No sentido antropológico e histórico, as sociedades secretas são profundamente ligadas ao conceito de Männerbund (do alemão, Homens + Liga, união) que seria próprio de culturas pré-modernas. Tais sociedades são criadas para diversos propósitos que muitas vezes são para fins políticos, sociais e econômicos. Mas há também propósitos ocultos muitas vezes ligados às teorias conspiratórias como segredos envolvendo governos, instituições e até igrejas e organizações religiosas.
Ao contrário das sociedades medievais como a dos Templários, das quais faziam parte dezenas de milhares de peregrinos que não tinham nada a perder, a não ser suas almas imortais, existem fraternidades tão sigilosas e exclusivas que fica até difícil acreditar em sua existência. Mais difícil ainda é conceber a ideia que apenas uma centena de pessoas é capaz de controlar e intervir diretamente na vida de 7 bilhões de habitantes do planeta Terra (Governos fazem basicamente isso).
Entretanto, historiadores, sociólogos, filósofos do mundo inteiro não só acreditam como elaboraram inúmeras teorias sobre esses clubes ultra-privados que almejam apenas uma coisa, no melhor estilo Pinky e Cérebro: Dominar o mundo.
Além disso, essas sociedades estão ou estiveram ligadas as conspirações. Muitas sociedades são acusadas por teóricos de estarem encobrindo segredos importantes e intrigantes a nível mundial tais como a existência de seres extraterrestres inteligentes que visitam à Terra, as teorias envolvendo religiões, e organizações, seja elas governamentais ou não e muitas outras por aí.
Em tese, as sociedades secretas quase sempre estão ligadas a ocultismo ou teorias conspiratórias.
É você deve está se perguntado, se essa sociedades são Secretas, COMO DIABOS SABEMOS DA EXISTÊNCIA DELAS?!?!
Iniciando esse The Question Dossiê, iremos nos aprofundar nas Sociedades que você conhece, às que você não conhece, às que Dan Brown conhece, às que você finge que conhece, e assuntos relacionados a essas ordens (Não) tão secreta que habitam tanto nossa História quanto a Cultura Pop em geral. Neste 1° Post vamos conhecer um pouco sobre a Sociedade Caveira e Ossos (Skull and Bones).
A Skull and Bones (Crânio e Ossos, em português) é uma sociedade secreta estudantil dos Estados Unidos, foi fundada em 1832 após uma disputa entre as sociedades literárias da Universidade de Yale nos prêmios Phi Beta Kappa dessa temporada.
Essas Sociedades são:
- Linonian Society (Sociedade Linoniana ou Linonia) umas sociedade literária e de debate fundada em 1753. No final do século XVIII, todos os novatos recebidos no Yale College tornaram-se membros de Linonia ou de sua sociedade rival, Brothers in Unity, fundada em 1768. Outras sociedades de debate surgiram ao longo do século XVIII e início do século XIX, nomeadamente Crotonia em 1738 e Calliope em 1819, mas foram de curta duração. No final da Guerra Civil , o domínio social de Linonia e Irmãos começou a diminuir, e o sistema da sociedade de debate evoluiu para a União de Yale e, mais tarde, em 1934, a União política de Yale .
- Brothers in Unity (Irmãos na Unidade) e é uma sociedade secreta da Universidade de Yale. Foi fundada por 21 membros das classes de Yale de 1768, 1769, 1770 e 1771. Os fundadores incluíram David Humphreys, que é notado no catálogo público da sociedade 1841 como a "pedra angular" da classe fundadora. A Brothers in Unity foi fundada principalmente para combater a separação de classes existentes entre as sociedades literárias; antes de 1768, os calouros de Yale não foram "recebidos em nenhuma Sociedade", e os membros da sociedade júnior foram forçados a entrar na servidão dos veteranos "sob o pavor das penas mais severas". Humphreys, um calouro da classe de 1771, persuadiu dois membros da classe superior, três alunos júnior, dois estudantes de segundo ano e 14 calouros para apoiar a fundação da sociedade. O último catálogo público de membros da sociedade foi publicado em 1841. Desde a transição de Brothers in Unity em uma sociedade totalmente secreta, os nomes dos membros durante o século 20 e 21 são desconhecidos.
- Calliopean Society (Sociedade Calliopeana) é uma sociedade literária/debate fundada no Colégio Yale em 1819 por um grupo de membros da Linonia insatisfeitos pelo resultado de uma eleição para a presidência da mesma. Seu nome se refere a Calliope, primeira e mais sábia das musas, a musa da poesia épica, filha de Zeus e Mnemosyne (memória). O nome pode muito provavelmente ter sido levado em alusão direta à The Calliopean Society of New York City, organizada na década de 1780, que permaneceu ativa até 1831. Calliopean foi distinguido em Yale de suas sociedades rivais Linonia e Brothers-In-Unity, possuindo uma quantidade muito maior pertencente aos estados do sul. Com o aumento das tensões seccionais que a Guerra Civil Americana causou, fez com que a Sociedade suspendesse suas atividades. Foi subsequentemente revivido e repetidamente voltou a caducar em hibernação, seus períodos de inatividade geralmente coincidem com as principais guerras. A Sociedade foi ressuscitada no no início da década de 1950, como parte de um movimento conservador intelectual de resistência a um consenso liberal conformista que prevaleceu em Yale no rescaldo do New Deal.
Universidade de Yale nos tempos coloniais Créditos: Yale Collection Of American Literature Beinecke Rare Boo |
Entretanto, não são poucos os historiadores a acreditarem que a organização clandestina vive até hoje e que o plano concebido por Adam Weishaupt, fundador dos Illuminati, de comandar um planeta com apenas uma moeda, um Exército e uma só religião, seja o embrião do que a seria conhecida atualmente como a Nova Ordem Mundial. (Segundo os teóricos, o chamado “processo de globalização”, iniciado no fim do século 20, faz parte da conspiração maior que tem como objetivo, sim, dominar o mundo).
Os primeiros membros seniores incluíram Russell, Taft e outros doze outros membros. Sua base principal de operação e na Yale, localizada em New Haven, Connecticut. Os ativos da sociedade são gerenciados pela organização de ex-alunos da sociedade, a Russell Trust Association, incorporada em 1856. A associação foi fundada por Russell (da qual recebeu seu nome) e Daniel Coit Gilman, um membro da Sociedade. Em 1846, Russell tornou-se membro da assembléia do estado de Connecticut e, em 1862, foi nomeado general da guarda nacional.
A primeira descrição extensa de Skull and Bones, publicada em 1871 por Lyman Bagg em seu livro Quatro Anos em Yale, observou que "o mistério que agora atende a sua existência é o único enigma que as fofocas da faculdade nunca se cansam de discutir". Brooks Mather Kelley atribuiu o interesse em sociedades seniores de Yale para o fato de que os membros Veteranos, Calouros, segundo ano, e sociedades de classe júnior retornou ao campus nos anos seguintes e pode compartilhar informações sobre rituais da sociedade, enquanto os formandos foram, com seu conhecimento de tal, pelo menos um passo retirado da vida no campus.
Alphonso Taft tornou-se ministro da guerra em 1876, e depois Vice-general e embaixador dos Estados Unidos na Rússia, em 1884. Seu filho, William Howard Taft, tornou-se mais tarde magistrado e depois presidente dos Estados Unidos. Yale é a única universidade com sociedades secretas onde são admitidos somente seniores, quer dizer antigos alunos. As duas outras são Scroll and Key ("Chave e Pergaminho") e Wolf's Head ("Cabeça de lobo").
Mas não é qualquer estudante de Yale que é selecionado irá conseguir, no fim da cerimônia, “morrer para o mundo e ressuscitar para a fraternidade”, o que parece ser, segundo os historiadores, o significado desse rito de passagem. E também não é sua atuação acadêmica que irá contar pontos para a ficha de inscrição.
Willian Huntington Russel em 1833 Créditos Yale University Library. |
Os candidatos a bonesmen (Como são conhecidos) são exclusivamente homens brancos, protestantes (Ironicamente, vertentes cristãs Protestantes combatem os Senhores do Mundo), e são originários habitualmente de famílias muito ricas. Frequentemente, seus pais e avós ex-estudantes de Yale, que já eram membros da ordem, pode começar a se considerar bem-vindo ao grupo, Caso seja tudo isso, menos seus descendentes ser Ex-Membros é estudantes, não adianta insistir. No último ano de estudo, esses membros são denominados cavaleiros.
Origens.
O nome se originou de uma brincadeira de seus primeiros associados que penduravam um cartaz com uma caveira sobre dois ossos cruzados na porta da capela do campus de Yale, usada para suas reuniões, alertando aos comuns mortais que não queriam ser perturbados em seus misteriosos encontros. A sociedade também foi conhecida como a Ordem da Morte, Estrela da Corporação ou, simplesmente, a Ordem.
Ainda que um dos cartazes pendurados em uma das paredes da sede da sociedade avise: “Quem é tolo/ Quem é sábio/ Pedinte ou rei/ Que seja rico ou pobre/ todos são iguais na morte”, apenas quinze universitários de Yale são recrutados anualmente pela Skull and Bones para o seu rito de iniciação. Estes depois serão treinados pelos mesmos veteranos que participaram do seu batismo sinistro. Enquanto ainda são estudantes, os bonesmen – “homens dos ossos”, como são chamados os integrantes da sociedade secreta – se encontram todas as quintas-feiras e domingos na “Tumba”. Este é o nome carinhoso dado à sede da Skull and Bones, erguida 24 anos depois de William Huntington Russel ter criado a confraria em 1832.
A Tumba, antes da Adição da 2° Ala |
O arquiteto fora possivelmente Alexander Jackson Davis ou Henry Austin. O historiador arquitetônico Patrick Pinnell inclui uma discussão aprofundada da disputa sobre a identidade do arquiteto original em sua história do campus de Yale em 1999. Pinnell especula que a reutilização das torres Davis em 1911 sugere o papel de Davis no edifício original e, inversamente, Austin foi responsável pela arquitectura semelhante triplex egípcia Revival Grove Street Cemetery Gates, construído em 1845. Pinnell também discute a "Tumba" lugar estético em relação aos seus vizinhos, incluindo a Galeria de Arte da Universidade de Yale. No final da década de 1990, os arquitetos paisagistas de New Hampshire, Saucier e Flynn, projetaram a cerca de ferro forjado que envolve uma parte do complexo.
Um dos seus símbolos mais enigmáticos da fraternidade é o número 322, estampado nos armários de sua sede e em alguns logotipos que a identificam. Segundo pesquisas, o 32 é uma referência ao ano de sua fundação (1832). O “dois” adicionado seria um código cifrado, indicando que a associação é o segundo capítulo de uma história que começou anos atrás na própria Alemanha, em uma outra sociedade subterrânea conhecida como os Illuminati
Outros sugerem que o número "322" e o ano da morte do orador grego Demóstenes. Uma carta entre membros da sociedade inicial nos arquivos de Yale sugere que 322 é uma referência ao ano 322 aC e que os membros medem as datas deste ano em vez da era comum. Em 322 aC, a Guerra Lamã terminou com a morte de Demóstenes e os atenienses dissolveram seu governo e estabelecer um sistema plutocrático em seu lugar, pelo qual apenas aqueles que possuíam 2.000 dracmas ou mais poderiam permanecer cidadãos. Documentos no túmulo, supostamente, foram encontrados datados de "Anno-Demostheni" Os membros medem a hora do dia de acordo com um relógio 5 minutos fora de sincronia com o tempo normal, o último é chamado de "tempo bárbaro".
A Tumba em 2009. |
Skull and Bones tem reputação de roubar lembranças de outras sociedades de Yale ou de prédios do campus; Os membros da sociedade supostamente chamam a prática de "croking" e se esforçam para superar os atos "criminosos" uns dos outros.
A sociedade foi acusada de possuir os crânios roubados de Martin Van Buren, Geronimo e Pancho Villa .
Influência na política (AKA Teoria da Conspiração).
Há hipóteses de conexões da Skull And Bones com a CIA, Illuminati, Bilderbergers e com a Maçonaria. Tais teorias foram a base do filme The Skulls (Sociedade Secreta) que aborda uma sociedade secreta altamente sofisticada, fazendo uma clara alusão a Skull and Bones. A sociedade também foi incluída, assim como o grupo Whiffenpoofs, no filme de 2006 The Good Shepherd (O Bom Pastor), sobre as origens da CIA, no qual o personagem principal pertence à Skull and Bones.
Imagine a seguinte cena: um ambiente escuro, um indivíduo jovem, branco e completamente nu se apresenta deitado em um caixão. Não, não é filme de ficção científica nem de terror. Pelos relatos dos teoricos assim e o ritual de iniciação da Caveira e Ossos, ou seja, “Morrer para o mundo e ressuscitar para a fraternidade"
Os bonesmen tem uma predileção macabra por manter caveiras e esqueletos decorando os aposentos de sua sede, junto a inúmeros objetos do comando nazista. A coleção pode ser uma espécie de brincadeira de mau gosto. Porém, muito mais sério, foi o forte envolvimento de membros da Bones nas relações com o regime alemão antes da 2ª Guerra Mundial.
Grande parte de o complexo militar industrial americano, dizem os historiadores, colaborou com a ascensão de Adolf Hitler ao poder. Em 1930, Prescott Sheldon Bush, o avô do ex-presidente George W. Bush, iniciado na fraternidade em 1917, então presidente da Union Banking Corporation, envolveu-se em uma série de negócios lucrativos com o alemão Fritz Thyssen, o magnata do ferro, que abasteceu a máquina de guerra do Führer.
Cartão postal Alemão da Skull and Bones em 1882, com os dizeres "Quem foi o idiota, quem era o Homem sábio, Mendigo ou Rei. Créditos Yale University Library. |
Alexandra Robbins, jornalista investigativa, professora universitária e autora de Secrets of the Tomb (“Segredos da Tumba”, sem tradução para o português) escreveu em seu livro: “A Skull and Bones é a sociedade secreta mais poderosa dos EUA”, afirma. Para ela, o melhor exemplo desse poder aconteceu em 2004. Os dois candidatos que concorriam à mesma eleição presidencial, o republicano George W. Bush e o senador democrata John Kerry, foram membros da fraternidade.
George H.W. Bush, famoso pela mais célebre Frase que os conspiracionistas repetem a exaustão NEW WORLD ORDER! |
Antes de George W. Bush, seu pai George H. W. Bush, fazendeiro e empresário de petróleo no Texas e membro da fraternidade na turma de 1948, também fez do Salão Oval seu gabinete de trabalho entre 1989 e 1993. Setenta anos antes de Bush pai ser aceito na irmandade, William H. Taft, filho de um dos fundadores do grupo, também começava a sua iniciação. Anos mais tarde (1909-1913), viria a ser o 27º presidente dos Estados Unidos da América.
Muitos pesquisadores concordam com ela. Existem 800 Bonesmen vivos, a maioria na ativa, na posição de comando na economia americana e em suas instituições políticas. Por isso, dizem os teóricos, há razões suficientes para o mundo se preocupar, até porque essa não é a única sociedade que parece puxar os cordéis do poder mundial. Existem outras igualmente suspeitas de participar do jogo do poder, manipulando a economia globalizada, com o principal objetivo de dominar o planeta Terra.
Integrantes Famosos.
William Howard Taft - Secretário da guerra (1904-1908) e 27º presidente dos EUA, filho de Alphonso Taft, fundador do grupo.
William Averell Harriman - Embaixador dos EUA na URSS (1943-1946), secretário de comércio (1946-1948) e governador de NY (1955-1958)
Henry Robinson Luce - Fundador de Time-Life, um dos mais importantes conglomerados de comunicação dos EUA.
George Herbert Walker Bush - Fazendeiro e empresário do petróleo no Texas. Foi o 11º diretor da CIA e 41º Presidente dos EUA.
George Walker Bush - Governador do Texas (1995-2000) e 43º presidente dos EUA.
Referências na Ficção.
Skull and Bones foi satirizado de vez em quando nas tiras de quadrinhos de Doonesbury por Garry Trudeau, graduado da Yale e membro do Scroll and Key. Há referências abertas, especialmente em 1980 e dezembro de 1988, com referência a George H. W. Bush, e novamente quando a sociedade admitiu mulheres.
Os filmes Skulls (2000) e The Skulls II (2002) são baseados nas teorias conspiratorias em torno da Skull and Bones. O terceiro filme, The Skulls III (2004), baseia-se na primeira mulher a ser "tocada" para se juntar à sociedade.
A versão cinematográfica de F. Scott Fitzgerald 's do romance O Grande Gatsby, Nick Carraway chama Tom Buchanon Boaz . Tom, por sua vez, chama Nick Shakespeare. Nick disse anteriormente que conheceu Tom em Yale. É por isso implícito que eles eram membros da Skull and Bones. No romance, Yale não é explicitamente mencionada (em vez disso, eles estavam em New Haven juntos) e só afirmou que eles estavam na mesma sociedade seniores.
Em Gilmore Girls, o namorado de Rory Logan (e vários de seus amigos) faz parte da Brigada de Vida e Morte, que é frouxamente baseada na Skull and Bones.
No episódio da série de televisão Batman "Fine Finny Friends", afirma-se o avô de Bruce Wayne, mostrado em uma pintura com um suéter de Yale, fundou a Skull and Bones.
Em The Good Shepherd (2006), o protagonista se torna membro da Skull and Bones enquanto estudava em Yale.
No episódio "The Caper Chase", da 28° temporada de The Simpsons o Sr. Burns visita a sociedade para se encontrar com Bourbon Verlander sobre universidades com fins lucrativos.
De uma coisa podemos dizer: Podemos ser céticos em relação a Teorias Conspiratórias, mais quando um simples clube estudantil da qual seus principais membros estão no centro do Poder, devemos ficar um pouco mais espertos. Jogar todas as conspirações na vala comum da Terra Plana e Nibiru, como história sem pé nem cabeça, apenas é o ingrediente necessário para que essas organizações se sintam a vontade de fazer o que bem entende, tendo bucha de canhões necessárias para tirar o foco da atenção sobre si mesmas.
A partir do momento em que uma conspiração sem pé nem cabeça, faz certo sentido, pode ser tarde demais para muitos tentar compreender o significado da mesma.
Como disse em Dezembro de 2015, a grande razão pela qual muitas teorias da conspiração prosperam é porque elas são difíceis de refutar. Seria todas as Conspirações reais, ou apenas um absurdo criado por um grupo apenas para chamar a atenção? Teorias da Conspiração, como o próprio nome diz são teorias, das quais devemos analisar elas criteriosamente, pois em meio a tantas informações desconexas algo podem ter algo de relevante. Afinal muitas delas são falsas e comprovadas como tal. No entanto, existiram algumas que acabaram por, no fim, serem de verdade e não apenas imaginação ou mesmo mentira que partiu de uma pessoa ou grupo. MK Ultra, Espionagem Governamental são algumas das conspirações que se provaram reais, e existem outras que que podem ser reais, podem, mais ainda são teorias.
Até o decorrer dos fatos narrados, elas ainda estão nos arquivos da Teorias e se por ventura metade delas se confirmarem de fato, a Teoria deixa de ser teoria e se torna realidade, o que vem acontecendo com algumas das principais conspirações nos últimos anos.
Fontes.
https://en.wikipedia.org/wiki/Secret_society
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_secreta
https://pt.wikipedia.org/wiki/Skull_and_Bones
https://en.wikipedia.org/wiki/Skull_and_Bones
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Skull_and_Bones_members
https://en.wikipedia.org/wiki/Linonian_Society
https://en.wikipedia.org/wiki/Brothers_in_Unity
https://en.wikipedia.org/wiki/Calliopean_Society
http://leiturasdahistoria.uol.com.br/os-dono-do-universo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário