quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Incidente De Logan Paul em Aokigahara.

É 2018 mal começou e as tretas tão recorrentes em outros anos veio com força. Em apenas 3 dias ocorreu muita coisa que poderiam ocorrer em 3 semanas, ou 3 meses, mas não, ocorreu em 3 dias.

Uma das coisas que foi o ápice (Não posso dizer com certeza que foi o ápice ainda temos mais 362 dias para acabar o ano) da escrotice, foi a infeliz filmagem de Logan Paul em Aokigahara. 


A floresta de Aokigahara (também conhecida pelo nome “Mar de Árvores”) é uma floresta que fica localizada na base noroeste do monte Fuji, no Japão. É uma floresta que abrange cerca de 38 km² e é um dos pontos turísticos mais populares da região. Possui uma grande densidade de árvores, por essa razão o vento jamais penetra em seu meio. Devido também a quase ausência de animais na floresta, Aokigahara apresenta um silêncio perturbador e sinistro (é só dar uma olhada nos vídeos feitos na floresta para constatar o ar estranho e silencioso emanado pelo lugar). Devido a idade da floresta e seu peculiar silêncio, Aokigahara é considerada por muitos japoneses como um lugar maldito e lar de diversos demônios. Mas a floresta também apresenta outra particularidade macabra, é o segundo ponto onde mais ocorrem suicídios no mundo, ficando atrás apenas da ponte Golden Gate, nos EUA.

Por ano o número de mortos encontrados comumente ultrapassa a assustadora marca de 100. Geralmente os corpos são encontrados em avançado estado de putrefação e os métodos de suicídio variam bastante. São encontradas pessoas que se suicidaram por enforcamento, envenenamento e por armas de fogo (sendo a última bem mais rara), o método de suicídio mais frequente é o enforcamento.

As estatísticas a respeito do número de suicídios variam bastante, no período anterior a 1988, ocorriam cerca de 30 suicídios a cada ano. 

Em 2003, 105 corpos foram encontrados na floresta, superando o recorde anterior de 78 em 2002. Os números aumentaram desde então e já chegam, só em 2004, a 108 pessoas. Muitos atribuem o aumento desse número a divulgação feita sobre esse lugar. Geralmente a imprensa é aconselhada a não veicular nada sobre os lugares onde costuma-se ser frequentado por suicidas, pela simples razão de que a noticia sempre encoraja e atrai outros que passam por extremo sofrimento e também pensam em tirar a própria vida.

Devido ao alto índice de suicídios ocorridos dentro da floresta, as autoridades japonesas espalharam avisos (Em Inglês e Japonês) por todas as rotas de entrada da floresta, na tentativa de provocar a reflexão nas pessoas que se sentem perdidas e procuram a floresta para por um fim na própria vida. Os avisos pedem para as pessoas que ali forem adentrar, que saiam do local e procurem alguma ajuda. Mas apesar das placas e dos avisos o número de suicídios continua bastante elevado e a cada ano mais e mais pessoas procuram a floresta sinistra com o objetivo macabro. O Grupo de "Caça ao Corpo" consiste em um pequeno exército formado por policiais, voluntários e jornalistas que buscam por corpos na floresta, é realizada desde 1970.

A popularidade da floresta como lugar de suicídios surgiu em 1960, na novela Kuroi Jukai (Mar sombrio das árvores), de Seichō Matsumoto, que termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta. Porém, os relatos de suicídio na floresta precedem da publicação da novela, e o lugar há muito tempo era associado à morte. Talvez ele seja praticado na floresta desde o século XVIII, é palco de diversos casos sinistros ao longo da história japonesa. Conta-se que no século XVIII, devido a fome enfrentada pelo povo japonês, muitas famílias abandonavam os seus incapazes e debilitados na floresta com o intuito de mata-los, se livrando assim do fardo que eles representavam em tempos de escassez de alimentos. Muitos japoneses acreditam que as almas dos antigos mortos ainda assombram a floresta.

A floresta é supostamente assombrada pelos fantasmas daqueles que morreram e também chamada de Floresta do Suicídio. Em 2015 também foram encontradas tendas abandonadas por turistas que por ali se tinham alojado e desde então o número de habitantes locais a visitar a floresta diminuiu, mas o número de turistas é cada vez maior. O número de habitantes locais a visitar a floresta não conta com o número de suicidas.

Nem todos que entram na floresta concluem seu objetivo. Existem diversas pessoas que adentram na floresta mas acabam, por alguma razão, desistindo de cometer o suicídio. No ano de 2010 cerca de 247 pessoas procuraram a floresta para se matarem, mas somente 57 acabaram concluindo seu objetivo inicial.

Agora que conhecemos um pouco (Ou recapitulamos) Vamos ao Incidente que deu o que falar mundialmente.


O norte-americano Logan Paul, com 15 milhões de seguidores no Youtube e quase quatro milhões no Twitter (Ou seja temos ideia da influência que ele tem), queria mostrar à seus seguidores “o vídeo mais louco e mais real nunca antes compartilhado em seu canal”. O anúncio premonitório, em forma de tuíte, publicado em 31 de dezembro não deixou ninguém indiferente. Nesse mesmo dia, o youtuber subiu à Internet uma gravação na qual aparecia com três amigos passeando pela floresta japonesa Aokigahara, 

Enquanto caminhava com os amigos, fazendo piadas, eles avistaram o que seria um corpo de uma pessoa enforcada em uma árvore. Paul publicou a filmagem desfocando o rosto da pessoa. Inicialmente, ele e o grupo se mostram chocados, mas logo dão risada da situação. A gravação continua entre gozações e brincadeiras enquanto o youtuber reitera que “é o momento mais real que já gravei”. Quando o grupo saem da floresta, Paul continua filmando e fazendo piadas sobre o local. “Uma dica, não vão até ali”, diz, rindo, para duas garotas que surgem perto dele.

O vídeo, publicado com o título “encontramos uma pessoa morta em floresta do suicídio japonesa”, ainda vinha com informações dizendo que as filmagens “marcariam a história do YouTube”. “Tenho certeza que isso nunca aconteceu com ninguém no YouTube”. 

Após receber muitas críticas nas redes sociais por causa do tom desrespeitoso das imagens, o conteúdo foi retirado por Paul 48 horas após a emissão.

Originalmente, Logan foi para a floresta de Aokigahara com os amigos e um guia para falar dos aspectos assustadores do local. Porém, muitos fãs criticaram o youtuber porque o tema é pesado e exige respeito e cuidado — inclusive porque a maioria do público dele é formada por crianças.

No momento da filmagem, Logan e os amigos até falam rapidamente que suicídio é algo sério e que é preciso buscar ajuda se você está passando por momentos difíceis. Porém, exibir o cadáver de perto e fazer piadas em outros momentos da postagem foram considerados atos "desrespeitosos" e "nojentos".

Até a roupa de Logan foi alvo de xingamentos, pois ele não teria levado o local a sério e foi trajando vestimentas espalhafatosas e um chapéu engraçado.


Além disso, segundo as críticas, ele teria abordado mal um tema como o suicídio, ainda mais brincando com as situações que poderia encontrar por lá.

O ator Aaron Paul, do seriado "Breaking Bad", mandou uma mensagem diretamente a Logan no Twitter:

"Como você se atreve! Você me enoja. Não posso acreditar que tantos jovens te assistam. Muito triste. Espero que este último vídeo os acorde. Você é lixo puro. Claro e simples. Suicídio não é piada. Apodreça no inferno", disse extremamente revoltado com a situação.

A atriz de "Game of Thrones", Sophie Turner, também mostrou sua indignação com o vídeo e postou em seu Twitter:

"Você é um idiota. Você não está aumentando a consciência. Você está zombando. Não consigo acreditar no quanto sua desculpa é um auto-elogio. Você não merece o sucesso (views) que você possui. Peço a Deus que você nunca tenha que experimentar algo como isso que aquele homem fez"

O youtuber sueco Felix Kjellberg, o "PewDiePie", que tem 58 milhões de inscritos em seu canal, fez um post em seu Twitter criticando Logan em tom de piada:

"Logan Paul vai para "Floresta Suicida": Nossa nós achamos um cara morto aqui!!!! Muito louco! Deixa eu dar um zoom para o vlog. Ok gente, sério, deixa um like se você também está triste.."

Algumas horas depois de tanta repercussão, o autor do vídeo resolveu pedir desculpas, publicando uma carta de desculpas em seu perfil do Twitter e removeu a postagem do YouTube. Entretanto, alguns canais já subiram novamente o vídeo (Uma vez na Internet, já era!) — e as imagens são de fato bastante fortes (Não é necessário eu colocar aqui). Confira a tradução da mensagem na íntegra:




"Querida internet. Por onde eu começo? Vamos começar assim: me desculpem.

Isso é inédito para mim. Eu nunca encarei críticas como essas antes, porque eu nunca tinha cometido um erro como esse antes. Estou cercado de boas pessoas e acredito que tomo boas decisões, mas ainda sou um ser humano. Eu posso estar errado.

Eu não fiz isso por visualizações. Eu já tenho visualizações. Eu fiz isso porque achei que poderia criar uma onda positiva na internet, não uma monção de negatividade. Eu queria trazer conscientização sobre o suicídio e sua prevenção e, enquanto eu pensava 'se esse vídeo salvar UMA vida, ele vai valer a pena', fui mal direcionado pelo choque e espanto, como mostrado no vídeo. Eu ainda estou assim.

Faço essas m***** todos os dias. Fiz vídeos de 15 minutos ABSOLUTAMENTE TODOS OS DIAS pelos últimos 460 dias ou mais. Dá para compreender que é fácil ficar focado em um momento sem pesar completamente as suas ramificações.

Sou frequentemente lembrado de quão grande e verdadeiro é o meu alcance e que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Pela primeira vez na minha vida, estou arrependido e digo que lidei com esse poder incorretamente. Não vai acontecer de novo.

Eu amo vocês todos. Acredito nas pessoas. Estou saindo. Paz."

Não sei nem o que dizer, Ano passado tivemos aquela idiotice da Baleia Azul, e agora um Digital Influencer (15 Milhões de Inscritos) faz uma escrotice dessa, zombando do suicido. Mesmo tendo excluído o vídeo, o vídeo ainda vai está na Internet, mesmo ele dando strike nos canais que reuparam o vídeo, a prova da grande m**** que ele fez vai voltar, pois a Internet, ela não perdoa.  

Fontes


https://veja.abril.com.br/entretenimento/youtuber-posta-video-de-corpo-em-arvore-faz-piada-e-pede-perdao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aokigahara

https://en.wikipedia.org/wiki/Aokigahara

https://www.issoebizarro.com/blog/sobrenatural-misterios/aokigahara-japao-a-floresta-dos-suicidas/

https://www.tecmundo.com.br/internet/125690-youtuber-detonado-filmar-corpo-floresta-suicidio-japonesa.htm

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/02/internacional/1514891740_277567.html

http://www.purebreak.com.br/noticias/youtuber-logan-paul-posta-video-polemico-e-famosos-comentam-assunto-nas-redes-sociais/66868

Nenhum comentário:

Postar um comentário