Não será um Dossiê como escrevi anteriormente, será como uma memorando, um copilado de diversos casos que estudei em meu tempo livre.
Os Memórias da Ufologia de hoje, vai relembrar um dos episódios, um dos primeiros casos de contato com tripulantes de óvnis ocorridos em território brasileiro.
"O fato se deu em 12 de janeiro de 1953, às 13 horas e foi relatado pelo seu protagonista, Maurício Ramos Bessa, ao Sr. Eber Silvestre, irmão do nosso sócio da SBEDV, Elder Silvestre, que se mudou agora para Brasília. Foi Eber que localizou a testemunha e fez o interrogatório, assistido por nós em alguns dos pormenores.
Maurício tem hoje 39 anos, é casado, sabe ler e escrever e trabalha no biotério em um dos grandes hospitais do Estado da Guanabara, há 8 anos, tendo nascido aqui mesmo no Rio.
Santana dos Montes dista 3 horas, de automóvel, de Conselheiro Lafayette, e Maurício, depois do seu casamento (lua de mel?) hospedou-se na casa de um colono (parente de criação por parte da Senhora Henriqueta Nogueira de Almeida) da fazenda Guarará, que fica ainda uma légua e meia de Santana.
(Observação: Légua era a denominação de várias unidades de medidas de itinerários (de comprimentos longos) utilizadas em Portugal, Brasil, e em outros países, até à introdução do sistema métrico. As várias unidades com esta denominação tinham valores que variavam entre 2 e 7 quilômetros.
Légua terrestre antiga
De acordo com os dados informados por Iraci del Nero da Costa[1], e admitindo-se que a "polegada" em questão era equivalente a 2,54 cm, pode-se construir a seguinte relação:
1 légua = 3000 braças = 6000 varas = 15 000 côvados = 30 000 palmos = 666 000 centímetros = 6660 metros
Légua terrestre atual
A légua imperial é a maior unidade do sistema imperial de medidas. Esta é a única légua que tem uma definição e equivalência exatas, pois equivale cabalmente a 4,828032 quilômetros.
Em Portugal
Durante o período de transição das antigas unidades de medida para o sistema métrico, por Decreto de 2 de Maio de 1855, foi estabelecida a "légua métrica", equivalente a 5000 metros (5 quilômetros).
No Brasil
No estado de São Paulo, principalmente no interior, denomina-se "légua" à distância percorrida a pé (caminhada) por uma hora, sendo de aproximadamente 2 quilômetros. Também no estado de São Paulo, em algumas partes do interior, a légua terrestre é conhecida como o equivalente a 6 quilômetros.
No Nordeste brasileiro já foi uma unidade de medida muito utilizada, que equivalia a 6 km. Atualmente encontra-se em desuso. Porém, há algumas pessoas (principalmente as "mais antigas") que ainda utilizam essa denominação para referir-se ao comprimento de 7 km).
Local aonde ocorreu o evento, em Santana dos Montes, destacado em vermelho. |
Perdeu o objeto de vista devido ao terreno. Meia hora depois, já à distância de 6 metros, o viu pela segunda vez. Era um veículo menor que um Volks, de cor metálica, brilhante, a 1,30 metros do chão, achatado embaixo, ovalado em cima. Ele ficou o observando. Estava agora a 2 metros do veículo, quando, após esperar 2 minutos, de repente, apareceu um vão quadrado, e, em um movimento basculante, uma porta de deslocou para cima. Dois personagens pularam para o chão, que naquele lugar não apresentava capim. Eles tinham roupa cor de chumbo, a qual porém brilhava como um metal, e tinham uma bola brilhante na ponta dos pés, acima do sapato (que parecia ter mais uma forma quadrada, conforme desenho de Maurício). O disco deu um balanço para baixo, porém a porta não encostou no chão. Mesmo assim eles entraram no disco, apesar de não terem dado um pulo para cima. Maurício apenas achava que deviam ter prática. Não viu mais a porta fechar, nem o disco subir, porque a dor de cabeça estava tão forte, que nada mais via. Quando a pressão da cabeça de repente cesso, nada mais se via do disco. Foi para a casa com toda a naturalidade, nada mais sentindo no dia seguinte.
Desenho feito pela testemunha descrevendo seu estranho encontro. |
Em 1954 relatou o acontecimento ao repórter do Globo, Homem Rodrigues.
Fontes.
http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1950/bessa
https://www.youtube.com/watch?v=WyoMcfgQXN4
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9gua
Nenhum comentário:
Postar um comentário