sábado, 17 de fevereiro de 2018

CICADA 3301.

A internet esconde mistérios obscuros que já foram temas de vários filmes de ficção, drama e terror. Não é de menos, pois nas camadas mais profundas e inacessíveis da web, ficção se encontra com realidade. Um exemplo disso são os diversos esquemas ilegais, e alguns macabros, que já foram encontrados na famosa deep web. Desde as mitologicas Bonecas Sexuais Humanas, a casos de Canibalismo, Snuff Movies, tráfico de órgãos, além de animais e humanos. A Internet e uma entidade simbiotica, uma entidade que fascina pelas suas facilidades, ao mesmo tempo que assusta por sua complexidade.

Dentre as milhares de histórias que nos são relatadas a cada dias, a mais estranha e curiosa é o Caso da CICADA 3301. Há 5 anos atrás, uma mensagem criptografada começou a aparecer para diversos usuários da web. Uma tela preta com letras brancas com o seguinte texto:

"Olá, Nós estamos procurando por indivíduos altamente inteligentes. Para acha-los, nós desenvolvemos um teste. Há uma mensagem escondida nessa imagem. Ache-a, e isso levará você ao caminho certo para nos encontrar. Nós estamos ansiosos para encontrar os poucos que farão esse caminho até nós. Boa sorte. _ 3301"
dessa forma, várias pessoas motivadas pela curiosidade e o desafio começaram a procurar respostas para a misteriosa charada.

Mas o mistério deixado para trás e mais envolvente ainda.

Cicada 3301 é um nome dado a uma organização enigmática que, em seis ocasiões, postou um conjunto de quebra-cabeças e jogos de realidade alternativa complexos para possivelmente recrutar decifradores de códigos do público.

As etapas são sempre muito complexas: incluem usar linguagem de programação hexadecimal (algarismos de 0 a 9 combinados com letras de A a F), criptografia (mensagens cifradas) e esteganografia (mensagens escondidas nos bits de uma imagem) para decifrar pistas publicadas em sites, fóruns e redes sociais. Os peregrinos, como são chamados aqueles que querem seguir o caminho da Cicada em busca da “iluminação”, sempre aguardam ansiosos pelo dia 5 de janeiro, data em que a primeira pista de cada enigma anual é revelada – houve desafios em 2012, 2013 e 2014. No entanto, como este último não foi resolvido (ou, se foi, as pessoas que o fizeram não vieram a público para dizer).

O primeiro quebra-cabeça da internet começou em 5 de janeiro de 2012 e durou por aproximadamente um mês. A segunda rodada começou um ano depois, em 5 de janeiro de 2013 e uma terceira rodada após a confirmação de uma nova pista postada no Twitter em 5 de janeiro de 2014. A intenção declarada era recrutar "indivíduos inteligentes" apresentando uma série de quebra-cabeças que deveriam ser resolvidos, cada um em ordem, para encontrar o próximo. Nenhum novo quebra-cabeça foi publicado em 5 de janeiro de 2015. No entanto, um novo quebra-cabeça foi publicado no Twitter em 5 de janeiro de 2016. Os quebra-cabeças eram sobre segurança de dados, criptografia e esteganografia.



Foi chamado de "o enigma mais elaborado e misterioso da era da Internet" e é listado como um dos "top 5 mistérios não resolvidos da internet" pelo The Washington Post, e há muita especulação quanto à sua finalidade. Muitos especularam que os quebra-cabeças são uma ferramenta de recrutamento para a Agência de Segurança Nacional (NSA), a Agência Central de Inteligência (CIA), ou um grupo cibernético mercenário.

Outros alegaram que a Cicada 3301 é um jogo de realidade alternativa, mas o fato de nenhuma empresa ou indivíduo ter tido crédito ou tentado monetizá-lo, combinado com o fato de que nenhum indivíduo conhecido que resolveu os quebra-cabeças já se manifestou, leva a maioria a pensar que não é o caso. Outros alegaram que é administrado por um banco trabalhando com uma criptomoeda.

Propósito.

O propósito declarado dos quebra-cabeças cada ano tem sido o de recrutar "indivíduos altamente inteligentes", embora o objetivo final permaneça desconhecido. Alguns alegaram que a Cicada 3301 é uma sociedade secreta com o objetivo de melhorar a criptografia, a privacidade e o anonimato. Outros alegaram que a Cicada 3301 é um culto ou uma religião. De acordo com declarações feitas aos vencedores do quebra-cabeça em 2012, a Cicada 3301 normalmente usa métodos de recrutamento sem base em quebra-cabeças, mas criou os enigmas Cicada porque eles estavam procurando por membros em potenciais com habilidades em criptografia e segurança de computador.

Um Enigma Multifacetado

Joel Eriksson é uma das poucas pessoas conhecidas a ter resolvido o desafio online.

"Eu tropecei nisso em um dos quadros de imagens em que a primeira imagem foi publicada em 2012", diz Eriksson, um pesquisador e desenvolvedor de criptografia da 34-year-old da Suécia. "Infelizmente, não o vi até algum tempo depois de ter sido postado originalmente e, assim, tive um pouco de atraso", diz Eriksson. "Inicialmente, eu só pensei que seria um bom brincalhão. Sempre me interessei por qualquer coisa que possa desafiar-me, e nunca desisto. No caso da Cicada, o enigma em questão revelou-se muito mais do que pensei ser quando eu começasse. "

O enfrentamento do quebra-cabeça levaria Eriksson a confiar em uma série de habilidades de esteganografia para criptografia, para uma compreensão da numerologia maia antiga e uma familiaridade com a ficção especular de cyberpunk. Enquanto ele trabalhava na maneira de resolver um pedaço do quebra-cabeça para o próximo, a jornada o levaria a descobrir que as respostas não eram apenas no domínio digital, mas no mundo real: das pistas deixadas no correio de voz de um telefone do Texas número para flyers gravados em postes de telefone em 14 cidades ao redor do mundo. A busca acabaria por retornar às camadas mais profundas do mundo digital: a tela escura.

Do Reddit Para o Texas, do Texas Para a Dark Web

Para entender o quão difícil é a Cicada, é preciso apenas olhar para a complexidade de cada indício que leva a partes sucessivas do quebra-cabeça - tudo o que precisa ser completado para resolver o mistério da Cicada.

A partir da primeira imagem que foi postada, Eriksson usou o software steganography para extrair uma mensagem codificada com uma cifra de mudança, onde cada letra do texto realmente corresponde a outra letra. Uma vez que ele decodificou o cifrador, ele revelou uma URL onde outra imagem de um pato foi postado. Aqui, ele usou ferramentas de esteganografia para revelar um código de livro escondido de uma lista de dois números separados por dois pontos. O código do livro levou a um URL Reddit com números maias na parte superior da página. Eriksson percebeu que várias postagens de um usuário usando um pseudônimo pareciam consistir em texto codificado. Este texto era o "livro" que o código do livro poderia ser usado para decodificar. Mas, para encontrar o código, ele precisava encontrar a chave primeiro, que o fez traduzir os números maias.

O texto agora descodificado das postagens do usuário do Reddit anônimo revelou duas imagens, as quais Eriksson usava ferramentas de esteganografia para encontrar mensagens ocultas com enigmas dentro delas. A resposta a esses enigmas era um fio de dígitos que era um número de telefone no Texas. Chamar o número de telefone levou a uma mensagem de voz que dizia: "Muito bom. Você fez bem. Existem três números primos associados à imagem original final.jpg. 3301 é um deles. Você terá que encontrar os outros dois. Multiplique os três desses números juntos e adicione um .com para encontrar o próximo passo. Boa sorte. Adeus."

Olhando para os metadados da imagem que começaram tudo, Eriksson pensou que suas dimensões de altura e largura poderiam ser os outros dois números. Ele fez a matemática e aterrou em uma URL que tinha outra imagem de uma cigarra e uma contagem regressiva que lhe dizia quando retornar ao site.

Quando a contagem regressiva terminou, a imagem da cigarra foi substituída por seqüências de dígitos que pareciam coordenadas GPS. As coordenadas levaram a postes telefônicos em países de todo o mundo, inclusive em Espanha, Rússia, América, França, Japão e Polônia. Devido às limitações geográficas, Eriksson teve que confiar em outras pessoas na trilha Cicada 3301 em partes do mundo. O que os moradores locais encontraram foram cartazes físicos com imagens de uma cigarra e um código QR.

Eriksson digitalizou o código QR, que levou a outras duas imagens, dentro das quais havia texto mais escondido, incluindo o texto do que Eriksson descobriu foi o poema William Gibson, Agrippa . Observando que o texto referia números primos, Eriksson supôs que talvez o código do livro que ele usasse no texto encontrado no Reddit pudesse revelar para onde ir em seguida, se o usasse no poema de Gibson. Funcionou. Ele foi direcionado para um endereço na rede Tor anônima.

No entanto, no momento em que chegou, a Cicada 3301 apresentou uma mensagem afirmando que ficaram desapontados com os grupos de pessoas que se formaram para compartilhar partes dos enigmas que descobriram sem que nenhum membro complete todas as etapas ao longo do caminho, como Eriksson feito.

Se Eriksson visse a primeira imagem assim que todos os outros fizeram, e tendo resolvido o quebra-cabeça da Cicada 3301 sozinho, ele saberia hoje o que estava além do site Tor que a Cicada havia criado.

"Foi bastante decepcionante", diz Eriksson. "Especialmente considerando que as pessoas que se registraram no tempo eram principalmente aquelas que na verdade não haviam resolvido muitos dos próprios enigmas. As pessoas estavam compartilhando soluções e colaborando um pouco demais ".

Mas para Eriksson, o tempo eo esforço que ele levou para vencer a Cicada não foram uma perda total. Ele resolveu cada passo do enigma da Internet mais desconcertante do mundo em pouco menos de três semanas e no processo obteve uma grande visão sobre quem ou o que é a Cicada 3301.

Quem está atrás da Cicada 3301?

A impressão de Ericksson de quem poderia estar por trás do quebra-cabeça mudou conforme ele seguia.

"Obter um número de telefone para ligar depois de resolver uma das peças do quebra-cabeça foi a primeira sugestão de que este não seja apenas o trabalho de um troll aleatório da Internet. Esta foi definitivamente uma mudança inesperada ", diz Eriksson. "O enredo engrossou ainda mais ao receber uma série de coordenadas GPS. Eu também não posso deixar de notar que os locais em questão - EUA, Polônia, França, Coréia do Sul e Austrália - são todos os lugares com alguns dos mais talentosos hackers e pesquisadores de segurança de TI do mundo ".

A identidade da Cicada é um dos tópicos mais bem discutidos entre as pessoas que tentam resolver os quebra-cabeças anuais do grupo. As teorias variam de bancos globais que podem tentar criar novas moedas digitais para grupos de pensamento políticos para grupos nefastos de hackers com anarquia em suas mentes. A suposição mais popular, no entanto, é uma agência de inteligência do governo como a CIA, NSA e MI6 que podem estar tentando recrutar criptoanalistas talentosos como Eriksson - algo que Eriksson não pensa que seja provável.

"Na verdade, é bastante comum que as agências de inteligência e organizações similares usem formas não-tradicionais de recrutamento, mas, naqueles casos, costumam anunciá-la oficialmente ao invés de ocultar sua identidade. Um desses exemplos foi o desafio do GCHQ "Você pode quebrar isso?" alguns anos atrás. Requer habilidades técnicas mais profundas do que o desafio da Cicada 3301, mas o escopo foi muito menor e exigiu muito menos tempo para resolver. Se as agências de inteligência usassem algo como os enigmas da Cicada 3301 para encontrar pessoas para recrutar, eles provavelmente acabariam com muitas pessoas que não estão realmente interessadas em trabalhar para uma organização como a deles ".

Então, se não é uma agência de inteligência, quem está por trás disso?

"É muito provável uma organização subterrânea, não relacionada a qualquer governo ou agência de inteligência", diz Eriksson. "Com base nas referências em seus desafios - o poema de Agripa, de William Gibson, O Casamento do Céu e do Inferno de William Blake, O Livro da Lei de Aleister Crowley - e suas constantes referências a números primos e similares, eles são provavelmente intelectuais, anti-establishment, orientado ideologicamente e eles parecem estar valorizando o pensamento lógico / analítico altamente. Eles parecem compartilhar muita ideologia com o movimento da criptoanarquia e hackers da velha escola".

Quanto à complexidade dos enigmas, Eriksson diz que a Cicada nem precisa ser tão grande desse grupo. "Realmente só leva uma pessoa dedicada a planejar tudo, mas se eu tivesse que adivinhar, eu diria que é provavelmente três a cinco, sendo uma delas a principal força motriz. Eles provavelmente gastam cerca de um a dois meses em configurar tudo antes do quebra-cabeça de cada ano. Eu acho que é possível criar desafios semelhantes em muito mais tempo, mas não com tão grande atenção aos detalhes quanto a Cicada 3301. "

O que é mais interessante é que, embora Eriksson não tenha chegado a tempo de ser admitido, presumivelmente alguns outros selecionados. Isso levanta a pergunta: por que essas pessoas não falam? Afinal, se você é inteligente o suficiente para quebrar o quebra-cabeça da Cicada, você não quer se gabar disso e se tornar o herói do mundo dos hackers, revelando quem está por trás disso?

Eriksson diz que houve alguns vazamentos, com pessoas alegando que são ou fizeram parte da Cicada 3301 -, mas o problema é que nenhum deles pode ser confirmado. No entanto, ele não acha que a identidade de quem está atrás da Cicada será revelada - mesmo por um vencedor de boa-fé.

"Eu não acho que a Cicada 3301 revele tudo sobre si mesmo diretamente - ou em tudo", diz ele. "Eles provavelmente só revelariam seu propósito ou sua ideologia, e o que eles esperam de você como parte do grupo e, em seguida, usam meios de comunicação anônimos para manter sua identidade escondida".

"Quanto ao desejo de dizer ao mundo, acho que depende de como você está conectado e o que o impulsiona. No meu trabalho como pesquisador de segurança para alguns clientes muito secretos e sensíveis, estou acostumado a manter os segredos. Se você está trabalhando por uma causa em que realmente acredita, não acho que manter a boca fechada é tão difícil. O desafio para a Cicada 3301 é descobrir quais os que realmente acreditam em suas causas".

Tipos de Pistas.

O Ancião dos Dias (Ou o Eterno), de William
Blake
As pistas da Cicada 3301 têm abarcado muitos meios de comunicação diferentes, incluindo internet, telefone, música, CD inicializáveis de Linux , imagens digitais, e páginas inéditas de livros crípticos. Além de usar muitas técnicas diferentes para criptografar, codificar ou ocultar dados, essas pistas também têm referenciado uma grande variedade de livros, poesia, obras de arte e música. Cada pista é assinada pela mesma chave privada GnuPG para confirmar a autenticidade.

Entre outras, estas obras de referência incluem:

Referências Literárias e Artísticas:
  1. Agripa (Um livro dos mortos), um poema de William Gibson
  2. O Ancião dos Dias (Ou o Eterno), uma ilustração de William Blake
  3. Escrita futhorc
  4. Johann Sebastian Bach
  5. Cuneiforme
  6. M. C. Escher
  7. Francisco Goya
  8. Gödel, Escher, Bach, um livro de Douglas Hofstadter
  9. Kōans
  10. Liber AL vel Legis(Livro da Lei) de Aleister Crowley
  11. A senhora de Shalott, pintura de John William Waterhouse
  12. Mabinogion, Uma série de manuscritos galeses pré-cristãos
  13. Numeração maia
  14. A união do céu e do inferno, um livro de William Blake
  15. Nabucodonosor, uma ilustração de William Blake
  16. Newton, uma ilsutração de William Blake
  17. Self-Reliance livro de Ralph Waldo Emerson
  18. Canção da liberdade, um poema de William Blake
Referências filosóficas:
  1. Consciência coletiva e Inteligência coletiva
  2. Morte do ego
  3. Esoterismo
  4. Gematria
  5. Carl Jung
  6. Kabbalah e Qabalah hermética
  7. Søren Kierkegaard
  8. Friedrich Nietzsche
  9. Grigori Rasputin
  10. Jean-Paul Sartre
  11. Robert Anton Wilson
  12. Budismo zen
Referências criptográficas, matemáticas e tecnológicas:
  1. Cifra Atbash
  2. Cifra de livros
  3. Cifra de César
  4. Diffie-Hellman
  5. Fatorização
  6. Campo de número de peneira geral
  7. Kurt Gödel e seus Teoremas da incompletude
  8. GNU Privacy Guard (GnuPG or GPG)
  9. Francis Heylighen
  10. GNU/Linux
  11. Quadrado mágicos
  12. Teoria dos números
  13. Número primos
  14. Pretty Good Privacy
  15. RSA
  16. Autorreferência
  17. Compartilhamento secreto de Shamir
  18. Esteganografia em imagens digitais, texto e TCP/IP
  19. Laço estranho
  20. Tor
  21. Cifra de transposição
  22. Cifra de Vigenère
Localização Física das Pistas.

Ao longo do teste, várias pistas exigiram que os participantes viajassem para vários locais para recuperar a próxima pista. Essas localizações incluem as seguintes cidades:

Annapolis, Maryland, EUA; Chino, Califórnia, EUA; Columbus, Geórgia, EUA; Dallas, Texas, EUA; Erskineville, Austrália; Fayetteville, Arkansas, EUA; Flushing, Nova York, EUA; Granada, Espanha; Greenville, Texas, EUA; Haleiwa, Havaí, EUA; Little Rock, Arkansas, EUA; Los Angeles, Califórnia, EUA; Miami, Flórida, EUA; Moscou, Rússia; New Orleans, Louisiana, EUA; Okinawa, Japão; Paris, França;Portland, Oregon, EUA; Seattle, Washington, EUA; Lincoln, Nebraska, EUA; Seul, Coréia do Sul; Varsóvia, Polônia; Cidade do México, México.

A especulação de que a organização Cicada 3301 é grande e bem financiada é apoiada pela existência de pistas em um grande número de locais, todos muito distantes um do outro, aparecendo ao mesmo tempo.

O Enigma de 2014.




1. No dia 5 de janeiro de 2014, a conta do Twitter usada pela Cicada 3301 foi reativada após um ano. A mensagem tinha um link que levava a uma imagem. Com a ajuda de um software de esteganografia sobre a figura, era possível ver uma série de números e uma mensagem de texto – trecho de um ensaio do poeta Ralph Waldo Emerson


2. Os números finalizavam com o sufixo “.onion”, ou seja, eram endereços da Deep Web. A URL levava a uma montagem de três ilustrações do pintor William Blake. Novamente usou-se um software de esteganografia na imagem, revelando a mensagem “Bem-vindo. Boa sorte. 3301” seguida de códigos alfanuméricos. Com a ajuda de um algoritmo de criptografia, encontrou-se um novo site .onion


3. Uma mensagem nessa URL dizia “A paciência é uma virtude”. Após mais de 20 horas, apareciam caracteres que, descobriu-se, podiam ser convertidos em três imagens. Eram as três primeiras páginas do livro Liber Primus, a terceira escrita em runas. Essa linguagem pôde ser decodificada com o Gematria Primus, código fornecido pela Cicada em seu site

4. O conjunto numérico equivalente às páginas do livro levou a uma nova mensagem codificada, assinada pela 3301. Uma vez decifrada, essa mensagem dizia “Bom trabalho. A verdade absoluta é a ilusão absoluta”. E finalizava chamando os peregrinos a se unirem ao grupo em outro endereço da rede .onion


5. Nesse endereço, novos códigos começaram a aparecer e, convertidos, revelaram mais páginas do Liber Primus. Em uma delas, foram descobertas cinco colunas de números e palavras codificadas, distribuídas em cinco linhas. Os textos do livro, por sua vez, foram transformados também em números a partir da Gematria Primus. Após a decodificação, descobriu-se um quadrado mágico 5 x 5 (em que a soma das linhas e colunas levavam ao mesmo resultado)


6. Foi quando a 3301 mandou um recado para os peregrinos, pedindo que as próximas tarefas dos desafios fossem resolvidas individualmente. Na sequência, as pessoas que monitoravam as páginas .onion da organização encontraram o Retrato de Andrés del Peral, do espanhol Francisco Goya. Ajustando os filtros da imagem, foram achados quatro novos elementos: o logo da Cicada, outra figura de um homem e duas colunas numéricas


7. Utilizando esteganografia no quadro, encontrou-se uma nova mensagem da Cicada escondida com uma série de códigos hexadecimais, que revelaram duas imagens e um arquivo mp3. Uma delas era do matemático Kurt Gödel. A outra era a obra Olho, de M.C. Escher. Já o áudio era da Trio Sonata BWV 1039 em Sol Maior, de Bach


8. A mensagem achada no quadro ainda continha mais um endereço .onion codificado. Ao resolver essa etapa do mistério, os peregrinos chegaram a quatro novos arquivos em .jpeg do Liber Primus. Utilizando esteganografia nas imagens, novamente foram encontrados códigos, revelando quatro quadrados não mágicos


9. Em fevereiro de 2014, a última página do .onion saiu do ar, mas foi reativada após seis dias. Agora trazia uma caixa de texto e a orientação para que, ali, fossem colocados três quadrados mágicos: dois da ordem de 5 x 5 (um com a soma 3301 e o outro 1033) e um de 7 x 7, somando 1033. Para que um peregrino pudesse ser diferenciado dos outros, a Cicada pediu que cada um fornecesse uma página própria no onion. Seguindo esses passos, a Cicada 3301 prometia entrar em contato com o peregrino. O problema agora era descobrir quais eram os três quadrados mágicos requisitados



10. Usando a técnica da esteganografia no mp3 de Bach, encontrado na pintura de Goya, foram achados três novos quadrados mágicos em um arquivo chamado magicsquares.txt. Eram esses os códigos necessários para ganhar acesso ao sétimo endereço da rede .onion. Acessando esse novo site, foi possível obter 58 páginas do Liber Primus, numeradas de 0 a 57, codificadas pelas runas. Atualmente o grupo que se reúne no fórum uncovering-cicada.wikia.com tenta decifrar todas as mensagens do livro, além de tentar achar as conexões escondidas nos textos e na conversão das runas em números

Resolução.

O resultado final de todas as três rodadas de Cicada 3301 recrutamento ainda é um mistério. Os últimos quebra-cabeças conhecidos se tornaram altamente complexos e individualizados à medida que o jogo se desenrolava. Indivíduos anônimos afirmaram ter "ganho", mas a verificação da organização nunca foi feita e os indivíduos que fazem a alegação não são abertos a informações. De acordo com uma pessoa que completou o quebra-cabeça de 2012, aqueles que resolveram os quebra-cabeças foram questionados sobre o seu apoio à liberdade de informação, privacidade e liberdade online e rejeição à censura. Aqueles que responderam satisfatoriamente nesta fase foram convidados a um fórum privado, onde foram instruídos a conceber e completar um projeto destinado a promover os ideais do grupo.

Autoridades da Província de Los Andes, no Chile, afirmam que a Cicada 3301 é um "grupo de hackers" que se envolve em atividades ilegais. A Cicada 3301 respondeu a esta acusação emitindo um PGP - assinado negando qualquer envolvimento em atividades ilegais

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cicada_3301

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-o-misterio-da-cicada-3301/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/voce-e-capaz-de-resolver-o-misterio-da-cicada-3301/

https://www.fastcompany.com/3025785/meet-the-man-who-solved-the-mysterious-cicada-3301-puzzle

https://www.gizmodo.com.au/2016/11/cicada-3301-behind-the-internets-most-mysterious-crytographic-puzzles/

Nenhum comentário:

Postar um comentário