O Emblema Rosacruz, embora com variações, apresenta-se sempre como uma cruz envolvida por uma coroa de rosas, ou com uma rosa ao centro da cruz. A rosa representa a espiritualidade, enquanto a cruz representa a matéria.
Outra faceta da Rosa-cruz mais conhecida é o 18º Grau (representando simbolicamente a 9ª Iniciação Menor), o grau de "Cavaleiro Rosa-Cruz", do "Capítulo da Rosa-Cruz" do "Rito Escocês Antigo e Aceito" da Franco-Maçonaria, que tem como símbolos principais o Pelicano, a Rosa e a Cruz.
Diversos livres pensadores[quem?] defendem que o Rosacrucianismo não é mais do que uma Ordem constituída mas, uma corrente de pensamento, cuja filiação ocorre pela adoção de certas posturas de vida.
Iluminismo Rosacruz.
Jóia do 18° Grau "Cavaleiro da Rosa-Cruz" (REAA). Créditos: Wikipédia |
O pico do furor Rosacruz foi alcançado quando dois pósteres misteriosos apareceram nas ruas de Paris em 1622 com o espaçamento de alguns dias entre um e outro. O primeiro dizia Nós, os Deputados do Colégio principal da Rosacruz, demoramo-nos visível e invisívelmente nesta cidade pela graça do Altíssimo (...), e o segundo acabava com as palavras Os pensamentos anexados ao real desejo de procurar irão conduzir-nos a ele e dele a nós.
O lendário primeiro manifesto, Fama Fraternitatis Rosae Crucis (1614), era inspirado no trabalho de Michael Maier (1568–1622) da Alemanha; Robert Fludd (1574–1637) e Elias Ashmole (1617–1692) de Inglaterra; Teophilus Schweighardt Constantiens, Gotthardus Arthusius, Julius Sperber, Henricus Madathanus, Gabriel Naudé, Thomas Vaughan e outros.
Em Theatrum Chimicum britannicum de Elias Ashmole (1650) este defende os Rosacruzes. Alguns trabalhos posteriores que impactaram o Rosicrucianismo foram o "Opus magocabalisticum et theosophicum" por George von Welling (1719) - da inspiração alquímica e paracelsiana e do "Aureum Vellus ou Goldenes Vliess" Por Hermann Fictuld em 1749.
Michael Maier foi nomeado Pfalzgraf (Conde Palatino por Rodolfo II do Sacro Império Romano-Germânico e Rei da Hungria e Rei da Boêmia . Ele também foi um dos defensores mais proeminentes dos Rosacruzes, transmitindo claramente detalhes sobre a "Cruz dos Irmãos da Rosa" em seus escritos. Maier fez a declaração firme de que os Irmãos do R.C. Existem para avançar artes inspiradas e ciências, incluindo a alquimia. Os pesquisadores dos escritos de Maier salientam que ele nunca afirmou ter produzido ouro, nem Heinrich Khunrath nem nenhum dos outros "Rosicrucianos". Suas escritas apontam para uma alquimia simbólica e espiritual, em vez de uma operativa. Em uma combinação de estilos diretos e velados, esses escritos transmitiram os nove estágios da transmutação involutiva-evolutiva do "corpo triplo" do ser humano, a "alma tripla" e o "espírito triplo" Entre outros conhecimento esotérico relacionados ao "Caminho da Iniciação".
Alguns estudiosos modernos, por exemplo Adam McLean e Giordano Berti, assumem que, entre os primeiros seguidores da Cruz da Rosa, havia também o teólogo alemão Daniel Cramer, que em 1617 publicou um tratado bizarro Intitulado "Societas Jesus et Rosae Crucis Vera", que contém 40 figuras emblemáticas acompanhadas de citações bíblicas.
A ideia de tal ordem, exemplificada pela rede de astrônomos, professores, matemáticos e filósofos naturais na Europa do século XVI, promovida por homens como Johannes Kepler, Georg Joachim Rheticus, John Dee E Tycho Brahe, deu origem ao Colégio Invisível. Este foi o precursor da Royal Society fundada em 1660. Foi constituído por um grupo de cientistas que começaram a realizar reuniões regulares para compartilhar e desenvolver o conhecimento adquirido por investigação experimental. Entre estes foram John Wilkins, John Wallis e Robert Boyle, que escreveu: "as pedras angulares do Colégio Invisível (ou como se denominam o Filosófico), de vez em quando me honram com a companhia deles...".
- Poço Iniciático da Quinta da Regaleira.
É uma galeria subterrânea, em Sintra, Portugal, com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso, ou do Purgatório. Segundo os conceituados ocultistas Albert Pike, René Guénon e Manly Palmer Hall é na obra Divina Comédia que se encontra pela primeira vez exposta a Ordem Rosacruz. No fundo do poço está embutida, em mármore, uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é um emblema heráldico, representando, do topo para baixo, a lua, o sol, os elementos, e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-cruz.
O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos, em particular do simbolismo da monas hieroglífica, como símbolo de unidade entre os planos superiores e inferiores, tal como latente na máxima, "as above, so below, as within, so without, as the universe, so the soul" (Hermes Trimegisto).
Frater C.R.C. - Christian Rose Cross (representação simbólica). Créditos Wikipédia. |
O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da Quinta, a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.
Fernando Pessoa - No Túmulo de Christian Rosenkreutz.
Fernando Pessoa, no seu poema "No Túmulo de Christian Rosenkreutz", traça toda uma série de jogos de linguagem, que remetem para o domínio da gnose cristã, e, consequentemente, de correntes como o rosacrucianismo.
“I
Quando, despertos deste sono, a vida,
Soubermos o que somos, e o que foi
Essa queda até corpo, essa descida
Ate á noite que nos a Alma obstrui,
Conheceremos pois toda a escondida
Verdade do que é tudo que há ou flui?
Não: nem na Alma livre é conhecida...
Nem Deus, que nos criou, em Si a inclui
Deus é o Homem de outro Deus maior:
Adam Supremo, também teve Queda;
Também, como foi nosso Criador,
Foi criado, e a Verdade lhe morreu...
De além o Abismo, Espírito Seu, Lha veda;
Aquém não há no Mundo, Corpo Seu.
II
Mas antes era o Verbo, aqui perdido
Quando a Infinita Luz, já apagada,
Do Caos, chão do Ser, foi levantada
Em Sombra, e o Verbo ausente escurecido.
Mas se a Alma sente a sua forma errada,
Em si que é Sombra, vê enfim luzido
O Verbo deste Mundo, humano e ungido,
Rosa Perfeita, em Deus crucificada.
Então, senhores do limiar dos Céus,
Podemos ir buscar além de Deus
O Segredo do Mestre e o Bem profundo;
Não só de aqui, mas já de nós, despertos,
No sangue atual de Cristo enfim libertos
Do a Deus que morre a geração do Mundo.
III
Ah, mas aqui, onde irreais erramos,The Question Dossiê: Os Rosacruzes 3° Parte.→
Dormimos o que somos, e a verdade,
Inda que enfim em sonhos a vejamos,
Vemo-la, porque em sonho, em falsidade.
Sombras buscando corpos, se os achamos
Como sentir a sua realidade?
Com mãos de sombra, Sombras, que tocamos?
Nosso toque é ausência e vacuidade.
Quem desta Alma fechada nos liberta?
Sem ver, ouvimos para além da sala
De ser: mas como, aqui, a porta aberta?
Calmo na falsa morte a nós exposto,
O Livro ocluso contra o peito posto,
Nosso Pai Rosaecruz conhece e cala.”
Fontes. 176 de 186
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa-cruz
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