sábado, 21 de dezembro de 2019

Dossiê Mundial de Clubes. 5° Parte: O Mundial de Clubes FIFA.

Quem disse que um pouco do Brasil não ganhou o
Mundial de Clubes. Créditos: Folha/uol.
Copa do Mundo de Clubes (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Clubes (português europeu), também conhecida como Campeonato Mundial de Clubes ou simplesmente Mundial de Clubes, é uma competição de futebol organizada pela FIFA e disputada entre clubes campeões de todas as seis confederações continentais:
  1. CONMEBOL (América do Sul); 
  2. CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe);
  3. UEFA (Europa);
  4. CAF (África);
  5. AFC (Ásia);
  6. OFC (Oceania); 
  7. Além do representante do país-sede (o vencedor do campeonato nacional do país organizador).
E é uma das competições da quais possuem diversas discussões.

O 1° Mundial de Clubes Organizado Diretamente pela FIFA.

Em 1999 a FIFA anunciou que no mês de janeiro de 2000, realizaria o primeiro mundial de clubes organizado pela entidade. A competição teria a participação de clubes representantes de todas as federações continentais filiadas à FIFA, mesmo que nem todos os times tenham sido campeões de suas competições continentais.

Por fim, a primeira edição da competição ocorreu em janeiro de 2000 no Brasil, e foi vencida pelo Corinthians.

O clube brasileiro Corinthians foi a primeira equipe a conquistar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em 2000, e repetiu o feito em 2012 (Sendo até então o último time Brasileiro (e Sul-americano) a conquistar tal torneio). Créditos: Wikipédia.
O anúncio da realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA a partir de 2000 levou o jornal O Estado de S. Paulo a supor que a edição de 1999 poderia ser a última edição da Copa Intercontinental. Porém, o mesmo jornal em sua edição de 30 de novembro de 1999 confirmou que os patrocinadores da Copa Intercontinental tinham um acerto com UEFA e CONMEBOL para a realização da mesma até 2003. A FIFA, por outro lado, não conseguiu realizar sua Copa do Mundo de Clubes em 2001, 2002 e 2003, pois a edição de 2001 (prevista para julho e agosto de 2001) foi, em 18 de maio de 2001, postergada para 2003 e depois cancelada, em função de problemas com patrocinadores e parceiros da FIFA, sobretudo a ISL. Em fevereiro de 2004, a FIFA anunciou a intenção de relançar seu Mundial de Clubes. Após negociações entre a FIFA e os organizadores e patrocinadores da Copa Intercontinental (UEFA, CONMEBOL, Toyota), em maio de 2004 foi anunciado que a Intercontinental seria disputada pela última vez em 2004, e que a partir de 2005 ela seria substituída pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Efetivação.

A segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ocorreu, assim, em 2005, e a partir desta edição passaram a participar os campeões então vigentes das seis confederações continentais filiadas à FIFA, com critérios estabelecidos e sem convites: na primeira edição da competição em 2000, o Real Madrid participou como convidado, enquanto os representantes sul-americano e asiático já não eram os campeões vigentes daqueles continentes. Participam da Copa do Mundo de Clubes da FIFA os campeões continentais de UEFA (Europa), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania), ou seja, os campeões de todas as federações continentais.

O mundial teve como nome oficial "Campeonato Mundial de Clubes da FIFA" e viria a ser incorporado definitivamente no calendário futebolístico apenas em 2005. A partir de sua primeira edição, o certame já teve quatro sedes. O torneio de 2000 foi organizado no Brasil, com a final sendo decidida no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. De 2005 a 2008, o Japão foi o país escolhido para abrigar o campeonato, tendo suas finais acontecendo no Estádio Internacional de Yokohama. Em 2009, 2010, 2017 e 2018, o certame ocorreu nos Emirados Árabes Unidos, com a decisão tendo lugar no Estádio Sheikh Zayed, em Abu Dhabi. Nos anos de 2011, 2012, 2015 e 2016 voltou a ser realizado no Japão e nos anos de 2013 e 2014 o torneio aconteceu no Marrocos.

A competição teve, até 2019, 16 edições, havendo a hegemonia de equipes europeias e sul-americanas. Os clubes da América do Sul foram campeões em quatro ocasiões, em 2000, 2005, 2006 e 2012, 8 conquistas a menos que os europeus, que levaram a melhor em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Das quatro conquistas sul-americanas, todas são de equipes brasileiras, tendo outro país do continente se sagrado, no máximo, vice-campeão do certame. Já entre as conquistas europeias, sete são da Espanha, duas da Itália e Inglaterra e uma da Alemanha.

Cartaz sobre os times finalistas do Mundial de Clubes
da FIFA de 2006, onde o Internacional bateu o Barcelona
pelo placar de 1 – 0 e sagrou-se campeão.
Créditos: Wikipédia.
Os clubes brasileiros são os únicos que venceram os europeus na competição: São Paulo em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians em 2012.

As equipes com mais participações são o Auckland City, da Nova Zelândia, com nove participações e o Al-Ahly, do Egito, com cinco. O Auckland City participou em 2006, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 e o Al-Ahly participou em 2005, 2006, 2008, 2012 e 2013. O país que mais cedeu equipes para a disputa foi o Brasil com sete representantes, já o México é o país com mais aparições na disputa com 14 classificações, não tendo representantes apenas na edição de 2005.

O TP Mazembe foi o primeiro clube de fora do continente europeu e da América do Sul a disputar uma final de Copa do Mundo de Clubes. Campeão da África e representando a República Democrática do Congo, ficou com o vice-campeonato na edição de 2010. Em 2013, o marroquino Raja Casablanca foi a segunda equipe africana a disputar a final, perdendo para o Bayern de Munique e a primeira equipe africana a fazê-lo tendo sido classificada para a competição através da vaga de campeã do país sede. O classificado pela vaga do país sede se classificaria para a final novamente em 2016 e 2018 (o japonês Kashima Antlers e o emirático Al Ain, respectivamente, que enfrentaram ambos o Real Madrid), sendo o Mazembe ainda o único campeão continental de fora do eixo Europa-América do Sul a disputar uma final de mundial.

Foi durante um jogo da Copa do Mundo de Clubes que o goleiro Iker Casillas, do Real Madrid, alcançou a marca de 700 jogos pela equipe, na partida final contra o San Lorenzo que ainda rendeu o título inédito ao Real Madrid.

Novo Formato.

Afim de de ampliar e desenvolver melhor o futebol mundial, a entidade máxima do futebol anunciou novas melhorias para os torneios de clubes e seleções que contara com mais participantes e no caso do novo formato do mundial de clubes, um "verdadeiro" Mundial de Clubes, segundo o atual presidente da FIFA, Gianni Infantino. De acordo com o presidente, o novo torneio será mais rentável, terá mais jogos e diminuirá os conflitos dos calendários nacionais e as datas FIFA. A proposta foi apresentada ao Conselho da entidade durante reunião em março em Bogotá na Colômbia. A nova competição, a partir de 2021, teria a dupla função de substituir os dois torneios que a Fifa considera fracasso de público e crítica: o Mundial de Clubes, que seria disputado no atual modelo até 2020 e a Copa das Confederações, que teve sua última edição organizada pela Rússia em 2017. A ideia é que a competição tenha 24 clubes: oito da Europa, seis da América do Sul e as demais divididas entre os demais continentes. A Fifa deixou para cada confederação continental definir os critérios de classificação ao Mundial. A Associação de Clubes Europeus é contra o novo formato. A edição de 2021 ainda não tem local definido, uma vez que o calor do verão no Catar, no meio do ano, inviabilizaria a prática do futebol em alto nível. Desta forma, o torneio não será um evento-teste para as instalações da Copa do Mundo.

Critérios de Participação.

Os atuais critérios usados para um clube participar do campeonato são as competições continentais ao redor do mundo mais o da principal competição nacional da sede(*). Apenas tem a chance de disputar o certame os atuais campeões de cada torneio, que são:
  1. País anfitrião (Campeão nacional do país sede);
  2. África (Campeão da Liga dos Campeões da CAF);
  3. América do Norte, Central e Caribe (Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF);
  4. América do Sul (Campeão da Copa Libertadores da América);
  5. Ásia (Campeão da Liga dos Campeões da AFC);
  6. Europa (Campeão da Liga dos Campeões da UEFA);
  7. Oceania (Campeão da Liga dos Campeões da OFC).
(*) – Há também uma vaga do país anfitrião com critérios estabelecidos pela FIFA, a partir de 2007, preenchida pelo atual campeão nacional do país. Quando um clube do país-sede vence o título continental, a vaga é herdada para o vice-campeão continental para evitar que existam dois representantes de um só país como na primeira vez em 2000, quando uma das vagas foi indicada pela CBF (federação do país-sede).
Novo Critério.

A partir de 2021 com o novo formato da competição, a forma de classificação para o mundial ainda será debatida. Mas a proposta sugerida pelo presidente da FIFA, será em junho ou julho e a partir de então com edições a cada quatro anos com 24 clubes, oito grupos com três times cada, o campeão de cada grupo avança ao mata-mata. A partir daí, quartas de final, semifinal e final com 18 dias e seis estádios. Já os critérios para classificação ao Mundial, ficaria da seguinte forma:
  • 8 clubes da UEFA;
  • 6 clubes da CONMEBOL;
  • 3 clubes da CONCACAF;
  • 3 clubes da CAF;
  • 3 clubes da AFC;
  • 1 clube da OFC.
Honras.

Diversos prêmios são distribuídos a cada edição do torneio. Além do artilheiro do campeonato, os três melhores jogadores do certame recebem as Bolas de Ouro, de Prata e de Bronze, respectivamente. A equipe mais bem comportada e leal leva o Prêmio Fair Play.

Nove jogadores receberam dois prêmios num só ano. Em 2000, Romário, do Vasco da Gama, levou a Bola de Bronze e foi artilheiro, junto a Nicolas Anelka; em 2008, Wayne Rooney, do Manchester United, recebeu a Bola de Ouro e também foi artilheiro assim como Lionel Messi em 2011, Luis Suárez em 2015, ambos do Barcelona e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, em 2016 (em 2017 Ronaldo foi artilheiro e Bola de Prata); em 2013 Mouhcine Iajour, do Raja Casablanca, foi artilheiro ao lado de outros três jogadores e recebeu a Bola de Bronze; Sergio Ramos recebeu a Bola de Ouro e foi artilheiro ao lado de outros dois jogadores em 2014 e Gareth Bale foi Bola de Ouro e artilheiro ao lado de Rafael Santos Borré em 2018.

Fontes.                                                                                                                                    178 de 186 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1951

https://www.buzzfeed.com/sepalmeiras/o-ano-em-que-o-mundo-se-pintou-de-verde-2exe7?utm_term=.huEDYLkpP#.dndPY6wK5

https://www.ludopedio.com.br/arquibancada/palmeiras-tem-mundial-parte-1/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_(torneio_internacional)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Antecedentes_da_Copa_do_Mundo_de_Clubes_da_FIFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Clubes_da_FIFA_de_2000

https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Clubes_da_FIFA_de_2001

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1952

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Ta%C3%A7a_do_Mundo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Intercontinental

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Clubes_da_FIFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Octogonal_Rivad%C3%A1via_Corr%C3%AAa_Meyer

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Internacional_Charles_Miller

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_dos_Campe%C3%B5es_da_UEFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Clubes_da_FIFA_de_2019

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_de_S%C3%A3o_Paulo_por_popula%C3%A7%C3%A3o_(1950)

http://www.goal.com/br/news/10692/futebol-paulista/2016/07/21/25801642/65-anos-da-copa-rio-de-1951-lembre-14-fatos-e-curiosidades

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-fc/post/2018/04/16/24-clubes-seis-sedes-o-mundial-de-clubes-que-a-fifa-quer-a-partir-de-2021.ghtml

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-fc/post/2018/04/23/conmebol-quer-seis-das-24-vagas-no-novo-mundial-de-clubes-da-fifa.ghtml

https://esportefera.com.br/noticias/futebol,neto-diz-que-palmeiras-so-quer-mundial-de-51-porque-corinthians-ganhou-em-2000,70002063223

https://www.youtube.com/watch?v=KeDOr1AvSrM

https://www.youtube.com/watch?v=9KKvpeg-BgE

Nenhum comentário:

Postar um comentário