quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

The Question Dossiê: Os Rosacruzes 2° Parte.

Simbolismo.

O Emblema Rosacruz, embora com variações, apresenta-se sempre como uma cruz envolvida por uma coroa de rosas, ou com uma rosa ao centro da cruz. A rosa representa a espiritualidade, enquanto a cruz representa a matéria.

Outra faceta da Rosa-cruz mais conhecida é o 18º Grau (representando simbolicamente a 9ª Iniciação Menor), o grau de "Cavaleiro Rosa-Cruz", do "Capítulo da Rosa-Cruz" do "Rito Escocês Antigo e Aceito" da Franco-Maçonaria, que tem como símbolos principais o Pelicano, a Rosa e a Cruz.

Diversos livres pensadores[quem?] defendem que o Rosacrucianismo não é mais do que uma Ordem constituída mas, uma corrente de pensamento, cuja filiação ocorre pela adoção de certas posturas de vida.

Iluminismo Rosacruz.

Jóia do 18° Grau "Cavaleiro da
Rosa-Cruz" (REAA). Créditos:
Wikipédia
No início do século XVII, os manifestos causaram entusiasmo por toda a Europa, ao declararem a existência de uma irmandade secreta de alquimistas e magos que se preparavam para transformar as artes, as ciências, a religião e o panorama intelectual da Europa. Guerras entre política e religião populavam então o continente. Os trabalhos eram re-editados várias vezes, seguidos de numerosos panfletos, favoráveis outrora. Entre 1614 e 1620, cerca de 400 manuscritos e livros eram publicados e eram então discutidos os documentos Rosacruzes.

O pico do furor Rosacruz foi alcançado quando dois pósteres misteriosos apareceram nas ruas de Paris em 1622 com o espaçamento de alguns dias entre um e outro. O primeiro dizia Nós, os Deputados do Colégio principal da Rosacruz, demoramo-nos visível e invisívelmente nesta cidade pela graça do Altíssimo (...), e o segundo acabava com as palavras Os pensamentos anexados ao real desejo de procurar irão conduzir-nos a ele e dele a nós.

O lendário primeiro manifesto, Fama Fraternitatis Rosae Crucis (1614), era inspirado no trabalho de Michael Maier (1568–1622) da Alemanha; Robert Fludd (1574–1637) e Elias Ashmole (1617–1692) de Inglaterra; Teophilus Schweighardt Constantiens, Gotthardus Arthusius, Julius Sperber, Henricus Madathanus, Gabriel Naudé, Thomas Vaughan e outros.

Em Theatrum Chimicum britannicum de Elias Ashmole (1650) este defende os Rosacruzes. Alguns trabalhos posteriores que impactaram o Rosicrucianismo foram o "Opus magocabalisticum et theosophicum" por George von Welling (1719) - da inspiração alquímica e paracelsiana e do "Aureum Vellus ou Goldenes Vliess" Por Hermann Fictuld em 1749.

Michael Maier foi nomeado Pfalzgraf (Conde Palatino por Rodolfo II do Sacro Império Romano-Germânico e Rei da Hungria e Rei da Boêmia . Ele também foi um dos defensores mais proeminentes dos Rosacruzes, transmitindo claramente detalhes sobre a "Cruz dos Irmãos da Rosa" em seus escritos. Maier fez a declaração firme de que os Irmãos do R.C. Existem para avançar artes inspiradas e ciências, incluindo a alquimia. Os pesquisadores dos escritos de Maier salientam que ele nunca afirmou ter produzido ouro, nem Heinrich Khunrath nem nenhum dos outros "Rosicrucianos". Suas escritas apontam para uma alquimia simbólica e espiritual, em vez de uma operativa. Em uma combinação de estilos diretos e velados, esses escritos transmitiram os nove estágios da transmutação involutiva-evolutiva do "corpo triplo" do ser humano, a "alma tripla" e o "espírito triplo" Entre outros conhecimento esotérico relacionados ao "Caminho da Iniciação".

Uma representação do século XVII do conceito rosacruz da
Árvore da Pansophia, de um texto inicial do rosacruzismo
"Speculum Sophicum Rhodostauroticum", publicado em 1618
pelo pseudônimo Theophilus Schweighardt Constantiens, que
se acredita ser Daniel Mögling (1596-1635). Créditos: Wikipédia
Em seu panfleto de 1618, "Pia et Utilissima Admonitio de Fratribus Rosae Crucis", Henrichus Neuhusius escreveu que os rosacruzes partiram para o leste devido à instabilidade européia causada pelo início da Guerra dos Trinta Anos . Em 1710, Sigmund Richter, fundador da sociedade secreta da Cruz Dourada e Rosada, também sugeriu que os Rosacruzes haviam migrado para o leste. Na primeira metade do século XX, René Guénon, um pesquisador do oculto, apresentou a mesma ideia em algumas de suas obras. Um eminente autor do século XIX, Arthur Edward Waite apresentou argumentos que contradizem essa ideia. Foi neste campo fértil do discurso que surgiram muitas sociedades Rosacruzas. Eles foram baseados no oculto, inspirados pelo mistério deste "Colégio dos Invisíveis".

Alguns estudiosos modernos, por exemplo Adam McLean e Giordano Berti, assumem que, entre os primeiros seguidores da Cruz da Rosa, havia também o teólogo alemão Daniel Cramer, que em 1617 publicou um tratado bizarro Intitulado "Societas Jesus et Rosae Crucis Vera", que contém 40 figuras emblemáticas acompanhadas de citações bíblicas.

A ideia de tal ordem, exemplificada pela rede de astrônomos, professores, matemáticos e filósofos naturais na Europa do século XVI, promovida por homens como Johannes Kepler, Georg Joachim Rheticus, John Dee E Tycho Brahe, deu origem ao Colégio Invisível. Este foi o precursor da Royal Society fundada em 1660. Foi constituído por um grupo de cientistas que começaram a realizar reuniões regulares para compartilhar e desenvolver o conhecimento adquirido por investigação experimental. Entre estes foram John Wilkins, John Wallis e Robert Boyle, que escreveu: "as pedras angulares do Colégio Invisível (ou como se denominam o Filosófico), de vez em quando me honram com a companhia deles...".

  • Poço Iniciático da Quinta da Regaleira.

É uma galeria subterrânea, em Sintra, Portugal, com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas, por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso, ou do Purgatório. Segundo os conceituados ocultistas Albert Pike, René Guénon e Manly Palmer Hall é na obra Divina Comédia que se encontra pela primeira vez exposta a Ordem Rosacruz. No fundo do poço está embutida, em mármore, uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é um emblema heráldico, representando, do topo para baixo, a lua, o sol, os elementos, e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-cruz.

O poço diz-se iniciático porque se acredita que era usado em rituais de iniciação à maçonaria e a explicação do simbolismo dos mesmos nove patamares diz-se que poderá ser encontrada na obra Conceito Rosacruz do Cosmos, em particular do simbolismo da monas hieroglífica, como símbolo de unidade entre os planos superiores e inferiores, tal como latente na máxima, "as above, so below, as within, so without, as the universe, so the soul" (Hermes Trimegisto).

Frater C.R.C. - Christian Rose Cross
(representação simbólica).
Créditos Wikipédia.
A simbologia do local está relacionada com a crença que a terra é o útero materno de onde provém a vida, mas também a sepultura para onde esta voltará. Muitos ritos de iniciação aludem a aspectos do nascimento e morte ligados à terra, ou renascimento. A existência de 23 nichos localizados por debaixo dos degraus do poço iniciático representava um dos muitos mistérios da referida construção. No dia 29 de Dezembro de 2010, o professor Gabriel Fernández Calvo da Escola Técnica Superior de Engenheiros de Caminhos, Canais e Portos da Universidad de Castilla-La Mancha em Ciudad Real, quando visitava o poço acompanhado de outros professores da UCLM, observou que os 23 nichos não estão colocados por acaso, pois encontram-se agrupados em três conjuntos de 17, 1 e 5 nichos separados entre si à medida que se desce ao fundo do poço. Esta organização não é aleatória e provavelmente refere-se ao ano 1715 em que Francisco Albertino Guimarães de Castro comprou a propriedade (conhecida como Quinta da Torre ou do Castro) em hasta pública.

O poço está ligado por várias galerias ou túneis a outros pontos da Quinta, a Entrada dos Guardiães, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Estes túneis, outrora habitados por morcegos afastados pelos muitos turistas que visitam o local, estão cobertos com pedra importada da orla marítima da região de Peniche, pedra que dá a sugestão de um mundo submerso.

Fernando Pessoa - No Túmulo de Christian Rosenkreutz.

Fernando Pessoa, no seu poema "No Túmulo de Christian Rosenkreutz", traça toda uma série de jogos de linguagem, que remetem para o domínio da gnose cristã, e, consequentemente, de correntes como o rosacrucianismo.
“I 
Quando, despertos deste sono, a vida,
Soubermos o que somos, e o que foi
Essa queda até corpo, essa descida
Ate á noite que nos a Alma obstrui,
Conheceremos pois toda a escondida
Verdade do que é tudo que há ou flui?
Não: nem na Alma livre é conhecida...
Nem Deus, que nos criou, em Si a inclui
Deus é o Homem de outro Deus maior:
Adam Supremo, também teve Queda;
Também, como foi nosso Criador,
Foi criado, e a Verdade lhe morreu...
De além o Abismo, Espírito Seu, Lha veda;
Aquém não há no Mundo, Corpo Seu. 
II
Mas antes era o Verbo, aqui perdido
Quando a Infinita Luz, já apagada,
Do Caos, chão do Ser, foi levantada
Em Sombra, e o Verbo ausente escurecido.
Mas se a Alma sente a sua forma errada,
Em si que é Sombra, vê enfim luzido
O Verbo deste Mundo, humano e ungido,
Rosa Perfeita, em Deus crucificada.
Então, senhores do limiar dos Céus,
Podemos ir buscar além de Deus
O Segredo do Mestre e o Bem profundo;
Não só de aqui, mas já de nós, despertos,
No sangue atual de Cristo enfim libertos
Do a Deus que morre a geração do Mundo. 
III 
Ah, mas aqui, onde irreais erramos,
Dormimos o que somos, e a verdade,
Inda que enfim em sonhos a vejamos,
Vemo-la, porque em sonho, em falsidade.
Sombras buscando corpos, se os achamos
Como sentir a sua realidade?
Com mãos de sombra, Sombras, que tocamos?
Nosso toque é ausência e vacuidade.
Quem desta Alma fechada nos liberta?
Sem ver, ouvimos para além da sala
De ser: mas como, aqui, a porta aberta?
Calmo na falsa morte a nós exposto,
O Livro ocluso contra o peito posto,
Nosso Pai Rosaecruz conhece e cala.”
The Question Dossiê: Os Rosacruzes 3° Parte.→ 

Fontes.                                                                                                                                            176 de 186

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa-cruz

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