domingo, 4 de fevereiro de 2018

Dossiê Pirassununga 1 de 4: Pouso na Fazenda Bela Aliança.

Estamos em Fevereiro, depois de conhecemos (não todos é claro afinal catalogar todos os casos envolvendo o fenômeno Óvni é praticamente impossível) os casos relacionados ao Fenômeno Óvni, principalmente nos dias que eles ocorreram.

(Agora a cada mês apresentarei uma imagem diferente de um Alien Aleatório.)

Fevereiro será a mesma coisa, entramos no 2° mês apresentado alguns casos famosos e nem tão famosos em torno Ufologia. Neste Segundo Post de Fevereiro falaremos de Pirassununga.

Dossiê Pirassununga 1 de 4: Pouso na Fazenda Bela Aliança.

Pirassununga, município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na Região Centro-Leste do estado. Sua população é de 70 138 habitantes, conforme o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui uma área de 727 km².

Na cidade, encontram-se sediados os seguintes órgãos e instituições:
  • A Academia da Força Aérea, onde são formados oficiais dos quadros de infantaria, intendência e aviação, todos de carreira e futuros oficiais da Força Aérea Brasileira; 
  • A Universidade de São Paulo, com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos; 
  • O Forte Anhanguera, que abriga o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército Brasileiro; 
  • O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; 
  • Uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo), do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; 
  • O Distrito de Cachoeira de Emas, importante recanto turístico do Nordeste Paulista, onde existem restaurantes especializados na culinária com peixe, atraindo milhares de turistas aos finais de semana e feriados e a Residência de Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.

Seu padroeiro é o Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Seus feriados municipais são: 6 de agosto (fundação) e 8 de dezembro (piracema). A grafia correta é Piraçununga.

Pirassununga, destacado de Vermelho no Mapa.
Dizem que a Área 51 Brasileira está na UNICAMP, em Campinas, cidade importante em termos estratégicos militares. A UNICAMP também é uma das instituições mais bem aparelhadas e equipadas da América Latina. Nela se encontra o Hospital das Clínicas, um prédio feito em 1974, bem equipado e com instrumentos médicos e biológicos avançados. Além disso, dizem que existem dois andares subterrâneos mantidos em sigilo. (Falarei isso em um Post a Parte).

Algo curioso nisto que existe uma certa piada, criada em fóruns de debates céticos (Quando a notícia que a UNICAMP seria a nossa área 51) de que a Verdadeira área 51 Brasileira está localizada em Pirassununga. (Explicarei o motivo, em Pirassununga está localizada a Fabrica de uma bebida alcoólica bastante apreciada, a Pirassununga 51. Por isso o trocadilho jocoso do 51).

Se era uma brincadeira em torno do nome, ao visto meio que acertou, pois em Pirassununga ocorre no mesmo dia (06 de Fevereiro) 3 casos em distintos: O Pouso na Fazenda Bela-Aliança, o Caso Mata Formigas, o Caso Tiago Machado, é o ataques de Tripulantes em Pirassununga que ocorreu no dia 12 de fevereiro do Mesmo ano.

Vamos a Primeira destas quatro ocorrências que 3 delas aconteceu no dia 06 de Fevereiro.

No dia 6 de fevereiro de 1969, o Sr. José Antônio Fioco, administrador da "Fazenda Bela Aliança", que fica a 8 Km do centro de Pirassununga (SP), ouviu, ao escurecer, grunhidos de porcos no chiqueiro. Ao se dirigir para lá, assistiu, a uns 20 metros de distância, ao lado da casa, a aterrissagem de uma estranha nave, com cerca de 5 metros de altura por 4 de largura, que se apoiava em um tripé de pés largos e de mais ou menos 1,50 metros. Por uma abertura que surgiu no aparelho, saíram três homens, mas não que desceram e sim permaneceram numa balaustrada que circundava o aparelho. Ali permaneceram por uns 3 minutos aproximadamente.

Estes seres teriam aproximadamente 1,60 de altura e usavam sapatos de material metálico semelhante ao alumínio, roupa inteiriça apresentando botões grandes, de uns 3 centímetros de diâmetro, na frente, na altura do peito. Não tinham barba.

Créditos Portal Fenomenum.
Segundo Antônio cada um dos seres possuía uma tarefa específica. Um deles segurava um tubo de uns 35 centímetros de comprimento por 2 polegadas de espessura, do qual saia, por uma das extremidades, um facho de luz que iluminou perfeitamente o galinheiro, que se acha a distante uns 250 metros, podendo-se distinguir claramente as galinhas nos poleiros. Outro tripulante olhava através de um aparelho que parecia uma máquina fotográfica de caixão. O terceiro personagem portava um bastão semelhante ao do primeiro tripulante, porém um pouco maior e mais grosso. Este último indivíduo olhava constantemente ao redor do disco, sempre atento.

Fioco pensou em chamar alguém para testemunhas a ocorrência e saiu, recuando cautelosamente, em direção à sua casa. Porém, ao abrir a porteira, esta rangeu nos gonzos e "possivelmente isso tenha assustado os tripulantes, porque imediatamente a nave levantou voo, desaparecendo em poucos segundos."

Segundo a filha da testemunha, na época do caso houve intensa atividade ufológica na região sendo muito observados nos dois meses seguintes à ocorrência do caso. Em pelo menos uma das ocasiões um destes objetos provocou interferência na TV.



A História da Fazenda Bela Aliança

Como o Oberhalb Thoth também faz referências históricas vamos contar um pouco da história de que foi uma "testemunha" do caso.

O ciclo do café no oeste paulista reserva riquezas inestimáveis. Assim como os castelos europeus dos tempos do feudalismo, nossas fazendas de café eram complexos sistemas autossuficientes, verdadeiras cidades rurais comandadas pelos pulsos firmes dos barões do café. A beleza de todo esses conjuntos ainda pode ser vista nos dias atuais em algumas propriedades preservadas, como é o caso da fazenda Bela Aliança, no município de Descalvado.

A fazenda Bela Aliança foi fundada em meados do século XIX por Francisco Antônio de Souza Queiroz Filho, filho do famoso cafeicultor e senador Barão de Souza Queiroz. Pouco tempo depois é adquirida por seu irmão, Nicolau de Souza Queiroz, que viria a tornar-se um dos maiores produtores de café da região.

O conjunto arquitetônico típico das grandes fazendas de café paulistas, com casarão principal erguido em taipa de mão e de pilão e muita madeira entalhada, com aproximadamente 1000 m² construídos, divididos em vários aposentos. Esta era uma fazenda da época da escravidão, em seu porão estava localizada a senzala, que mais tarde, com a abolição, seria desativada e transformada em depósito. Uma grande varanda se estende no frontão da casa, que tinha visão privilegiada para os terreiros de café, e para uma paisagem exuberante, de onde o cafeicultor admirava sua produção e suas terras, com mais de 130 alqueires e que produzia mais de 12 mil arrobas de café.

Créditos: São Paulo Antiga.

Ainda no conjunto é possível contemplar a antiga tulha de café e algumas maquinas de marcenaria, demonstrando a autossuficiência que as fazendas possuíam. Hoje, como uma memória aos áureos tempos, esta preservada uma serra trançadeira, que desdobrava grandes toras de madeira para o uso em diversas áreas da fazenda.

A Bela Aliança era servida pelos trilhos da Cia Paulista, através da Estação da Aurora, do ramal descalvadense. Tamanha era sua importância, este pequeno ramal ferroviário foi totalmente construído e custeado pelos cafeicultores da região, incluindo os donos da Bela Aliança.

Diferente de muitos outros lugares do nosso rico interior, a fazenda foi preservada pelos seus atuais donos, que ainda mantém com muito esmero quase todas as características originais da fazenda, mantendo em muito bom estado todo o conjunto arquitetônico, e principalmente preservando as matas ao redor, com muitas manchas originais de mata atlântica. Vale a pena conhecer este tão belo lugar, e mais do que isso, saber que ainda existem locais como esses preservados em nosso estado, demonstrando a pujança do ciclo do café, e sua enorme importância para nossa história.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pirassununga

http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1960/belaalianca

http://www.saopauloantiga.com.br/fazenda-bela-alianca/

http://www.assombrado.com.br/2014/02/unicamp-area-51-brasileira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário