terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Então é Natal: Tradições Natalinas ao Redor do Mundo. 4° Parte.


O Natal está chegando, pelo menos nos mais de 160 países que celebram a data, incluindo aqueles em que o cristianismo não é a religião principal. Contudo cada local celebra tão festiva data a sua própria maneira. A própria ceia pode variar muito de uma região para outra.

Mas não pense que em todos os países ele é celebrado da mesma forma como fazemos aqui no Brasil, com presépio, pinheirinho, neve de mentirinha e, é claro, com uma visita do ilustríssimo Papai Noel.

Nestas postagens relacionadas a essa Festa Crista (#SQN) iremos conhecer a diversidade cultural em diferentes tradições natalinas pelo mundo - algumas bastante inusitadas.

Ponha os fones de ouvido, clique na bela canção acima e vamos conhecer um  pouco do Natal nos 4 Cantos do Mundo.

Passado as comemorações e o almoço de Natal, agora iremos falar de 13 curiosas criaturas, os Yule Lads, Yuletide-lads, ou Yulemen (islandês: jólasveinarnir ou jólasveinar).

Os 13 jólasveinarnir são figuras do folclore islandês, retratadas como brincalhonas travessuras, mas que nos tempos modernos também foram retratadas como tendo um papel mais benevolente semelhante ao Papai Noel. Seu número variou ao longo do tempo, mas atualmente são considerados 13.

Eles colocam recompensas ou punições em sapatos colocados por crianças em peitoris durante as últimas treze noites antes de Yule (Natal). Todas as noites, um dos jólasveinarnir visita cada criança, deixando presentes ou batatas podres, dependendo do comportamento da criança ao longo do ano.

História e Origens.

O Yule Lads é originário do folclore islandês. No início de seu número e representações variaram muito dependendo da localização, com cada Lad individual variando de um mero brincalhão para um monstro homicida que come crianças.

Em 1932, o poema "Jólasveinarnir" foi publicado como parte do popular livro de poesia Jólin Koma ("O Natal Está Chegando"), do poeta islandês Jóhannes úr Kötlum . O poema reintroduziu a sociedade islandesa ao folclore natalino islandês e estabeleceu o que agora é considerado os 13 Jólasveinarnir canônico, suas personalidades e conexão com outros personagens folclóricos.
  • Representações Modernas.
Os Jólasveinarnir são retratados como travestidos, e até mesmo criminosos, brincalhões que às vezes roubam, ou assediam a população, e todos têm nomes descritivos que transmitem seu modus operandi.

A Família tradicional Islandesa. O Pai Leppalúði, a Mãe Grýla, o Gato Jolakotturinn e os 13 filhos. Créditos: buzz.ie
Nos tempos modernos, os Jólasveinarnir foram retratados como tendo também um papel mais benevolente comparável ao Papai Noel e outras figuras relacionadas. Eles são geralmente retratados como vestindo roupas islandesas de estilo medieval, mas às vezes são mostrados usando o traje tradicionalmente usado pelo Papai Noel, especialmente em eventos infantis.

Segundo a tradição, os Jólasveinarnir são filhos dos Trolls Grýla e seu marido, Leppalúði. Grýla (Como mencionado no Post Passado) é grande e assustadora, com um apetite voraz por carne de crianças travessas. Seu marido é menor e mais fraco, e principalmente fica em casa em sua caverna, preguiçoso e sem mente. Eles são representados  tendo como animal de estimação, Jolakotturinn, o Gato Yule (Também mencionado no mesmo Post).

O Jólasveinarnir vem  "para a cidade" durante as últimas 13 noites antes do Natal (a partir de 12 de dezembro). Eles partem começando no Natal, um por dia, na ordem em que chegaram; cada um assim permanece 13 dias.

Abaixo estão os 13 Jólasveinarnir  "oficiais" na ordem em que chegam (e partem).

Os nomes em são baseados na tradução do poema de Hallberg Hallmundsson.
  1. Stekkjarstaur (Cadáver de ovelhas): Assola as ovelhas, mas é prejudicado por suas rígidas pernas de pau. (Chegada) 12 de dezembro. (Saída) 25 de dezembro.
  2. Giljagaur (Gully, O Acanhado): Esconde-se nos barrancos, esperando por uma oportunidade de se infiltrar no estábulo e roubar leite. (Chegada) 13 de dezembro. (Saída) 26 de dezembro.
  3. Stúfur (Stubby): Anormalmente curto. Rouba panelas para comer a crosta deixada sobre elas (Chegada) 14 de dezembro. (Saída): 27 de dezembro.
  4. Övörusleikir (Lambedor de Colher) Rouba Þvörur (um tipo de colher de madeira com alça longa - I. aravara) para lamber. É extremamente magro devido à desnutrição.(Chegada) 15 de dezembro. (Saída) 28 de dezembro.
  5. Pottaskefill (Raspador de Pote): Rouba as sobras dos potes. (Chegada)16 de dezembro. (Saída) 29 de dezembro.
  6. Askasleikir (Lambedor de Tigela): Esconde-se embaixo das camas esperando que alguém ponha seu "askur" (um tipo de tigela com uma tampa usada em vez de pratos), que ele então rouba. (Chegada) 17 de dezembro. (Saída) 30 de dezembro.
  7. Hurðaskellir (Batedor de Porta): Gosta de bater as portas, especialmente durante a noite, acordando as pessoas.(Chegada) 18 de dezembro. (Saída) 31 de dezembro.
  8. Skyrgámur (Comilão de Skyr): Um Jólasveinarnir  com uma grande afinidade por skyr (Skyr é um produto lácteo cultivado na Islândia. Tem a consistência de iogurte coado, mas um sabor mais suave. Skyr é tecnicamente classificado como queijo , embora seja amplamente considerado como iogurte. Faz parte da culinária islandesa há séculos). (Chegada)19 de dezembro. (Saída) 1 de janeiro.
  9. Bjúgnakrækir (Afanador de Salsicha): Esconde-se nas vigas e arrebata as salsichas que estão sendo defumadas. (Chegada) 20 de dezembro. (Saída) 2 de janeiro.
  10. Gluggagægir (O Observador): Um bisbilhoteiro que olha através das janelas em busca de coisas para roubar. (Chegada)21 de dezembro. (Saída) 3 de janeiro.
  11. Gáttaþefur (O Farejador): Tem um nariz anormalmente grande e um olfato agudo que ele usa para localizar o laufabrauð (Laufabrauð, "folha de pão", às vezes também chamado de 'floco de pão' é um tipo tradicional de pão Islândes que é mais frequentemente consumidos no Natal. Originário do norte da Islândia, mas agora consumido em todo o país, consiste em bolos redondos, muito finos, com um diâmetro de cerca de 15 a 20 cm, decorados com padrões geométricos semelhantes a folhas. E frito em gordura quente ou óleo). (Chegada) 22 de dezembro. (Saída) 4 de janeiro.
  12. Ketkrókur (Açougueiro): Usa um gancho para roubar carne. (Chegada) 23 de dezembro. (Saída)5 de janeiro.
  13. Kertasníkir (Ladrão de vela):Segue as crianças para roubar suas velas (que já foram feitas de sebo e, portanto, comestíveis). (Chegada) 24 de dezembro. (Saída) 6 de janeiro.
Fontes.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-42438991

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40228-7-tradicoes-natalinas-bizarras-que-existem-pelo-mundo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha

https://www.shbarcelona.com.br/blog/pt/tradicoes-natal-catalunha-caga-tio/

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40228-7-tradicoes-natalinas-bizarras-que-existem-pelo-mundo.htm

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/40124-o-natal-esta-chegando-veja-6-ceias-tipicas-em-diferentes-partes-do-mundo.htm

https://www.megacurioso.com.br/historias-macabras/58717-horror-natalino-conheca-9-criaturas-que-apavoram-o-natal-pelo-mundo.htm

https://hornet.com/stories/christmas-monsters-list/

https://en.wikipedia.org/wiki/Mari_Lwyd

https://it.wikipedia.org/wiki/Mari_Lwyd

https://en.wikipedia.org/wiki/Perchta

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nisse_(folclore)

https://en.wikipedia.org/wiki/Belsnickel

https://en.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%BDla

http://www.cladoterror.com/2017/12/22/gryla/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Erup%C3%A7%C3%B5es_do_Eyjafjallaj%C3%B6kull_em_2010

https://misteriosfantasticos.blogspot.com/2018/12/o-gato-do-natal-jolakotturinn.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Krampus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Befana

https://passeiosnatoscana.com/2013/12/29/a-festa-da-befana-na-italia-como-nasceu-a-lenda-2/

https://en.wikipedia.org/wiki/Yule_Lads

Nenhum comentário:

Postar um comentário