Manhê, o Lobisomem não vai pegar a gente? |
Não faz mal a ninguém. Em algumas versões, tem preferência em assombrar homens casados que voltam para casa fora de hora. Se a vítima se volta para encará-la, a mãe e os filhotes desaparecem. Segundos depois, torna a aparecer e a sumir novamente.
É mito originário de Portugal, onde acreditam ser o próprio diabo ou sua manifestação. Ainda no imaginário português, algumas vezes, a porca pode tomas a forma de outros animais.
Em várias culturas da Europa, "a Porca e os Sete Leitões" é um nome popular para o conjunto formado pela estrela Aldebarã e as Híades.
No Brasil, segundo a versão recolhida em Cuiabá, por Karl von den Steinen, é o castigo da mulher que interrompeu voluntariamente a gravidez. Tantos quantos forem os abortos, serão os leitões. Em algumas versões paulistas, é uma rainha (Baronesa) que teve sete filhos e foram amaldiçoados por vingança de um feiticeiro.
Luís da Câmara Cascudo, em Dicionário do folclore brasileiro, sugere uma explicação: "A porca, símbolo clássico dos baixos apetites carnais, sexualidade, gula, imundície, surge inopinadamente diante dos frequentadores dos bailes noturnos e locais de prazer".
Fontes.
https://colecionadordesacis.com.br/2017/09/14/popularium-ao-vivo-o-aborto-a-misoginia-e-a-porca-dos-sete-leitoes/
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Porca-dos-sete-leit%C3%B5es
Complementares.
- Luís da Câmara Cascudo. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1954
- Luís da Câmara Cascudo. Geografia dos mitos brasileiros. 2ª ed. São Paulo, Global Editora, 2002, p.338-340
- J. Leite de Vasconcelos. Tradições populares de Portugal. Porto, 1882, p.298; 313-314
- Cornélio Pires. Conversas ao pé do fogo. 3ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1927, p.156
- Karl von den Steinen. Entre os aborígenes do Brasil central. Separata da Revista do Arquivo. São Paulo, 1940, p.707
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