segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O Caso Trans-en-Provence.

Nesta série de posts irei relembrar alguns dos casos mais famosos da Casuística tanto Brasileira quanto Internacional, serão centenas deles, das quais serão divididos da seguinte forma Dia e Mês, o ano será aleatório. São dezenas de casos que chamou minha atenção quanto ao fenômeno Ovni, a chamada parte do que alguns dizem, 2% da quais não são explicadas com clareza, além de falar de outros que são completamente fraudulentos.

Não será um Dossiê como escrevi anteriormente, será como uma memorando, um copilado de diversos casos que estudei em meu tempo livre.

Representação do objeto observado em Trans-e-Provence
Na tarde de 8 de janeiro de 1981, um estranho objeto pousou em uma fazenda próximo à vila de Trans-en-Provence, na região de Var, no sudeste da França. Tal objeto deixou vestígios no ambiente que foram coletados pela Gerndarmerie Francese (polícia francesa) e posteriormente analisados em laboratórios do governo francês.

Este foi um dos muitos casos investigados pelo GEPAN (Groupe d'Etudes des Phénomènes Aérospatiaux Non-identifiés), órgão de pesquisa ufológica oficial do governo francês ligado ao CNES (Centre National D'Études Spatiales), que é agência espacial do país.

O protagonista do caso foi o fazendeiro Renato Nicolai, com 55 anos na época, em cuja propriedade um OVNI pousou e decolou imediatamente. Quando isso ocorreu a testemunha, pensando tratar-se de um dispositivo militar em testes, entrou em contato com a Gerndarmerie que iniciou uma investigação do caso. A principio entrevistaram a testemunha, depois coletaram amostras de solo e plantas no local do pouso. Estas amostras foram coletadas 24 horas após o ocorrido. Imediatamente o GEPAN foi avisado e participou das investigações. O GEPAN realizou novas coletas e medições no local repassando essas informações aos laboratórios de pesquisa.

Nota Técnica. Nº16.

O primeiro relatório do caso foi publicado pelo GEPAN em 1983 na "Nota Técnica nº 16, Inquérito 81/10, Analise de Vestígio, e está disponível no site do GEPAN. O Relatório apresenta fotografias do local, croquis, depoimentos e resultados de análises laboratoriais.

Testemunho.

Minha atenção foi despertada por um pequeno ruído, uma espécie de pequeno assobio. Eu me virei e vi, no ar, um objeto que estava na altura de um pinheiro na borda da minha propriedade. Este objeto não estava girando, mas descia em direção ao chão. Eu só ouvi um ligeiro assobio. Não vi chamas, nem por baixo ou ao redor do navio.

Enquanto o objeto continuava a descer eu cheguei mais perto, subi no alto de um chalé. Eu pude ver muito bem lá de cima do telhado. Dela lá eu vi o objeto pousar sobre chão.

Croqui representado o momento do contato
Nesse momento o objeto começou a emitir um assobio constante e consistente. Depois ele decolou rapidamente chegando até a altura das árvores quando acelerou rapidamente em direção ao nordeste. Quando o objeto começou a subir eu vi debaixo dele quatro aberturas onde não havia fumaça ou fogo sendo emitido.

Eu estava nesse momento a 30 metros do local do pouso. Eu, posteriormente, andei pelo local e percebi um circulo de aproximadamente 2 metros de diâmetro. Em certos pontos no circulo haviam marcas

O objeto tinha a forma de dois pratos colocados um contra o outro. Ele deve ter aproximadamente 1 metro e meio. Tinha cor de chumbo. O objeto tinha uma borda ou faixa em torno de sua circunferência. Por baixo da cinta eu vi duas coisas que poderiam ser trens de pouso ou pés. Haviam também dois círculos parecidos com portas . Estes dois pés, ou trens de aterrissagens, tinham um comprimento de 20 centímetros por baixo do objeto.

Análises Das Amostras.

As amostras de solo e alfafa coletadas no local de pouso, assim como as amostras de controle coletadas em diferentes distâncias do círculo foram submetidos à uma série de testes físicos e químicos no laboratório SNEAP, estudos de difração eletrônica na Universidade de Toulouse, espectrometria de massa por bombardeio de íons na Universidade de Metz, e analise bioquímica das amostras vegetais no National Institute of Agronomy Research (INRA), entre outros.

Toda a documentação do caso referente às investigações da Gendarmerie e do GEPAN, assim as analises nas amostras coletadas estão disponíveis na seção de referências, ao final do artigo:

Análises Científicas.

Local de pouso do Objeto.
O caso Trans-en-Provence é um dos casos mais documentados cientificamente da Ufologia. Cientificamente ficou comprovado que os traços ainda estavam perceptíveis 40 dias após ele ter ocorrido. Também ficou provado que a marca foi produzida por um objeto sólido que devido ao seu peso produziu grande pressão no local. Foi constatado um aquecimento imediatamente após o choque que atingiu 600º C. O pigmento da clorofila nas amostras afetadas caiu 50%. As folhas jovens resistiram mais aos danos ficando apenas com características de folhas velhas. Embora não tenha havido sinais de forças radioativas existem indícios de uma forte energia eletromagnética agindo no local.

Em níveis bioquímicos, as análises foram feitas em relação à fotossíntese, lipídios, açucares e ácidos. Foram constatadas inúmeras diferenças entre as amostras de controle as amostras afetadas.

A maioria das mutações bioquímicas foram descobertas pelo cientista Michel Bounias, do INRA. Descrevendo as folhas jovens para jornalistas franceses em 1983, Bounias afirmou que "do ponto anatômico e fisiológico, elas tem todas as características de sua idade, mas elas apresentam as características bioquímicas de folhas em idade avançada: folhas velhas! E isso nos lembra que não sabemos nada de nosso planeta".

Local de pouso do Objeto
Em um relatório publicado no Journal of Scientific Exploration, Bounias concluiu assim: "Não é o objetivo do autor identificar a exata natureza do fenômeno observado em 8 de janeiro de 1981 em Trans-enProvence. Mas pode-se concluir razoavelmente que algo incomum ocorreu de forma consistente, com uma fonte eletromagnética de estresse. A mais notável coincidência é que ao mesmo tempo, o físico francês J. P. Petit traçou equações que levou, anos mais tarde (Petit, 1986), à evidências de que aqueles objetos voadores poderiam ser impelidos a voar em altas velocidades, sem turbolências, nem ondas de choque utilizando força a partir de efeitos de magneto-hidrodinâmica de Laplace".

Análises Céticas.

Alguns cientistas franceses insistem que a investigação GEPAN foi falhada, especialmente o estudo do traço físico.

O raciocínio dos céticos é baseado no princípio da navalha da Occam (ou Ockham) . A navalha de Ockham ou Navalha de Occam é um princípio filosófico de raciocínio utilizado nos conceitos de racionalismo e nominalismo. Também chamado de princípio de simplicidade , princípio de economia ou princípio de parcimônia (do Latim lex parsimoniae).

Uma formulação mais moderna é que "as hipóteses mais simples e suficientes são as mais prováveis". É um dos princípios heurísticos fundamentais na ciência, sem ser estritamente falando um resultado científico. Em linguagem cotidiana, a navalha de Ockham poderia ser expressada com a frase "Por que se complicar quando pode ser simples? ".

Eles explicam o caso baseado nos relatórios Policiais, disse que o traço, que apareceu em uma estrada ativa, parecia um feito pelo pneu de um carro, talvez devido a um misturador de concreto usado no trabalho de alvenaria que ocorreu naquele momento ou a outro veículo. Esta declaração foi descartada pela GEPAN por causa da única testemunha dizer o contrário. 

O rastreamento físico mostrado na imagem não é um círculo perfeito, de fato, há dois semicírculos mais ou menos cruzados entre si. Além disso, uma forma circular não coincide com a descrição do OVNI feita por Nicolai. Em uma entrevista para a televisão francesa, Nicolai confirmou que havia veículos passando na estrada no momento do avistamento.

David Rossoni, Eric Maillot e Éric Déguillaume criticam as interpretações extraterrestres deste caso e defendem, contra o conselho dos investigadores do GEPAN, o cenário de uma fraude em seu livro OVNI do CNES - 30 anos de estudos oficiais.

Nicolai acreditava inicialmente que o objeto era um dispositivo militar experimental. A proximidade do site com a base militar de Canjuers torna essa teoria geralmente plausível. No entanto, a investigação da GEPAN se concentrou em explicações convencionais, como causas atmosféricas ou terrenos de natureza terrestre. Mas, apesar de uma investigação conjunta da GEPAN e da gendarmerie que durou dois anos, nenhuma explicação plausível foi encontrada.

Fontes.

http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1980/provence

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-Csep_The_T_S_A__Note_techn16-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-M_Cl_T_S_A__ALAT-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Bio_T_S_A__analyses_INRA-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Phy_T_S_A__analyses_DER-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__T-Csep_P_P_S__photos-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Bio_T_S_A__analyses2_INRA-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Phy_T_S_A__analyse_LDP-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Geol_T_S_A__analyses_SNEAP-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS_EN_PROVENCE__83__1981__E-O_Atm_T_S_A__Meteo-R.pdf

http://www.fenomenum.com.br/ufo/governos/documentos/franca/TRANS-EN-PROVENCE__83__08.01.1981__T-M_PV_T_S_A__1981308305-28-1981-R.pdf

http://www.cnes-geipan.fr/index.php?id=202&tem=1237

http://www.cnes-geipan.fr/index.php?id=202&cas=1981-01-00849

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1534467-EI301,00.html

http://www.rr0.org/data/1/9/9/0/Velasco_TransEnProvence/10.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Trans-en-Provence_Case

http://fr.wikipedia.org/wiki/Cas_de_Trans-en-Provence 

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