quinta-feira, 19 de abril de 2018

Um Presente Para O Homem Que Tem Tudo. 2° Parte.

É um pássaro? É um avião? Não e o
Super-Homem!
Há 80 anos, em Abril de 1938, surgia um dos maiores ícones do universo dos quadrinhos de herói: o Superman. “E assim começam as mais surpreendentes aventuras do mais sensacional personagem de quadrinhos de todos os tempos”, dizia o início da edição número um da revista Action Comics, responsável por apresentar o alterego de Clark Kent.

A 1° edição foi profética em dizer que o Superman é o mais sensacional personagem de quadrinhos de todos os tempos. Inegavelmente o 1° contato com Superherói na Infância foi o Homem Azul, de capa vermelha, e cuecas sob a calças, possivelmente foi o 1° herói que falamos e conhecemos o nome.

Com 8 décadas de história (E olha que foram milhares), muita coisa foi mudada, muita coisa se perdeu e muita coisa permaneceu, o que pode dar um nó na cabeça dos fãs. Mas algo parece inalterado desde a década de 30: Sua Super força, seu manto Azul, e capa vermelha, e sua eterna paixão por Lois Lanes.

Aqui vamos ter diversas Informações compiladas, em homenagem ao homem que tem Tudo.


Impacto Cultural do Superman

Superman de 1940. Foi nesta animação que o
Campeão de Metropolis voou, a pedido do Estúdio
Fleischer.
Entre 1941 e 1942, Superman teve 17 desenhos animados de curta metragem para o cinema, feito pelos estúdios Max Fleischer, de Max e Dave Fleischer,, com a voz de Bud Collyer, o Super-Homem da versão radiofônica, e distribuídos pela Paramount Pictures. Foi o primeiro super-herói adaptado para o meio. No Brasil, receberam títulos como Super-Homem, O Autobala, O Terremoto Elétrico, O Vulcão, A Mão Infalível, Sabotagem e Cia., O Segredo da Múmia. Entre 1966 a 69, o Superman teve seu próprio desenho animado pela Filmation, "The New Adventures of Superman". De 1973 a 1984, o desenho animado Superamigos mostrava Superman como membro efetivo do grupo. Em 1987, a Ruby Spears produziu uma série de 13 desenhos animados para televisão, Superman.

Em 1996, foi produzida pela Warner Bros. Animation a série Superman: The Animated Series, dos mesmos criadores de Batman: The Animated Series, Paul Dini e Bruce Timm. Com Tim Daly dublando o protagonista, a série foi aclamada pela crítica e pelo público como a melhor série já feita do Superman, ganhando inúmeros prêmios, inclusive um Emmy. Superman também aparece nos desenhos Justice League e Justice League Unlimited (dublado por George Newbern) e Legião dos Super-Heróis (dublado por Yuri Lowenthal).

Seriados.

George Reeves como Super-Homem, ou Superman
Em 1948 e 1950, o personagem estrelou em dois seriados para cinema, interpretado por Kirk Alyn: Atom Man vs Superman. Em 1951, George Reeves estrelou ao lado de Phyllis Coates no primeiro longa-metragem do Homem de Aço, Superman and the Mole-Men, estréia 23 de Novembro, junto com a primeira temporada do seriado na TV. Entre 23 de Novembro de 1951 a 28 de abril de 1958 (6º temporada, episódio nº13), George Reeves estrelou em 104 episódios para a televisão, que só terminou com a morte de Reeves. George estrelou em seis temporadas originais (1951 a 1958), para TV, do seriado, "Aventuras de Superman". A primeira temporada testava o mercado com dois episódio. O seriado na TV, iniciou simultaneamente com a estréia do longa metragem nos cinemas, Superman and the Mole-Men de 1951, para promover o longa metragem. O resultado na TV foi positivo e a produção continuou a rodar o seriado a partir do primeiro episódio, Superman on Earth (Superman na Terra), em Janeiro de 1952, com a mesma atriz, Phyllis Coates, junto a Reeves, durante toda a primeira temporada. Por este motivo, o primeiro episódio só aparece no ano seguinte depois que a primeira temporada já havia iniciada. Entre 1988 até 1992 foi exibida uma série intitulada de Superboy.

Entre 1993 e 1996, foi exibida a série Lois & Clark: The New Adventures of Superman, estrelada por Dean Cain e Teri Hatcher. A série é uma representação mais moderna do personagem Superman, focando mais no relacionamento de Clark Kent com a repórter Lois Lane, a série apresentava facetas de comédia romântica. Tomando como base a nova origem do personagem que o autor John Byrne escreveu nos quadrinhos, após Crise nas Infinitas Terras, a série apresenta um Jonathan Kent ainda vivo e um Clark mais descolado. A série mostrou as várias faces de Clark Kent/Superman, uma Lois Lane bem independente, um Perry White e um Jimmy Olsen bem divertidos, um Lex Luthor bem convencido e mau e uma Cat Grant bem atirada.

Entre 2001 a 2011, foi exibida a série Smallville criada por Alfred Gough e Miles Millar. A série abordou a transição do jovem Clark Kent (Tom Welling) da sua fase adolescente para adulta, mostrando todos os problemas enfrentados por um adolescente comum, somando-se aos fatos da adaptação de seus superpoderes e as descobertas sobre suas verdadeiras origens.

O Primeiro Filme.

O primeiro filme do Azulão veio em 1951, Superman and the Mole Men de apenas uma hora, e foi na realidade o episódio piloto da primeira série de televisão live-action do personagem, Adventures of Superman. Antes tinha havido duas séries em 1948 e 1950. Ainda assim, Superman and the Mole Men teve exposição comercial nos cinemas.

O filme, como a série, estrelado por George Reeves como Superman e Phyllis Coates como Lois Lane, foi realizado com os recursos do tempo, isso é bastante limitado tecnicamente, e apenas ecoa a popularidade do personagem, embora na televisão ele tinha um bom apoio do público e durou seis temporadas, até sua conclusão forçada e a morte abrupta de Reeves por suicídio. O filme, se juntou a série como dois capítulos no final da primeira temporada.

A Era de Christopher Reeve.

E inegável não confundi pessoa e personagem
O Superman de Reeve influenciou em muito
os dos quadrinhos.
Em 1973, o produtor Alexander Salkind foi convencido por seu filho Ilya Salkind, para adquirir os direitos de filmagem de Superman para a empresa Time Warner, proprietária já nesta da DC Comics e portanto do personagem, para a realização de um novo filme que já poderia ser criado naquele momento; logo após, em 1977, seria dada uma revolução retumbante no campo de efeitos especiais graças a Star Wars, de George Lucas.

Salkind tem os direitos de exploração no cinema e começou a procurar um diretor. Um dos primeiros considerado foi Steven Spielberg, aliás amigo de George Lucas, e que também se tornara então muito famoso na época devido seu filme Tubarão; Também pensou sobre Guy Hamilton, que já tinha dirigido quatro filmes de James Bond, mas finalmente escolheu Richard Donner, que, como Spielberg, havia saltado para a fama na época com um filme de terror, Profecia.

Como a história, Mario Puzo, responsável nada menos do que o romance e adaptação de The Godfather, que escreveu uma história que lembrava a Bíblia com Superman como um enviado super-poderoso por um pai nobre.

Para o protagonista Superman/Clark Kent, se escolheu o ainda desconhecido Christopher Reeve, que convenceu os produtores e diretor em grande parte, por ser alguém desconhecido para o público (recurso muito comum atualmente); para o papel de Jor-El, pai de Superman, Marlon Brando foi selecionado, este relacionado com Puzo por protagonizar The Godfather como Don Vito Corleone; para o vilão Lex Luthor foi recrutado Gene Hackman; como Johnatan Kent, pai adotivo do Superman, o veterano Glenn Ford e o elenco escolhido se estabeleceu para atores pouco conhecidos como Margot Kidder no papel de Lois Lane, com a exceção de Jackie Cooper, que se tornaria Perry White, editor do Planeta Diário.

Superman (1978).

Em 15 de Dezembro de 1978, comemorando o 40° aniversário do Azulão Superman-The Movie (no Brasil, Super-Homem; em Portugal, Superman, O Filme), e foi o grande sucesso daquele ano e parte de 1979, mostrando os últimos avanços tecnológicos da época e foi um sucesso de público e crítica.

O filme reconta a destruição do planeta Krypton, como Superman chegou à Terra, a sua adoção pelo casal Kent, a adolescência na pequena cidade rural de Smallville, a morte de Jonathan Kent, que motiva o jovem Clark Kent a buscar sua verdadeira origem, a sua chegada a cidade de Metropolis (a origem cobre quase um terço do filme), viajando o mundo e seu confronto com o megalomaníaco Lex Luthor.

A crítica elogiou a dupla interpretação de Reeve como Superman e o discreto Clark Kent, dirigido por Richard Donner, que conseguiu fazer um filme solene e a composição de músicas por John Williams, que mostrou toda sua habilidade, fazendo um dos seus melhores trabalhos até à data.

Superman II (1980).

Desde o primeiro filme, a história de 1978 deu origem ao que seria a continuação, o então diretor Richard Donner tinha realizado várias cenas das filmagens desta, cerca de 70% a 80% de Superman II. Mas à medida que avançava o projeto Richard Donner tinha diferenças criativas com Salkind e terminaram o despedindo, assim, entrou em seu lugar o diretor Richard Lester, que virou-se para filmar muitas cenas para deixar o filme um pouco mais leve do que tinha originalmente Donner planejado. Muito do que foi filmado por Donner não foi utilizado, enquanto que Marlon Brando impediu suas imagens editadas da primeira filmagem a serem usadas e para isso ele pediu uma grande quantia de dinheiro por elas. Unicamente se deixou 30 % do material de Donner, incluindo cenas em que Gene Hackman aparecia como Lex Luthor.

O filme foi lançado na Europa e na Austrália em 1980, nos Estados Unidos e no mundo, em 1981. Apesar das mudanças intempestivas durante a produção foi outro grande sucesso para a Warner, mantendo muito do espírito da primeira parte. Nela, Superman luta contra General Zod, Ursa e Nom, três kryptonianos banidos por seu pai, enquanto deve decidir se deseja levar uma vida normal como um ser humano com a sua amada ou sua identidade de Superman com todas as responsabilidades que isso implica.

Superman III (1983).

Superman III foi lançado em 1983, novamente sob a direção de Richard Lester, embora sem o roteiro de Puzo e na qual a abordagem perdeu toda a sua força devido às alterações feitas durante as filmagens. O roteiro e a história ficou a cargo de David e Leslie Newman. Originalmente se planejou que o vilão do filme seria Brainiac, mas por questões de direitos não pode ser utilizado e apenas se conservou o elemento do computador perverso com identidade própria, além de comediante Richard Pryor ser introduzido como um especialista em computadores, resultando em um personagem bastante impopular.

Desta vez, a direção de Lester acabou sendo inadequada, e o filme não teve apelo do público como os anteriores, assim o estúdio Warner estava relutante em uma nova versão. Finalmente, Salkind perdeu os direitos de explorar a franquia Superman.

Superman IV: The Quest for Peace(1987)

Em 1987, se realizou uma quarta continuação, desta vez impulsionada pelo próprio Christopher Reeve, que teve o apoio dos estúdios Cannon Films, bem como os parceiros Golan-Globus, juntamente com a Warner que, desta vez não costeava todos os gastos. A direção desta vez foi dada ao desconhecido Sidney J. Furie, devido a outras mudanças no equipamento e na equipe de produção e a história foi a primeira a ter um subtítulo.

A história, que também contribuiu Reeve era sobre o desarmamento nuclear no mundo, porque neste Superman quer fazer algo realmente significativo com seus poderes, embora deve enfrentar o Homem Nuclear, criação de Lex Luthor, e assim, embora bem-intencionado, o filme não tivera o impacto desejado, então a Warner decidiu dar um hiato na série.

Lembro de ter assistido esse filme quando criança, quando era reprisado na TV e revendo novamente dias atrás, vejo os furos de roteiros e as coisas que conseguem de fato quebrar as leis da física. Aqui deixo uma crítica bastante contundente ao quarto filme do Azulão. E coisas interessantes que relembrei ao assistir o filme.

Spin-off: Supergirl.

Lançado em 1984, sua personagem principal é a prima do super-herói Superman (ou Super-Homem), interpretada por Helen Slater. Foi produzido no embalo do sucesso dos filmes do último filho de Kripton pelo produtor Ilya Salkind.

Na história, Kara-El vem à Terra e se disfarça como Linda Lee para tentar recuperar o Omegaheadron, a fonte de energia de seu atual planeta. O objeto, porém, está nas mão da bruxa Selena (interpretada por Faye Dunaway), que tenta utilizá-lo para conquistar o mundo.

Quinto Filme.

A Cannon Pictures planejou usar os 44 minutos cortados de Quest for Peace para fazer um quinto filme, produzido por Alexander Salkind, dirigido por Albert Pyun e possivelmente lançado em 1992, mas o projeto foi cancelado.

Anos mais tarde, a Warner investiu em um novo filme inspirado na série A Morte de Superman, Superman Reborn, que seria dirigido por Tim Burton e estrelado por Nicolas Cage, com possível lançamento para 1998. O primeiro roteiro foi escrito por Jonathan Lemkin, mas Warner achou o roteiro muito parecido com o de Batman Forever e, portanto, pediu para Gregory Poirier para reescrevê-lo. Embora satisfeita com a nova versão , a Warner Bros. pediu para Kevin Smith para escrever um terceiro, rebatizado Superman Lives. Mais uma vez, o roteiro passa pelas mãos de vários escritores, sem nunca receber a aprovação da Warner Bros, incluindo as questões orçamentais.

Em 2015 o documentário The death of ‘Superman lives’: What happened? explicou o que aconteceu com o filme de 1998, com Tim Burton (Que dirigiu Batman e Batman,o Retorno) na direção e estrelado por Nicolas Cage.

Em 2017 Cage falou do antigo projeto de interpretar o Superman, em um filme ao lado do diretor Tim Burton que acabou sendo cancelado. Intitulado Superman Lives, o filme teria sido feito em 1998.

“Eu acho que o filme que Tim e eu teríamos feito, na imaginação popular, é mais poderoso que qualquer um dos filmes que foram feitos sobre o personagem”, contou Cage à EW, durante o Festival de Toronto.



“Eu nem precisei fazer o filme, e já sei como ele seria na sua imaginação. Ele seria o grande filme de Superman. O Superman definitivo. Mesmo que você nunca tenha visto, é o Superman que vive mais na sua memória”, disse ainda o astro.

Mas Cage realizou seu sonho em interpretar o Azulão, não nas telas em Live-Action, e sim em um filme animado, Os Jovens Titãs em Ação.

Na década de 2000, outros dois projetos infrutíferos de Superman foram discutidos na Warner, Batman Vs. Superman, dirigido por Wolfgang Petersen, e Superman: Flyby, um recomeço da série que teve McG, J.J. Abrams e Brett Ratner considerados para a direção.

A Série Retomada. Superman Returns.

Em 2006, um novo filme do Superman sai nos cinemas: Superman Returns, dirigido por Bryan Singer. Singer decidiu fazer uma continuação que ignoraria o terceiro e quarto filmes. Brandon Routh assumiu o papel-título. Kevin Spacey, que estava no projeto de Tim Burton finalmente consegue o papel de Lex Luthor.

Superman Returns foi lançado em 2006 e alcançou críticas muito positivas da maioria da imprensa de entretenimento. Neste, o quinto filme da saga iniciada por Richard Donner considera apenas os dois primeiros filmes produzidos, ignorando as terceira e quarta partes.

No filme, o Homem de Aço retorna à Terra depois de cinco anos de ausência em que ele foi em busca dos restos mortais de seu planeta natal Krypton. Ao chegar, ele percebe que o mundo aprendeu a viver sem ele, e que sua amada Lois tem um novo parceiro, que deve ganhar um lugar novamente entre o povo da terra e enfrentar seu arqui-inimigo Lex Luthor, recém-libertado da prisão, e que assumiu a tecnologia kryptoniana do herói na Fortaleza da Solidão.

Após o sucesso moderado do filme nas bilheterias, a continuação é cancelada. Warner Bros. decidiu fazer um reboot na série, confiando que o projeto seja parte da equipe de Batman: O Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan e David S. Goyer.

Universo Cinematográfico DC

Man of Steel (2013)

Durante uma guerra em um planeta distante chamado Krypton, Jor-El envia seu filho Kal-El à Terra para evitar a morte. Ao chegar lá, ele cai em uma pequena cidade chamada Smallville, onde é adotado pela família Kent e lhe dão o nome de Clark. Aos poucos, ele descobre quem ele é, mas ele se pergunta por que está na Terra. Depois de ter crescido parte para descobrir quem ele é e porque está aqui, e vive de maneira nômade ao redor do globo. Tudo se complica quando o General Zod (ex-rival de Jor-El) ameaça matar civis se Kal-El não se não entregar a ele.

O filme foi um reinício a franquia Superman. O diretor eleito foi Zack Snyder e Henry Cavill era Clark Kent / Superman e Amy Adams como Lois Lane.

Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)

Após uma luta titânica contra o General Zod (que ocorreu no filme Man of Steel), Metrópolis foi devastada e Super-Homem (Henry Cavill) se tornou a figura mais controversa no mundo e divide a opinião da população mundial. Enquanto muitos contam com ele como herói e principal salvador, vários outros não concordam com sua permanência no planeta e o consideram uma ameaça para a humanidade. Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos de Clark Kent e decide usar sua força de Batman para enfrentá-lo. Nada pode impedi-los de travar esta guerra. Enquanto os dois brigam, porém, uma nova ameaça ganha força. Uma que tem mais poder e pode pôr em perigo o mundo e causar a destruição total da humanidade.

Curiosidades.

O Superman é provavelmente o super-herói mais popular de todos os tempos! De imaginar que esse personagem que escancarou a porta para a criação de outros heróis posteriormente, no começo foi recusado pela National Publications, (Que mais tarde seria conhecida como DC Comics), que achava que o Superman não seria rentável.
Como expliquei várias vezes, nossa empresa tem bem pouco a ganhar financeiramente com a publicação desse material. 
Jack Liebowitz, publisher da editora, em resposta a um dos criadores do Homem de Aço, Jerry Siegel.
Mas Liebowitz deve ter mudado de ideia quando o Azulão de capa vermelha se tornou rentável. Desde o final dos Anos 30 para cá o Super já marcou presença em mais de 15 mil quadrinhos e quase numa dezena de filmes. Para além disso foram várias as animações e séries live-action criadas sobre o personagem ou baseadas nas Estória que o rodeia.

Passando por diversas Mudanças ao longo dos Anos, que vão do uniforme à personalidade. Escritor e crítico de quadrinhos e cinema, Glen Weldon é autor do livro Superman — Uma biografria não autorizada. Para ele, mesmo com as mudanças, é possível encontrar pontos decisivos que permanecem sempre no caráter do herói.

Os fatores para entendê-lo, segundo Glen, são dois: primeiro, ele coloca as necessidades dos outros acima das suas; segundo, ele nunca desiste. “Isso é o que você precisa ter em mente para contar uma história do Superman. Esse é o núcleo de seu caráter”, disse em entrevista sobre o livro. “Todo o resto — o traje, os poderes — pode mudar, e mudou muitas vezes, ao longo dos anos. Mas, enquanto esses dois fatores essenciais permanecerem, ele ainda será Superman”, completa.

1. Revolucionário 

Ao ver a representação mais clássica e comum do Superman é difícil imaginar que ele surgiu como um herói socialista, que se rebelava contra o sistema vigente. “Ele lutava contra as corporações gananciosas, contra funcionários corruptos do governo e criminosos que tiravam proveito do homem comum. Era um agitador que lutou contra o status quo”, explica Weldon.

Tudo isso, no entanto, foi demolido quando a Segunda Guerra Mundial começou e o patriotismo tomou conta dos EUA. “O fervor patriótico varreu o país. Então, ele se tornou um símbolo identificado com a América (Semelahnte ao Capitão América). Ele permaneceu assim desde então e se transformou em uma representação do americano republicano”, explica.

Desde então, ele se transformou, para Weldon, em uma versão do que os americanos querem acreditar que são, “mesmo que não sejam”. “Ele é imensamente poderoso, mas sempre usa esse poder sabiamente, olha para os menos afortunados... Essencialmente, ele é espelho que temos, mas um espelho muito lisonjeiro; que nos mostra o melhor de nós”, observa.

Para Glen Weldon, é importante também, ao analisá-lo, não deixar de lado que, como todos os super-heróis, o Homem de Aço é um ideal. “Vê-lo simplesmente como um símbolo da América patriótica — torta de maçã, beisebol etc. — é perder o fato de que ele é um ideal. Um ideal que nunca podemos alcançar, mas esse é realmente o ponto de super-heróis como ele”, pondera.

2. Sacrifício.

Uma das bases do Superman é o sacrifício em nome da humanidade, ao se colocar em um patamar menor diante das necessidades dos outros. Segundo Weldon, tudo isso foi inspirado em outras figuras que também representam o mesmo ideal.

Jesus Cristo e Moisés, por exemplo, são algumas das figuras em que a narrativa do Superman bebeu. “É uma história simples e extremamente atraente. A ideia de um homem que não precisava fazer absolutamente nada, mas que opta por utilizar seus imensos poderes para ajudar os outros”, argumenta.

Nas telonas, o Homem de Aço passou basicamente por três fases principais, além dos seriados e telefilmes. A primeira nos longas dirigidos por Richard Donner nas décadas de 1970 e 1980. “Eles têm muito daquele período, mas o desempenho de Christopher Reeve pegava o fato essencial da personagem: ele está aqui como um amigo, como alguém que está olhando para nós”, opina Weldon.

Depois, em 2006, o diretor Bryan Singer trouxe o herói de volta para os cinemas com Superman — O Retorno. “Tem uma referência muito grande a Donner. Foi um exercício de nostalgia, o que faz algum sentido, mas a melancolia que o filme exalava parecia fora do lugar.”

O herói retorna em 2013 com Homem de Aço, de Zack Snyder. Interpretado por Henry Cavill, este é o atual Superman do universo da DC nos cinemas. “Snyder não compreende realmente o altruísmo que é a base do Superman — ele não acredita no altruísmo. Ele desconfia da noção de abnegação e mostra isso na tela. Além disso, ele acha que vai conseguir levar para o Superman o tom sombrio, férreo que Nolan trabalhou para os filmes do Batman. Isso mostra completamente que ele entende mal o que Superman é”, critica Weldon.

3. Um Superman Que Não Voa.

Inicialmente o Superman não conseguia voar. Quando o herói apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1938, ele era incrivelmente forte, era super-resistente e conseguia dar saltos com cerca de 2 quilômetros. Os seus super-poderes ficavam por aqui, nada mais, nada menos!

A sua célebre capacidade de voar foi mencionada pela primeira vez na série criada para as rádios, sendo que nos quadrinhos ele apenas adquiriu esse superpoder em 1941. A Max Fleischer Estúdios, que produziu os episódios animados nos anos 40 pediu para a Atual DC a mudança de pular para voar, alegando que gastaria menos quadros com o herói voando, do que saltado, ideia está que agradou a Editora.

Foi com o passar dos anos que o Superman foi ganhando cada vez mais super-poderes (A ponto de puxar Planetas), sendo que atualmente ele é praticamente indestrutível e capaz de feitos incríveis.

4. O Superman e o Clark Kent Já Foram Vistos Juntos

O universo da DC Comics tem vários personagens que são capazes de adotar a forma de outras pessoas. Numa ocasião um desses personagens usou esse superpoder para se transformar em Clark Kent, fazendo com que o célebre repórter fosse visto ao lado do Homem de Aço.

Depois de isto ter acontecido o público em geral ficou a pensar que Clark Kent e o Superman são apenas amigos que por acaso são extremamente parecidos fisicamente. Será que isso levantaria suspeitas no mundo real? Muito provavelmente!

5. Os Óculos Não São Seu Único Disfarce.

Se já assistiu ou leu alguma Hq (As mais antigas principalmente) devem ter se perguntado (Isso complementa a 4 Curiosidade) como ninguém desconfiava que o Homem de Aço e o Repórter do Daily Planet eram as mesmas pessoas. Nos Quadrinhos mais antigos, isso era explicado com um poder de Hipnose que o Super tinha. Explicações mais atuais mencionam as lentes dos óculos, ligeiramente tingidas alterando assim a cor dos seus olhos. Graças ao incrível controle que tem sobre o seu corpo, Clark consegue ainda alterar as suas cordas vocais, adotando assim uma voz diferente quando não está utilizando o traje do Superman. Também a sua postura física é diferente, sendo que Clark chegou até a ter aulas de representação para que conseguisse adotar diferentes maneirismos quando não está sendo o Homem de Aço.

6. O "S" não significa apenas Superman

O famoso logótipo do Superman com a letra "S" num vermelho bem vivo, não significa apenas Superman, mas ele também não é simplesmente a heráldica da família de Kal-El.

Em vários quadrinhos e filmes foi revelado que o "S" é um símbolo Kryptoniano que significa "esperança". Contudo, quando o símbolo é invertido ele passa a significar "ressurreição", curiosamente uma outra palavra muito importante no cânone do personagem da DC Comics.

7. A frase icônica do Superman nem sempre foi do jeito americano

Originalmente a frase que caracterizava o personagem era "o campeão dos oprimidos que luta pela verdade e justiça". Ele apenas começou a utilizar a frase "verdade, justiça e o jeito americano" na década de 40. Esta frase que mais tarde viria a se tornar icônica, foi escutada pela primeira vez na série de rádio.

Contudo a frase só se tornou extremamente popular nos anos 50, quando a série de televisão de George Reeves foi para o ar nos Estados Unidos.

8. De Volta Para o Futuro

Enquanto ele ainda era adolescente, Clark Kent foi visitado pela Legião dos Super-Heróis! Este time era composto por vários adolescentes com super-poderes, eles viajaram desde o século XXX até ao presente para conhecerem o Superman, pois no futuro ele era uma lenda.

Vendo que Clark estava desesperado por falar com outros jovens que fossem mais como ele, a Legião convidou o Superman para várias missões que se passaram no futuro. Sempre que Clark voltava para o presente as suas memórias ficavam turvas de forma a que ele não fosse capaz de alterar o seu próprio futuro.

9. Tinha a Lois, a Lana, A Diana...

Nos Quadrinhos Lois Lane acabou por se tornar a esposa do Superman, mas ela não foi a única que chamou a atenção do Homem de Aço.

Quando ele era adolescente, Clark acabou por se apaixonar pela sua colega de escola Lana Lang que foi a primeira, para além dos seus pais, a descobrir que Clark tinha super-poderes. Para além de Lana, o Superman também acabou por ter um pequeno crush pela Moça de Saturno, integrante da Legião dos Super-Heróis.

Lois Lane não é o único interesse amoroso de Clark, apesar de ter sido o único que vimos nas telonas. O Superman já teve relações, por exemplo, com sua companheira de Liga da Justiça, a Mulher Maravilha. Na telinha, Lana Lang já apareceu em Smallville, e o herói morria de amores por ela.

A Lois sabia que Kent e o super eram a mesma pessoa. O filme Man of Steel (2013) resolveu esse problema dizendo que Lois sabia desde o começo que Clark era um alienígena, e embora os quadrinhos não tenham chegado tão longe, a maioria das iterações modernas estabeleceu que Lois sabe disso há anos. Essa é uma ideia que décadas de narração de histórias e reconhecimento cultural conquistaram e que deve ser sempre o status quo daqui para frente.

10. A Kryptonita Não é a Sua Única Fraqueza.

Todo mundo sabe que existe a Kryptonita verde e que ela tira os poderes de Superman, além de o deixar fraco e poder matá-lo com muito tempo de exposição. Mas existem outros tipos de Kryptonita. O segundo mais notável é provavelmente a Kryptonita vermelha, que lhe causa um comportamento estranho e agressivo (a cura é a Kryptonita azul). A Kryptonita dourada remove temporariamente os poderes de um Kryptoniano. A Kryptonita branca é essencialmente um comedor de ervas daninhas muito forte, matando toda e qualquer vida vegetal. Kryptonita Negra divide um Kryptoniano em uma versão boa e má de si mesmo. Kryptonita prateada resulta em inibições como percepções alteradas e uma fome extrema.

O Superman já enfrentou muitos adversários super-humanos e alienígenas com um nível de poder bem elevado que mesmo assim não foram capazes de o derrotar. Mas não se engane, Clark Kent tem outras fraquezas para além da Kryptonita.

Uma vez que os seus superpoderes são alimentados pela radiação de um Sol Amarelo (Aquele que temos no planeta Terra), sempre que ele é colocado perante um Sol Vermelho, igual ao que existia no planeta Krypton ele fica sem superpoderes.

Para além disso, o Superman é vulnerável a qualquer tipo de magia, Shazam (Capitão Marvel) Adão Negro, além de demônios e outras entidades místicas podem ser adversários bem complicados para o Homem de Aço. Além disso, vilões poderosos como Darkseid e Apocalipse já derrotaram Superman.

11. O Batman é o Principal Suporte Financeiro do Superman.

É verdade, pode parecer um pouco exagerado, mas se não existisse Bruce Wayne provavelmente Clark Kent passaria graves problemas financeiros.

O apartamento onde Clark Kent e Lois Lane vivem foi oferecido pelo milionário de Gotham City como presente de casamento. Como se isso não fosse suficiente, quando o jornal Daily Planet estava atravessando graves problemas financeiros, Bruce decidiu comprá-lo. Ou seja, basicamente Bruce é o chefe de Clark e de Lois.

12. Um Aniversariante Bissexto

O Homem de Aço celebra o seu aniversário no dia 29 de Fevereiro! Quando foi concebido em 1933, 1936 foi um Ano Bissexto. Contado a partir desta data 1940, o Azulão tem 19 Anos. Um vovô de 80 anos com vitalidade de um Jovem de 19 anos

13. O Primeiro Uniforme Foi Baseado Em Roupas De Acrobatas de Circo.

Sabe aquela coisa clássica da cueca por cima da roupa? A ideia veio de uma inspiração bem incomum para o herói: o uniforme usado por acrobatas de circo. Chamativa, com capa e tudo mais, a roupa do Homem de Aço virou referência e influenciou o modo de se vestir da maioria dos heróis que vieram depois.

14. Ele não é o único.

Um de seus Epitetos é o último filho de Krypton, o Legado dos Kryptonianos, o último de seus semelhantes. A ladainha que Jor-El fala Kal-El já devia ter deixado o herói mais desconfiado do pai. Não só sua prima aparece pela Terra, como existe até um cão! E não para por aí, uma cidade inteira do planeta natal de Superman ainda existe, mesmo que dentro de uma garrafa.

15. Não Matarás.

Existe uma ilusão coletiva de que todos os super-heróis possuem uma Regra de Ouro, e que aqueles que a ultrapassam são somente os anti-heróis. Na verdade, não matar já foi sim uma regra das maioria do vigilantes de capa, mas praticamente todos já quebraram a regra em algum momento. Claro que com muita discussão de ética e filosofia por trás. O próprio Superman de Man of Steel (2013) acaba matando o General Zod antes que ele matasse mais pessoas. Nos quadrinhos, isso também aconteceu!

16. Batman.

É do conhecimento comum que Batman e Superman não vão muito um com a cara do outro. Mas isso é uma mentira! Ambos são pertencentes ao "Big Three"da DC, (Ele, Batman e Mulher Maravilha), são membros fundadores da Liga da Justiça e já se juntaram em diversas ocasiões para salvar a Terra ou combater o crime. Clark já até levou Bruce para passar o Dia de Ação de Graças na casa dos Kent.

17. Entre o Azulão e o Vermelhão, Deu Vermelhão.

Quem é o mais é o mais rápido Flash o Velocista Escarlate, ou o Superman? A verdade é que vai depender do roteirista. Mas no geral, o velocista Barry Allen que assume o manto de Flash é, de longe, muito mais rápido do que Superman. No auge de Flash, o Homem de Aço não chegaria nem perto de vencê-lo em uma corrida.

18. Lex Luthor VS Superman.

Assim como o Coringa é para o Batman, Luthor e para o Homem de Aço. Essa realmente é a prova de que o herói é subestimado pela maioria das pessoas. Quem realmente leu histórias de Superman, sabe que ele tem uma galeria de vilão muito maior do que Lex. Bizarro, Darkseid, Apocalipse, General Zod… Esses são só alguns nomes de bons vilões, e nem falamos de Adão Negro, que é mais relacionado à Shazam, mas já deu trabalho para Superman diversas vezes.

19. O Mais forte da DC (E da Marvel Também).

Alguns diriam que ele é até o herói mais forte da história dos quadrinhos. Mas só focando na DC, podemos ver que não é bem assim. Shazam aguenta uma boa briga com ele, como já fez diversas vezes nos quadrinhos (E na serie Liga da Justiça Sem Limites). Além disso tem os Lanternas Verdes, da qual seus poderes só é limitado pela sua imaginação e força de vontade. Um bom páreo para o Homem de Aço.

Mais um dia comum na vida do Super, antes da Crise das Infinitas Terras.
20. Feliz e Otimista.

Quem pensa isso, não sabe como é difícil sentir o peso de vestir a capa da casa El. As melhores histórias do Superman não são as que ele mostra toda a sua força numa batalha épica contra monstros, e sim, as histórias com as questões de ética e filosofia que sempre deixam o herói, ao melhor estilo Dr. Manhattan, questionando a sua existência e sua responsabilidade na Terra.

21. E o Bichão Mesmo.

Essa é uma ideia comum, dada o número de vezes que vimos Superman voando fora da atmosfera terrestre e suas muitas adaptações para o cinema. Na verdade, ele não pode respirar no espaço. O que ele pode fazer, e faz, é prender suas respiração por uma quantidade enorme de tempo.

22. Sua Profissão Evoluiu Com o Passar do Tempo.

Esse é outro pensamento comum. Mas Clark nem sempre é jornalista. Nos anos 80, ele era repórter de TV, supostamente para lhe dar uma ocupação mais moderna e relevante. Com a reinicialização do universo DC chamada de Novos 52 em 2011, Clark se tornou um blogueiro, pois o jornalismo on-line começou a ultrapassar a impressão. Em Reino do Amanhã, um Clark mais velho e mais amargo deixou o jornalismo para se tornar um fazendeiro, como seu pai terrestre.

23. Batman tem o Robin, quem o Superman Tem?

Superboy na verdade é um clone de Superman e Lex Luthor, feita pelo próprio vilão. Seu nome é Conner Kent e ele não é o herói retratado na série de TV Smallville. Atualmente, há outro Superboy, Jonathan Samuel Kent, filho de Clark Kent e Lois Lane. Ele muitas vezes se une a Damian Wayne, o filho de Batman com Talia Al Ghul e o atual Robin.

24. O Primeiro Herói da DC.

Da história do editora, é verdade. Mas cronologicamente, em sua continuidade, Superman não é o primeiro super-herói a aparecer. Muitos heróis o antecedem, mais notavelmente a Sociedade da Justiça da América, uma equipe de super-heróis da Segunda Guerra Mundial que serviu de inspiração para a Liga da Justiça do Superman.

← Clique Aqui Caso Não Leu a 1° Parte.                                               Clique Aqui Para ler a 3° Parte. →


Fontes.














https://pt.wikipedia.org/wiki/Atom_Man_vs._Superman

https://pt.wikipedia.org/wiki/Superman_and_the_Mole_Men

https://nosbastidores.com.br/critica-superman-iv-em-busca-da-paz-faz-mais-estrago-do-que-kryptonita/

https://i-mockerybrasil.webnode.com.br/news/as-dez-melhores-coisas-em-superman-iv-em-busca-da-paz/

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2017/09/superman-cancelado-de-nicolas-cage-e-tim-burton-teria-sido-mais-poderoso-que-todos-os-outros-diz-astro

https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/documentario-revela-bastidores-do-projeto-que-tinha-nicolas-cage-como-super-homem-19347594

https://omelete.com.br/filmes/artigo/superman-lives-o-fiasco-de-tim-burton/

Nenhum comentário:

Postar um comentário