terça-feira, 18 de setembro de 2018

O Caso Iran, 1976.

Major Parviz Jafari, um dos
pilotos envolvidos no caso.
Créditos: Portal Fenomenum.
Em 1976, o mundo estava mergulhado numa guerra fria entre União Soviética e Estados Unidos. Naquele contexto, ambos os países mantinham alianças com outros países de modo a fazer frente aos inimigos do bloco oponente.

Assim, Estados Unidos e Irã eram, naquele tempo, aliados, sendo que os norte-americanos forneciam armas e equipamentos de primeira qualidade ao aliado no Oriente Médio. A Força Aérea Imperial Iraniana (Imperial Iranian Air Force) tinha em sua força os melhores caças americanos, entre eles o F-14 Tomcat, o F4 Phantom e o F5 Tiger II e vigilavam com cuidado seu espaço aéreo.

Por volta de 23:00 de 18 de setembro de 1976, o Posto de Comando da Força Aérea recebeu várias ligações de civis assustados, presentes na cidade de Shemiran, relatando terem observado um grande globo luminoso acima da cidade.

Aos 00:30 minutos da madrugada, já em 19 de setembro, os relatos continuam a chegar ao Posto de Comando nenhuma aeronave, seja avião ou helicóptero se encontrava sobrevoando a região para justificar estes relatos e o Comandante de Operações, General Yousefi foi alertado. Ele inicialmente acreditou tratar-se de uma estrela brilhante, mas mudou de ideia quando entrou em contato com a Torre de Controle do Aeroporto de Mehrabad que o avisou de que o objeto era muito maior e mais brilhante que uma estrela. Ele decidiu, então, enviar um caça F4 Phantom II, acreditando tratar-se de uma incursão aérea soviética no espaço aéreo do país.

Aproximadamente às 1:30 hrs o jato decolou da Base Aérea de Shahrokhi, em Hamadan, localizado a 282 km a oeste de Teerã, capital do Irã. O piloto, Capitão Mohammad Reza Azizkhani, seguiu imediatamente em direção ao objeto, situado naquele momento a 74 km ao norte da cidade. Devido à intensidade da luz emitida pelo objeto ele pôde observá-lo a 110 km de distância, durante a aproximação.

Caça da Imperial Iranian Air Force, semelhante ao envolvido no incidente. Créditos: Portal Fenomenum.
Quando a aeronave estava a 46Km de distância houve uma pane geral em todos os instrumentos de bordo do caça que ficou a deriva e sem condições de comunicação com os controladores de voo. O piloto abandonou a aproximação e retornou para a a Base Aérea de origem. Quando o caça se afastou do objeto, os instrumentos voltaram à funcionar normalmente.

Às 1:40 hrs, um segundo caça F4 decolou para interceptar o estranho objeto. Este caça era pilotado pelo Major Parviz Javari. Quando estava aproximando-se do objeto, o radar de bordo captou um sinal posicionado a 50 Km de distância, apresentando tamanho semelhante ao de um avião Boeing 707. Quando ele se encontrava a 46 km de distância o objeto começou a se mover em sentido oposto ao caça, mantendo sempre a distância de 46 km.

O tamanho real do objeto não pôde ser estimado visualmente devido à intensidade do brilho emanado pelo objeto. A luz do objeto mudava constantemente de cor, alternando entre azul, verde, vermelho e laranja, dispostas num padrão retangular. Mais tarde, ele pôde observar a forma do objeto, que assemelhava-se à um grande diamante luminoso.

Representação do conjunto de luzes observados a partir do solo e pelos pilotos envolvidos. Créditos: Portal Fenomenum.
Em dado momento da perseguição, um pequeno objeto voador luminoso desprendeu-se da parte inferior do primeiro objeto e aproximou-se do caça rapidamente e circulou-o com grande rapidez e leveza. Em seguida, tal objeto retornou ao objeto maior e desapareceu. O piloto manteve a perseguição, observando que o UFO mantinha-se sempre a 46 km de distância do caça. Pouco depois, um segundo objeto, também pequeno e esférico desprendeu-se do objeto e aproximou-se rapidamente do caça. O piloto acreditou estar em perigo e acionou o painel para armar um missel AIM9 Sidewinder, porém nesse momento ele perdeu todos os instrumentos de bordo e o sistema de comunicações. Todos os instrumentos estavam com seus indicadores desligados. Ele considerou a hipótese de abandonar seu caça e chegou a acionar o sistema de ejeção, que também não funcionou. Ele então iniciou um movimento de mergulho como ação evasiva. O pequeno objeto mergulho junto com o caça, a uma distância de 7.4 Km e o acompanhou por um curto período de tempo, retornando em seguida para o objeto maior.
Sabendo que não teria como enfrentar tal ameaça, o capitão Jafari solicita retorno à base, sendo autorizado pelo controle a fazer isso. Ao se afastar do objeto, os instrumentos de bordo voltam a funcionar normalmente.

Quando ele se aproximava para pouso, ele olhou para trás e observou um pequeno objeto muito luminoso seguindo-o. Após informar ao controle ele recebeu ordens para tentar identificar o objeto que aparentemente pousava no solo, nas proximidades da Refinaria Rey Oil, nos arredores de Teerã. Ao pousar na Base Aérea, ele haviam agentes da CIA e um coronel da Força Aérea Americana aguardando-o para interrogá-lo.

Desenho esquemático feito por um dos pilotos envolvidos. Créditos: Portal Fenomenum.
O local de pouso do objeto foi investigado já no amanhecer daquele dia. Investigadores foram levados até lá por helicópteros. Embora o objeto tenha pousado no leito seco de um lago, aparentemente não haviam sinais deixados pelo objeto. Medições de radioatividade foram realizadas, junto com outros testes e seus resultados não chegaram a ser divulgados. Documentos a respeito do caso foram redigidos pelos militares americanos e iranianos. Os documentos americanos foram desclassificados pela Lei de Liberdade de Informação, dos Estados Unidos. Já os documentos iranianos foram classificados como ultrassecretos pelo governo do Irã após a revolução.

Graças à esforços de investigadores, o caso não caiu no esquecimento e chegou ao conhecimento do público, com a colaboração de testemunhas do caso. O Tenente-General Azarbarzin, por exemplo, confirmou o fato publicamente:

Documento gerado pelo incidente. Créditos: Portal Fenomenum.
“É verdade. Ambos foram enviados para interceptação e travaram no alvo, mas receberam uma interferência eletromagnética muito forte. E então eles perderam todo o sistema aviônico que tinham no avião. Os jatos não poderiam disparar misseis por que tiveram forte interferência. Esta tecnologia, este [UFO] estava usando para interferência algo que nunca tivemos antes e ainda não temos. Isso não existe porque isso usava uma banda muito larga e podia trocar para diferentes bandas, diferentes frequencias ao mesmo tempo. Isso era muito incomum”.
O General Nader Yousefi, Comandante de Operações da Base e o terceiro em comando na Imperial Iranian Air Force desceveu assim:
“Eu desliguei o meu telefone (após o contato com a Torre de Controle) e eu corri para a minha sacada para ver o objeto. Eu vi uma grande estrela entre outras estrelas menores e que era bem maior que estrelas normais. Ela estava a aproximadamente 19 Km. Nós perdemos comunicação e não ouvimos mais os pilotos, então eu fiquei assustado com o que estava acontecendo e com o que ocorreu com os pilotos. Eu pedi à torre de controle que dissesse à eles que continuassem sua missão e vissem se conseguiam mais informações sobre o objeto voador… e aquilo foi chegando entre eles, e eles tentaram disparar contra ele e derrubá-lo, quando eles apertaram o gatilho ele não funcionou, pois o gatilho estava inoperante, eles não puderam disparar os mísseis”.
Além dos caças, uma aeronave comercial que se aproximava para pouso no aeroporto da cidade apresentou problemas de comunicação devido à interferência eletromagnética, embora ninguém à bordo tenha visto qualquer objeto.

Fontes.

http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1970/teera

http://blog.seniorennet.be/peter2011/archief.php?ID=1766951

http://www.hidden-truth.org/1/categories-2/ufo-sightings-testimonies/155-iran-1976-air-force-pilot-chased-rhomboid-ufo-and-engaged-in-combat.html

http://www.extraterrestreonline.com.br/2014/12/surpreendente-perseguicao-de-ufo-no-ira.html

http://connectingsiruius.blogspot.com.br/2015/03/pilot-sightings-f-4-jet-chases-ufo-over.html

http://www.ufocasebook.com/tehraniran.html

http://www.crystalinks.com/sept19ufocases.html

http://www.ufoevidence.org/cases/case200.htm

http://www.hidden-truth.org/1/categories-2/ufo-sightings-testimonies/155-iran-1976-air-force-pilot-chased-rhomboid-ufo-and-engaged-in-combat.html

http://www.latest-ufo-sightings.net/tag/iran

http://www.latest-ufo-sightings.net/2014/12/1976-ufo-tehran.html

http://www.ufoevidence.org/cases/case200.htm

http://www.theblackvault.com/casefiles/the-1976-iran-incident/ 

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