quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Enciclopédia dos Mitos e Lendas do Brasil (Bestiário): A Porca dos Sete Leitões.

A Porca-dos-Sete-Leitões e um mito pertencente ao chamado Brasil Império. Diz a Lenda que existia uma baronesa má. Maltratava principalmente seus escravos, não tinha compaixão, nem queria saber de fazer alguma bondade para eles.

Manhê, o Lobisomem não vai pegar a gente?
Todavia, os escravos  cansados de tanta perversidade resolveram tomar uma atitude. é ai que tudo começou, um feiticeiro revoltado com suas injustiças lançou um feitiço na Baronesa, e ela foi transformada em porca, e seus sete filhos foram transformados em porquinhos (leitões). Segundo contam, este feitiço lançado pelo Feiticeiro, só será desfeito quando a Baronesa e seus sete filhos que são a Porca dos Sete Leitões encontrar um anel mágico que esta enterrado em algum lugar da floresta, então é que quebrarão o feitiço e voltarão a ser o que eram.

A Porca dos Sete Leitões ocorre principalmente nas regiões centrais e meridionais do Brasil. Aparece durante à madrugada, em locais escuros e ermos: ruas desertas, becos, encruzilhadas, adros de igreja. Ronca surdamente, sempre acompanhadas de seus sete filhotinhos berrando ao seu redor.

Não faz mal a ninguém. Em algumas versões, tem preferência em assombrar homens casados que voltam para casa fora de hora. Se a vítima se volta para encará-la, a mãe e os filhotes desaparecem. Segundos depois, torna a aparecer e a sumir novamente.

É mito originário de Portugal, onde acreditam ser o próprio diabo ou sua manifestação. Ainda no imaginário português, algumas vezes, a porca pode tomas a forma de outros animais.

Em várias culturas da Europa, "a Porca e os Sete Leitões" é um nome popular para o conjunto formado pela estrela Aldebarã e as Híades.

No Brasil, segundo a versão recolhida em Cuiabá, por Karl von den Steinen, é o castigo da mulher que interrompeu voluntariamente a gravidez. Tantos quantos forem os abortos, serão os leitões. Em algumas versões paulistas, é uma rainha (Baronesa) que teve sete filhos e foram amaldiçoados por vingança de um feiticeiro.

Luís da Câmara Cascudo, em Dicionário do folclore brasileiro, sugere uma explicação: "A porca, símbolo clássico dos baixos apetites carnais, sexualidade, gula, imundície, surge inopinadamente diante dos frequentadores dos bailes noturnos e locais de prazer".

Fontes.

https://colecionadordesacis.com.br/2017/09/14/popularium-ao-vivo-o-aborto-a-misoginia-e-a-porca-dos-sete-leitoes/

http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Porca-dos-sete-leit%C3%B5es

Complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário