sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Avistamentos em Levelland, Texas (EUA).

Xerife Weir Clem.
Créditos: Portal Fenomenum.
Finalmente chegamos no mês de Novembro. Quem diria que se passaram 10 meses, 305 dias, e damos inicio a mais uma postagem relacionada aos fenômenos dos Discos Voadores (não todos é claro afinal catalogar todos os casos envolvendo o fenômeno Óvni é praticamente impossível) os casos relacionados ao Fenômeno Óvni, principalmente nos dias que eles ocorreram.

Retomando a tradição de cada mês apresentarei uma imagem diferente de um Alien Aleatório, no inicio de cada postagem.

Novembro será a mesma coisa, da qual apresentarei alguns casos famosos e nem tão famosos em torno Ufologia. Nesta 3° Postagem de Memórias da Ufologia de Novembro, apresentarei um dos casos mais emblemáticos da mesma: Avistamentos em Levelland, Texas (EUA).

Um dos mais interessantes casos ufológicos envolvendo aterrissagens de Ó.V.N.I's ocorreu em 2 de novembro de 1957, na cidade de Levelland, uma pequena cidade com 10 mil habitantes na época em que estes fatos ocorreram, situada no estado do Texas, Estados Unidos. Várias pessoas da cidade avistaram o OVNI e foram testemunhas da aterrissagem. Entre estas testemunhas estavam importantes personalidades públicas da cidade e membros do Departamento de Polícia da cidade que solicitaram sigilos sobre suas identidades.

Eis a cronologia dos eventos daquela noite:

23 horas - Apenas uma hora depois de o Governo da União Soviética lançar ao espaço uma segunda cápsula tripulada (por um cão) o policial A. J. Fowler, que estava de plantão no Departamento recebeu a primeira das dezenas de chamadas telefônicas de pessoas assustadas. A seis quilômetros a oeste de Levelland, Pedro Saucedo e seu amigo Joe Salaz avistaram um objeto em forma de charuto, emitindo muita luz aproximando-se da camionete pickup em que estavam. Em instantes o veículo deixou de funcionar parando em seguida. Eles estavam próximos à vila de Whiteface e de lá ligaram para a Central de Polícia. O policial Fowler, acreditando que tratava-se de um trote de bêbados, não deu crédito à história.

23:45 - Fowler recebe uma segunda chamada de um homem identificado apenas como Mr. W. O homem estava dirigindo nas proximidades de Whiteharral, a aproximadamente 8 quilômetros a leste de Levelland, quando deparou-se com um brilhante objeto discóide com cúpula superior praticamente pousado no meio da rodovia. Nesse momento o sistema elétrico do carro de Mr. W parou. Em seguida a testemunha abandonou seu carro mas num curto espaço de tempo o estranho objeto decolou silenciosamente alguns metros desaparecendo em seguida. O motor do carro voltou a funcionar e a testemunha correu a procura de um telefone para alertar as autoridades.

Meia Noite - Fowler recebe uma terceira chamada,desta vez de um homem que estava viajando a 17 quilômetros ao norte de Levelland, quando ele observou o estranho objeto pousado sobre a estrada. Seu carro falhou e ele permaneceu observando o silencioso objeto por um breve período de tempo até decolar e desaparecer na noite. De novo após a nave ter deixado a área o carro voltou a funcionar e ele deixou o local e ligou para o Departamento de Polícia.

00:10 - Um calouro de 19 anos de idade da Universidade do Texas, Newell Wright, estava dirigindo a 14 quilômetros a leste de Levelland, quando o sistema elétrico de seu carro parou. Depois de ter parado seu carro e checado se havia algum fio solto ele percebeu um estranho objeto luminoso pousando na rodovia a sua frente. Ele descreveu o objeto como tendo aproximadamente 40 metros de diâmetro, luz esverdeada. Assustado ele tentou ligar seu carro de novo sem sucesso. Ele permaneceu em seu carro na esperança de aparecer outro carro. Depois de algum tempo o objeto silenciosamente decolou e desapareceu no céu. Com medo de fazer um relatório, o jovem estudante esperou para contar aos seus pais quando eles chegassem em casa de uma viagem. Eles encorajaram-no a relatar o que havia visto. Ele fez uma declaração ao escritório do Xerife e seu relatório foi incluído no Projeto Livro Azul, da Força Aérea.

Documentos do projeto Blue-Book sobre o caso. Créditos: Portal Fenomenum.
00:15 - O Policial Fowler recebeu outra chamada. Desta vez de um homem em um telefone próximo a Whitharral que encontrou um objeto pousado no meio da rodovia. Ele teve o mesmo problema elétrico em seu carro e depois de a nave ter deixado o local o motor voltou a funcionar. Neste ponto, a curiosidade de Fowler e a preocupação motivaram-no a chamar os carros patrulha na área e relatar o que ouvira de diferentes pessoas. Mais tarde ele iria afirmar que algo estranho estava acontecendo. Em questão de poucos minutos, dois patrulhas em posições diferentes informaram terem visto OVNIs extremamente luminosos, entretanto seus veículos não apresentaram problemas.

00:45 - Um homem dirigindo a oeste de Levelland muito próximo do local de avistamento inicial, de Pedro Saucedo observou um grande esfera laranja aproximando-se em sua direção. O homem testemunhou a estranha nave pousar suavemente na rodovia a alguns metros a frente. O motorista relatou um fato muito interessante. Ele ficou observando a nave, com coloração laranja a princípio, mas que se tornou verde-azulado, após pousar na rodovia. Ele também percebeu que a nave ocupou toda a largura da estrada. Depois de a nave ter pousado seu carro falhou e ele ficou observando de dentro da cabine de seu caminhão que foi iluminada pelo brilho do objeto. Após um tempo, a nave levantou e deixou a área. Este homem não fez um relatório no momento da observação, mas ele enviou um relatório no dia seguinte.

01:15 - Fowler recebeu uma chamada de um motorista de caminhão de Wacco, Texas, que observou um grande objeto luminoso no momento em que seu caminhão falou, ao noroeste de Levelland. O motorista informou que o objeto estava a aproximadamente 60 metros de distância, e após deixar a área seu caminhão voltou a funcionar e "ele deu o fora dali".

01:30 - Fowler recebeu o primeiro relatório definitivo do avistamento do OVNI pelo Xerife Clem e pelo deputado McCullough, que estavam em constante comunicação com Fowler. Eles observaram um grande objeto passar sobre a rodovia. As duas autoridades estavam tentando rastrear o objeto orientados pelo rádio por Fowler. Eles estavam a oito quilômetros de Levelland quando avistaram o objeto. Os dois oficiais permaneceram observando o objeto, que era grande, avermelhado e ocupada toda a largura da estrada.

Após isso os eventos acabaram. Fowler viria a afirmar que ele não tinha recebido menos de quinze chamadas de observadores que alegaram ter visto o estranho objeto. Ele também afirmou que as testemunhas estavam visivelmente excitadas e algumas delas muito assustadas. O estranho numero de testemunhas dos eventos de Levelland apenas solidifica a teoria de que estranhos objetos voadores foram observados durante a noite por duas horas e meia na região. O elevado nível de detalhes coincidentes nos depoimentos das dezenas de testemunhas torna esse caso como um dos mais sólidos registros ufológicos. No dia seguinte, a pequena cidade foi notícia em jornais de todo o país despertando o interessa da população e da Força Aérea Americana que investigou o caso não podendo explicar os estranhos fenômenos daquela noite.

Desenho do objeto observado. Créditos: Portal Fenomenum.
Investigação da Força Aérea dos EUA. 

Os avistamentos de Levelland receberam publicidade nacional e logo foram investigados pelo Projeto Blue Book (Iniciado em 1947 como Projeto Sign), o Projeto Blue Book foi o grupo de pesquisa oficial da Força Aérea dos EUA designado para investigar os relatos de OVNIs. Um sargento da Força Aérea foi enviado para Levelland e passou sete horas na cidade investigando o incidente. Depois de entrevistar três das testemunhas oculares - Saucedo, Wheeler, e Wright - e depois de saber que as tempestades estavam presentes na área no início do dia, o investigador da Força Aérea concluiu que uma tempestade elétrica grave - provavelmente raio bola ou Fogo de São Elmo - foi a principal causa dos avistamentos e relatou falhas automáticas. 

De acordo com o historiador Ufológico Curtis Peebles , "a Força Aérea encontrou apenas três pessoas que haviam testemunhado a 'luz azul' ... não havia uma descrição uniforme do objeto". Além disso, o Projeto Blue Book acreditava que "não se podia confiar no relato de Saucedo - ele tinha apenas uma educação primária e não tinha nenhum conceito de direção e estava conflitando em suas respostas ... em vista das condições climáticas tempestuosas, fenômenos elétricos, como raios de bolas ou o Fogo de São Elmo, parecem ser a causa mais provável."  As falhas do motor mencionadas pelas testemunhas oculares foram atribuídas a "circuitos elétricos molhados". Donald H. Menzel ,e um proeminente cético ufológico concordou com a explicação da Força Aérea: 
"Membros de grupos de Investigadores civis reclamaram que, como (o investigador da Força Aérea) havia passado apenas sete horas na área, ele obviamente não levara o problema a sério e não poderia Mesmo as setenta horas de trabalho, no entanto, não poderiam ter produzido uma imagem mais clara... a evidência leva a uma probabilidade esmagadora: O fogo desconhecido em Levelland era um raio de luz". 
Menzel argumentou que "em Levelland na noite de 2 de novembro as condições eram ideais para a formação de relâmpagos. Por vários dias a área estava passando por um clima estranho, e na noite em questão havia sido visitada por chuva, tempestades e relâmpago". Menzel admitiu que "já que o raio de uma bola é de curta duração e não pode ser preservado como evidência tangível, sua aparição na noite de 2 de novembro nunca pode ser absolutamente provada". No entanto, ele também argumentou que "somente os proponentes dos discos poderiam ter convertido uma série de eventos tão triviais - alguns automóveis paralisados, bolas de fogo no céu no final da tempestade - em um mistério nacional".
Jornal de Levelland noticiando o caso. Créditos: Portal Fenomenum.
Ufólogos.

Dois proeminentes ufologistas - James E. McDonald e J. Allen Hynek - disputaram a explicação sobre a tempestade de relâmpagos. Ambos os homens argumentaram que não houve tempestade elétrica na área quando os avistamentos ocorreram. Em depoimento perante um comitê da Câmara dos Representantes dos EUA em 1968, McDonald disse que "Um caso famoso (de OVNIs) foi em Levelland, Texas ... dez veículos foram parados dentro de uma pequena área, todos independentemente em um período de 2 horas. Não houve relâmpago ou tempestade de trovões, e apenas um traço de chuva ". Hynek escreveu que "como a pessoa responsável pelo rastreamento do novo satélite soviético Sputnik, Eu estava em um dever virtual ininterrupto e não conseguia dar nenhuma atenção a isso. Hoje, não me orgulho de ter concordado apressadamente na avaliação (da Força Aérea) como "relâmpago de bola", com base em informações de que uma tempestade elétrica estava em andamento na área de Levelland na época. Isto foi mostrado não ser o caso. Observadores relataram nublado e névoa, mas sem relâmpagos." Hynek também observou que "se eu tivesse dado qualquer pensamento, eu logo reconheceram a ausência de qualquer evidência de que a bola de raio pode parar carros e colocar para fora faróis". ufólogos também argumentou que o investigador da Força Aérea não entrevistou nove das quinze testemunhas, nem foram mencionadas no relatório final do Projeto Blue Book sobre o incidente.

Livros:
  • MISTÉRIOS DO DESCONHECIDO. Contactos Alienígenas. Rio de Janeiro: Time-Life Livros,1993.
  • MISTÉRIOS DO DESCONHECIDO. O Fenômeno OVNI. Rio de Janeiro: Time-Life Livros,1993.
  • HYNEK, J. A. Ufologia, Uma Pesquisa Científica. Uma apreciação crítica do problema dos UFOs/OVNIs pela mais alta autoridade no assunto.Tradução de Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Editora Nórdica, 1972.
Boletins:
  • PEREIRA, Jader. Tipologia dos humanóides extraterrestres. Coleção Biblioteca UFO, nº 1, Março 1991.
  • B34 - Boletim da Sociedade Brasileira de Estudos de Discos Voadores - Edição 55-59.





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