sábado, 25 de agosto de 2018

BERSERK!

Será que o Oberhalb Thoth é controlado por alguma lei natural?

Ou seria a Mão de Deus pairando sobre este Blog?

Pelo menos é sabido que está Postagem do Oberhalb Thoth, você não vai deixar de Ler!

Sabe eu tenho um ranking no que diz a respeito de Mangás, em tese varia bastante conforme o tempo.
  1. AKIRA;
  2. Ghost In The Shell;
  3. BERSERK;
  4. Lobo Solitário;
  5. Vagabond;
  6. One Punch Man;
  7. Yu Yu Haskusho;
  8. Battle​ ​Angel​ ​Alita​ ​–​ ​Gunnm​ ​Hyper​ ​Future​ ​Vision;
  9. Fullmetal Alchemist;
  10. Hellsing;
  11. 20th Century Boys.
Estou Lendo Jojo Bizarre Adventure (Em publicação pela Panini) e a estória me atraiu bastante. Como o título do Post já diz irei aqui fala de BERSERK (ベルセルク, Beruseruku), que é a resenha deste Post.

Foi no inicio de 2013, no capítulo 333 que me apresentou o enredo de BERSERK, Você tinha na 1° Página um homem-bode atirando uma flecha numa galinha gigante! Até então o único mangá que Lia por Scan era Naruto (Que curiosamente não está no meu Ranking) é o que mais me chamou a atenção era a sua arte extremamente detalhada. Passei para os próximos capítulos, e vi o quanto era diferente do que estava acostumado a ler.

Foi aqui que conheci BERSERK. Créditos God Hand Scans.
BERSERK em certos pontos me fez mudar algumas coisas que tinha em relação a alguns mangás da quais se centravam em Shonens. Em tese todos ficam ansiosos semana pós semana para ler um capítulo novo de Boku no Hero ou One Pierce, ou mensal como o caso de Shingeki. Acompanha BERSERK é uma paciência que vale a pena. Definitivamente é o melhor mangá do gênero Fantasia Épica Medieval.

Escrita e ilustrada por Kentaro Miura, situado em um mundo de fantasia sombria inspirado na Europa medieval, a história gira em torno do solitário Guts ou Gatts, um ex-mercenário e agora um espadachim amaldiçoado e forçado a vagar sem descanso para sobreviver e buscar vingança, e Griffith, o líder de um bando de mercenários chamado de "Bando do Falcão".
Gatts é um sobrevivente que vaga pelo mundo à procura de respostas. Antigo membro do extinto "Bando dos Falcões", um grupo mercenário de cavaleiros e guerreiros liderado por Griffith e Caska, Gatts se adentra na história que ganha corpo e emerge sob um ponto de vista totalmente imprevisível, a medida que os acontecimentos vão se completando. É uma obra dedicada à eterna luta do Catolicismo contra Paganismo. Vida e morte se confundem e os mundos são retratados sob várias perspectivas. Possui uma arte visual inigualável com detalhes impressionantes e um traço firme e definido.Um mangá de estilo épico retratando a Inglaterra medieval e o mundo que a cerca, Berserk possui inúmeras críticas e caricaturas da época em questão, ambientando um romance complexo e personagens brilhantemente trabalhados.
Só a apresentação dele me deu mais vontade ainda de ler o que era apresentado. Lembro que na época baixei até então todos os Scans para ler (Levei um semana para ler os 332 capítulos restantes) e fui apresentado a temas como isolamento, traição, a ilusão do livre-arbítrio, autopreservação, e a questão de se a humanidade é fundamentalmente boa ou má permeiam a história, explorando o melhor e o pior lado da natureza humana. Ambos o mangá e o anime são conhecidos pelo o uso de sua violência gráfica e conteúdo sexual.

E os primeiros capítulos de BERSERK começam assim.

Foi assim que resolvi mergulhar profundamente em BERSERK. Créditos God Hand Scans.
Todas as histórias tem um cartão de visitam, do que tratam a mesma e o cartão de visitas de BERSERK e uma uma relação sexual que nos quadros seguintes se transforma em um "que diabos é isso". Outra coisa bastante presente no Mangá é a violência. E põe violência nisso. Não é a toa que o autor refere a sua obra como o Mangá de Fantasia mais Brutal.

O Autor.

Quando se fala de BERSERK, um nome que vem a cabeça é Kentaro Miura. Miura nasceu na cidade de Chiba, Japão, em 11 de julho de 1966. Desde a infância, ele sonhava em se tornar um mangaká, outra curiosidade a seu respeito e que o mesmo é canhoto. Em 1976, com 10 anos de idade, Miura fez seu primeiro mangá, intitulado Miuranger, que foi publicado por seus colegas em uma revista escolar, o mangá acabou abrangendo 40 volumes. Em 1977, Miura criou seu segundo mangá chamado Ken e no michi (剣 へ の 道 O caminho para a espada), usando nanquim, pela primeira vez. Quando ele estava no ensino médio em 1979, suas técnicas de desenho melhoraram muito quando ele começou a usar técnicas profissionais. Seu primeiro dōjinshi  foi publicado com a ajuda de amigos, em uma revista em 1982.

Nesse mesmo ano, em 1982, Miura matriculado com um currículo artístico, onde ele e seus colegas começaram a publicar suas obras em folhetos da escola, bem como ter seu primeiro dōjinshi publicado em uma revista produzida por fãs. Miura aos 18 anos trabalhou como assistente de George Morikawa, do famoso Hajime no Ippo. Morikawa reconheceu rapidamente o alto nível artístico de Miura e o dispensou, dizendo que não havia nada que ele pudesse ensinar que Miura já não soubesse. No Ano de 1985, Miura, se inscreveu no Vestibular, visando uma vaga no Cursos de Artes da Universidade Nihon (日本大学, Nihon Daigaku, abreviada como 日大 Nichidai) uma instituição de ensino superior privada e a maior universidade do Japão.

Neste mesmo ano apresentou a Weekly Shonen Magazine, até então sua mais recente (é terceira) obra: Futanabi. Nesta apresentação foi admitido. Com este Mangá, foi considerado a revelação daquele ano. Naquele mesmo ano, Miura apresentou outro mangá, Noa, que passou a ser publicado no semanal. Devido a um desentendimento com um dos editores, o mangá foi paralisado e descartado logo em seguida. Foi aonde a carreira de Kentaro Miura como Mangaká teve sua 1° (é última) decepção.

Quis a Mão Divina, que Miura não encerrasse sua carreira de Mangaká. Em 1988, Miura se recuperou com um mangá de 48 páginas conhecido como BERSERK Prototype, uma introdução do mundo de fantasia (Mais Brutal) atual de BERSERK. Com esse Prototype, Miura ganhou um prêmio da Comic Manga School.

Em 1989, depois de receber doutorado, Kentaro teve a oportunidade de trabalhar com os criadores de Fist of the North Star (Hokuto no Ken), Tetsuo Hara e Buronson. Iniciou um projeto intitulado King of Wolves (王 狼 õrõ) Com base em um roteiro de Buronson, escritor de Hokuto no Ken. Foi publicado na revista  Monthly Animal House mensalmente nas publicações de Maio e Julho desse ano.

Em Agosto de 1989, Kentaro Miura iniciou um novo Projeto, BERSERK. Depois do espetacular e premiado One Shot de 1988, Miura decidiu dar continuidade, remodelando a série que fez sucesso. De acordo com uma entrevista para a página de fãs skullknight.net Berserk ele trabalha 15-16 horas por dia, das duas da tarde até as 7 da manhã.

Em 1990, uma sequência é feita para Ourou, intitulada Ourou Den (王 狼 伝 den õrõ, The Legend of the Wolf King), que foi publicado como uma sequência na revista Young Animal.

Uma das poucas fotos de Miura.
No mesmo ano, na publicação da 10ª edição da Monthly Animal House em 26 de novembro de 1990, o primeiro volume do mangá foi publicado pela editora Hakusensha sob a impressão Jets Comics. O primeiro volume de BERSERK foi lançado com um sucesso relativamente limitado.

Miura novamente colaborou com Buronson no mangá intitulado Japan, que foi publicado na Young Animal House da edição 1 a 8 de 1992, e mais tarde foi lançado como um tankōbon próprio.

Depois dos três primeiros volumes do mangá, a fama de Miura cresceu após BERSERK ser serializado, na Young Animal (também da editora Hakusensha) em 1992, e os capítulos subsequentes começaram a serem numerados. Com o lançamento do arco da história “The Golden Age” (O Arco da Era de Ouro)  e com o enorme sucesso que sua obra-prima fez dele um dos mais proeminentes artistas de mangá contemporâneo. Neste mesmo ano (1992) a revista Monthly Animal House, foi extinta, é substituída pela revista semestral Young Animal, onde BERSERK continua a ser serializado até hoje. Em 2002 BERSERK ganhou o Prêmio de Excelência na sexta edição do Prêmio Cultural Osamu Tezuka.

Desde o final de 2006, a publicação dos capítulos se tornou irregular, sem periodicidade definida, até julho de 2015, que começou a ser publicado mensalmente. A partir de então até dezembro de 2015, parou de ser publicado mensalmente e voltou a ser publicado irregularmente. Ele voltou a ser publicado mensalmente em junho de 2016. Atualmente foram publicados no Japão um total de 40 volumes em formato tankōbon.

Em entrevistas Miura diz, que pretende publicar mais mangá no futuro. Em 2013 ele roteirizou e desenhou Gigantomachia, em 2019 Duranki seu último projeto independente de BERSERK.
O Mangá.

Aqui contém Spoilers do Enredo para quem nunca leu.

Guts (ガッツ, Gattsu?) é um guerreiro errante e antigo Comandante da Tropa de Assalto da renomada unidade mercenária conhecida como o "Bando do Falcão" (鷹の団 , Taka no Dan?). Ele, agora, caça criaturas demoníacas chamadas Apóstolos, humanos que fizeram um pacto com um grupo de arquidemônios conhecidos como "A Mão de Deus" que exige o sacrifício de qualquer coisa ou pessoa que for mais achegado a eles em troca de um poder sobrenatural incrível. O próprio Guts carrega uma Marca do Sacrifício vinda deste mesmo ritual; ele é uma das poucas pessoas que sobreviveram a esse ritual, mas, ainda assim, demônios são atraídos incessantemente até ele onde quer que vá, com a Marca se tornando mais dolorosa e sangrenta conforme a proximidade e o poder de seus adversários.

Depois de uma briga de infância problemática no bando mercenário de seu pai adotivo, Guts é recrutado pelos Falcões por seu carismático líder Griffith. Entretanto, em sua ambição de se tornar governante, ele seduz a filha do rei, levando-o a ser aprisionado e torturado por um ano até ser resgatado por seus companheiros. Com seu corpo horrivelmente mutilado, tornando-o num aleijado mudo e imóvel, Griffith invoca a Mão de Deus e concorda em sacrificar os seus amigos, assim como seu grupo mercenário, num ritual demoníaco e continua com seu sonho de conquistar o mundo através de um renascimento, como membro da própria Mão de Deus; somente Guts e sua amada Caska escapam vivos.

Depois de se separar de Caska, que perdeu a memória devido ao trauma do ritual, Guts começa a caçar os Apóstolos, buscando vingar-se de Griffith, reencontrando-se, mais tarde, com Caska bem a tempo de resgatá-la antes que fosse queimada como uma bruxa. Enquanto Guts e Caska viajam ao país élfico de Elfhelm, procurando um refúgio seguro, acompanhados por um novo grupo de companheiros com os quais fizeram amizade durante suas jornadas, um Griffith reencarnado cria um segundo Bando do Falcão e lidera a luta contra as forças invasoras do leste/oriente, terminando por estabelecer seu reinado sobre Midland e fundando um nova e massiva capital, Falconia, onde os humanos se refugiam dos ataques de demônios que não param de aumentar, sem saberem que seu próprio líder também é um demônio.

No Brasil, é licenciado e publicado em meio-tankō pela editora Panini Comics desde maio de 2005. Atualmente, é relançado pela editora Panini Comics desde agosto de 2014 em formato tankōbon.

Adaptações Em Anime.

Primeiro Anime (1997-1998)

Dirigido por Naohito Takahashi e produzido pelo estúdio OLM e transmitido pela Nippon Television, o anime que é a adaptação para a TV do mangá intitulado BERSERK: Kenpū Denki (剣 風 伝 奇 ベ ル セ ル ク, Kenpū Denki Beruseruku), foi ao ar entre 7 de outubro de 1997 à 31 de março de 1998 e teve um total de 25 episódios. A série começa adaptando o arco "Espadachim Negro", e depois o arco "Era de Ouro". Embora a história do mangá permanece em grande parte intacto, muitas mudanças foram feitas na adaptação, com a modificação ou eliminação de personagens, um exemplo notável é do elfo Puck, e do Skull Knight, (o Cavaleiro Caveira), que aparece somente no mangá. Algumas das cenas mais violentas e brutais da série, e eventos que teria estendido o enredo e que faria que a quantidade de episódios planejado da série de anime fosse ultrapassado também não foram adaptados. Porém, todas as mudanças foram feitas com aprovação do criador da série, Kentaro Miura.

Esta cena brutal não tem no Anime de 1997-1998. Créditos God Hand Scans.
(Notas: Concordo que a Cena do Wyald (o primeiro apóstolo que Guts derrotou) e pesada, curiosamente, eu assisti os 3 filmes primeiro, achando que essa cena estaria lá (1° eu Li o Mangá até o capítulo atual (o 333 na época) e fui para os filmes) mais não estava, depois de tanto procurar, assisti os episódios, na esperança que Wyald aparecesse. Como mencionado acima, Wyald, foi substituído por soldados de Midland. No entanto, a silhueta de um apóstolo que parece quase idêntico ao forma de Wyald pode ser visto entre os Apóstolos reunidos no Eclipse antes do sacrifício começa no anime.)

Série de Filmes (2012-2013).

BERSERK: Golden Age Arc I - O Ovo do Rei ( ベルセルク黄金時代篇I覇王の卵 Beruseruku ogon Jidai-hen Wan Hao no Tamago) Foi lançado em 04 de fevereiro de 2012 no Japão.

Guts, um mercenário, atrai a atenção do Bando do Falcão e é forçado a se juntar ao grupo depois de ser derrotado por seu líder Griffith, duas vezes. O Bando são recrutados por Midland para a sua guerra contra o reino rival. Durante um cerco, Guts e Griffith encontram o demônio Nosferatu Zodd, que observa o Behelit em torno do pescoço de Griffith e adverte Guts:
"Se você chama esse home de amigo, se prepare, pois você vai enfrentar uma morte inevitável."
Com o tempo, o aumento gradual de status de Griffith é mal recebido pelos nobres, e uma tentativa de assassinato por parte do irmão do rei Yurius resulta em seu assassinato por Guts, que também foi forçado a matar o filho do nobre, Adonis, para não deixar nenhuma testemunha. Guts, emocionalmente marcado pelo que ele fez,

BERSERK: Golden Age Arc II - A Batalha de Doldrey ( ベルセルク黄金時代篇IIドルドレイ攻略 Beruseruku ogon Jidai-hen TSU Dorudorei Koryaku) Foi lançado em 23 de Junho de 2012 no Japão.

Durante três anos, Guts acreditou que sua missão era perseguir o sonho de Griffith junto com ele. Mas depois de chegar a entender a perspectiva de Griffith, Guts percebe que ele precisaria deixar a Bando do Falcão para se tornar igual a Griffith e verdadeiramente ser chamado de seu amigo. Depois de formar um vínculo com Caska enquanto eles estão separados dos outros, Guts ajuda os Falcões em uma sangrenta batalha para capturar a impenetrável Fortaleza de Doldrey do Império Chuder. Um mês depois de capturar a fortaleza e ganhar a guerra, Guts parte caminho com Griffith depois de derrotá-lo em um duelo. Mas Griffith não leva bem a partida de seu ex-aliado e, em um lapso de julgamento, é pego, por dormir com a filha do rei, Charlotte.

BERSERK: Golden Age Arc III - O Advento ( ベルセルク黄金時代篇III降臨 Beruseruku ogon Jidai-hen Suri Kōrin) Foi lançado em 01 de fevereiro de 2013 no Japão.

Um ano depois de deixar o Bando do Falcão, ouvindo  que eles foram rotulados de fora da lei em Midland, Guts retorna para ajudá-los a libertar Griffith da Torre do Renascimento. No entanto, eles descobrem que Griffith está vivo, mas severamente mutilado após meses de ser mentalmente e fisicamente torturados. Quando Griffith tenta terminar sua vida ao perceber o que ele reduziu, ocorre um eclipse solar que o atrai Guts, Caska e seus companheiros para outra dimensão onde eles encontram os Demônios conhecidos como a Mão de Deus. Os Mão de Deus mencionam que tudo o que ele passou foi levando a esse momento, Griffith tem a opção de renascer como o membro da Mão de Deus e aceita enquanto conhece sua transição exige que seus aliados sejam oferecidos como sacrifícios. Nesta batalha sem esperança com a monstruosa horda de Apóstolos, ex-seres humanos como Nosferatu Zodd, a tentativa de Guts para resgatar Griffith falha como este último aceita o acordo para fazer seus sonhos uma realidade.

Isso resulta em Guts encontrando todos, além de si mesmo e Caska, abatidos enquanto Griffith renasce como Femto. Ele e Caska são trazidos de volta ao seu mundo pelo misterioso Skull Knight, (o Cavaleiro Caveira), Caska tendo perdido a sua sanidade do inferno que ela suportou e Guts sem seu antebraço esquerdo e olho direito. Guts começa sua jornada para caçar os Apóstolos e a Mão de Deus para que ele possa matar Griffith. Caska perdeu sua sanidade e Guts sem seu antebraço esquerdo e olho direito. Guts começa sua jornada para caçar os Apóstolos e a Mão de Deus para que ele possa matar Griffith.

O elenco original de dublagem do primeiro anime foi trocado nos filmes, apresentando Hiroaki Iwanaga como Guts (substituindo Nobutoshi Canna), Takahiro Sakurai como Griffith (substituindo Toshiyuki Morikawa), e Toa Yukinari como Caska (que substituiu Yuko Miyamura).

Segundo Anime (2016-2017).

Na edição 24° edição (21 de dezembro de 2015) da Revista Young Animal anunciou uma segunda adaptação em uma série de anime do mangá, chamado apenas de BERSERK, o primeiro teaser do novo anime foi exibido em um evento do Comiket de inverno na estande da NBC Universal no mesmo mês. A nova série usou CGI em vez do estilo de animação tradicional usada na série anterior. Um segundo teaser foi lançado em março de 2016. Um vídeo teaser foi transmitido no site da série, no início de junho de 2016.

Kentaro Miura foi o supervisor executivo do anime. A série foi dirigida por Shin Itagaki e escrita por Makoto Fukami e Takashi Yamashita. O design dos personagens foram feitos por Hisashi Abe. O estúdio de animação Liden Films produziu a série com a colaboração dos estúdios GEMBA e Millepensee. Shirō Sagisu retornou da trilogia de filmes para compor a trilha sonora da série, enquanto Susumu Hirasawa, que compôs a trilha sonora da primeira série e a trilogia de filmes, voltou para produzir a música de inserção da série, chamada de "Hai yo" (灰よ, lit. "Oh Cinzas"?). A música tema de abertura do anime "Inferno" teve a performance da banda 9mm Parabellum Bullet, enquanto a música tema de encerramento, Meimoku no Kanata (瞑目の彼方?), teve a performance da cantora Nagi Yanagi.

A série teve um total de 12 episódios exibidos e estreou primeiro na rede de televisão paga WOWOW em 1° de julho de 2016, e depois foi exibida no bloco Animeism da MBS, e também foi transmitida na TBS, CBC, e BS-TBS. O elenco principal da trilogia de filmes reprisou os seus papéis no anime, enquanto o dublador Unshō Ishizuka, da qual faleceu recentemente, reprisou seu papel tanto como Void e o narrador do anime original. No Brasil, a série foi transmitida simultaneamente na Crunchyroll. A segunda temporada, adaptou o arco "Império Milenar do Falcão", estreou no começo de 2017.

Trilha Sonora.

Susumu Hirasawa.
Outro Nome também quando se fala de BERSERK, sem dúvidas e Susumu Hirasawa. Um está atrelado a outro. Susumu Hirasawa participou das trilhas sonoras de todas as adaptações do mangá, usando uma seleção eclética de instrumentos. Ele recebeu a oferta de compor a música para a série porque Miura era fã dos trabalhos dele e os ouvia enquanto trabalhava em BERSERK. Isso também fez com que Miura quase nunca pedisse que Hirasawa lhe fizesse uma composição específica. Hirasawa disse que BERSERK não passa a sensação de ser uma história em que haja autocontrole e que compor para essa série é como a sensação de perder um pouco de seu próprio autocontrole, o que o levou a compor num estilo mais "BERSERK". Hirasawa fez cinco músicas para a série, as duas últimas sendo escritas numa linguagem que Hirasawa criou ao juntar elementos de tailandês, alemão e latin. Além de Hirasawa, os jogos e a trilogia de filmes apresentam trabalhos dos compositores Masaya Imoto, Hiromi Murakami, Shinya Chikamori, Hiroshi Watanabe, Yasushi Hasegawa, Tomoyo Nishimoto e Shirō Sagisu; o anime e a trilogia de filmes apresentam canções temas feitas pelas bandas PENPALS (Tell Me Why), Silver Fins (Waiting So Long), AI e CHEMISTRY.

Jogos Eletrônicos.

Dois jogos eletrônicos baseados no mangá foram desenvolvidos pela Yuke's. O primeiro The Sword of BERSERK: Guts' Rage (ベルセルク 千年帝国の鷹篇 喪失花の章, Beruseruku Sennen Teikoku No Taka Hen Wasurebana no Shō?), foi lançado para Dreamcast pela ASCII Entertainment em 1999. Ele foi distribuído em regiões ocidentais no início do ano seguinte pela Eidos Interactive. Já o jogo eletrônico BERSERK: Millennium Falcon Hen Seima Senki no Shō (ベルセルク 千年帝国の鷹篇 聖魔戦記の章, Beruseruku Sennen Teikoku No Taka Hen Seima Senki no Shō?) foi lançado exclusivamente no Japão para Playstation 2 pela Sammy Studios em 2004. Um jogo eletrônico spin-off e de mesmo gênero da série Dynasty Warriors de BERSERK produzido pela Omega Force, intitulado BERSERK and the Band of the Hawk (ベルセルク無双), foi lançado em 27 de outubro de 2016 no Japão, e em 21 de fevereiro de 2017 no ocidente para PlayStation 4, PlayStation Vita e PC via Steam.

Outras Mídias

Além de jogos eletrônicos e Guias Oficiais, BERSERK também tem estimulado uma variedade de mídias diferentes, como isqueiros, chaveiros, camisetas, capas personalizadas de celular e etc. Estátuas e Action Figures são produzidos pela Art of War. Um jogo de cartas de BERSERK foi lançado pela Konami no Japão. Uma figura de ação de Guts foi lançado pela Max Factory, em sua linha de figma em janeiro de 2012.

Críticas (Pessoais)

Uma das coisas que o fandom de Naruto reclama (e com razão) são os Fillers. Uma das coisas que os Fans de BERSERK reclama e a censura e a animação de 2012 a 2017. E as razões para tal reclamação são bem embasadas: Em julho de 2015 foi noticiado que o mangá já tinha vendido 27 milhões de cópias no Japão e 8 milhões no exterior. A partir de janeiro de 2016, 40 milhões de cópias do mangá foram vendidos pelo mundo.

Olhando BERSERK e comparando com outros animes, as vezes que penso que os produtores que resolvem adaptar para anima-lo, o subestimam demais. Tirando a boa adaptação dos anos 90, a saga do Espadachim Negro no novo milênio caiu em desuso. Os 3 filmes de 2012/2013 de certa forma colocam aquilo que faltou no Anime de 1997/1998. O final do anime deixa em Aberto como Guts conseguiu fugir do Eclipse, já que o Skull Knight nem foi adaptado, e se a Caska também se salvou e o Rickert que estava encurralado se salvou também. O 3° filme segue o roteiro do Mangá, modificando alguns pontos.

O Problema de BERSERK (Na minha opinião) e adaptação. O enredo do mangá contém muito mais detalhes, não é a toa que entre as animações e o mangá, os fans prefiram o mangá. Em si é uma Obra-prima! BERSERK é considerado por muitos, não só fãs mas também críticos, como uma das melhores histórias criadas para o gênero. Dos Seinen mais conhecidos, só Lobo Solitário, 20th Century Boys (este dois tem filmes em Live Action) e Vagabond não tem animes.

Para evidência ainda mais essas pouca vontade de Adaptação, vamos para um Anime que mesmo depois de seu encerramento deixou saudades e uma continuação. Naruto. Eu assistir todos os mais de 700 episódios (Clássico + Shippuden) essa série tem em torno de 700 capítulos, se para para pensar, a adaptação foi além do Mangá, eu assistir mais os episódios do que li os capítulos relacionado em si por ser mais detalhado. Os fillers que detalhavam os acontecimentos durante a 4° Guerra Mundial Ninja, isto não está no Mangá. (Sim eu sei que Naruto era semanal).

BERSERK tem material para uma adaptação que muitos fans esperam, o fato de ser Mensal e com Hiatus da tempo para Miura esboçar os próximos acontecimentos com calma. BERSERK 2016 foi a adaptação de uma cena do 1° Capítulo, o final do Arco das Crianças Perdidas, e finalizado com o Ritual de Nascimento. Para quem Leu o Mangá foi tipo CADÊ A ROSINE?! (Eu fiquei na esperança que a Rosine aparecesse).

Outra coisa também é a auto censura que é imposta em BERSERK. O mangá trata de temas sérios como estupro, violência, prostituição, entre outros, ou seja: UM SEINEN, Um Mangá Adulto da qual essa censura não deveria ser imposta!


Outra coisa que me incomodou Profundamente em BERSERK 2016, é, CADÊ OS BICOS DO PEITO DA FARNESE?! Revendo o Anime me indago, é sério mesmo que eles censuraram os peitos da Farnese, é sério que censuraram isso em BERSERK?!

É sério que eles censuraram os peitos da Farnese, quando Rias Gremory cansava de mostrar os mesmo em quase todos os episódios de DxD? É olha que High School DxD é um Shonen, um Shonem que não se preocupou em ofuscar bicos, mais BERSERK sim.

BERSERK 2017, temos bons momentos, a Luta no monte das Espadas, o aparecimento da mítica Berserk Armor numa grande luta contra o apóstolo Grunbeld. E o final com a promessa que a história continua.

Se teremos uma 3° Temporada eu não sei, o que eu queria realmente é que BERSERK recebesse uma adaptação a altura, semelhante ao que fizeram com Hellsing Ultimate. Como aventado em fóruns obscuros que discutem adaptações de BERSERK em Anime, tem material necessário para um Anime de mais ou menos 200 episódios.

Deixarei as teorias referentes a BERSERK em um outro Post.

ATUALIZAÇÃO (20/05/2021)


Infelizmente, uma notícia que pegou todos de surpresa foi anunciado no dia 20 de Maio de 2021, que o mestre Miura faleceu aos 54 anos, duas semas atrás, no dia 06 de Maio de 2021. O anúncio foi feito pela conta do Twitter da editora Hakusensha. Segundo comunicado, o mangaká foi vítima de uma dissecção da aorta. 

Quando vi #ThankYouMiura nas Trends imaginei duas coisas, a 1° Miura lançou mais um novo capítulo e ele foi maravilhoso da qual todos leram e o acharam bom, a 2° que alguém matou ele de novo. Eu esperava que fosse mais uma Fake News, Infelizmente não era. Não era mais um boato devidos aos hiatos bem comuns da obra. 

De fato e impossível desassociar o Criador da Criatura. Kentaro Miura é BERSERK, BERSERK é Kentaro Miura. Ambos se tornaram um só. Uma Criatura aclamada e famosa, e um Criador, que pouco se conhecia de sua intimidade. 

Com essa Perda muitos se perguntam e o fim? a conclusão da Estória de Guts, Griffith e Caska? 

Comentários como esse pipocaram na Internet, até mesmo de usuários mencionado que venderiam suas coleções pois a mesma nunca teria um final. Esses posso dizer que nem são fans de verdade, apenas um colecionador automático que viu na banca e se dispôs a colecionar. Com a morte de Miura os comentários de como vão prosseguir com a obra surgem (Até eu mesmo imaginei que a demora em comunicar, foi que os editores estavam imaginado em como iriam prosseguir com o mangá). Falar deste tema e indelicado para quem o admira, indelicado e desrespeitoso; Afinal foi um homem de 54 anos, que dedicou 32 anos de sua vida em sua Magnum Opus, que partiu deste plano. Pois o mesmo não era uma máquina de escrever e desenhar que todo mês entregaria seu trabalho na editora, foi um homem com seus problemas particulares, seus dilemas, suas virtudes e defeitos.

BERSERK tem um fim. Como dito pelo youtuber Evandro Fuzari em seu vídeo no Canal MangaQ, Miura já tinha revelado em entrevistas que Guts teria um final feliz. Este era o final que Miura preparou para Guts. Como seria esse final, infelizmente não saberemos, a não ser que Miura tenha deixado algum rascunho do seu roteiro, deixando que seus assistentes possa finalizar a história. Mas não seria a mesma coisa. Não seria o final do próprio autor.

Contudo numa época de finais que decepcionam, não ficariam surpreso de algum dizer, "esse final foi fraco"

O final pode se triste, alegre, agridoce ou tenebroso. O final pode se épico ou fraco. Não importa, o final de BERSERK está no meu, no seu, em nossos corações.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Berserk_(mang%C3%A1)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Berserk:_%C5%8Cgon_Jidai-Hen

http://www.berserkproject.com/

http://www.berserkproject.com/2012/01/07/kentaro-miura/

https://en.wikipedia.org/wiki/Kentaro_Miura

http://pt-br.berserk.wikia.com/wiki/Kentaro_Miura

http://berserk.wikia.com/wiki/Berserk:_The_Prototype

http://www.nerdmaldito.com/2009/04/berserk-um-mundo-onde-esperanca-nao.html

http://nerdologista.com/le-berserk-e-cheio-de-violencia-e-sexo/

https://www.blogmil.net/2014/12/o-poder-do-subconsciente-humano-e-as.html

https://www.blogmil.net/2015/02/teorizando-sobre-god-hand-e-outros.html

http://mundodefinhado.blogspot.com/2011/03/berserk-parte-1.html,

https://animaxforce.wordpress.com/2017/01/26/berserk-2016-critica-temporada-1/

http://www.geekblast.com.br/2017/07/critica-berserk-2017.html

https://cabanadoleitor.com.br/berserk-seis-motivos-que-tornam-o-manga-uma-das-melhores-coisas-ja-feitas-no-genero/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário