sábado, 7 de abril de 2018

Et Bilu.

Ano de 2010. 14 de dezembro de 2010. Faz bastante tempo, ainda nem imaginava em escreve fanfics, ou escrever o Oberhalb Thoth, (Ainda estou impressionado que tenha chegado até aqui) Naquela noite de Terça-Feira, zapeando os canais de televisão, uma interessante matéria sobre Bilu, o Et Brasileiro era mostrada no Programa Superpop, que para a minha surpresa existe até hoje, e olha que não acompanho a programação Brasileira com tanta enfase desde 2012.

Ok, mais por que estou falando do Et Bilu, algo da Década passada, um meme pré-histórico da mídia, quando ainda tinha alguma influência sobre nossas vidas? Além de relembrar desta pérola midiática, será de vital importância para outro post da qual estou escrevendo sobre outra Teoria do Formato da Terra.

Em certas reportagens da época, foram divulgadas diversas imagens não muito nítidas da suposta criatura humanoide, que alega saber falar qualquer língua humana do planeta Terra e utiliza uma característica voz infantil para, de acordo com o própria, provocar uma sensação de tranquilidade, pois a voz infantil acalma, ao contrário de uma voz adulta. Tal característica fez o ET Bilu virar um da 1° Geração de Memes da internet, com diversas paródias de suas manifestações e imitações de sua voz.

Segundo informações do Projeto Portal e segundo informações de entrevistas com a suposta criatura, Bilu teria forma humanoide, com aproximadamente 1,40 m de altura, embora possa expandir seu "corpo físico" para dar a impressão de ter um tamanho maior. Também utiliza um reator em sua mão, que possibilita a ele levitar, teletransportar-se e poder estar em vários lugares ao mesmo tempo, através de holografia. E dito que veio da Constelação de Seya de Pegásus.

Busquem Conhecimento.

Bilu nada mais é do que um Personagem midiático, tido por alguns (o Projeto Portal, idealizado e gerenciado por Urandir Fernandes de Oliveira) como uma criatura extraterrestre que se manifesta em algumas partes do Brasil, mas com maior frequência no município de Corguinho, no estado do Mato Grosso do Sul.

Como, mencionado acima, o Caso Et Bilu  ganhou popularidade em 07 Outubro de 2010. A 1° equipe (que me lembro) ao investigar o caso do Et de Corguinho foi o Conexão Repórter, do SBT, na época apresentado por Roberto Cabrini, sob o tema OVNIs: Arquivo Secreto (da qual eu perdi na época, vindo a assistir no Youtube mais tarde).

Segundo os idealizadores do projeto, nessa fazenda está se construindo uma cidade que será chamada de Zigurats, uma provável alusão aos zigurates da Babilônia. Toda a sua construção estaria sendo orientada à equipe do projeto por seres extraterrestres. Foi neste programa que exibiu imagens do suposto ET, filmadas pelo próprio Projeto Portal. Depois disto foi a Rede Record, em 10/10/2010.

Na Noite de Domingo, o Domingo Espetacular exibiu a matéria em que a Equipe, semelhante a equipe do Conexão Repórter visitou a fazenda e as instalações do Projeto Portal, onde foi recebida pelo próprio Urandir Fernandes.

O diferencial desta matéria, foi que a  equipe foi conduzida por Urandir para um determinado local na mata, a fim de tentarem um contato com a criatura. É acabou acontecendo, o contato foi realizado, registraram-se filmagens do contato da equipe com o suposto Bilu, que apareceu atrás de uma moita, e essas imagens foram exibidas na reportagem.

Foi nesta reportagem que a Celebre frase proferida pelo Adolescente advindo da Constelação de Pegásus foi dita:
Qual é a sua mensagem para a Terra?  - Pergunta o jornalista. 
Apenas que busquem conhecimento. - Bilu Responde em Português.
Foi nesta reportagem em que uma pessoa, na época, identificada como Cristiano, como diz a gíria PT-BR, Arrego, Peidou na Farofa. No curioso diálogo entre Bilu e Cristiano, exibido no vídeo do Projeto Portal, o ET de Corguinho pede que o jornalista se aproxime, mas ele prefere se manter à distância.

Um vídeo da comunidade que mostra bastidores da reportagem não exibidos na Revista Eletrônica da Record, Bilu pede para apertar a mão de uma pessoa identificada como Cristiano, produtor da emissora, mas ele se recusa. Na reportagem exibida pela Record, ao contrário, o repórter informa que a distância permitida não foi suficiente para imagens de melhor qualidade. Na época da reportagem, integrantes do Projeto Portal disseram que a Rede Record não honrou os seus acordos e não divulgou o que o extraterrestre pediu.

Em ambas as matérias, deixaram nas entre-linhas que o Alien de Corguinho era uma Farsa. Foi apenas em Novembro de 2010 que o programa (Que se encontra em Hiatus) Custe o Que Custar da Rede Bandeirantes, numa reportagem especial apresentada no quadro CQC Investiga, enviou o repórter Danilo Gentili até Corguinho para examinar o assunto, da qual era realmente uma Farsa.

Ao lado de Urandir, Danilo Gentili apresentou algumas das instalações do Projeto Portal no local e, assim como a equipe do Domingo Espetacular, foi conduzido até o local de encontro com o suposto ET Bilu. Lá, Danilo e seu cinegrafista tiveram contato com Bilu, que novamente não saiu de trás da moita da mata. Após a exibição da reportagem, que foi dividida em dois blocos, uma paródia do ET Bilu apareceu no palco do programa, no final ficou claro que nenhum dos integrantes levou a serio.

E a reportagem que assistir na época e re-assistir para compor este post (Além de consultar outras Zeitgeist (alguns sensacionalistas) relacionadas ao caso na época). Em 14 de dezembro de 2010, o programa Superpop promoveu uma discussão sobre o alegado alienígena. Os convidados de Luciana Gimenez foram hostis e sarcásticos com Urandir Fernandes, levando-o a reagir com irritação várias vezes. A equipe do programa contratou um especialista em efeitos visuais para reproduzir a cena da criatura falando atrás de uma moita na reportagem feita pela produção, em Corguinho.

Em junho de 2011, foi anunciada a produção do documentário The Test of the Shell, com o suposto intuito de investigar a veracidade da existência da criatura. O vídeo foi dirigido por Fernando Motolese, que foi um dos responsáveis pela criação do vídeo "Save Galvão Birds Campaign", piada com o locutor Galvão Bueno, lançada durante a Copa do Mundo da Fifa de 2010, e que teve cerca de 1,5 milhão de acessos no YouTube.

Em 2017, o noticiário humorístico Greg News lembrou de Bilu ao discutir o descaso da ciência e tecnologia do Brasil, um contraponto ao pedido de "busquem conhecimento". Além de exibir as imagens do Domingo Espetacular, ao final do programa Rafael Queiroga apareceu como Bilu para dialogar com o apresentador Gregório Duvivier.

Desmascarando (Literalmente) Bilu.


De um Lado Urandir, do Outro Bilu. Notem como são semelhantes. Créditos: Tv Bandeirantes.
Se as reportagens e o Debate em Torno claramente mostravam que Bilu não era tão Estrangeiro assim.

Bilu é visto como uma farsa total pela própria comunidade de ufólogos brasileiros, e é fortemente criticado por fomentar pseudociência e a descrença na ufologia. Para eles (Ufólogos), Bilu seria uma invenção de Urandir Fernandes de Oliveira, responsável pelo Projeto Portal, onde foram realizadas as gravações. É possível verificar que em supostas aparições do "ET Bilu", que aplicando alguns filtros na imagem captada, há uma grande semelhança entre o vulto na mata e o próprio Urandir, que estaria escondido entre a mata e disfarçando sua própria voz utilizando pretextos falsos para reforçar sua criação. Uma das observações seria a de o "ET Bilu" falar com voz infantil para provocar sensação de tranquilidade (o que seria disfarçar a voz de Urandir) e também de não aparecer para o público ao invés de chocá-los — que seria porque sua farsa seria, então, revelada. A verificação com filtros nas imagens foram feitas pelo perito forense Ricardo Molina de Figueiredo, assim como também foram avaliadas pelo ufólogo Paulo Aníbal e não deixam dúvidas: o "ET Bilu" é uma farsa.

Segundo Pedro Dreher, que foi assessor do Projeto Portal de 1999 a 2004, Urandir "inventava uma coisa grandiosa [todo semestre]". De acordo com Ademar José Gevaerd, editor da revista UFO, o nome Bilu seria uma referência a um gato seu, devido a um de seus comentários: "...truques dele [Urandir] eram tão ruins que nem meu gato Bilu acreditaria". A Urandir também são atribuídos outras farsas no campo da ufologia.

Urandir ficou taxado de farsante, mas ele ainda trabalha em um de seus projetos chamado de Zigurats, que consiste em uma cidade futurística projetada segundo instruções de seres alienígenas.

A Teoria da Terra Convexa.

Se no Ano de 2014, a Teoria da Terra Plana se tornou Popular na Internet, em 2018, outra Teoria que contesta a forma da Terra está se tornando popular, até mesmo entre os Terraplanistas: A Teoria da Terra Convexa.

2016 Terra Plana.
2017 Terra Oca.
2018 Contra-Terra.
2018 Terra Convexa.

Estou estudando a fundo essa teoria, da qual Tem profundas ligações com o Et Bilu, e graças a Teoria da Terra Convexa, Bilu se tornou conhecido mundialmente, antes o que era uma Piada Interna, se tornou uma Piada Externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário