quinta-feira, 26 de abril de 2018

Quem Vigia Os Kibadores?!

O grande Abelardo Barbosa, conhecido como Chacrinha, grande comunicador da TV brasileira dizia que na TV, Nada se cria, Tudo se copia.

Sua frase máxima também vale para a Internet.

Sabe esse Post sempre recebe atualizações, afinal escreve sobre Fontes, Plágios, Kibadores, Direitos Autorais, exige, além de muita pesquisa, uma analise crítica do que vai ser debatido.

Vivemos em uma era de constastes troca de Informações, e encontra verossimilhanças em Blogs e Sites e o mais comum de tudo. Ai entra em uma questão um tanto interessante. Ou escreveu com semelhança ou Kibou essa Informação.

E um caso recente mostra o quão perigoso e copiar algo e não dar os devidos créditos.


Recentemente, existe uma treta rolando na Youtubesfera. 2 Youtubers foram acusados de plágio, na mesma semana. Geoff Thew, do canal Mother’s Basement, acusou Mariana Delveccio (Mais Conhecida como Satty) do canal PenseGeek de copiar seus vídeos, desde o roteiro a até mesmo piadas (Piadas velho, Piadas!!). Outro acusado fora Mateus Hwang, do canal homônimo, o qual chegou a assumir que utilizou conteúdos que não eram seus, pelo menos assumiu o erro, é a vida segue.

Não Para Mariana, que além de Plagiar na cara dura e justificar o injustificável, vem colhendo as consequências deste ato.

Confesso que não cheguei a assistir o vídeo da Satty, (Quando fui assistir o alvo de toda polêmica (Como referência), a mesma privou tudo) mas sim do Mother’s Basement, comparando os dois que tratavam do mesmo tema (Como Sobreviver em um Anime de Harém - Serviço Público de Animes).

Mesma Estrutura. Mesmo Roteiro (Mesma Thumbnail). Piadas Semelhantes. Não é uma Coincidência retirada das Fontes (palavra essa bastante importante), fontes essa que ela menciona que inspiraram ambos.

Satty havia saído na frente e publicado um posicionamento durante o final de semana, além de ter deletado o vídeo que incitou a polêmica. Neste não assume que plagiou o Mother's Basement ou qualquer outro canal, e diz que "não há ninguém certo ou errado nessa história".

A produtora de conteúdo também declara que é muito difícil que vídeos não saiam parecidos, afinal, é comum que várias pessoas usem as mesmas referências da internet. Ai  e que vem o Duplo Twist Carpado

Curiosamente, uma das Fontes que a mesma usou para exemplificar um vídeo referente a Sword Art Online (da qual disse que Geoff usou como referência), o texto fora publicado 1 ano após o vídeo do Mr Thew (de SAO) que serviu de base para textos posteriores

Ela encerra então dando a entender que todo mundo já cometeu plágio algum dia, nem que tenha sido no ambiente escolar (Sim, ela fez esse tipo de Comparação). Também pede que "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra"

De nada adiantou excluir o vídeo, postar um vídeo resposta, e privar o canal e desaparecer da Internet. Apenas deu uma legitimidade a uma culpa bastante clara e concisa: Ela Kibou.

E o caso foi tão sério que até a mídia convencional mencionou sobre o caso (ISTOÉ e Estadão)

Antes de finalizar esse post vamos a alguns conceitos.

Quem Vigia Os Kibadores?!

Podemos comparar essa Situação da Satty, a uma caça as bruxas. Bruxas Internéticas que utilizam o feitiço do Ctrl+C+Ctrl+V, demostrando uma falta de criatividade, e reacender uma velha polêmica que envolve a produção de conteúdo para a Internet.

Vivemos em uma época de vigília, da qual cada um de nos somos vigilantes alheios, atentos na 1° oportunidade de iniciar uma caça as bruxas em definitivo. Na Idade média isso era comum, muito comum mesmo. Nesta era moderna, vivemos novas modalidades de caça a bruxas, nos mais diversos âmbitos possíveis.

E a caça as Bruxas na Internet e uma delas, principalmente quando são referentes aos Kibadores.

No Internetês Brasileiro, Kibador e uma entidade parasitaria, tal ser vive apenas de uma função: Kibar Informações, sem dar os merecidos créditos. Eu sei que o Oberhalb Thoth não é o mais famoso dos Blogs na Blogosfera Brasileira, mas estou ciente que quem o visita não é apenas Brasileiros quem leem minhas postagens (editadas em grande maioria), o público deste Blog e bastante diversificado (Afinal o nome e um Neologismo Germânico-Egípcio), e irei explicar o que significar e a Origem do Kibador

Kibador, vem de Kibar, Kibar vem de Kibe. Ok, mais o por que desta Iguaria Árabe, tem havê com isso. A Origem do Termo Kibador (Do Verbo Kibar) e atribuída a Mr Manson do Web Site Cocada Boa, em referência a outro Famoso Web Site, o Kibe Loco, conhecido por publicar conteúdos retirados da internet sem divulgar as fontes.

Em tese sem muitos rodeios ou delongas, Kibar e a mesma coisa que Plagiar.

Em um artigo da Wikipédia, descreve 5 tipos de Plágio:
  1. Direto ou Integral - Segundo Ken Kirkpatrick, "consiste em copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que é uma citação e sem fazer referência ao autor."
  2. Parcial - Segundo Lécio Ramos, o plágio parcial é a "‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras."
  3. Conceitual: Para Lécio Ramos, é a "utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
  4. Plágio Mosaico - Para Ken Kirkpatrick esse é o tipo de plágio mais comum. Ele explica que "este plágio acontece quando o "plagiador" não faz uma cópia da fonte diretamente, mas muda umas poucas palavras em cada frase ou levemente reformula um parágrafo, sem dar crédito ao autor original. Esses parágrafos ou frases não são citações, mas estão tão próximas de ser citações que eles deveriam ter sido citados ou, se eles foram modificados o bastante para serem classificados como paráfrases, deveria ter sido feito referência à fonte.
  5. Autoplágio - Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".
Será que alguém entendeu a Referência.
Para quem desconhece, podem dizer que esse Blog e um exemplo de plagiação a torto e a direita. Quem sou eu para condenar e falar de recorte e colagem de blogs e vídeos alheios, quando grande parte de meus posts são assim.

Na 5 citações Tese eu derrubo esse argumento, todos os Posts são referenciados com as Fontes (Primárias é Secundárias)

Para aqueles que acompanham, ou uma vez ou outra ler um post do Oberhalb Thoth até o final devem ter notado, que depois que encerro a narrativa (Ou no meio dela), deixo abaixo do texto as 6 palavrinhas mágicas que podem me isentar de ser um Kibador. F.O.N.T.E.S.

E lógico que não irei colocar em cada paragrafo ou frase, a citação desta frase (Semelhante a Wikipédia, da qual a maioria de meus Posts São feitos), pois o texto ficaria bastante confuso, e não cumpriria seu papel de passar a informação, por isso no final de cada Postagem eu deixo as Fontes, de onde retirei essas Informações (Blogs, Sites, Jornais, Livros (Raramente) Wikis, todas estão linkadas para consultas.

E isso também entra na questão dos Direitos Autorais, que eu sabia disto, desde antes de iniciar esse Hobby.

Direitos Autorais.

Uma analogia que eu faço entre Anti-Kibes e Kibadores e ao Argumento (Que desenvolvi analisando diversos casos) de Shepherd Wolf.

Para quem vive exclusivamente de Internet (Youtubers, Blogueiros Profissionais) Tem a sua razão para fica puto com Kibadores. Eles trabalham, gastam horas de suas vidas produzindo um conteúdo decente e vem um Hirudinea, e copia e posta na maior cara de pau (Sem citar as Fontes), o que se passou horas trabalhando no mesmo. 

Da mesma forma que Jason Shepherd trabalhou para criar seu texto e apresentar, sua ideia e roubada por e transformada em um filme, e pior o Kibador não admite que Kibou tal ideia.
Por que Argumento de Shepherd Wolf?
Acredito que a grande maioria deve ter assistido essa comédia. Em o Grande Mentiroso, Jason Shepherd e um mentiroso compulsivo, que depois de ser descoberto em uma de suas mentiras, tem que escrever uma redação, caso não consiga, será obrigado a fazer um curso de férias. Usando de sua imaginação consegue escreve a Redação, mas no caminho Jason se encontra com Marty Wolf, um produtor de cinema, que lhe dá uma carona, pois temia ser processado por atropelar o garoto.  
Na pressa ao sair do carro, o menino Jason esquece a redação, devido a sua fama de grande mentiroso, ninguém acredita que o mesmo tenha feito o dever, e é obrigado a fazer o cursos de férias. Ao ir ao cinema com Kaylee, sua melhor amiga, fica sabendo que Wolf pegou seu texto e o transformou num filme, que promete ser a grande sensação da temporada. O que irrita mais Jason é que Marty fala que foi ele que escreveu a história.
A Discussão dos Direitos Autorais na Internet são várias, principalmente para que a escolheu como meio de prover seu sustento (Mesmo que gere um Pré-Conceito pela maioria)

A aplicação da lei, no entanto, não é tão simples. Todos podem escrever um Blog hoje em dia, não existe nada que impeça disto, e a Kibagem, geralmente come adoidado. Transformando em uma bola de neve da qual o autor original nem ao menos saber que foi o primeiro a plagia-lo.

Tal lei, é uma cláusula de Segurança para aqueles que vivem disto, usem por se sentirem lesados. Mais os Libertários tem uma opinião contrária a tal lei.

A lei N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, tem como principal objetivo a proteção da expressão de idéias, reservando para seus autores o direito exclusivo sobre a reprodução de seus trabalhos. No Capítulo I, Artigo 7º, define as obras intelectuais protegidas como sendo “as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro”. E elenca os exemplos dessas criações, descrito abaixo:

I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

II - as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;

III - as obras dramáticas e dramático-musicais;

IV - as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;

V - as composições musicais, tenham ou não letra;

VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;

VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;

IX - as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;

X - os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;

XI - as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;

XII - os programas de computador;

XIII - as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

§ 1º Os programas de computador são objeto de legislação específica, observadas as disposições desta Lei que lhes sejam aplicáveis.

§ 2º A proteção concedida no inciso XIII não abarca os dados ou materiais em si mesmos e se entende sem prejuízo de quaisquer direitos autorais que subsistam a respeito dos dados ou materiais contidos nas obras.

§ 3º No domínio das ciências, a proteção recairá sobre a forma literária ou artística, não abrangendo o seu conteúdo científico ou técnico, sem prejuízo dos direitos que protegem os demais campos da propriedade imaterial.

No direito anglo-saxão se utiliza a noção de copyright (traduzido literalmente como 'direito de cópia') que compreende a parte patrimonial dos direitos de autor (direitos patrimoniais).

Neste quesito entraríamos em uma outra discussão, da qual ainda não foi evocada. Aqueles que detêm os Direitos sobre as obras, expostas em videos ou sites de analises (Como no caso da Satty e do próprio Mother’s Basement) não seriam denunciados, de acordo com as leis de Direitos Autorais do Pais molestado? (Neste caso o Japão). Se sim, o que tem de canal que pode cair não ta no Death Note. Tirando como exemplo, canais que fazem edições AMV de diversos animes, de certa forma infligem tais leis. (Reconheço que eles tiveram o trabalho de editar, mas....)

Fontes.

"Hoje em dia todos bebemos de fontes similares e temos conteúdos semelhantes." Satty proferiu essa frase ao se defende da Acusação de plágio que sofreu. Ela não está errada nesta frase. Sim quando se escreve algo sobre determinado assunto, você não é o único. Existem outros que escrevem, escreveram e escreverão sobre isso. A parte mais lógica disto seria consulta as fontes para criar seu texto. (Na parte dela, ela traduziu, seguindo o mesmo roteiro, na mesma ordem, com as mesmas piadas, ou seja plágio).

Desde a 1° Postagem neste Blog, algo que sempre faço e citar as Fontes. Algo que aprendemos na Escola em trabalhos escolares (Que a mesma citou de forma infeliz). Depois que você escreve um resumo de História ou Geografia, além da capa, contra-capa, prefácio e miolo, o Professor vai querer saber das Fontes, de onde você tirou aquele volume de Informações.

Citar as Fontes é algo que todo aquele que quer escrever um Blog sobre um determinado assunto, (ou Assuntos, como o Oberhalb Thoth faz) tem de fazer. Você não tirou toda aquela literatura de sua mente? Nem mesmo os livros de atualidades, alguém jogou num caldeirão, proferiu Hocus Pocus e tirou algo novo. Tudo e Fonteavél. Esse Blog não pode ser um primor de originalidade, mais de Fontes, e quase uma lista telefônica. Quando estou pesquisando um determinado assunto para postar, Seja nas Enciclopédias, Nos Memórias da Ufologia, ou um acontecimento histórico, as Fontes de onde tirei essas informações estão lá, meio iguais mas estão lá, afinal e inviável falar de um assunto complexo, e deixar sem as devidas citações aos criadores originais disto.

O grande problema (Na minha humilde opinião), não é copiar, pois 90% da Internet e assim (Não vamos ser hipócrita e dizer que não é, pois é, já encontrei muito material repetitivo em minhas pesquisas), mas é deixar de dar os devidos créditos ou citar que existe um, e se inspirou neste. Copiar, se apropriar do trabalho que o autor original teve em copilar essas informações, afirmando como sendo suas, além de feio, e muito desonesto.

Cada Post, até hoje teve uma certa influência, os Big Three deste Blog (Bonecas Sexuais Humanas, 11B X 1371. Mistério Resolvido?, E Hentai) Todas foram devidamente citadas, com exceção da 1°, que foi uma criação mais pessoal do que Inspiração (Mas deixei as fontes de pesquisa. Talvez conte isso em outra postagem).

O Perigo de um Hater.

O que a Mariana Delveccio fez foi errado, foi, ela podia ter reconhecido o erro e creditado, podia (mas infelizmente não o fez) ela está pagando a consequência de não ter descido do pedestal e reconhecer o erro.

Mas isso também expõe o de pior que existe no Youtube. O Hater. Sim o ódio descontrolado que levou alguns contra a moça e impressionante, e como se a mesma tivesse plagiado cada um deles. O que foi alvo do plágio e quem demostrou pediu para que não a atacassem com verocidade, mas estamos na Internet, e os Haters fazem parte da mesma. Eu não ficaria surpreso se uma tragédia acontecesse. Pelo que pesquisei a mesma sofre de Depressão, condicionado a essa onde de Hater que a mesma vem sofrendo, prefiro que o prognóstico que estou imaginado não se realize. Caso se realize, será imputada alguma culpa, à aqueles que atiraram pedras a mais nela?

Fontes (Referências, Bibliografia, Pesquisa...)


https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Fat_Liar

https://super.abril.com.br/cultura/o-que-sao-direitos-autorais/

http://direitosbrasil.com/direitos-autorais-na-internet-como-funciona-regulamentacao/

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/92175/lei-de-direitos-autorais-lei-9610-98

http://www.casadoautorbrasileiro.com.br/direito-autoral/nocoes-basicas

http://foda-seoestado.com/o-argumento-libertario-contra-direitos-de-propriedade-intelectual/

http://www.ferramentasblog.com/o-que-e-um-kibador-kibar-o-velho-debate/

https://www.significados.com.br/kibar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário