sábado, 8 de setembro de 2018

A Conspiração Bolsonaro.

A política brasileira, como já disse, é um Fla-Flu. Quando acontece algo no espectro contrário, ambos os lados criam explicações para fundamentar o ocorrido.

O caso Marielle Franco ocorrido em Março exemplificou bem a polaridade entre Esquerda e Direita, enquanto a Esquerda estava em luto, a Direita buscava "explicações" para o fato.

Pois bem, o presidenciável Jair Messias Bolsonaro sofreu um atentado em Juiz de Fora, MG. Não demorou muito para o pessoal do CSI Twitter/Facebook organizar as informações e explicar o que de fato aconteceu.

Para eles a realidade e chata, nada que uma Conspiração descontraída para animar a história.

Na Tarde de Quinta-Feira, 06 de Setembro de 2018, Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, em meio a multidão de apoiadores e simpatizantes, esfaqueia Jair Bolsonaro, canditado a Presidente do Partido Social Liberal (PSL). As imagens que circulam na Internet detalham o exato m omento em que o Presidenciavel recebe a facada, e Adelio, e contido pelos simpatizantes furiosos com o incidente.

Enquanto Bolsonaro estava sendo operado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Minas Gerais, parte das redes sociais começava a destrinchar os fatos até ali. O que estava por trás do Atentado ao Homem que pode ser o possivel (ou Provável) 38° Presidente do Brasil

De um lado, antibolsonaristas questionavam a veracidade da facada:

"A faca saiu sem sangue, a camiseta dele não manchou, na foto no hospital, os médicos estavam sem luvas... Pra mim foi facada de marketing", diz uma mensagem encaminhada pelo WhatsApp.

Créditos: UOL/Raysa Leite/AFP
"Sem sangue e cara de dor fingida. Reparem que há uma pessoa com distintivo da PF", diz uma publicação compartilhada no Facebook.

De outro, bolsonaristas diziam as que cúpulas de partidos políticos esquerdistas orquestraram a facada, mesmo que nada apontasse para isso e que a hipótese mais provável até agora tenha sido a da ação de um lobo solitário.

Dada a ultrapolarização, militantes de ambos os lados ignoraram até mesmo que todos os candidatos envolvidos na disputa presidencial repudiaram o ataque, externaram desejos de pronta recuperação ao candidato e pediram equilíbrio e tranquilidade à população.

Todos Preferem acreditar em Teorias conspiratórias, notícias falsas e boatos que correm pelas redes sociais, como a de que Bolsonaro teria entrado andando e sorrindo no hospital (mesmo que as imagens fossem de um momento anterior) ou a de que não havia sangue na camisa para justificar uma fraude (como se ser viciado em séries médicas na TV garantisse diploma de medicina). Enquanto isso, na campanha do ex-capitão, houve líder partidário declarando ''guerra'', líder militar fazendo ameaças ao vento e líder religioso promovendo linchamento virtual de pessoas que não estão entre as acusadas.

Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, que analisou 1.702.949 retuítes, entre 18:30 da quinta (6) e 9:00 da sexta (7), mostrou que 40,5% das interações no Twitter vieram de perfis céticos, a Esquerda argumenta que a facada de ser uma farsa e ironizaram as críticas da direita a uma suposta falta de empatia da esquerda.

De acordo com a metodologia da FGV, cerca de 8,7% dos usuários do campo da esquerda criticaram quem estava duvidando da situação e 7% dos perfis de direita compartilharam a crítica.

Segundo a mesma FGV, o atentado contra Bolsonaro é o acontecimento com maior repercussão imediata na rede social desde as eleições de 2014. Um dos tuítes mais replicados foi o do pastor Silas Malafaia. Ele disse que "o criminoso que tentou matar Bolsonaro é militante do PT e assessora a campanha de Dilma ao senado em Minas."

Adelio Bispo de Oliveira nunca foi do PT. Em contra-partida graças, ao CSI Twitter/Facebook, Adelio foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014. PSOL, um partido político considerado pela Direita de ser um Partido Extremista que defende causas da qual a Bolsonaro e contra. Partido este que Bolsonaro tem suas críticas e avessões

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo disse à Folha de São Paulo que se equivocou ao dizer que Adelio Bispo de Oliveira é funcionário da ex-presidente Dilma. Recentemente Malafaia apagou o polêmico tuíte, porém ele foi printado e será usado pela Esquerda como uma forma de expor a hipocrisia conservadora da qual eles (Conservadores) tantos condena.

Por Que Cremos nas Conspirações?

Como disse em 2 Post sobre Teorias das Conspirações, estamos acostumados e habituados a ouvir sobre diversos assuntos diariamente da qual nem nos damos conta, ou simplesmente o tratamos como um incidente isolado. O nascimento de uma Conspiração é ocasionado em um determinado evento da qual causa uma grande comoção. Logo tal evento ou e tratado de modo comum ou observado por outro prisma, numa ótica completamente diferente. Eis o nascimento de uma teoria conspiratória, nascem a partir disto, fatos e uma história que se encaixe no que você quer contar!

Em tese elas aparecem e tem seus 15 minutos de fama e depois voltam para a obscuridade da Internet, para os fóruns de discussão, seja para reformular as bases teóricas que lhe sustentas, ou desaparecer no aglomerados de informações, para depois serem mineradas.

O atentado de Jair Bolsonaro se encaixar no campo minado perfeito do nascimento de uma teoria conspiratória. Pessoas que, apesar das informações vinculadas pela imprensa, pelos boletins médicos e por órgãos oficiais, médicos que afirmam que a faca perfurou o abdômen, atingindo veias e os intestinos delgado e grosso, não importa que tiveram que fazer uma colostomia (quando desvia-se o intestino para fora do corpo se recupera). Nas redes sociais, o que importa é que ''verdade'' é tudo aquilo com o qual a pessoa acredita e ''mentira'' é tudo aquilo da qual discorda.

Tanto a Direita quanto a Esquerda tem suas "versões reais" sobre o fato. Como bem dito neste Post:
  1. Para a Direita, é uma tentativa de assassinato por parte dos Esquerdopatas para tirar Bolsonaro do Jogo político, pois se eleito a parte esquerda da política perderia seus privilégios. PT e PSOL seria os principais responsáveis para tanto que imagens de Adelio em manifestações pró-Lula, advogados caros pagos por Maria do Rosário para defender o agressor se tornaram narrativas comuns na Ala direitista para defender sua tese primal.
  2. Para a Esquerda, é uma bem arquitetada montagem pela burguesia e Mídia direitista (A Globo de Schrödinger) Bolsonaro fez um acordo com as Organizações Globo para forjar um ataque a si mesmo após uma reunião que ele teve com um dos irmãos Marinho, contratando um ator com uma faca de brinquedo e dezenas de figurantes, comprando o silêncio de médicos e de hospitais e envolvendo toda a grande imprensa na farsa para garantir que ele seja vitorioso do que entender que houve um ataque à faca.
São conspirações particulares que ambos Espectros compartilham, quando os mesmos dizem ao contrário. Afinal, no calor dos acontecimentos, ainda não há informação suficiente para explicar o ocorrido à população, ou melhor aos indecisos. Porém, as pessoas estão online, querem respostas imediatas. Mesmo que essas respostas não resistam a uma checada primorosa dos fatos. Mesmo misturado diversas informações (criando um protótipo de frankenstein informativo), muitos buscam preencher a lacuna de explicação com qualquer informação que lhe faça sentido. Mineram dados e montam suas próprias teorias ou compram de terceiros, que as criaram por ignorância ou má fé.

Se há um exército que retuíta, compartilha e dá like sem checar a informação, é claro que também existe uma legião excitada que preenche o vácuo de informações fragmentadas com suas fantasias, desejos ou armações para dar sentido à sua existência ou com o objetivo de lucrar política e economicamente com isso. Não que conspirações não existam, porque existem. Mas são importantes demais para que o impacto de sua descoberta seja enfraquecido pela sua banalização no cotidiano sem graça. Para isso serve as Conspirações para complementar ou endossar uma narrativa um tanto confusa.

Uma mentira repetidas mil vezes para os outros vira verdade e, para si mesmo, torna-se religião. Se a teoria conspiratória é bem amarrada, usando elementos simbólicos comuns ao universo do destinatário, que ele consegue consumir facilmente, e que faz algum sentido, por que não acreditar?

Veículos de comunicação, desde aqueles de grande alcance até os alternativos e independentes têm se esforçado em trazer matérias que separam o que é fato do que é especulação, como ocorreu em outro momento propenso a teorias conspiratórias, que foi o caso da queda do avião de Teori Zavascki. Mas esses textos não chegam a quem deveria ou, lá chegando, são recebidos com desconfiança. Nem tanto pela perda de credibilidade da imprensa nesse momento de ultra polarização, mas porque as pessoas estão sendo guiadas pela emoção e não pela razão.

Um Conspiracionista.

Créditos: IG.
Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos é natural de Montes Claros, Minas Gerais. Até o dia 06 era um completo desconhecido para a população em geral, a partir da Facada que desferiu em Bolosonaro, sua vida foi revirada, ganhando admiradores (Sim teve pessoas que vibrou com o atentado) e detratores (fazendo juras de morte para o mesmo). Curioso notar que Adelio em seu perfil no Facebook, tem um Duplipensamento que le faz questionar o que ele realmente pensa.

Lá, revoltado e aparentando confusão mental em sua página no Facebook, Adelio é partidário, constam críticas ao capitão da reserva, à classe política de forma genérica e à Maçonaria (“Deveria serem (sic) todas lojas maçônicas do país incendiadas por completo”, escreveu).  Sua obsessão pela Maçonaria é notável, sendo um tema recorrente para ele na rede. “Na maçonaria a maior parte dos maçons não passa do terceiro grau, servindo de capachos para os mais graduados, e para lhes satisfazer certas vaidades e serviços exclusos (sic)”. Ele também acusava Temer, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o Movimento Brasil Livre, de serem parte da organização – “Tá aí o MBL, um movimento de direita privatista, anti-Estado e maçônica!”.  Além de todas as acusações, uma das mais notáveis é de promover a pauta de direitos LGBTs, perseguir o número 13 e “enlouquecer” as pessoas. Até a Sociedade (Não tão) secreta dos Illuminati é citada. Até ai nada de "anormal" para um conspirólogo cristão.

Os posts dedicados a Bolsonaro são vários, de memes a críticas diretas. “A aprovação de Bolsonaro é maior entre os menos estudados, ou seja só analfabetos e semi analfabetos votam em Bolsonaro”, escreveu em julho deste ano. Também na rede social ele postou fotos suas em um ato contra o presidente Michel Temer, no qual aparece ao lado de cartazes com os dizeres “Fora Temer” e “Políticos inúteis”.

Ele elogia, em outro ponto, o político Enéas Carneiro, que disputou diversas eleições presidenciais sob o famoso bordão "meu nome é Enéas!", morto em 2007. Em outro post , demonstra simpatia, ainda, pelo candidato presidencial Cabo Daciolo (Patriota), que também discursa contra a Maçonaria e os Illuminati.

Em uma de suas postagens, ele ironiza Alexandre Frota, partidário de Bolsonaro, por sua participação em filmes pornográficos homoeróticos. Em outro momento, escreveu que os maçons, por meio de diversos estratagemas ("som alto para te perturbar", "problemas no trânsito", "depredações de seu patrimônio" e "escutas telefônicas"), buscam enlouquecer a população.

As postagens, contudo, evidenciam que o esfaqueador não possui clareza sobre sua própria filiação ideológica - muito embora haja registro de que ele tenha sido filiado, entre 2007 e 2014, ao PSOL de Uberaba, de acordo com o TSE e o número de CPF do candidato divulgado nas redes sociais.

Grande parte de suas manifestações nas redes sociais são no sentido de "defender" o comunismo de supostos ataques da maçonaria . Ele chega a sugerir, inclusive, que os maçons estariam por trás dos ataques às torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001 - ataque que, de acordo com Bispo, foram "previstos" em mensagens subliminares desenhos animados como "Tom & Jerry".

Outra informação curiosa é quem em julho deste ano ele fez check-in em um clube de tiro localizado em Florianópolis, onde ele possivelmente morou durante alguns meses deste ano.

Minutos após a divulgação do nome do homem que esfaqueou Bolsonaro, sua página nas redes sociais recebeu milhares de comentários de apoiadores do candidato ferido, onde o clima é de acirramento da violência. "Pau no lombo da imundícei vermelha", diz um internauta; "Vc [sic] é um criminoso safado vagabundo esquerdista [sic]", dizem alguns dos muitos comentários. No fim da tarde de Quinta-feita (6), a página do esfaqueador foi deletada das redes sociais.

Os próprios policiais federais que apreenderam Adelio afirmaram "duvidar" de sua integridade psicológica. No momento que foi preso, ele teria dito, de acordo com a Revista Piauí , que agia "por ordem de Deus". Ainda de acordo com a PF, o mais provável é que Adelio tenha agido sozinho.

Sim e mais fácil acreditar que o outro Partido tenha orquestrado tudo, se baseado no histórico em Redes Sociais, o curioso que Adelio se tornou um Agente duplo das Conspirações, enviesado pelo lado partidário (PSOL) quanto do Lado Religioso (Direita).

E mais fácil usamos da parcimônia e entendemos que o homem surtou e cometeu uma atrocidade condenável em nossa jovem democracia, do que usamos e abusamos do Cherry Picking para reescrevemos a história como bem entendemos (seja Coxinha ou Mortadela). Mas nossa tendência folhetinesca quer a 2° opção por ser mais chamativa.

Fazer o que, a Realidade e chata, Conspirações são criadas apenas para dar emoções a mais.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário