Pisadeira ou pesadeira é um mito brasileiro que ocorre principalmente no estado de São Paulo e parte de Minas Gerais. Segundo o folclore, é uma mulher que pisa na barriga das pessoas com o estômago cheio e as deixava com falta de ar, que costuma fazê-lo durante a madrugada. Como toda lenda tem uma história real por trás, esse mito ocasionalmente é associado com a paralisia do sono.
Diz a Lenda...
Conta-se que a Pisadeira é uma velha com garras compridas e de aparência medonha que surge no meio da noite e pisa sobre a barriga das pessoas, tentando asfixia-las.
A Pisadeira é descrita também como uma mulher muito magra, com dedos compridos e secos, unhas enormes, sujas e amareladas. Tem as pernas curtas, cabelo desgrenhado, nariz enorme com muitos pelos , como um gavião. Os olhos são vermelho fogo, malignos e arregalados. O queixo é revirado para cima e a boca sempre escancarada, com dentes esverdeados e à mostra. Costuma sempre gargalhar. Uma gargalhada estridente e horripilante.
Conta a lenda que a Pisadeira fica rondando em cima dos telhados das casas a noite observando os movimentos dentro das residências e ataca sempre que vê a oportunidade. Geralmente o ataque ocorre pós o jantar, quando o infeliz vai dormir de barriga cheia, essa é a hora preferida da entidade entrar em ação. Sai de seu esconderijo, entra no quarto (sem nunca ser vista por ninguém da casa) e pisa no peito da pessoa, deixando-a em estado de paralisia. Porém, a vítima da Pisadeira consegue acompanhar e ver tudo de forma consciente o que traz grande desespero para a pessoa, pois fica totalmente impotente frente ao ataque da pisadeira.
Apesar de sua aparência quase esquelética, a Pisadeira apresenta um peso descomunal, assim como uma força muito grande para alguém de seu porte físico. Algumas pessoas que foram atacadas pela Pisadeira afirmaram não terem visto nada, só sentindo a presença e o peso da criatura. Já outros relataram terem sentido e visto o ser em toda a sua feiura característica. As vítimas contam também que enquanto a Pisadeira os asfixiava costumava emitir enormes gargalhadas de prazer. E para o pavor das vítimas, somente elas puderam escutar, as outras pessoas da casa relatam não terem escutado nada, somente o grito de desespero da vítima quando a Pisadeira cessava o ataque.
O tempo de duração do ataque costuma variar bastante, de poucos segundos há alguns muitos minutos e em alguns casos até mesmo horas. Existem muitas mortes ocorridas enquanto as pessoas estavam dormindo que são associadas a Pisadeira.
Mesmo os sortudos que conseguem se desvencilhar do assustador ataque não podem baixar a guarda nunca, já que a entidade se alimenta do medo deles. Portanto, a chance de ocorrer um segundo ataque é grande.
Créditos: O Mais Assustador do Folclore. |
Os especialistas em sono descartam a possibilidade de alguma entidade sobrenatural estar envolvida realmente nestes casos. A ciência explica e descreve esses fenômenos noturnos como frutos de uma causa orgânica, conhecida como "Paralisia do sono". A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste (essa paralisia ocorre naturalmente quando dormimos para que nós não nos debatamos durante o sono). Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas (o que explicaria as aparições). Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.
Existem várias culturas ao redor do mundo que relatam esses episódios, que (
Origens.
Rastrear as origens de uma lenda são bem difíceis, e com a Pisadeira não é diferente. Considerada por muitos como a verdadeira personificação do pesadelo, essa lenda é de origem brasileira, sendo a mesma bastante muito popular no estado de Minas Gerais e São Paulo.
Outras Fontes (Fantastipédia) rastreiam sua origem, bastante Lusitana. Entretanto, a crença que uma intervenção maléfica de um fantasma ou demônio seja a causa do pesadelo é comum a quase todos os povos do planeta desde os tempos da Antiguidade. Em Portugal, é o fradinho da mão furada. No Nordeste brasileiro, os sertanejos acreditam numa velha ou num velho de barba branca que vem lhes arranhar o rosto durante o sono.
Cornélio Pires, em Conversas ao pé do fogo, assim a descreveu:
"Esta é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sombranceia cerrado e zóio aceso... Quando a gente caba de ciá e vai durmi logo, deitado de costa, ele desce do teiado e senta no peito da gente, arcano... arcano... a boca do estámo... Purisso nunca se deve dexá as criança durmi de costa."Benedito Cleto, em seu artigo Assombrações; A Pisadeira, registra parte de uma oração contra a mesma:
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem a mão furada.A Entidade na Mídia.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem os olho arregalado.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o beiço arrevirado.
São Vicente com São Simão me disse que a pisadeira tem o dente arreganhado...
A lenda da Pisadeira foi usada para criar um dos mutantes da telenovela da Rede Record Os Mutantes - Caminhos do Coração. As suas três temporadas foram ao ar entre 28 de agosto de 2007 a 3 de Agosto de 2009. A mutante Pisadeira, interpretada pela atriz Zulma Mercadante, tem o poder de neutralizar os poderes mutantes de outros personagens, assim como matar as pessoas pisando nelas.
Fontes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pisadeira_(folclore)
http://ocalafrio.blogspot.com/2013/07/a-pisadeira-o-terror-noturno.html
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Pisadeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário