sábado, 8 de dezembro de 2018

Guarulhos, 458 Anos. 1° Parte.

08 de Dezembro de 2018, uma data como outra qualquer. Neste dia em Especifico Guarulhos completa 458 anos de vida. Assim como eu falei de São Paulo lá no começo do ano, falarei de Guarulhos, minha cidade mãe. Se São Paulo e a que considero a cidade vô por ter me acolhido, Guarulhos e a cidade mãe por ter me criado. Desde que me entendo por gente eu moro (e caminho) por essas bandas.


Guarulhos é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, com 1 365 899 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018. É a cidade não capital de estado mais populosa do Brasil, além de deter o 4º maior produto interno bruto (PIB) de seu estado e o 12º maior do país.

Segundo José de Alcântara Machado de Oliveira, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, os guaramomis ou maramomis, que eram um ramo dos guaianás. O nome do aldeamento indígena fundado em 1595 que deu origem à cidade era "Conceição dos Guarulhos", em referência a Nossa Senhora da Conceição.

História.

Guarulhos teve sua origem como elemento de defesa do povoado de São Paulo. Com a denominação de Nossa Senhora da Conceição é fundado em 8 de dezembro de 1560 o aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva. com a denominação de "Conceição de Guarulhos". Teve sua origem como um elemento de defesa por se temer um ataque Tamoio ao povoado de São Paulo de Piratininga .

Dessa forma, por fazer divisa com a capital paulista, tendo, como limites, os rios Tietê a leste e Cabuçu ao norte, era um ponto estratégico. Na mesma época que se fundava Guarulhos, nascia, também, a vila São Miguel, com o mesmo propósito, vila esta conhecida hoje como Bairro São Miguel Paulista.

Seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro. As minas foram descobertas em 1590 por Afonso Sardinha, localizada na atual região do Bairro dos Lavras, cujas antigas denominações eram Serra de Jaguamimbaba, Mantiqueira e Lavras-Velhas-do-Geraldo. "Assim, pois, na altura de 1750, existiam mineiros extraindo ouro nas "Lavras Velhas do Geraldo". É possível que este tenha sido o período de maior atividade, tendo-se esgotado com ela as referidas lavras (...). Aquelas "Lavras Velhas do Geraldo", hoje podem ser vistas na margem direita da estrada que se dirige de Cumbica para Nazaré.

A parte mais lavrada do terreno acha-se no ângulo formado pela estrada que ali se bifurca, um rumo em direção a Nazaré, e outro para Bom Sucesso". (Ferreira, 1958) "Houve pelo menos seis lavras em território guarulhense que se localizam em pontos diferentes de uma vasta área, compreendendo algumas dezenas de quilômetros quadrados, onde se acham os bairros de Lavras, Catas Velhas, Monjolo de Ferro (esta deve ter sido a chamada 'Lavras Velhas do Geraldo'), Campo dos Ouros, Bananal e Tanque Grande". (Noronha & Romão, 1980)

Entre os séculos XVII e XVIII notamos momentos de grande interesse por Guarulhos haja vista a quantidade de número de ordens estabelecendo as sesmarias (responsáveis pela ocupação e assentamentos na época do Brasil Colônia) expedidas para a região. Os sesmeiros se dedicaram à agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Ressaltamos que os engenhos de açúcar que se iniciaram nos anos seiscentistas estenderam-se até o início do século XX, com a produção de álcool e aguardente.

A agricultura da região possivelmente sofreu com o clima úmido e frio que acarretou ferrugem ao trigo, mosaico a cana e curuquerê ao algodão. Em 02 de outubro de 1845, chega a Conceição dos Guarulhos, memorando expedido pelo Palácio do Governo, ordenando o cumprimento da circular de 02 de outubro de 1845 que estipulava o contrato de locação dos serviços prestados pelos índios. O trabalho escravo negro (de origem sudanesa, denominados Gegês) foi utilizado em larga escala.

O trabalho escravo negro (de origem sudanesa, denominados jejes) foi utilizado em larga escala. Com o advento da paralisação da mineração do ouro, muitos negros acompanharam seus senhores na debanda que marcou a decadência do povoado - fim do ciclo do ouro. Segundo o tombamento das propriedades rurais da Capitania de São Paulo de 1817, registraram-se 183 escravos na Freguesia da Conceição dos Guarulhos, pertencentes a 28 lavradores das seguintes áreas: Bom Jesus, Bom Sucesso, Guavirotuba, Itaverava, Lavras, Pirucaia, São Gonçalo, São Miguel (Pimentas) e Varados.

Em 2 de outubro de 1845, chega, a Conceição dos Guarulhos, memorando expedido pelo Palácio do Governo ordenando o cumprimento da circular de 2 de outubro de 1845, que estipulava o contrato de locação dos serviços prestados pelos índios.

Em 1880, Guarulhos se emancipa de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, adotando o nome atual pela Lei nº 1 021, de 6 de novembro de 1906.

Após a Lei Áurea (1888) escasseou-se a mão-de-obra e tornou-se mais difícil o processo de retalhamento das antigas sesmarias que, apesar das dificuldades, se manteve ininterrupto surgindo os "cercamentos" como linha divisória. Em 03 de fevereiro de 1883 chegou via correio um quilo de sementes de trigo arroz destinadas aos lavradores do Município, oriundas da Província.

Em 30 de maio de 1901 foi publicada a súmula da produção do Município, onde encontramos registrado a produção de aguardente (30 engenhos), de arroz (12 propriedades), de café (4 propriedades), de feijão (200 propriedades), de milho (200 propriedades), de tabaco (1 propriedade), de carvão (10 propriedades), de vinho (2 propriedades), além da criação de gado: cavalar (300 cabeças), caprinos (20 cabeças), suínos (100 cabeças), vacum (300 cabeças) e 5 produtores na área de apicultura. No final do século XIX, discutiu-se na Câmara Municipal a necessidade da região ser servida pela estrada de ferro.

A justificativa recaia às riquezas dos recursos naturais da região, mais especificamente à produção de madeira e pedra, além da produção de tijolos, dado o grande número de olarias em funcionamento, sendo que toda a produção estava direcionada às crescentes edificações da capital, justificando então a implantação do ramal ferroviário que se efetivou somente em 1915, com a inauguração do Ramal Guapyra - Guarulhos, o trem da Cantareira. Foram cinco as estações em território guarulhense: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até a Base Aérea.

O início do século XX foi marcado pela chegada: da Estrada de Ferro, da energia elétrica (Light & Power), dos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias de atividades comerciais e dos serviços de transporte de passageiros. Nota-se através dos atos da Câmara Municipal a preocupação com o desmatamento, poluição das águas, caça de pássaros, implantação de esgoto, abastecimento de água potável e a implantação de leis estipulando a construção de muros (proibindo cercas de arame) nas ruas que a Câmara definia para regularizar e assentar guias.

Os anos 30 foram marcados pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República). Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. Na década de 40 chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.

Vários foram os planos de loteamento e arruamento aprovados pela Câmara Municipal no decorrer dessa década, o setor de obras da Prefeitura adquiriu máquinas, ampliou-se o Paço Municipal e a iluminação das vias públicas.

Geografia.

O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. Sua área está inserida na Serra da Mantiqueira.

A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.

O município de Guarulhos apresenta um clima tropical de altitude, com temperatura média anual entre 17 e 21 graus Celsius e geada esporádica em alguns lugares durante o inverno. A umidade relativa do ar média anual é de 81,1% e a precipitação pluviométrica é de 1470 mm. Ventos dominantes: SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).

Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.
  • Altitudes.
  • Altitude máxima: 1 438 metros - Pico do Gil (Serra de Itaberaba)
  • Altitude média: 759 metros
  • Altitude mínima: 660 metros que fica localizada na Foz do Ribeirão Jaguarí, com o Rio Jaguarí nas divisas de Guarulhos, Santa Isabel e Arujá.
  • Altitude da sede: 773,14 metros
  • Marco zero: Praça Teresa Cristina, hoje incorporado ao calçadão da rua Dom Pedro II, em frente à igreja matriz Nossa Senhora da Conceição
  • Clima.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referentes ao período entre de 1983 a 2014, a menor temperatura registrada em Guarulhos foi de 1,6 °C em junho de 1994, nos dias 26 e 27, e a maior atingiu 37,5 °C em 15 de outubro de 2014. O maior acumulado de precipitação em 24 horas foi de 140 mm em 16 de janeiro de 1991. Outros grandes acumulados foram 131 mm em 1° de fevereiro de 1995, 127,5 mm em 17 de dezembro de 2000, 121,4 mm em 11 de fevereiro de 1999, 112,2 mm em 26 de janeiro de 1987, 109,4 mm em 25 de maio de 2005, 108,9 mm em 1° de março de 2011, 101,7 mm em 29 de dezembro de 1995, 101,6 mm em 9 de setembro de 2009 e 101,4 mm em 11 de janeiro de 2011. O clima é do tipo Cwa (tropical de altitude com inverno seco), de acordo com Köppen.


Parques, áreas verdes e lazer.

Existem atualmente em Guarulhos vários polos de fauna e flora, dentre os quais merecem maior destaque:
  • Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçu), também conhecido por Reserva Estadual da Cantareira, que conta com aproximadamente 2.550 hectares;
  • Bosque Maia - Localizado no distrito Maia (no bairro Jardim Maia). É o maior parque urbano de Guarulhos;
  • Parque Júlio Fracalanza - Localizado no bairro da Vila Augusta, é um importante parque de vizinhança da região. O local possui ainda a Cidade Mirim onde crianças aprendem com monitores especializados as regras e sinais de trânsito e aprendem a praticar a cidadania, além de contar com uma biblioteca pública;
  • Lago dos Patos ou Lago de Vila Galvão - Localizado no bairro da Vila Galvão, o espaço possui 20 mil metros quadrados de água doce e área verde. É um dos espaços de lazer mais antigos de Guarulhos;
  • Parque Chico Mendes - Localizado no bairro Vila Isabel no distrito de Pimentas, é a única área verde de importância da região. O espaço também abriga um Centro de Educação Ambiental, sanitários, quadra de esportes, campo de futebol, pista de skate, parquinho, mesas e bancos, quiosques, trilhas na mata e espaço para fabricação de adubo orgânico;
  • Vista da Serra da Cantareira da torre de controle de Cumbica.
    Créditos: Wikipédia.
  • Parque Bom Clima / JB Maciel - Localiza-se no bairro Bom Clima, ao lado do Paço Municipal. Muito utilizado pelos moradores da região para as práticas de exercícios físicos, cooper, dentre outros;
  • Multiplicação de espécies vegetais, arbustivas e de forração; 
  • Preservação da Fauna e da Flora; 
  • Implantação de Reserva Biológica, destinada à preservação dos recursos naturais, pesquisas e educação ambiental;
  • Parque da Saúde - Localizado no bairro Gopoúva, trata-se da mais nova área verde do município. Este parque foi instalado em uma área de 15 mil metros quadrados doada pela Fundação para o Remédio Popular (FURP).
Ainda existem inúmeros outros parques e espaços verdes na cidade, como o Parque do Jardim City / Jardim Las Vegas, na Vila Rio, Parque Transguarulhense no Parque Continental /Jardim Betel, Parque do Jardim Adriana, Parque Novo Ipanema, Parque ETA Cumbica, Parque do Campo da Paz (Jardim Paraíso), Parque do Atleta (Torres Tibagy). O município ainda conta com outras áreas verdes que não são caracterizados como espaços públicos municipais, como a Fazenda de Itaverava (ou Itaberaba); áreas localizadas na região da Tapera Grande, Capelinha, Morro Grande; pequenos redutos de mata como por exemplo o e aquelas do Aeroporto Internacional, bem como outros preservados pela Legislação de Proteção Permanente.

Subdivisões.

Guarulhos está dividida em quarenta e sete distritos (contando com o Aeroporto). Cada distrito possuí inúmeros bairros em seu interior. Estes distritos, por sua vez, são subdivididos em 535 bairros. Vamos a cada um deles.


  • Distritos
1. Água Azul: 2 Bairros.

Água Azul é um distrito pertencente ao município de Guarulhos, Zona Norte da região metropolitana de São Paulo.

É um distrito classe baixa composto pelos bairros Água Azul e Chácara Cerejeiras em uma única gleba urbana dispersa, com grande número de vias sem pavimentação. É cercada por bosques, matos e sítios sendo que está situada na zona rural de Guarulhos. Possui um lago na área urbana. Segundo dados do censo de 2010, o bairro, que possuí uma área de 4,8 km² conta com uma população de 1,821 habitantes. Apesar de possuir moradores com renda baixa, localiza-se no bairro muitos sítios de médio padrão, ocupados eventualmente.

Suas vias principais de acesso são a Estrada Velha de Guarulhos-Nazaré cortando a parte oeste do distrito, a Av. Ary Jorge Zeitune que liga a estrada citada anteriormente à AmBev, Estrada do Morro Grande que liga o bairro do Morro Grande ao Bonsucesso e Vila Carmela, passando pelo bairro e por Mato das Cobras.

É servida por linhas que a conectam ao Terminal São João e ao Bairro Mato das Cobras por uma frota de micro-ônibus. Dentro dos limites do Distrito, está o Morro do Nhambuçu, cartão postal da cantareira no extremo norte, à beira da estrada do Jorge Zeitune.
  1. Chácara das Cerejeiras; 
  2. Água Azul.
(1 Chácara e o nome do Bairro).

2. Água Chata: 9 Bairros.

Localiza-se no leste do município, na margem da Rodovia Presidente Dutra sentido RJ. Possui uma população de 7.936 habitantes (Censo 2010), ocupando 6,30 km². Por conta da proximidade com a Via Dutra, o distrito possuí forte perfil industrial, além de contar com os seguintes bairros:
  1. Vila Dinamarca - É o maior bairro residencial do distrito. Suas ruas se irradiam a partir das vias do Trevo do Bonsucesso e da Av. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira. É composto por uma gleba urbana com residências de baixo padrão. O local vem recebendo investimentos do setor imobiliário e já possuí um condomínio vertical;
  2. Centro Industrial de Guarulhos e Parque Haramy - estes dois bairros formam o lado industrial do distrito. Grandes empresas nacionais e multinacionais possuem sede nesta área, como a General Foods do Brasil, SEW Eurodrive, Sun Chemical, dentre outras. Localiza-se entre a Vila Dinamarca e o distrito Cidade Aracília;
  3. Jardim. Nova Canaã - Está situado ao sul do distrito, à beira da Av. River, próximo à divisa com Itaquaquecetuba e Bairro dos Pimentas. É um bairro pequeno, que ainda não teve o empenho nem respaldo da atual administração Publica(Prefeitura de Guarulhos), que desde o ano de 2009, aguarda o cumprimento de promessas;
  4. Granja Eliana - Pequeno bairro localizado entre a estrada da Água Chata e os fundos da UNIFESP;
  5. Parques Piratininga I e II - este bairro localiza-se em quase sua total extensão no município de Itaquaquecetuba, sendo que apenas oito ruas do mesmo ocupam território do distrito da Água Chata.
  6. Água Chata;
  7. Vila Branca; 
(3 Parques, 2 Vilas, 2 Diversos, 1 Jardim e o Nome do Bairro).

Outros bairros encontrados no distrito são o Jardim Maria de Lourdes e a Vila Branca.
É de censo comum da população local tratar o distrito da Água Chata como pertencente ao distrito do Pimentas. Essa visão se dá, pois os locais são muitos próximos e pelas diversas divisões feitas pela administração do município e outros órgãos incluir o distrito como pertencente ao Pimentas, como a Regional 4 da prefeitura, a 185º Zona Eleitoral de Guarulhos, etc. Muitas instituições e locais como o Shopping Bonsucesso, o Terminal Pimentas, e a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, o teatro Adamastor Pimentas e o CEU Pimentas localizam-se no distrito da Água Chata.

3. Bananal: 11 Bairros.

É um distrito de formato alongado que, em seu norte se situa o limite da floresta do Parque Estadual da Cantareira e a Serra do Bananal. Em sua área rural apresenta sítios em meios a bolsões de floresta, na região norte e na região sul. Nas regiões central, leste e oeste apresenta conurbação com o Parque Primavera nos bairros de Vila União e Jardim das Oliveiras I, e com Jardim São João, na Estrada do Sabóo, com o Parque Santos Dumont.
  1. Parque Santos Dumont; 
  2. Jardim Munira;
  3. Jardim Monte Sião; 
  4. Jardim Adelina;
  5. Jardim Avelina;
  6. Jardim Bananal;
  7. Jardim das Oliveiras I; 
  8. Jardim das Oliveiras II; 
  9. Vila União;
  10. Chácara Bananal
  11. Canarinho
(7 Jardins, 1 Parque, 1 Vila, 1 Chácara 1 Diverso).

4. Bela Vista: 5 Bairros.
  1. Parque das Laranjeiras; 
  2. Jardim Divinolândia; 
  3. Jardim Santa Maria; 
  4. Jardim Bela Vista; 
  5. Cidade Martins.
(1 Parque, 3 Jardins 1 Cidade).

5. Bom Clima: 5 Bairros.


Bom Clima é um distrito da Região Norte da Grande São Paulo , pertencente ao município de Guarulhos. O distrito se destaca por seus hospitais: HMU (Hospital Municipal de Urgências), o Hospital Bom Clima e o Hospital Unimed.
  1. Vila Santa Maria, 
  2. Jardim Toscana, 
  3. Jardim Santa Beatriz, 
  4. Jardim São José, 
  5. Jardim Bom Clima 
(4 Jardins, 1 Vila).

6. Bonsucesso: 24 Bairros

Bonsucesso é um distrito da Região Norte da Grande São Paulo, e pertence ao município de Guarulhos. Limita-se a nordeste com o município de Arujá, a leste com o distrito do Sadokim, a sul com o distrito do Pimentas e Rodovia Presidente Dutra, a oeste com os distritos do Presidente Dutra e Lavras e a norte com os distritos do Morro Grande e Mato das Cobras. Segundo censo 2010, o distrito que ocupa uma área de 20,80 km² possui 93.666 habitantes, sendo o segundo mais populoso de Guarulhos. Por conta de seu tamanho e localização, o distrito do Bonsucesso possui um perfil misto entre residencial, comercial e industrial. Nos locais próximos à Rodovia Presidente Dutra, o bairro assume perfil industrial. Já as áreas dos bairros Vila Bonsucesso e Residencial Parque Cumbica - Inocoop são essencialmente residencias de classes média baixa e média. Os demais bairros são mistos de áreas comercias e residenciais. O distrito possui um "apêndice" no seu lado sul, por conta da divisão feita pela Via Dutra. Esse apêndice é formado pelos bairros Parque Alvorada, Parque Brasília, Jardim Silvestre e Jardim Albertina, que são mais identificados como sendo pertencentes ao distrito do Pimentas do que ao do Bonsucesso.

O Bonsucesso é uma das localidades mais antigas do município de Guarulhos. A história local mostra que no século XVI existiam apenas três núcleos de povoamento no atual território guarulhense, sendo eles a praça Teresa Cristina no Centro, a região dos Lavras (onde havia intensa mineração)e o Bonsucesso. Cabe ressaltar que nesta época (mais precisamente nos mapas da capitania de São Vicente) o território chamado de Bonsucesso compreendia todo o extremo leste e nordeste do município, indo da divisa com São Miguel Paulista até a Serra de Itaberaba, na divisa com Santa Isabel.

Por volta de 1670 foi erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Bonsucesso, no centro da região. Um vilarejo se desenvolveu ao redor desta capela, dando origem a Vila Nossa Senhora do Bonsucesso ou Bonsucesso Velho.
  1. Jardim Álamo- divisa de município com Arujá, margem direita da via Dutra, sentido Capital;
  2. Jardim Ponte Alta I; 
  3. Jardim Ponte Alta II; (Jardim Ponte Alta - Um dos maiores bairros da região leste de Guarulhos. Situa-se a noroeste do distrito, tem um teatro municipal e um Céu;
  4. Jardim Triunfo - Bairro de transição entre a Vila Bonsucesso e a Vila Nova Bonsucesso. Localiza-se no centro do distrito;
  5. Jardim Santa Paula; 
  6. Jardim Santa Paula II; 
  7. Jardim Santa Paula III; 
  8. Jardim Hanna - Bairro residencial localizado a noroeste do distrito, na divisa com o distrito de Lavras (distrito de Guarulhos) tendo somente entrada por esse distrito;
  9. Jardim Campestre - Localiza-se no norte do distrito, na divisa com o distrito Mato das Cobras;
  10. Jardim Albertina (Guarulhos) - Situa-se no sul do distrito possuindo aspecto residencial;
  11. Jardim Fátima - Situa-se às margens da Via Dutra. Bairro essencialmente industrial;
  12. Jardim Nossa Senhora de Aparecida - Bairro localizado às margens da Via Dutra, no extremo sudeste do distrito. caracterizado por inúmeras indústrias;
  13. Jardim Silvestre (Guarulhos) - Situa-se no sul do distrito, possuindo aspecto residencial;
  14. Nova Ponte Alta
  15. Anita Garibaldi, 
  16. Sítios Recreio Rober,
  17. Residencial Parque Cumbica - Inocoop - Bairro planejado situado no oeste do distrito, na divisa com o Jardim Presidente Dutra;
  18. Vila Bonsucesso - Bairro mais antigo da região. Compreende todo o entorno da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso e capela São Benedito. Situa-se no centro do distrito;
  19. Vila Nova Bonsucesso - Maior bairro do distrito, situando-se no centro leste do mesmo, abriga o cemitério de Bonsucesso e o Céu Bonsucesso;
  20. Vila Carmela I, 
  21. Vila Carmela II, 
  22. Vila Carmela III (Vila Nova Carmela), Vila Carmela - Localiza-se no norte do distrito, sendo um bairro em expansão, caracteriza-se por ter a Caixa Econômica Federal e o parque das Araucárias.
  23. Cidade Parque Alvorada - Situa-se no sul do distrito, possuindo aspectos comercial e residencial;
  24. Cidade Parque Brasília - Situa-se no sul do distrito, possuindo aspectos comercial, residencial e industrial;
(13 Jardins, 4 Diversos, 5 Vilas 2 Cidades

7. Cabuçu: 6 Bairros

Cabuçu é um distrito da Região Norte da Grande São Paulo, pertencente ao município de Guarulhos, no qual tem sua área dividida em seis bairros:
  1. Recreio São Jorge, 
  2. Novo Recreio, 
  3. Chácaras Cabuçu, 
  4. Jardim Monte Alto, 
  5. Jardim Siqueira Bueno, 
  6. Jardim dos Cardosos.
(1 Chácara, 3 Jardins 2 Nomes Avulsos)

É notório por possuir um dos núcleos de entrada ao Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu).

Atualmente é uma região em expansão. Expansão essa que traz consequências ruins como o alto índice de desmatamento e moradias em áreas de risco. Assim como na maior parte da periferia da cidade, o Bairro do Cabuçu possui poucos espaços reservados ao esporte e a cultura. Sendo que, a maior parte deles são de criação próprio população do distrito.

É uma região com um baixo números de crimes. Por outro lado, registra altos níveis de crianças fora das escolas.

Principais vias da região:
  • Avenida Palmira Rossi;
  • Estrada David Correa;
  • Rua Paquita;
  • Avenida Pedro de Souza Lopes;
8. Cabuçu de Cima.

O Cabuçu de Cima é um distrito de Guarulhos, no estado de São Paulo. É reconhecido pelo Parque da Cantareira, um dos maiores do estado. É pouco habitado atualmente, possuindo apenas chácaras e sítios.

9. Capelinha: 3 Bairros.
  1. Chácara das Lavras;
  2. Chácara de Recreio Oasis;
  3. Chácara Camilo.
(3 Chácaras)

10. Cecap.

Parque Cecap é um bairro de Guarulhos, no estado de São Paulo. Nesse distrito fica localizado o Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos, o Hospital Geral de Guarulhos e a Estação Guarulhos–Cecap da Linha 13 da CPTM.

O Parque Cecap foi concebido e construído sob o auspício da antiga Caixa Estadual de Casas para o Povo, a partir de 1968. Encomenda e supervisão do projeto feita a três importantes arquitetos paulistas: Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Fábio Penteado.

Marco importante na arquitetura modernista brasileira e na política pública habitacional, denominado inicialmente como Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, demonstra rara preocupação e eficiência em relação à qualidade de vida dos moradores. Valorizando os espaços coletivos, o meio ambiente e os equipamentos públicos necessários ao cotidiano.

Hoje, quase quarenta anos da entrega das primeiras moradias, o bairro passou por diversas modificações que refletem as transformações da sociedade e os limites tanto das propostas modernistas, quanto das políticas públicas habitacionais.

Nos quais são constituídos doze condomínios com nomes de estados da federação, começando por estados da região Sudeste e Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Região Centro-Oeste:Goias . Região Norte:Tocantins . Os demais condomínios são constituídos pela região Nordeste: Bahia, Alagoas e Sergipe. Dentre eles há um centro comercial,um clube e há escolas.

O bairro conta também com grandes áreas verdes e um parque que leva o nome de um dos arquitetos que desenvolveram o bairro.

E no Cecap também que se encontra a Praça Mamonas Assassinas, foi nomeada oficialmente em 11 de abril de 1996 através do decreto municipal n° 19.344.

11. Centro: 21 Bairros.

O distrito do centro de Guarulhos se configura como sendo a maior concentração comercial e de prestadores de serviços do município, além de possuir núcleos residências de classe média alta. O distrito do Centro está localizado no noroeste do município, com bastante proximidade ao núcleo central da capital paulista. Segundo o Censo de 2010, sua população era de 17.142 habitantes e seu território possuía 2,82 quilômetros quadrados.

Deste sua fundação (1560) até meados do século XX, a região do atual distrito do Centro se resumia a um pequeno e arcaico núcleo residencial, com pouca movimentação (exceto no período da exploração do ouro, na passagem dos séculos XVI para XVII na região do atual bairro de Lavras) e infraestrutura precária. No século XIX, o Centro era a sede da Freguesia da Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, que possuía outros núcleos de povoamento, como Nossa Senhora de Bonsucesso (atual distrito do Bonsucesso), Cabuçu, Pimentas, Vila Galvão, dentre outros. A Freguesia não possuía autonomia política, pois pertencia a Vila de São Paulo. Em 1880, com a aprovação da emancipação politico-administrativa de São Paulo, as regiões dos distritos do Centro e Vila Galvão começaram a se desenvolver de fato. Ao longo do século XX, podemos elencar três momentos decisivos para evolução e desenvolvimento da região do centro:
  • Instalação do ramal ferroviário Guapyra-Guarulhos, em 1915: facilitou o deslocamento entre a Capital e Guarulhos, inicialmente de cargas entre as localidades, em seguida de pessoas, marcando assim o início da estruturação urbana do Centro (pavimentação, iluminação pública, saneamento, etc.);
  • Processo migratório: Com muita intensidade entre ás décadas de 1960 e 1980, toda a região da Grande São Paulo (incluído Guarulhos), recebeu um grande número de migrantes advindos principalmente do Nordeste brasileiro e do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Grande parte dessa massa de pessoas se alocou em regiões distantes do Centro (Pimentas, Bonsucesso, São João dentre outros bairros), fazendo com que a população do município se elevasse e impulsionando o desenvolvimento comercial do Centro;
  • Inauguração do Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos, 1985: A instalação do Aeroporto impulsionou o desenvolvimento do setor hoteleiro no município, bem como de outros serviços (restaurantes, bares, entretenimento, etc, além de proporcionar projeção mundial para a cidade.
Outro fator que impulsionou o desenvolvimento do distrito do Centro é a proximidade com importantes rodovias, como a Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Fernão Dias e Rodovia Ayrton Senna.

Atualmente, o distrito do Centro se configura como a maior concentração de estabelecimentos comerciais e de serviços do município. Além da densidade, existe uma grande diversificação desses estabelecimentos. Encontra-se grande número de estabelecimentos nos setores de vestuário, calçados, alimentação, farmacêutico, eletroeletrônico, mobiliário, cosmético, serviços médicos, bancário, financeiro, jurídico, hotelaria, gastronômico, educacional dentre outros. Grande parte desses estabelecimentos localiza-se nas vias principais do Centro, sendo elas a Rua Dom Pedro II, Felício Marcondes, Capital Gabriel, Luiz Faccini, João Gonçalves, Osvaldo Cruz, Sete de Setembro (notáveis pelo comércio e serviços bancários), Avenidas Paulo Faccini, Doutor Timóteo Penteado, Salgado Filho e Tiradentes (serviços diversificados e do setor gastronômico), além das praças Tereza Cristina (Praça da Matriz), Getúlio Vargas, Paschoal Thomeu, IV e do Rosário (comércio e serviços diversificados). Vale ressaltar grande número de órgãos públicos, tento em escala municipal (algumas secretárias), estadual (fórum, posto fiscal) e federal (Ministério Público Federal, Procuradoria Federal)

O centro de Guarulhos não densamente verticalizado (como ocorre em outros municípios, dentre eles São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto), sendo que grande parte dos edifícios de grande porte são novos e de caráter residencial.

Atualmente o Centro tem recebido novos empreendimentos do setor imobiliário e atraindo investimentos do setor de turismo de negócios e estabelecimentos gastronômicos (bares, restaurantes, etc.)

Assim como os demais distritos de Guarulhos, o Centro é formado por diversos bairros menores. Grande parte dos mesmos possuem denominação desconhecida pela população, sendo tratados genericamente como Centro de Guarulhos. Entretanto, com base na Lei de Zoneamento de Guarulhos e alguns mapas municipais, podemos citar as seguintes subdivisões:
  1. Centro Histórico e Comercial: Segundo a Lei de Zoneamento de Guarulhos, é a região aonde se encontra a maior parte do setor comercial e de serviços do Centro (e do município), fóruns, prédios históricos (Igreja Matriz, Casa José Maurício de Oliveira) e instituições de ensino superior (Universidade de Guarulhos, Faculdade Eniac, Faculdades Integrada de Guarulhos a “figuinha”) Essa região é compreendida entre as ruas Luiz Faccini, Avenida Tiradentes, Rua José Maurício, Octavio Forghieri, Maria Lúcia Vita, Ipê, Doutor Nilo Peçanha, Tiradentes, Ladeira campos Sales, Doutor Ramos de Azevedo e Coronel Portilho, Padre Celestino e Avenida Monteiro Lobato.
  2. Vila Progresso: Localizada ao longo da Avenida Doutor Timóteo Penteado, possui característica residencial de classe média / média alta (com pouca verticalização);
  3. Jardim (ou Vila) Zaíra: Localizado entre as Avenidas Nossa senhora Mãe dos Homens, Tiradentes e Timóteo Penteado, possui característica residencial de classe média/média alta (com média verticalização). Nesse bairro são encontrado considerável número de estabelecimentos de serviços médicos (clínicas, assistências, consultórios, etc.);
  4. Jardim Gumercindo e Jardim Guarulhos: Localizados entre a Avenida Tiradentes, Rua Nilo Peçanha e Rua José Maurício. Possuem característica residencial de classe média (com pouca verticalização). Por se situarem nas proximidades dos fóruns cível e trabalhista, estes bairros possuem considerável número de escritórios de advocacia;
  5. Jardim Santa Francisca: Localizado entre a Rodovia Presidente Dutra, Avenidas Antônio de Souza e Presidente Castelo Branco. Possui característica residencial de classe média (com pouca verticalização). O local também aloca algumas construções de grande porte que alocam grandes varejistas, como o Extra, Wal Mart, Assaí, Kalunga, Makro, Dicico e as concessionárias Itavema e Hyundai;
  6. Vila das Palmeiras: Localizado entre a Rodovia Presidente Dutra, Ponte Cidade de Guarulhos, Avenida Monteiro Lobato e Rua Padre Celestino. Possui característica residencial de classe média (com pouca verticalização);
  7. Jardim São Paulo: Localizado entre a Avenida Monteiro Lobato, Paulo Faccini, Tiradentes e Rua Luiz Faccini. Possui característica residencial de classe média e média alta (com média verticalização). Este bairro faz parte do circuito gastronômico de Guarulhos.
  8. Jardim São Gabriel
  9. Vila Santo Antônio
  10. Chácara São Luis
  11. Vila Hulda
  12. Vila Conceição
  13. Vila Zanardi
  14. Jardim Ana Maria
  15. Vila Lidio Santana
  16. Vila Ede
  17. Vila Rachid
  18. Vila Madeirense
  19. Vila Paulo Lenk
  20. Vila Miriam
(12 (ou 13) Vilas, 6 (ou 7) Jardins 1 Chácara, Centro Histórico e Comercial)

Os distritos vizinhos ao do Centro recebem grande parte da demanda de comércio e serviços. dentre estes distritos os mais impactados são a Vila Augusta, Gopoúva, Macedo, Picanço, Maia, Bom Clima e Paraventi. Apesar de não existir na prática, o distrito do Centro juntamente com os citados é considerado o centro expandido de Guarulhos.

Um dos maiores problemas do Centro de Guarulhos está relacionado a precária infra-estrutura viária da região. As ruas de recebem grande fluxo de veículo e de pedestres são estreitas e suas calçadas irregulares. Por ser uma área urbana antiga e já consolidada, as sucessivas administrações municipais encontram inúmeros obstáculos no tocante a readequações viárias.

12. Cidade Aracília: 1 Bairro.

Bairro localizado no extremo leste da cidade de Guarulhos, faz divisa com Arujá e Itaquaquecetuba. Possui diversas indústrias e empresas dos mais variados setores.

Cidade Aracília (Jardim Aracília)

(1 Jardim)

13. Cocaia 17 Bairros

Cocaia é um distrito de Guarulhos, no estado de São Paulo foi um dos primeiros bairros a serem fundados em guarulhos.
  1. Jardim Jovaia
  2. Jardim Jovaia Velho
  3. Jardim Testai
  4. Jardim Vera
  5. Jardim Rei
  6. Jardim Gisele
  7. Jardim Pinheiro
  8. Jardim Uirapuru
  9. Jardim Cocaia
  10. Jardim Vista Alegre
  11. Jardim Mariana
  12. Jardim Rossi
  13. Vila Cocaia
  14. Vila Maricy
  15. Vila Andrade
  16. Vila Maria Isabel
  17. Residencial Cerconi
(12 Jardins, 4 Vilas, 1 Residencial)

14. Cumbica: 21 Bairros.

Ocupa uma área de 23,05 km² e com população de 91 772 habitantes, segundo o Censo 2010, sendo o terceiro distrito mais populoso de Guarulhos (ficando atrás do Pimentas e Bonsucesso). Ao norte do distrito, localizam-se o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e a Base Aérea de São Paulo.

Cumbica era originalmente uma fazenda que pertenceu ao ex-vereador paulistano (de origem portuguesa) Abílio Soares, sendo que este foi morto (em 1919) a tiros devido à uma desavença em relação à demarcação da área da fazenda. Em 1922, foi vendida pelos herdeiros de Abílio Soares por 650 000 contos de réis para as famílias Guinle e Samuel Ribeiro (que eram sócias), onde foi instalada a Empresa Agrícola Mavillis S/A. Em 1940, os proprietários doaram 90% da fazenda à União para que ali fosse construída uma base aérea militar, a Base Aérea de São Paulo. Cinco anos depois, os 10% restantes foram vendidos à Clawi Empreendimentos, uma imobiliária que administra loteamentos em Guarulhos. Devido à amizade da Família Guinle com o aviador Edu Chaves, entre as décadas de 20 e 30, foram iniciadas as atividades aéreas na Fazenda Cumbica, sendo implantada uma pista de pouso no local.

Seu desenvolvimento se deu inicialmente com a construção da referida Base Aérea, posteriormente recebeu uma estação do Tramway da Cantareira, o famoso "Trem das Onze", o ramal para a base saía da antiga estação Guarulhos, que hoje é a praça IV Centenário, a ferrovia foi desativada, e logo depois foi construída a Via Dutra, atraindo várias indústrias para a região. Nos anos 80, recebeu o aeroporto, o que desenvolveu ainda mais a região, trazendo importantes redes de hotéis.

O bairro é cortado por três rodovias, sendo elas a Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Helio Smidt (que faz ligação o Aeroporto) e Rodovia Ayrton Senna da Silva, o que garante grande fluxo de veículos leves e pesados no bairro. Além destas rodovias, merecem destaque as avenidas Papa João Paulo, que leva ao bairro de Bonsucesso, Monteiro Lobato ligando Cumbica ao Centro Comercial de Guarulhos, e a Alberto Santos Dumont que corta todo o bairro até chegar em Ermelino Matarzzo na Zona Leste. Apresentam características industriais e comerciais. Há ainda outras vias como a Avenida Antônio Bardella, Avenida Orlanda Bérgamo e a Estrada Velha Guarulhos-São Miguel, local onde será instalado o parque tecnológico de Guarulhos.

O distrito de Cumbica possui o maior parque industrial de Guarulhos, sendo que cerca de 50% das industrias do município localiza-se no local, mais precisamente na Cidade Satélite Industrial de São Paulo. Mais conhecida como Cidade Satélite, o local nasceu da ideia de formação de um condomínio industrial. O projeto original contemplava avenidas largas, escolas, creches, centros de convivência, parques e praças. Entretanto não é apenas na Cidade Satélite que aloca industrias. Grandes aglomerações industrias também são encontradas ao longo da Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Ayrton Senna e Avenida Monteiro Lobato, além da Avenida Santos Dumont, que corta o bairro de norte a sul.

O distrito de Cumbica possui uma forte área comercial, centralizada nas esquinas das Avenidas Monteiro Lobato e Santos Dumont. Ali se encontra agências bancárias, lotéricas, Correios, cartórios eleitorais e um cartório de registo civil, além de inúmeros outros estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviço. A rua capitão Aviador Valter Ribeiro é considerada a principal rua de comércio da região. Está área é considerada pela Lei de Zoneamento como sendo um dos sete subcentros do município.

Na década de 1980, criou-se a ASEC - Associação dos Empresários de Cumbica, que tinha por objetivo reunir todos os empresários da região de Cumbica para reivindicar melhorias na região. Perante o descaso do poder público às reivindicações, iniciou-se um movimento de emancipação do distrito. A ideia era criar um novo município que abrangeria todo o distrito de Cumbica. O movimento não obteve êxito, sendo que o tema voltou a tona em 2007 com algumas modificações: além de Cumbica, os distritos do Pimentas, Bonsucesso, Presidente Dutra, Aracília, Sadokim, Itaim e Água Azul também fariam parte deste novo município. O ressurgimento do tema foi visto com ceticismo e foi relegado pela sociedade civil organizada e população da região, bem como pela prefeitura e o projeto foi descontinuado.

Além da Cidade Satélite, o distrito de Cumbica possuí alguns bairros em seu interior, sendo os mais conhecidos:
  1. Cidade Jardim Cumbica - Localiza-se no sul do distrito, na confluência das avenidas Monteiro Lobato e Santos Dumont. É um misto de bairro comercial e residencial;
  2. Jardim São Manoel (Guarulhos) - Localiza-se no sul do distrito, possuindo características industriais;
  3. Conjunto Residencial Paes de Barros (Guarulhos) - Localiza-se no sul do distrito, possuindo forte característica residencial;
  4. Jardim Cumbica - Localiza-se no norte do distrito, na divisa com o Pimentas;
  5. Vila Nova Cumbica - Localiza-se no centro do distrito;
  6. Parque Uirapuru (Guarulhos) - Localiza-se as margens da Via Dutra, no centro norte do distrito;
  7. Jardim Santa Helena (Guarulhos) - Localiza-se entre os bairros Parque Uirapuru e Jardim Ottawa, no norte do distrito;
  8. Jardim Ottawa (Guarulhos) - Localiza-se as margens da Via Dutra, no norte do distrito;
  9. Jardim das Nações - Localiza-se no sul do distrito às margens da cerca do aeroporto internacional. É um misto de bairro comercial e residencial.
  10. Cidade Industrial Satélite de São Paulo - Cidade Satélite de Cumbica (Guarulhos) - Localiza-se no norte do distrito, interceptado pelo Viaduto da Avenida Santos Dumont;
  11. Parque Industrial Cumbica (Guarulhos) - Localiza-se ao norte do distrito também divisa com o Pimentas
  12. Vila Aeroporto (Vila do Sapo)
  13. Fazenda Campina
  14. Cidade Soimco
  15. Sítio dos Ferrões
  16. Sítio Pau de Leite
  17. Jardim São José
  18. Jardim Kátia
  19. Jardim Arapongas
  20. Vila São Benedito
  21. Vila Alzira
(8 Jardins, 3 Cidades, 1 Conjunto, 4 Vilas, 2 Parques, 2 Sítios 1 Fazenda)

15. Gopoúva: 20 Bairros.

Gopoúva é um distrito da Região Norte da Grande São Paulo, pertencente ao município de Guarulhos.

No passado o distrito abrigava uma estação do antigo "Trenzinho da Cantareira", atualmente está preservada apenas a casa onde morava o chefe da estação. A estação foi muito importante para o crescimento da região. No local da antiga estação foi construída a praça de Gopoúva e os trilhos por onde passavam os trens foram retirados e no local foi construída a avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Após o funcionamento da estação foram construídas ainda o Sanatório Padre Bento (inaugurado em 5 de junho de 1931) e a Sociedade de Amigos de Bairro de Gopoúva.
  1. Vila Pascoal
  2. Vila Pascoal Rizzo
  3. Vila Sirena
  4. Vila Íris
  5. Vila Aprazível
  6. Vila Esther
  7. Vila Bellini
  8. Vila Borba
  9. Vila Paulista
  10. Vila Gopoúva
  11. Vila Tijuco
  12. Vila Baraldi
  13. Jardim D'Agostinho
  14. Jardim Gopoúva
  15. Jardim Almeida
  16. Jardim Bebedouro
  17. Jardim Tijuco
  18. Jardim Alcarpe
  19. Jardim Hortências
  20. Campos de Gopoúva
(12 vilas, 7 Jardins, 1 Campo)

16. Invernada: 4 Bairros
  1. Parque Primavera
  2. Jardim Santa Edwirges
  3. Vila União
  4. Vila Nova União
(1 Parque, 1 Jardim, 2 Vilas)

17. Itaim: 15 Bairros

Itaim é um distrito da Região Leste da Grande São Paulo, administrado pelo município de Guarulhos. Teve sua origem na antiga Vila de São Miguel, hoje Distrito de São Miguel Paulista. Passou a pertencer ao Pimentas, quando este se separou de São Miguel, sendo posteriormente elevado á Distrito nos Anos 90.

"Itaim" é um nome de origem tupi: significa "pedrinha", pela junção de itá (pedra) e im (diminutivo).

Esse distrito é limítrofe com o distrito de Jardim Helena, Pimentas e Itaquaquecetuba, apesar de ter se originado de São Miguel, é administrado pela prefeitura de Guarulhos. Porém, é notadamente um típico bairro do extremo da Zona Leste de São Paulo. Conta com vias importantes como a Avenida Brás da Rocha Cardoso, que corta o distrito e que é a principal ligação entre a Estação Itaim Paulista e a Rodovia Ayrton Senna da Silva. Além disso, o distrito é cortado pela Estrada do Capão Bonito, que liga a Estrada do Sacramento à Vila Any. Devido sua origem, a região é considerada por muito de seus moradores como parte integrante do distrito dos Pimentas. O bairro da Vila Any, um dos mais afastados da região, se notabiliza por ser um dos primeiros aglomerados urbanos da região do Pimentas, juntamente com os bairros do Jardim Paulista e Jardim Pimentas.

Atualmente, o distrito conta com uma unidade básica de saúde e sete escolas públicas.
  1. Jardim dos Olivas
  2. Jardim Sandra
  3. Jardim Joemi
  4. Jardim Olivas
  5. Jardim Maria Alice
  6. Jardim Izildinha
  7. Jardim Jacy
  8. Jardim Guaracy
  9. Jardim do Porto
  10. Jardim Any (Vila Any)
  11. Vila Aimoré
  12. Vila Bernardino
  13. Vila Laurita
  14. Vila Itaim
  15. Fazenda Itaim
(10 Jardins, 4 Vilas, 1 Fazenda)

18. Itapegica: 18 Bairros

Itapegica é um dos Bairros mais antigos de Guarulhos. Além do Significado indígena (Ita = Pedra - Gica = Grande), o bairro esteve associado ao processo de desenvolvimento industrial da Cidade.Sobre tal pedra, alguns moradores fazem menções a muitas outras pedras que existiam na região.

O bairro esta localizado entre duas grandes rodovias, Dutra e Fernão Dias, que se tornou ideal para implantar a Industria no Local.

Foi nesta região que em 1919, Giuseppe Saraceni e família se instalaram próximo a Avenida Guarulhos, caminho para o bairro da Penha. No Porão deste casarão, funcionou a 1° indústria de sapatos e artefatos de couro que fornecia para o 2° Batalhão de Guardas de São Paulo, que ficava localizado no Centro da Capital Paulista.

Durante muito tempo, pertencente à arquitetura do Bairro, o casarão compunha juntamente com as casas dos trabalhadores de fabrica, um importante conjunto urbano operário. Não foi a toa que a casa seria tombada em 2000, depois de pertencer a Olivetti. Abandonada pelo proprietário e pelo poder publico, o casarão seria destombado em 2010, quando a cidade completava 450 anos.
  1. Cidade Brasil
  2. Vila Emílio
  3. Vila São João
  4. Vila Saiago
  5. Vila Endres
  6. Vila Marajó
  7. Vila Flora
  8. Vila São Rafael
  9. Vila Ruth
  10. Vila Silvia
  11. Jardim Perpétuo
  12. Jardim IV Centenário
  13. Jardim Manaca
  14. Jardim Gonçalves
  15. Jardim Maracanã
  16. Jardim Nossa Casa
(1 Cidade, 9 Vilas, 6 Jardins)

19. Fortaleza: 3 Bairros.

Fortaleza é um distrito de Guarulhos que fica localizado na parte do norte da cidade e faz divisa com os distritos do São João, Capelinha, Bananal e Tanque Grande foi criado em 1974 onde antes funcionava a antiga Fazenda Fortaleza, em 1977 ocorreu as primeiras obras no bairro como criação das ruas, vendas dos terrenos e etc.

O distrito é composto por três bairros:
  1. Jardim Fortaleza;
  2. Jardim Fortaleza Gleba 1; 
  3. Jardim Fortaleza Gleba 2.
(3 Jardins)

20. Lavras: 5 Bairros
  1. Jardim Ramos;
  2. Jardim Maria Clara;
  3. Jardim das Andorinhas;
  4. Jardim IV Centenário;
  5. Vila GPM.
(4 Jardins, 1 Vila)

21. Maia: 5 Bairros

Maia é um distrito pertencente ao município de Guarulhos, na Grande São Paulo , subdividido em cinco bairros. Os bairros-jardim do distrito possuem uma das mais altas rendas per capita de Guarulhos, onde estão situados muitos dos imóveis mais caros da Zona Norte da Grande São Paulo; porém com a perigosa favela do quinze ao lado, quebrando diferenças sociais.

O distrito nobre possui uma das avenidas mais badaladas de Guarulhos, a "Av. Paulo Faccini". Além dos bares, restaurantes e saída para a ponte estaiada "Cidade de Guarulhos", a Av. também realiza a "Parada Gay de Guarulhos".

Também se localiza no bairro, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); e os melhores colégios particulares da cidade, o "Mater Amabilis", o "Pequeno Príncipe" e o complexo "Colégio Maia". O bairro também conta com o ATA Jardim Maia, a Maternidade Jesus, José e Maria, o Bosque Maia (Recanto Municipal da Árvore) com o "Espaço Cultural Gilmar Lopes", o "Centro de Educação Ambiental", o "Orquidário", e a sede do "SEMA" (Secretaria do Meio Ambiente).

E outras grandes empresas, como: Americanas Express, Franz Café, Hortifrutti Sítio Verde, Super Pizza Pan, Chopp Brahma Express, Habib's, Companhia Hering, AlôBebê, além de Cafés, estúdios de cabeleireiros de alto padrão, boutiques, clínicas plásticas, clínicas veterinárias, mercados, farmácias, frutaria, churrascaria, padarias e diners, agências de banco, escola de música, escolas de idiomas, Burger King e a primeira franquia do Mc Donald's na cidade (sua maioria em frente ao Bosque Maia).

Há, também, no distrito uma "Sociedade Islâmica Brasileira (SIBRA)". E o Prédio do "Poder Judiciário - Justiça Federal".

O Parque Shopping Maia está inserido estrategicamente em um bairro de forte desenvolvimento, numa região nobre de Guarulhos. Fica localizado num distrito vizinho(Picanço), próximo ao Bosque Maia, o local se destaca por sua agradável natureza e ainda conta com diversos empreendimentos residenciais e comerciais que formam, ao redor do shopping, uma área altamente atrativa aos consumidores.

Com seus três pavimentos interligados por generosos vãos luminosos por amplas claraboias e uma luminotécnica única, envolve os clientes em um ambiente de pura magia.

Um espaço gourmet refinado para seus restaurantes também foi cuidadosamente planejado. A praça de alimentação, com diversas opções,  oferece mais de 1000 lugares. A estrutura conta também com 03 níveis de estacionamento e mais de 1600 vagas cobertas.

O "Maia" não é servido por nenhuma linha de transporte sobre trilhos, logo o transporte local é feito por linhas de ônibus, que basicamente fazem a integração dos bairros mais afastados da cidade até o "Maia". O bairro possui o "Terminal Sta. Clara" de ônibus, além dos pontos de ônibus para os bairros: Centro, Paraventi, Itapegica, Jardim Fortaleza e Jardim Santa Paula, no município de Guarulhos, e para as estações Armênia (Linha 1 do Metrô de São Paulo), Penha e Brás (ambas: Linha 3 do Metrô de São Paulo), em São Paulo.
  1. Jardim Maia: Área que abrange o Bosque Maia e residências à frente;
  2. Parque Renato Maia: Área ao Norte do Bosque Maia, onde se localiza a SIBRA;
  3. Cidade Maia: Área à Leste do bosque, com divisa com o bairro Paraventi;
  4. Jardim Santa Clara: Área à Nordeste do Bosque Maia, também com divisa com o Paraventi e Vila Rio;
  5. Vila Lanzara: Área Sul ao lado do Jardim Maia e com divisa com Centro da cidade, onde se localiza o McDonald's.
(1 Cidade, 1 Parque, 2 Jardins, 1 Vila)

22. Macedo: 15 Bairros
  1. Jardim Kida;
  2. Jardim Bandeirantes;
  3. Jardim Barbosa;
  4. Jardim Santa Bárbara;
  5. Jardim Aurélia;
  6. Jardim São Vicente;
  7. Jardim Edgar;
  8. Jardim Maria Stella;
  9. Vila Oriente;
  10. Vila São Jorge;
  11. Vila Camargos;
  12. Vila Costa;
  13. Vila Nova Camargo;
  14. Vila Souza;
  15. Vila Bom Clima.
(8 Jardins, 7 Vilas)

23. Monte Carmelo: 5 Bairros
  1. Jardim Alvorada;
  2. Vila Dora;
  3. Jardim Monte Carmelo;
  4. Sitio Itapeva;
  5. Jardim América;
(3 Jardins, 1 Sítio, 1 Vila)

24. Morro Grande. 1 Bairro
  1. Orquidiama Parque Ribeirão
(1 Parque)

25. Morros: 13 Bairros
  1. Jardim Suburbano;
  2. Jardim Gurupa;
  3. Jardim Irene;
  4. Jardim Maria Aparecida;
  5. Vila Marilda;
  6. Jardim Elizabete;
  7. Vila São João Batista;
  8. Parque Flamengo;
  9. Jardim Célia;
  10. Jardim dos Afonsos;
  11. Jardim Adriana;
  12. Vila Sítio dos Morros;
  13. Jardim Diogo.
(9 Jardins, 3 Vilas, 1 Parque)

26. Paraventi: 6 Bairros

O distrito possui uma policlínica, uma UBS, duas Escolas Estaduais, duas EMEIs, um polo do SENAI, os mercados "Café & Cia" e "Empório Malaquias", além de praças, quadras e diversos pontos comerciais de região.

Por ser muito pequeno, o Paraventi é visto como uma extensão do Maia.

O Paraventi não é servido por nenhuma linha de transporte sobre trilhos, logo o transporte local é feito por linhas de ônibus e vans, que basicamente fazem a integração dos bairros até o Paraventi. O bairro possui paradas de ônibus para Guarulhos e acesso direto para a Estação Armênia da Linha 1 do Metrô de São Paulo) e para Estação Penha da Linha 3 do Metrô de São Paulo, com os ônibus da EMTU.
  1. Jardim Pinhal;
  2. Jardim Paraventi;
  3. Vila Anibal;
  4. Jardim Leila;
  5. Jardim São Roberto.
(4 Jardins, 1 Vila)

27. Parque Continental: 5 Bairros

O bairro possui perfil residencial de classes médias baixas e médias.

Possui o ponto mais alto na área urbana de Guarulhos, atingindo 889 metros de altitude no Continental II. Famoso por abrigar o Parque Linear Transguarulhense no Parque Continental II/Jardim Betel.

No bairro circulam as linhas de ônibus com destino ao Tucuruvi , Armênia , Penha, Centro Comercial de Guarulhos, Vila Galvão e Taboão.
  1. Parque Continental I (Incluindo Jardim Renzo);
  2. Parque Continental II (Incluindo Jardim Betel);
  3. Parque Continental III (Incluindo o Jardim Cambará);
  4. Parque Continental IV (Incluindo os jardins Valéria e Itapoã);
  5. Parque Continental V (Incluindo Jardim Adriana).
28. Picanço: 33 Bairros

É um distrito de classe média alta e classe média baixa, tipicamente residencial, é servido por grandes avenidas como a Avenida Timóteo Penteado, Avenida Bartolomeu de Carlos, Avenida Suplicy, Avenida Saulle Pagnocelli e Rua (avenida) Cachoeira.

Possui uma ótima localização , próximo do centro comercial de Guarulhos, e do centro comercial da Vila Galvão. Próximo da Rodovia Fernão Dias, e ,da Via Dutra, além da relativa proximidade com os metrôs Tucuruvi e Parada Inglesa.

Nota-se atualmente no distrito,uma grande valorização imobiliária, e uma crescente verticalização. Na paisagem do distrito é notável a presença de altos edifícios, e muitos sendo construídos.

No comércio, o distrito conta com lojas de calçados,roupas,mercados,farmácias,etc. Especialmente na rua Cachoeira. Concessionarias, rodízios de pizzas e carnes, fast foods como McDonald's e Subway, na Avenida Timóteo Penteado.

O Zoológico de Guarulhos, fica localizado no bairro "Rosa de França" (Picanço), foi criado em 1981 e mantém cerca de 500 animais, de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas. O Zoo participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem estar.

A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.

O Zoo possui uma área de mata e lagos que atraem muitas espécies de aves de vida livre, que podem ser observadas e fotografadas facilmente, tornando o passeio ainda mais agradável.

O Parque Shopping Maia está inserido estrategicamente em um bairro de forte desenvolvimento, numa região nobre de Guarulhos. Próximo ao Bosque Maia, o local se destaca por sua agradável natureza e ainda conta com diversos empreendimentos residenciais e comerciais que formam, ao redor do shopping, uma área altamente atrativa aos consumidores.

Com seus três pavimentos interligados por generosos vãos luminosos por amplas claraboias e uma luminotécnica única, envolve os clientes em um ambiente de pura magia.

Um espaço gourmet refinado para seus restaurantes também foi cuidadosamente planejado. A praça de alimentação, com diversas opções,  oferece mais de 1000 lugares. A estrutura conta também com 03 níveis de estacionamento e mais de 1600 vagas cobertas.

Um centro de compras para o público A e B foi inaugurado com o nome "Parque Shopping Maia", no "Jardim Flor da Montanha" (Picanço). O nome é por conta do distrito vizinho(Maia) por ser conhecido como alto padrão da cidade.

O distrito não é servido por nenhuma linha de transporte sobre trilhos, logo o transporte local é feito p,or linhas de ônibus, que basicamente fazem a integração dos bairros mais afastados da cidade. O bairro possui os pontos de ônibus para os bairros: Centro, Paraventi, Itapegica, Jardim Fortaleza, Tucuruvi, Armênia (Linha 1 do Metrô de São Paulo), Penha, Carrão, e para a Avenida Paulista.
  1. Jardim Renne;
  2. Jardim Emma;
  3. Jardim Antonieta;
  4. Jardim Miriam;
  5. Jardim Milton;
  6. Jardim Dona Joana;
  7. Jardim Maria Joana;
  8. Jardim Tabatinga;
  9. Jardim Teresópolis;
  10. Jardim Santa Mena  I;
  11. Jardim Santa Mena II;
  12. Jardim Eduardo;
  13. Jardim Moreira;
  14. Jardim Cascão;
  15. Jardim Solange;
  16. Jardim Santa Eugênia;
  17. Jardim Carioca;
  18. Jardim Paulista;
  19. Jardim Rosa de França;
  20. Jardim Baruch;
  21. Jardim Turmauna;
  22. Jardim Das Merces;
  23. Jardim Flor da Montanha;
  24. Vila Tabatinga;
  25. Vila Luarsan;
  26. Vila Francisco Mineiro;
  27. Vila Fiusa;
  28. Vila Trabalhista;
  29. Vila Jussara;
  30. Vila Ema;
  31. Vila Hulda;
  32. Sitio Tabatinga;
(23 Jardins, 8 Vilas, 1 Sitio)

29. Pimentas: 50 Bairros.

O Pimentas é localizado na região leste do município de Guarulhos, ocupando uma área de aproximadamente 14,83 km², segundo a Secretária de Desenvolvimento Urbano. Segundo o censo de 2000, o bairro contava com cerca de 134 mil habitantes,tendo esse número se elevado para 156.748 no censo de 2010, sendo o mais populoso de Guarulhos. Limita-se com Itaquaquecetuba (leste), São Miguel Paulista e Jardim Helena (sul e sudeste), Cumbica (oeste) e Bonsucesso (norte). Por ser cortado pelas Rodovias Presidente Dutra (norte) e Ayrton Senna (sul), a região tem se tornado um grande alvo de interesse de empresas de diversos setores, bem como de empreendimentos imobiliários. Segundo trabalho realizado pela AGENDE Guarulhos, com base no censo de 2010, o distrito do Pimentas possuí IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,733, considerando alto.

Muito pouco se sabe sobre a história da origem do bairro. Alguns historiadores locais apontam que o bairro se originou de um pequeno povoamento ao longo da estrada de ligava o Aldeamento de São Miguel (atual São Miguel Paulista) ao povoamento de Bonsucesso. Atualmente esta estrada é denominada Estrada Presidente Juscelino Kubstchek de Oliveira. No livro Cronologia Guarulhense (escrito por João Ranali) a primeira citação sobre o bairro é datada do início do século XIX, sendo que a região era denominada Aldeamento de São Miguel.

Créditos: Wikipédia.
A origem do nome do bairro também é incerta: a versão mais aceita e de que os índios que habitavam a região no período de colonização cultivavam pimentas, o que originou o nome do local. Existe outra vertente que defende que o nome veio do nome de uma grande propriedade rural localizada na região. E ainda uma terceira corrente afirma que Pimenta era o sobrenome de uma família de fazendeiros da região.

O bairro começou a ser ocupado de forma intensa em meados do Século XX, causado pelo intenso fluxo migratório ocorrido no Brasil (em especial a Migração nordestina). Muitos operários, com poucas condições de se fixarem nas regiões centrais de Guarulhos, acabaram se dirigindo para o leste e norte do município. A região do bairro dos Pimentas, por ser cortada por inúmeros rios e córregos e pelo Rio Tietê, desenvolveu intensa atividade oleira. Inúmeras Olarias e portos de areia eram encontrados na região nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Neste período, a política e o desenvolvimento econômico e social de Guarulhos estavam intimamente ligados ao da capital paulista. Neste cenário, o crescimento e desenvolvimento do bairro ficaram atrelados ao de São Miguel Paulista. Durante décadas, a população da região dependia visceralmente do comércio e serviços do referido bairro da Zona Leste. Cabe ressaltar que a distancia entre a região dos Pimentas e São Miguel Paulista é bem menor do que ao Centro de Guarulhos. Essa ligação perdeu muita força com o passar dos anos, mas tal dependência ainda é percebida, principalmente entre os moradores mais antigos da região.

Entre as décadas de 1980 e 2000, os problemas gerados pela ocupação desordenada da região chegaram a pontos críticos. Por não haver uma preocupação com os assentamentos à época, o bairro desenvolveu um grande número de locais com habitações irregulares, sem infra-estrutura adequada, o que levou a favelização da região. Tal problema está sendo combatido, ao passo que os governos (municipal, estadual e federal) estão direcionando investimentos, a fim de contemplar a construção de moradias populares na região.

Nos últimos dez anos, o bairro vem recebendo inúmeros investimentos públicos e também da iniciativa privada, tanto que atualmente,o bairro e distrito ganhou status de região da cidade, sendo que vários distritos como Aracília, Água Chata e Itaim que já possuíam laços históricos com o Pimentas, são entendidos como partes integrantes desta região. Entende-se que a inauguração do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, do primeiro CEU (Centro de Educação Unificado) de Guarulhos no bairro, e do Shopping Bonsucesso (que apesar de possuir este nome, pertence a região do Pimentas), durante a gestão do então prefeito Elói Pietá, deu início ao " nascimento dos setores comercial e de serviços" na região. Atualmente, o bairro é considerado pela Lei de Zoneamento Urbano de Guarulhos, como um dos sete sub-centros do município.

O Pimentas é classificado como bairro, distrito e região administrativa (Região 4), segundo divisão da Prefeitura Municipal de Guarulhos. A região possuí mais de sessenta bairros menores em seu interior, sendo os mais destacados:
  1. Jardim Pimentas: Localiza-se ao sul do distrito. É o ponto de origem de toda a região, nascendo em um dos pontos da estrada que ligava as antigos aldeamentos de São Miguel e Bonsucesso. O bairro é composto por uma mescla de residencias de classe baixa (com pouca verticalização) e estabelecimentos comerciais;
  2. Parque Jurema: Localiza-se no centro do distrito. É considerado, juntamente com parte do Jardim Nova Cidade, o centro comercial do Pimentas, pela grande presença de estabelecimentos de variados tipos (supermercados, farmácias, bancos, lotéricas, vestuário, calçados, autoescolas, etc);
  3. Jardim Nova Cidade: Localiza-se no centro do distrito. É considerado, juntamente com Parque Jurema, o centro comercial do Pimentas. Os dois bairro são separados pela Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira;
  4. Conjunto Marcos Freire: Localiza-se a sudeste do distrito, quase na divisa com Itaquaquecetuba. O bairro foi criado na década de 1980 pelo governo do estrado de São Paulo, como um conjunto habitacional de casas populares. Com o aumento da população local e nascimento de outros bairros ao redor, o Conjunto Marcos Freire floresceu comercialmente. E chamado pelos moradores mais antigos de "as casinhas";
  5. Vila Paraíso: Localiza-se a noroeste do distrito. Possuí vocação industrial, pela proximidade com a Rodovia Presidente Dutra. O bairro possuí uma das unidades do CEU (Centro Educacional Unificado).
Além destes citados acima, outros que merecem destaque são:
  1. Jardim Tupinambá;
  2. Jardim Vermelhão;
  3. Jardim Silvestre;
  4. Jardim Guilhermino;
  5. Jardim Ansalca;
  6. Jardim Oliveira;
  7. Jardim Arapongas;
  8. Jardim Santa Maria;
  9. Jardim Brasil;
  10. Jardim Dona Luisa;
  11. Jardim Leblon;
  12. Jardim Bela Vista;
  13. Jardim Monte Alegre;
  14. Jardim Maria do Carmo;
  15. Jardim Rodolpho;
  16. Jardim Carvalho;
  17. Jardim Angélica;
  18. Jardim Angélica II;
  19. Jardim Normândia;
  20. Jardim Nova Cidade;
  21. Jardim Ferrão;
  22. Jardim Monte Alto;
  23. Jardim Santo Afonso;
  24. Jardim Paulista;
  25. Jardim Arujá;
  26. Jardim Maria de Loudres
  27. Parque Estela
  28. Parque das Nações
  29. Parque Industrial Cumbica
  30. Parque Centenário
  31. Parque São Miguel
  32. Parque Maria Helena
  33. Parque Stella
  34. Parque Jandaia
  35. Parque Jandaia II
  36. Vila Izabel
  37. Vila Alzira
  38. Vila Itaí
  39. Vila São Gabriel
  40. Vila Any
  41. Vila Pastor
  42. Vila Trotil
  43. Vila Pires
  44. Vila Aurora
  45. Sítio São Francisco
(28 Jardins, 10 Parques, 9 Vilas, 1 Sítio, 1 Conjunto)

Continua na 2° Parte.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guarulhos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Guarulhos

https://guarulhos.sp.senai.br/institucional/243/0/a-cidade-de-guarulhos

http://www.guarulhos.org/historia.php

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/preco-da-passagem-de-onibus-em-guarulhos-aumenta-para-ate-r-470.ghtml

https://www.guarulhoshoje.com.br/2017/12/15/guarulhos-sobe-uma-posicao-e-figura-como-a-12a-economia-entre-as-cidades-brasileiras-2/

http://turismo.guarulhos.sp.gov.br/content/pra%C3%A7a-dos-mamonas

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_Azul_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_Chata

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bananal_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Clima_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsucesso_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabu%C3%A7u_(Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabu%C3%A7u_de_Cima

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Cecap

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Arac%C3%ADlia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cocaia_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cumbica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gopo%C3%BAva

https://pt.wikipedia.org/wiki/Itaim_(distrito_de_Guarulhos)

http://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=133723

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_(Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maia_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraventi_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Continental_(Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pican%C3%A7o_(distrito_de_Guarulhos)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pimentas_(distrito_de_Guarulhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário