que ele emitisse um odor de urina de gato. Eu dei para a minha namorada que me pediu para vendê-lo para ela depois de apenas dois dias. Eu vendi no mesmo dia para um bom casal de meia idade. Três dias depois, Quando vim abrir a loja para o dia, encontrei o armário nas portas da frente com uma nota que dizia: Isso tem uma escuridão ruim. Eu não tinha ideia do que isso significava. Enfim, acabei levando para casa.

Então, as coisas ficaram ainda piores.

Desde o dia em que a trouxe para casa, comecei a ter um pesadelo recorrente e estranho. Toda vez que tenho o sonho horrível, é mais ou menos assim: eu me vejo andando com um amigo, geralmente alguém que conheço bem e confio em algum momento do sonho, me vejo olhando nos olhos da pessoa com quem estou. É então que percebo que há algo diferente, algo mal olhando para mim. Nesse ponto do meu sonho, a pessoa com quem estou muda se transforma no que só pode ser descrito como a bruxa mais feia e demoníaca que já vi. Esta Bruxa prossegue então, para bater no tar vivo de mim. Eu acordei inúmeras vezes para encontrar hematomas e marcas em mim, onde eu tinha sido atingido pela velha durante a noite anterior. Ainda assim, nunca relatei os pesadelos ao gabinete, nem acho que algum dia o teria feito.

Cerca de um mês atrás, porém, minha irmã, meu irmão e sua esposa vieram para minha casa e passaram a noite. Na manhã seguinte, durante o café da manhã, minha irmã reclamou que ela tivera um pesadelo horrível. Ela disse que se lembrava de ter tido um par de vezes antes, e passou a descrever o meu pesadelo exatamente até o último detalhe. Meu irmão e sua esposa congelaram enquanto ouviam, e então disseram que ambos haviam tido os mesmos sonhos durante a noite também. O cabelo estava em pé na parte de trás do meu pescoço e ainda está. Enquanto conversamos Tornou-se claro que o denominador comum era que cada um de nós teve o pesadelo durante os tempos em que o gabinete estava em nossas respectivas casas. Liguei para a minha namorada e perguntei se ela poderia se lembrar de ter tido algum pesadelo recentemente. Ela descreveu o mesmo pesadelo, a mesma bruxa, tudo. Quando perguntei se ela lembrava da data em que teve o pesadelo, ela disse que não. Então eu perguntei se aconteceu na noite anterior em que ela me devolveu o armário para vender para ela. Ela disse, sim! Ei, como você sabia disso?!!! Liguei para a minha namorada e perguntei se ela poderia se lembrar de ter tido algum pesadelo recentemente. Ela descreveu o mesmo pesadelo, a mesma bruxa, tudo. Quando perguntei se ela lembrava da data em que teve o pesadelo, ela disse que não. Então eu perguntei se aconteceu na noite anterior em que ela me devolveu o armário para vender para ela. Ela disse, sim! Ei, como você sabia disso?!!! Liguei para minha namorada e perguntei se ela poderia se lembrar de ter tido algum pesadelo recentemente. Ela descreveu o mesmo pesadelo, a mesma bruxa, tudo. Quando perguntei se ela lembrava da data em que teve o pesadelo, ela disse que não. Então eu perguntei se aconteceu na noite anterior em que ela me devolveu o armário para vender para ela. Ela disse, sim! Ei, como você sabia disso?!!! Ela disse, sim! Ei, como você sabia disso? !!! Ela disse, sim! Ei, como você sabia disso?!!!

Créditos: Internet Achive.
Agora, desde a minha discussão familiar, parece que todo o inferno está se soltando. Durante uma semana, comecei a ver o que só posso descrever como coisas sombrias na minha visão periférica. Na verdade, muitos visitantes da minha casa alegaram que viram essas coisas sombrias. Coloquei o gabinete em uma unidade de armazenamento externa e fui despertado quando o alarme de fumaça na unidade disparou no meio da noite. Quando fui ver o que estava queimando, abri a porta e não vi nenhuma fumaça. No entanto, eu fui atingido com o cheiro de urina de gato. Quando voltei para dentro, o cheiro estava lá na minha casa. Eu não tenho um gato e eu nunca tenho. Voltei para fora e peguei o armário. Eu trouxe de volta para dentro e tentei pesquisar na Internet. Enquanto eu estava navegando na rede, adormeci e mais uma vez tive o mesmo pesadelo freakin. Acordei por volta das 04:30 (quando senti e cheirei como se alguém estivesse respirando no meu pescoço) e descobri que minha casa agora cheirava a flores de jasmim, e bem a tempo de ver uma coisa sombria ENORME ir andando pelo corredor longe mim.

Eu destruiria essa coisa em um segundo, exceto que eu realmente não tenho nenhuma compreensão do que eu posso ou não estar lidando. Estou com medo (e quero dizer com medo) de que, se eu destruir o armário, o que quer que tenha vindo com o armário pode ficar aqui comigo. Já me disseram que há pessoas que fazem compras no EBAY que entendem esses tipos de coisas e procuram especificamente por esses tipos de itens. Se você é uma dessas pessoas, por favor, compre este armário e faça o que fizer com algo assim. Ajude-me.

Você pode ver que não tenho preço de reserva ou lance mínimo. Se eu puder tornar as coisas mais fáceis, me avise e farei tudo dentro de minhas habilidades.

Mais uma nota. No mesmo dia em que minha mãe teve seu derrame, a locação para minha loja foi sumariamente encerrada sem justa causa.

As medições são 12,5 "x 7,5" x 16,25 "

TODOS OS ARTIGOS QUE EU ORIGINALMENTE ENCONTREI NO ARMÁRIO SÃO INCLUÍDOS NA VENDA E SERÃO ENTREGADOS COM O GABINETE.

-------------

Eu comprei a caixa do primeiro sellar acima no leilão do Ebay por volta de junho de 2003, por curiosidade sobre a caixa 'assombrada'. Depois de receber uma enxurrada de e-mails sobre a caixa, montei um site para responder a algumas perguntas, que parei de atualizar em setembro e não atualizei até hoje porque não queria falar sobre isso com ninguém.

Para fins informativos, descobri que um dibbuk / dybbuk no folclore judaico / mitologia / ensino / o que quer que seja é um espírito extraviado que não pode ascender ao Paraíso nem descer ao Inferno, essencialmente preso no Limbo ou no purgatório. Aqui está outra definição que encontrei: 1. (folclore judaico) um demônio que entra no corpo de uma pessoa viva e controla o comportamento desse corpo. Sinônimos: dybbuk. 2. Espíritos malignos, que causam doença mental, raiva e mudanças de personalidade. O espírito ou alma de uma pessoa morta que habita o corpo de uma pessoa viva, com resultados às vezes malignos, às vezes positivos.

Se você acredita em fenômenos paranormais, a caixa contém ou é possuída por pelo menos um dibbuk, possivelmente dois, como a avó declarou: um dibbuk e um keslim. Keselim é um termo semelhante a uma palavra turca que significa "sacerdote". Isso provavelmente corresponderia ao par de mechas de cabelo louro e castanho / preto.

A escultura hebraica nas costas, que eu saiba, é uma oração judaica relativamente comum: ouça o povo de Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um. Bendito é o nome do seu reino honrado para sempre. Disse com frequência em momentos de medo, morte, etc ...

Eu duvidei da caixa "assombrada", e ainda não acredito no paranormal. O que aconteceu em agosto e setembro é provavelmente uma coincidência, então vou relacionar isso como escrevi originalmente em um registro.
  1. Domingo, 31 de agosto de 2003 Na última semana, alguns itens interessantes, embora possivelmente coincidentes, surgiram. Em primeiro lugar, compartilho uma casa com seis outras pessoas; temos revezado dormindo com a caixa em cada um dos nossos quartos. 
  2. Duas pessoas estão agora se queixando de ardor nos olhos, uma está desanimada e sem energia, e outra ficou espontaneamente doente. [Em retrospecto, eu diria que eram alergias.] 
  3. Poucos dias depois de começarem os incômodos contínuos, o ar fora da nossa casa ficou cheio de pequenos insetos por várias horas (uma sexta-feira). [Coisas estranhas de verão?]
  4. Ontem à noite (sábado) descobrimos que a caixa, agora localizada no canto de trás da casa, estava quase aberta, embora tivesse sido fechada e parece improvável que alguém pudesse ou teria tocado nela.
  5. Quarta-feira, 10 de setembro de 2003 Embora pareça impossível provar que a caixa é uma causa direta de infelicidade, definitivamente vimos uma onda de "azar". 
  6. Odores estranhos agora permeiam a casa, a lixeira de fora transborda com lixo e decadência, um roomate de repente fica com bronquite e eu quebro um dedo. 
  7. Vários ratos morreram no motor de um carro, e mais dispositivos eletrônicos parecem estar morrendo todos os dias: xbox, torradeira, tv e relógios. 
------

Eu realmente não quero falar sobre nada entre setembro e janeiro, então vou dizer que estou vendendo a caixa agora por duas razões:
  1. Por volta de 6 de outubro, comecei a me sentir mal, com problemas para dormir. Este problema persistiu até hoje.
  2. Eu moro sozinho agora, e ultimamente tenho notado a substituição de muitas lâmpadas queimadas e a obtenção de muitos reparos incomuns no carro (o fluido da transmissão foi queimado para fora do reservatório).
  3. Eu comecei a ver coisas, como grandes borrões escuros verticais na minha visão periférica.
  4. Sinto cheiro de ameixeiras ou amônia mesquinha na minha garagem com frequência, e não tenho ideia do que fazer.
  5. Mais perturbadoramente, na última terça-feira (1-27-2004), meu cabelo começou a cair. Hoje (sexta-feira) já passou da metade. Estou com vinte e poucos anos e acabei de receber um exame de sangue limpo do médico. Talvez seja relacionado ao estresse, eu não sei.
De qualquer forma, por motivos pessoais, eu não quero mais essa caixa. Espero que haja alguém no Ebay que tire essa coisa das minhas mãos. [Eu jogaria tudo fora na floresta ou algo assim, mas sei que houve algum interesse nisso no passado.]

A História do Dibbuk.

O que Jason e Kevin descobriram na casa da família Havela foi um tanto perturbador. A história da caixa remontava exatamente ao ano de 1938, na Polônia. O nazismo estava em plena expansão e, apesar de só chegar ao território polonês no ano seguinte, os judeus já eram perseguidos e mortos pelo Terceiro Reich.

Em busca de ajuda para o sofrimento de seu povo, um grupo de mulheres decidiu realizar um ritual – uma espécie de tábua de Ouija com um pêndulo – para se comunicar com os espíritos do além. Após várias sessões, o espírito com o qual elas se comunicavam pediu para ser libertado das trevas e colocado para vagar novamente no mundo dos vivos. Assim foi feito. No entanto, as mulheres perceberam tarde demais que estavam lidando com um espírito maligno e tentaram corrigir o erro de libertá-lo.

Um novo ritual foi feito com o objetivo de aprisionar a entidade em um objeto, mas o grupo falhou e o espírito continuou solto. Coincidência ou não, esse ritual falho aconteceu no dia 10 de novembro de 1938, no qual aconteceu a Noite dos Cristais – nome dado a uma série de atos violentos contra sinagogas, lojas e habitações de pessoas judaicas na Alemanha e na Áustria.

Depois do fim da Guerra, uma das participantes das sessões originais decidiu tentar mais uma vez o ritual de aprisionamento. Dessa vez deu certo e a entidade foi presa na caixa de vinho. A proprietária da caixa, então, imigrou para os EUA e, após sua morte, o objeto assombrado foi herdado por sua neta, ninguém menos que a falecida esposa do Sr. Havela.

Segundo a história, a Sra. Havela tinha sido alertada por sua avó de que a caixa continha um “dibbuk” e que nunca deveria ser aberta. Além disso, a caixa deveria ser enterrada junto com ela, mas, como o pedido contraria as regras de um enterro judeu ortodoxo, a caixa permaneceu na casa da família até sua neta fazer a venda de garagem.

Mas o que afinal é um “dibbuk”?
  • O Dybbuk.
No folclore judeu, um dybbuk ou dibbuk (plural: dybbukim (Em português: o (ou aquele) que se adere (ou que se apega) é um espírito humano que, devido aos seus pecados pregressos, vagueia incansavelmente até que encontre refúgio no corpo de uma pessoa viva. "dybbuk" ou " dibbuk " se apodera de corpos de pessoas.
  • Histórico.
A crença nos dybbukim foi bastante comum nas comunidades do leste europeu dos séculos XVI e XVII: naquela época, pessoas acometidas por desordens mentais ou nervosas eram levadas à presença de um rabino responsável por operar milagres (baʿal shem). De acordo com a crença da época, esse rabino era capaz de expulsar o dybbuk por intermédio de um ritual de exorcismo.

O místico Isaac Luria (1534–1572) foi o responsável por introduzir a doutrina da transmigração de almas (gilgul) na comunidade judaica. Ele acreditava ser a transmigração o mecanismo pelo qual as almas poderiam dar continuidade ao seu propósito de auto-aperfeiçoamento. Essa doutrina eventualmente evoluiu para a concepção de que uma pessoa poderia ser possuída por um dybbuk. O estudioso e folclorista judeu S. Ansky ajudou a despertar o interesse internacional pelos dybbukim quando seu drama iídiche Der Dybbuk (aprox. 1916) foi traduzido para várias outras línguas.

Chocado com a história da caixa, Jason pôs-se a pesquisar e chegou até a determinar uma possível identidade para o dibbuk na caixa: o médico eugenista Harry Hamilton Laughlin. O movimento eugenista surgiu nos EUA e inspirou o nazismo por se basear na ideologia da “pureza racial”.

Com a ajuda de uma jovem judia, Jason descobriu um possível jeito de acabar com os tormentos causados pela caixa: um enterro formal, com a presença de dez homens ou um grupo de oração. Não adiantou. A história só teve fim quando um exorcismo foi feito em 2004.

Créditos: Superinteressante.
As imagens da caixa nesse post são de uma réplica construída por Haxton para exibição. Após o exorcismo, a caixa de vinho original foi guardada numa arca de acácia folheada a ouro, que funciona como uma espécie de isolamento psíquico. Tempos depois, Haxton disse ter enterrado a caixa num esconderijo à prova de balas – e nunca revelou sua localização.

A pesquisa de Haxton rendeu um livro, o The Dibbuk Box, e também um site para responder as inúmeras perguntas que ele recebe sobre o assunto. No site, há fotos da produção da réplica da caixa.
  • É verdade?
Olhando o caso com ceticismo, é possível levantar suspeitas. Para começar, todas as pessoas que tiveram posse da caixa e falaram de seus efeitos acabaram lucrando com a história: Mannis e Nietzke por meio do eBay e Haxton com o livro que lançou a respeito. Quando o filme baseado no caso, A Possessão, foi lançado em 2012, tanto Mannis quanto Haxton tiveram créditos de “consultores de produção” – e com certeza receberam por isso.

O programa Paranormal Witness, do canal SyFy, fez um episódio sobre o caso em 2015, no qual as testemunhas recontaram a história. Foram entrevistados Jane Howerton, Kevin Mannis e sua mãe, Ida, e também Jason Haxton. A história foi a mesma descrita acima, com a diferença de que o nome de Nietzke foi mudado para “Sam” e ele não foi entrevistado – em vez disso, a produção falou com um de seus colegas de quarto, Brian Grubbs.

A veracidade das histórias depende do quanto você acredita na palavra dessas pessoas, já que não há evidências concretas de que os fatos mencionados ocorreram – ou, se ocorreram, não há evidência de que a culpa seja da caixa. Ao examinar o caso, o escritor Brian Dunning também ressaltou que um “dybbuk”, na mitologia judaica, é um espírito desincorporado que possui outra pessoa. Nunca é dito que o dybukk possui objetos.
  • Dybbuks na ficção.
  • "Dybbuk", música de Gackt
  • No filme The Unborn (2009), a protagonista é atormentada por um dybbuk sob a forma de seu irmão gêmeo não-nascido.
  • Dybbuks são monstros no RPG/MMORPG Dungeons & Dragons. Eles são uma variedade de demônios intangíveis e invisíveis que possuem corpos.
  • É o tema do filme Possessão (2012), em que a protagonista é possuída por um Dybbuk.
  • É o tema também do filme Insidious 3 (2015)
  • Aparece também na série da ABC chamada The Whispers.
  • O narrador do romance de Richard Zimler "Os Anagramas de Varsóvia" é um dybbuk.
Verdade ou não, a história com certeza causa calafrios.

Fontes.                                                                                                                                            053 de 186

http://omundosupernatural.blogspot.com/2012/11/a-caixa-misteriosa.html

https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2004-jul-25-ca-gornstein25-story.html

http://web.archive.org/web/20051105000557/www.andrew.cmu.edu/user/rubyc/eBay_dibbuk.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dybbuk

https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/a-macabra-historia-real-da-caixa-dibbuk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário