sábado, 22 de dezembro de 2018

Então é Natal: Tradições Natalinas ao Redor do Mundo. 1° Parte.


O Natal está chegando, pelo menos nos mais de 160 países que celebram a data, incluindo aqueles em que o cristianismo não é a religião principal. Contudo cada local celebra tão festiva data a sua própria maneira. A própria ceia pode variar muito de uma região para outra.

Mas não pense que em todos os países ele é celebrado da mesma forma como fazemos aqui no Brasil, com presépio, pinheirinho, neve de mentirinha e, é claro, com uma visita do ilustríssimo Papai Noel.

Nestas postagens relacionadas a essa Festa Crista (#SQN) iremos conhecer a diversidade cultural em diferentes tradições natalinas pelo mundo - algumas bastante inusitadas.

Ponha os fones de ouvido, clique na bela canção acima e vamos conhecer um  pouco do Natal nos 4 Cantos do Mundo.

1° O Natal Catalão.

O que vem a cabeça quando falamos da Catalunha, Separatismo, Barcelona, Messi (Ok Messi e Argentino). A Catalunha (em catalão: Catalunya, em occitano: Catalonha, em espanhol: Cataluña) é uma comunidade autônoma da Espanha localizada na extremidade leste da Península Ibérica. É designada como uma nacionalidade pelo seu Estatuto. A Catalunha é composta por quatro províncias: Barcelona, ​​Girona, Lérida e Tarragona. 

Os presépios natalinos catalães não são nada convencionais. Escondido entre os personagens tradicionais - como o Menino Jesus, Maria, José e os diferentes animais - está o caganer.

O caganer é um pequeno boneco de cócoras fazendo cocô, que muitas vezes retrata pessoas famosas - de políticos a jogadores de futebol. É muito comum você se deparar com essa figura de calças arriadas em segundo plano nos presépios.

Presépio de natal impróprio na Catalunha. Créditos: BBC.
A tradição não começou como um ato de protesto contra o governo, como você poderia imaginar - de acordo com os historiadores, o costume existe desde o século 18. A imagem simbolizaria a fertilização da terra, trazendo prosperidade.

É também uma diversão para as crianças, que são desafiadas a encontrar o caganer escondido em meio ao presépio.

Além do caganer, existe outra figura curiosa, o Caga Tió

O Caga Tió, também conhecido como Tió de Nadal, é um tronco composto pelo típico chapéu catalão (a barretina), pequenas pernas de madeira, e uma cara com um sorriso. O Caga Tió é normalmente colocado na sala, um local que pode ser controlado pelos pais e visitado pelas crianças. A partir do dia 8 de dezembro, o Caga Tió é coberto com um pequeno cobertor, para que não sinta frio, e a cada noite vai sendo “alimentado” pelas crianças. Alguns pais até deixam os restos das frutas e comidas colocadas pelas crianças com algumas dentadas, para que sejam encontradas no dia seguinte pelos filhos.

Créditos: valkyrieh116 on Visual Hunt/ShBarcelona
Na noite de 24 de dezembro, o Caga Tió é colocado junto à lareira, e as crianças são chamadas para iniciar a “cerimônia”.  Cada uma das crianças bate continuamente no Caga Tió com um pau, incentivando o tronco a “cagar” enquanto cantam esta canção: “Caga tió, Caga torró, Avellanes i mató, Si no cagues bé, Et daré un cop de bastó. Caga tió!“. Em português, a canção diz o seguinte: “Caga tronco, Caga torrão, Avelãs e queijo mató, Se você não cagar bem, Te bato com um pau. Caga tronco!“

Após a canção, as crianças saem correndo da sala. Neste momento, os pais deixam os presentes debaixo do cobertor. Quando tudo está preparado, os pais chamam as crianças de novo, que ficam encantadas por encontrar os presentes que o Caga Tió defecou. Originalmente, os presentes eram coisas como doces, torrão ou pequenas lembranças. Hoje, alguns pais dão presentes de Natal que, normalmente, são entregues no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis. As cerimônias com o Caga Tió também acontecem em lugares públicos: são as chamadas “cagations populars“.

2° Decoração com Picles 'Alemão' na América.

Bolinhas e picles de Natal na árvore. Créditos: BBC
O Natal das famílias da região centro-oeste dos Estados Unidos inclui a adorável tradição do Weihnachtsgurke - ou picles Natal.

O costume prevê pendurar o ornamento na forma de picles na árvore de Natal. Os adultos camuflam o enfeite entre os ramos da árvore - e a primeira criança a encontrá-lo pela manhã ganha uma guloseima.

Os descendentes alemães vão dizer que se trata de uma tradição que seus antepassados ​​trouxeram da Europa. Mas uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov, em novembro de 2016, descobriu que 91% dos alemães nunca ouviram falar desse costume atribuído ao país.

3° Bandeja com Frango Frito no Japão.

Japão: frango frito na ceia
Muitos japoneses se consideram budistas, xintoístas ou ambos. Desta forma, as tradições natalinas acabam sendo limitadas. Nos últimos anos, no entanto, um costume inusitado vem ganhando cada vez mais seguidores: comer frango frito no dia de Natal.

Cerca de 3,6 milhões de famílias fazem questão de seguir essa tradição.

Com isso, as redes de restaurante e fast-food americanas viram seus negócios prosperarem no país e criaram até um cardápio especial para a ocasião.

A demanda é tão alta que é recomendado encomendar seu frango com pelo menos uma semana de antecedência.

4° Natal em Moscou. Na Rússia, a Data é Comemorada em 7 de Janeiro.

Se você quer desejar Feliz Natal para amigos russos ou ucranianos, talvez seja de bom tom esperar um pouco mais. Assim como outros 13 países com forte presença de cristãos ortodoxos, eles celebram a data no dia 7 de janeiro.

Esses países seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13 em 1582, que é amplamente difundido.

Como explicado no Post 30 de Fevereiro existem 13 dias de diferença entre os dois calendários, o que explica por que o Natal não é celebrado em 25 de dezembro nesses países.

5° Yule Lad, Homem Vestido de Elfo na Islândia.

De acordo com um estudo de 2007, mais de 54% das pessoas na Islândia acreditam em duendes.

Os duendes em questão são os Yule Lads, homens vestidos de elfos que visitam crianças em todo o país durante o período festivo, deixando presentes nos sapatos que elas botam na janela.

6° Queime Uma Cabra - Ou Pelo Menos Tente - na Suécia.

Desde 1966, a cidade sueca de Gävle , a cerca de 100 quilômetros ao norte de Estocolmo, constrói uma cabra gigante de palha, símbolo da celebração de Natal escandinava.

Mas as autoridades da cidade ficam em estado de alerta.

Escultura de cabra gigante é incendiada na Suécia. Créditos: BBC.
Destruir a cabra de 13 metros de altura se tornou praticamente uma tradição informal. Nos últimos 40 anos, a escultura gigante foi queimada 29 vezes - mais recentemente em 2016.

7° Patinar e Rezar na Venezuela.

Fiéis cristãos não deixam de ir à missa no Natal na Venezuela, uma tradição herdada da Espanha.

Em alguns bairros, as pessoas se reúnem para patinar, nas chamadas "patinatas". As igrejas locais costumam organizar festivais noturnos em que as crianças andam de skate, patins e bicicleta após participarem da missa.

As ruas são fechadas ao tráfego para que todos possam se divertir com segurança.

8° 'Ceia Para os Mortos' em Portugal.

Em Portugal, a ceia permanece à mesa durante toda a madrugada de Natal, em respeito aos familiares que já morreram. Créditos: iStock/BBC
Os portugueses fazem uma ceia de natal, na noite do dia 24 de dezembro, que recebe o nome de Consoada.

A tradição determina que, após a refeição, a mesa deve permanecer intacta durante a noite, em sinal de respeito aos membros da família que já faleceram.

Em algumas regiões do país, é costume deixar lugares vazios na mesa 'reservados' aos entes queridos que morreram recentemente.

9° Sapatos e Casamento na República Tcheca.

O Natal na República Tcheca é também uma ocasião em as mulheres solteiras que querem se casar tentam descobrir o que o futuro lhes reserva.

De acordo com uma superstição popular, as mulheres devem ficar de costas para a porta de casa e jogar um sapato por cima dos ombros. Se o sapato cair apontando para a porta, é sinal de que ela se casará em breve.

Mas, quando o sapato aponta para a direção contrária, indica que ela permanecerá solteira por pelo menos mais um ano.

10° Iguaria Natalina Feita de Gordura de Baleia.

Na próxima vez que você franzir a testa diante de um jiló, ou arroz com uva-passas, pense duas vezes: vários países têm iguarias natalinas que certamente podem revirar os estômagos mais sensíveis.

Na África do Sul, por exemplo, lagartas fritas fazem parte do cardápio de Natal de algumas famílias. Na Groenlândia, os pratos festivos incluem pele crua de baleia e carne fermentada de aves marinhas, enquanto os noruegueses têm o smalahove - cabeça de cordeiro assada.

Neste contexto, o jiló parece bem saboroso, hein?

11° Esculturas de Rabanete no México.

A cidade de Oaxaca, no México, é palco de um evento tradicional que antecede o Natal. No dia 23 de dezembro, a cidade mexicana abriga uma exposição pública de esculturas feitas de rabanete, incluindo presépios natalinos.

'Rabanete' de Natal no México. Créditos: BBC.
O evento costuma reunir milhares de pessoas.

12° Aranha Natalina.

Além dos enfeites de Natal que todo mundo conhece, na Ucrânia as árvores são decoradas com teias de aranha. A origem desse costume vem de um conto sobre uma mulher muito pobre que não tinha como comprar os adornos para pendurar no pinheiro. Mas, na véspera de Natal uma mágica aconteceu, e a mulher descobriu na manhã seguinte que uma aranha havia enfeitado a árvore com uma linda teia brilhante.

Créditos: Mega Curioso/MSI Chicago.
13° Meios de Transporte do Papai Noel.

Como você sabe, aqui no Brasil as crianças acreditam que o Papai Noel visita todo mundo montado em um trenó puxado por renas, não é mesmo? Nos EUA, o Bom Velhinho usa o mesmo meio de transporte, mas na Austrália quem puxa o trenó são os cangurus! Já na Holanda, ele circula a cavalo, e na Suíça, em vez de cavalo, Noel visita as crianças montado em um burro.

No Havaí o bom velhinho é obrigado a fazer exercícios, pois precisa remar em uma canoa. Mas o mais curioso mesmo é na República Tcheca, pois por lá o Papai Noel vem do céu com uma corda dourada, ao melhor estilo missão impossível.

Amanhã teremos mais.

Então é Natal: Tradições Natalinas ao Redor do Mundo. 2° Parte.

Fontes.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-42438991

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40228-7-tradicoes-natalinas-bizarras-que-existem-pelo-mundo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha

https://www.shbarcelona.com.br/blog/pt/tradicoes-natal-catalunha-caga-tio/

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40228-7-tradicoes-natalinas-bizarras-que-existem-pelo-mundo.htm

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40124-o-natal-esta-chegando-veja-6-ceias-tipicas-em-diferentes-partes-do-mundo.htm

https://www.megacurioso.com.br/historias-macabras/58717-horror-natalino-conheca-9-criaturas-que-apavoram-o-natal-pelo-mundo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário