domingo, 28 de janeiro de 2018

2 Minutos Para a Meia Noite.

Em 25 de Janeiro de 2018, foi anunciado um avanço para dois minutos para a meia-noite. A última vez que o relógio marcou esta hora foi em 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética testavam dispositivos termonucleares.

Será que a iminência da tão aclamada 3° Guerra Mundial vai de fato acontecer?! Pelo inicio deste ano e a tréplica do Presidente Laranja ao Gordinho da Coréia, mostra que este ano que está apenas começando, vai ser explosivo.

A Coisa tá ficando séria.
O "Relógio nuclear" (Doomsday Clock), que simboliza a iminência de um cataclismo mundial, avançou e está a dois minutos da meia-noite. A situação aconteceu por causa do risco crescente de uma guerra nuclear e do quão "imprevisível" pode ser o presidente americano, Donald Trump.

O Boletim dos Cientistas Atômicos disse na quinta-feira, 25, que o relógio avançou 30 segundos, ficando mais perto do que nunca da hora do apocalipse.

"Em 2017, os líderes mundiais falharam em responder de maneira efetiva ao aparecimento de ameaças como uma guerra nuclear e as mudanças climáticas, tornando mais perigosa a segurança global do que havia sido um ano antes e como não era desde a Segunda Guerra Mundial", segundo declaração de um grupo de intelectuais que abarca áreas de Relações Internacionais, Ciências, Meio ambiente e Segurança. A última vez que o relógio esteve dois minutos antes da meia-noite foi em 1953, quando os Estados Unidos e a antiga União Soviética realizavam testes de bombas de hidrogênio.

"Nas discussões deste ano, mais uma vez os assuntos nucleares se colocaram no centro do cenário", disse Rachel Bronson, presidente e diretora-executiva do Boletim dos Cientistas Atômicos. Bronson mencionou os novos testes realizados pela Coreia do Norte, um maior compromisso com as armas nucleares de China, Paquistão e Índia, assim como as "imprevisíveis" declarações do presidente dos Estados Unidos no Twitter.

O Meu Botão é Maior que o Seu!

Donald Trump dispensa apresentações, afinal todos sabemos quem e essa figura que foi de uma zebra nas eleições americanas, para torna-se de fato Presidente da mais poderosa e influente nação do Mundo, mesmo sendo Presidente, não o impede de cometer besteiras (e olha que não são poucas).

Lá no começo do mês, no dia 02 de Janeiro, em um tweet, Trump

 afirmou naquela terça-feira que seu botão nuclear é maior e mais poderoso do que o dispositivo que o "presidente" da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirma ter.

Alguns entenderam esse Tweet como uma declaração de Guerra.

"O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que tem 'o botão nuclear sempre em seu escritório'. Alguém deste debilitado e famélico regime deve informá-lo que eu também tenho um botão nuclear, maior e mais poderoso que o dele, e que o meu botão funciona", tuitou Trump.

(Cara isso me lembrou as brigas de 4° série. Não foi a toa que os ponteiros do relógio estão a 2 minutos da Meia-Noite).

A resposta de Trump foi devido ao Discurso à Nação que Kim Jong-un fez no Ano Novo para reafirmar que seu país é um Estado nuclear e advertir que tem a seu lado e de forma permanente um "botão" atômico. Nesta mesma ocasião, o líder norte-coreano estendeu a mão a Seul ao afirmar que seu país poderá participar dos Jogos Olímpicos de inverno, que acontecerão em 9 de Fevereiro, na Coreia do Sul.

O "Relógio nuclear" foi criado em 1947. Seu horário já mudou 20 vezes desde então, em uma faixa que vai de dois minutos para a meia-noite, a 17 minutos antes da meia-noite, em 1991. No último ano se moveu de três minutos antes da meia-noite para dois minutos e meio. No ano passado, o programa nuclear da Coreia do Norte "fez progressos notáveis", assinalou o grupo na declaração. E "as ações provocativas e a retórica" de Estados Unidos e Coreia do Norte "aumentaram a possibilidade de uma guerra nuclear". Robert Rosner, professor do Departamento de Astronomia, Astrofísica e Física da Universidade de Chicago, assinalou a administração Trump por suas "inconsistências", que, segundo ele, pioram os riscos nucleares e "constituem um grande desafio" para "a estabilidade global".

Donald Trump, sendo Donald Trump.

As relações tensas entre Estados Unidos e Rússia também são uma ameaça, disse Sharon Squassoni, professor do Instituto para a Ciência Internacional e Políticas de Tecnologia na Universidade George Washington. "Pela primeira vez em muitos anos não estão em marcha negociações sobre o controle de armas nucleares entre Estados Unidos e Rússia", indicou. A mudança climática também é um fator de preocupação. Em 1953 "era uma ameaça hipoteticamente distante", sustentou Sivan Kartha, cientista do Stockholm Environmental Institute. Desde então, o dióxido de carbono aumentou seis vezes e o meio ambiente aqueceu cerca de 1ºC. No ano passado se viu um aquecimento extremo no mundo, danos catastróficos de furacões no Caribe e incêndios devastadores, afirmou Kartha.

A decisão de acertar ou não o relógio é tomada por um grupo de cientistas e intelectuais, inclusive 16 ganhadores do prêmio Nobel (Sem apelar para o Argumento dE Autoridade, mais já apelando, 16 Ganhadores do Prêmio Nobel que se sentam em uma távola redonda para discuti algo tão simbólico, é por que realmente eles sabem a seriedade que esse tema tem).

Reações.

Com esse adiantamento, houveram diversas reações, algumas preocupadas, mas a reação que mais chamou a atenção de todas foi da DC Comics. Sim a Famosa DC, conhecida pelos seus heróis, entres eles a Santíssima Trindade da mesma, Fez uma Piada/Trocadilho um dia após os acertos dos Relógio.

Para divulgar o lançamento de Doomsday Clock #3, a DC publicou em seu Twitter uma brincadeira dizendo “Esqueça do verdadeiro #RelógioDoFimDoMundo com Doomsday Clock #3, lançado agora.”

O trocadilho da qual definitivamente eles não esperavam que fosse criar uma polêmica, e acabaram tendo que vir a público mais tarde para poder pedir desculpas para as pessoas.

Algumas pessoas se sentiram bastante ofendidas com esta brincadeira e começaram a criticar a falta de sensibilidade da DC Comics. Aparentemente uma brincadeira dessas, no atual cenário político envolvendo uma relação bem frágil entre alguns países, onde dois presidentes se “ameaçam” falando sobre seus respectivos botões nucleares, foi suficiente para a DC vir a público se desculpar dizendo: “Sinceras desculpas pelo tweet desta manhã – não foi feito para ofender nem minimizar a seriedade dos eventos atuais.”

Foi um mimimi desnecessário, mesmo o assunto sendo sério, a DC fez apenas um trocadilho para divulgar seu produto, e alguns poucos se sentiram ofendidos, me pergunto se eles leram Watchmen (Confesso que ainda não a li por completo, apenas li os Reviews e o contexto que a mesma trabalha) , da qual tem o cenário Político bastante similar ao que ocorre hoje.

No contexto da Guerra Fria, tanto a DC, quanto a Marvel usaram extensamente o contexto político em praticamente tudo, mesmo na época em que a situação estava bem mais crítica que a de hoje em dia.

Se as tensões continuarem, não houve diálogos, será que o Doomsday Clock, vai avançar no ano de 2019 UM MINUTO E MEIO para a Meia-Noite?!
Fontes
http://m.msnoticias.com.br/editorias/noticias-brasil-mundo/relogio-nuclear-avanca-30-segundos-e-esta-a-2-minutos-do-fim-do/77181/

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/01/1953310-cientistas-adiantam-relogio-do-juizo-final-em-2-minutos-para-a-meia-noite.shtml

https://thebulletin.org/sites/default/files/2018%20Doomsday%20Clock%20Statement.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_do_Ju%C3%ADzo_Final

https://www.terra.com.br/noticias/trump-a-kim-meu-botao-nuclear-e-maior-e-funciona,55916caaa696289273efefe80b8880c7oi9ndpfp.html

https://oglobo.globo.com/mundo/trump-diz-que-seu-botao-nuclear-maior-que-norte-coreano-22248771

https://oberhalbthoth.blogspot.com.br/2017/09/a-coreia-do-norte-vai-aperta-o-botao-do.html

https://legiaodosherois.uol.com.br/2018/dc-comics-se-desculpa-por-ter-feito-piada-com-o-fim-mundo.html

http://www.ironmaiden666.com.br/2016/01/cientistas-mantem-relogio-do-juizo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário