quarta-feira, 4 de abril de 2018

A Ideologia Avatar. (Não é o que você está pensado).

Minha vida se resume em algumas rotinas básicas. Acordar as 06:30, ir para o trabalho, voltar, ir para o curso. Neste meio  tempo (Quando o tenho), edito alguns post do Oberhalb Thoth. Geralmente eu passo a maior parte conectado, seja em sites de notícias, ou no Twitter mesmo. Algumas noticias chama a atenção e outras nem tanto, uma que me chamou a atenção foi a do título, que quando a li, a música do Pseudo Anime tocou em minha mente.

A Ideologia do Avatar, ou Avatar Course, ou simplesmente Avatar é uma série de cursos de autodesenvolvimento LGAT fundada em 1986 por Harry Palmer e dirigida por sua empresa privada, a Star's Edge, Inc. , que treina e licencia Avatar Masters (professores) que entrega o curso ao redor do mundo.
Harry Palmer, ex-membro da Cientologia, Religião/Seita está também bastante polêmica, a doutrina foi fundada por L. Ron Hubbard e tem entre os adeptos astros do cinema como Tom Cruise, John Travolta e Elisabeth Moss (Sim vai ter um Post sobre Cientologia).

Mas o que é está Ideologia, cujo o nome remete a 2 coisas: O PseudoAnime da Nicklodeon, que virou um (Péssimo) Live-Action de 2009, e o filme de James Cameron que se tornou uma das maiores bilheterias da história do cinema? Qual a sua real influência?

Origens.

A origem da Avatar, está intimamente entrelaçada com a Cientologia

Em 1975, a Missão Elmira incorporou sob o nome a Missão Elmira da Igreja de Cientologia e no ano seguinte obteve uma licença para usar todas as marcas registradas e marcas de serviço de Cientologia, marcas estas mantidas e controladas por L. Ron Hubbard, seu fundador. Em troca desse direito, Palmer pagou 10% do rendimento da Missão como um dízimo para a Igreja. Seis anos mais tarde, Hubbard atribuiu seus direitos em todas as marcas registradas da Cientologia ao Religious Technology Center (RTC), que a Igreja tinha organizado especialmente para possuir e proteger todas as marcas registradas da mesma.

Em 9 de setembro de 1982, Palmer assinou um novo Contrato de Licença exigindo que a Missão Elmira pagasse 15% de sua renda, bem como taxas adicionais ao RTC, a fim de continuar usando as marcas registradas da Cientologia. Quando, em novembro de 1984, Palmer deixou de fazer qualquer pagamento a Igreja, que entrou com uma ação contra Palmer e a Missão Elmira por violação de marca registrada. A Igreja ganhou em apelação e o tribunal selou detalhes do acordo.

Nessa época, Palmer produziu o primeiro dos materiais relacionados a Avatar, incluindo o Manual da Tempestade de Pensamento .

Em 28 de fevereiro de 1998 (em um processo judicial que ele perdeu contra ex-funcionários perante o Conselho de Trabalho do Estado) Palmer mencionou a renomeação da "Igreja de Cientologia, [...] Missão de Elmira, Inc. em 11 de março de 1987, conforme Ordem do Tribunal Federal, [como] o Centro de Aprendizagem Criativa ".

Quais as semelhanças entre Avatar e Cientologia?

Os cursos e a doutrina Avatar compartilham muitas concepções e terminologias da cientologia. Ele também usou termos cientólogos típicos, como "resumo", "integridade" e "profissional".

Os cientologistas negam que sejam parte de um culto e rejeitam acusações de abuso e fraude. Nos Estados Unidos, sede da  igreja, a mesma já foi acusada de sonegar impostos e até de torturar alguns de seus membros. Os seguidores descrevem a religião como apoio espiritual. Ambas acreditam que em algum momento a Terra foi colonizada por seres de outros planetas.

Os programas Avatar de autodesenvolvimento também emprestam elementos do xamanismo, do hinduísmo e da filosofia nova era.

Qual o Motivo de toda Confusão.

Todas as Religiões tem seus problemas internos e isso sabemos bem. As Religiões Abraamicas são um caso notável, mais as das nova era não ficam atrás, assim como sua progenitora, a Ideologia do Avatar também tem seus problemas.

Uma Organização chamada Sektesignaal, ou "alerta de seita", criada para monitorar movimentos de cultos e seitas, pediu a Inspetoria de Educação para investigar relatos de que a Avatar representa uma ameaça, pois segundo eles, teria infiltrado membros secretamente (no melhor estilo Illuminati) em instituições públicas.

O motivo para tal preocupação é que, três conselheiros educacionais atingiram altos status dentro da seita e usaram dinheiro público para cooptar outras pessoas a participarem de cursos sobre a Avatar.

Han Bekkers, 69 anos, secretário municipal da província de Limburg, no sudeste da Holanda, foi um dos mencionados nos relatórios. Seu porta-voz, Roek Lips, disse à BBC que os relatos eram "quase sem sentido".

"Han Bekkers fez o curso, mas não há dinheiro público envolvido. E nada do que ele arrecada com suas oficinas é enviado para a Star's Edge, ele é totalmente independente." -  diz Lips.

O Avatar Está Na Escola?

A BBC (Fontes na descrição, digo nas Fontes) decidiu procurar provas da presença da Ideologia do Avatar em uma das escolas mencionadas nos relatórios holandeses. Uma das escola que consta no relatório como uma instituição com membros Avatar, conhecida como Life!, afirmou que um de seus professores realmente fez um curso da doutrina, mas que ele nunca ensinou nada da "filosofia" a seus alunos.

Atualmente, a Holanda é um dos países mais secularizados do mundo. Em uma pesquisa feita pela empresa WIN/Gallup (com 64 mil pessoas em 65 países), dos 10 Países menos religiosos do Mundo, a Holanda ocupa o 5° lugar. Menos religioso não significa que e mais ateu. Com essa secularização, faz com que seja um país onde as pessoas se sintam livres para experimentar novas formas de religião. Uma Religião Nova como a Avatar teria motivos de sobra para florescer nos Países Baixos.

Em e-mail enviado à BBC a partir de Orlando, Harry Palmer afirmar que sua comunidade tem quase um milhão de seguidores em todo o mundo, é acredita que existam dezenas de milhares de discípulos vivendo na Holanda.

Eis a problema, mesmo sendo um pais com uma diversidade religiosa bem ampla (Semelhante ao Brasil) a preocupação com um Culto chamado Avatar deixou pais de alunos com medo. Os relatórios que declamam de membros que praticam exorcismo, que seu objetivo principal é criar "uma sociedade planetária iluminada". É que alguns acreditam que o planeta Terra tenha sido colonizado por alienígenas, criou um mal-estar tremendo. Jornalistas, que ao investigar a história, apenas fazem acusações jocosas, fazendo o público ouvinte acreditar quem os relatórios descreve de fato uma seita interna está instalada nas escolas. Com isso ocasionado traumas em alguns estudantes, quem são alvos de perseguições como pertencentes a um culto estelar

As escolas democráticas ou livres costumam atrair pais holandeses que acreditam que seus filhos vão se destacar em ambientes menos controlados. Um número razoável de escolas primárias e secundárias oferece aulas de desenvolvimento pessoal cujo objetivo é "identificar e remover crenças limitadoras". A Guus Kieft, por exemplo, parece uma escola de teatro. 

Jurgen Seunke, vizinho da Escola, questionado se estava preocupado com os relatos de uma seita logo ao lado, respondeu que não.

"Há quem leia a Bíblia e diga que as crianças não devem tomar vacina contra a poliomielite ou que não devem aceitar homossexuais porque Deus não gosta deles. Então, mesmo que a cientologia exista na escola, todos devem ter a liberdade de escolher. E, de qualquer forma, são apenas alguns garotos, certo? Não é como se eles tivessem um exército ou algo assim." diz.

Fontes.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-seita-que-acredita-que-o-mundo-foi-colonizado-por-aliens-e-preocupa-governo-holandes.ghtml

http://www.cursosavatar.com.br/quem-somos/

https://en.wikipedia.org/wiki/Avatar_Course

https://blog.comshalom.org/carmadelio/24093-a-holanda-e-a-nova-tendencia-religiosa-a-religiao-sem-crenca

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150414_religiao_gallup_cc

https://www.nesobrazil.org/living-in-holland/religiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário