Se tivéssemos necessidade de prova indiscutível aí estariam agora os discos voadores. As agencias telegráficas estão transmitindo alguns capítulos da novela. Em torno desta já se tramam e enredam outros capítulos, que os telegramas prolongam e enfeitam.
Há quem tenha visto os discos voadores entre as nuvens do Brasil. No sul, no centro, no norte muita gente anda de nariz no céu (...). Os homens foram sempre assim. Houve tempo em que os fantasmas se divertiam com surtidas em certos bairros da cidade. Hoje os fantasmas mudaram de tática. Progrediram. Evoluíram. Escolheram formas modernas. A última delas aí está: discos voadores... Os homens sempre viveram à custa desses pequenos romances. Mais um, menos um, não alteram os ritmos da vida...
DISCOS VOADORES”. O Globo. Rio de Janeiro, 11 julho 1947, p. 1. (BN)
D.O.P 14: Os Anos Posteriores.
Os misteriosos ataques à população da Amazônia tiveram início em final de abril de 1977, por ocasião do Caso da Ilha dos Caranguejos. Em maio e junho, novos casos de ataques se repetiram na região oeste do estado do Maranhão, próximo ao rio Pinheiro. Com o passar das semanas o fenômeno deslocou-se para o estado do Pará, intensificando-se de maneira alarmante e ganhando manchetes de primeira página nos jornais.
Com o agravamento da situação e o risco de caos social nas cidades afetadas, a Força Aérea Brasileira iniciou uma operação visando mapear os acontecimentos, identificar os autores de tais ataques e por fim, acalmar a população local.
Durante a chamada Operação Prato, a equipe de militares comandada pelo então Capitão Uyrangê Hollanda, entrevistou testemunhas e vítimas, realizou vigílias e documentou algumas aparições, obtendo centenas de fotografias do fenômeno, além de algumas horas de gravações.
Embora a operação tenha sido coroada de êxito e visivelmente mantinha aproximação gradativa com as inteligências por trás do fenômeno, o alto comando da FAB determinou o encerramento de suas atividades em dezembro de 1977.
Embora a Operação Prato tenha oficialmente terminado, alguns integrantes da equipe mantiveram suas atividades de pesquisa de forma independente. A equipe era composta pelo Capitão Hollanda, o sargento Flávio e alguns poucos integrantes. Essa atividade de pesquisa se manteve durante algum tempo e teve êxito em realizar registrar novas ocorrências. Tais registros estão incluídos nos relatórios da Operação Prato já disponíveis publicamente. Estes documentos foram armazenados na sede do COMAR, em Belém, durante algum tempo.
Vitório Peret, ex-comissário de bordo, conheceu os integrantes desta equipe informal de militares e esteve com eles em algumas vigílias do grupo. Conta Peret, que certa noite o grupo estava realizando uma vigília na área de incidência do fenômeno, quando chegou o sargento Flávio declarando que os arquivos da Operação haviam sido manipulados e alguns arquivos teriam sumido misteriosamente. Tempos depois, os últimos arquivos restantes foram mandados para Brasília (DF), onde devem estar até hoje.
Entre os integrantes da Operação Prato, alguns detalhes devem ser citados. O primeiro deles é o fato de todos os integrantes da operação necessitarem usar óculos devido à problemas de visão surgidos depois da missão.
O segundo detalhe é o fato que atualmente não existe nenhum membro da operação vivo. Todos estão falecidos, o que chama a atenção.
O terceiro fato é de que, até onde se sabe, membros da Operação Prato, principalmente o capitão Hollanda e o sargento Flávio tinham algum tipo de material implantado no braço. O Coronel Hollanda, em entrevista para a Revista UFO manipulou tal implante diante das câmeras.
Registros Militares.
Em 2004, uma campanha pela liberação de informações sobre objetos voadores não identificados recolheu milhares de assinaturas, capitaneada pela Comissão Brasileira de Ufólogos – CBU.
No dia 5 de maio de 2008, foi encaminhado ao Ministério da Defesa ofício do Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, recomendando providências para acesso público à documentação referente a OVNIs, conforme solicitação da CBU, que fosse passível de desclassificação de seu grau de sigilo ou material não sigiloso ou que tivesse sido vencido seu prazo de sigilo, e posterior envio ao Arquivo Nacional. Em 23 de abril de 2009, o Centro de Documentação da Aeronáutica - CENDOC, enviou ao Arquivo Nacional no Distrito Federal os primeiros documentos sobre a operação militar no Pará. Os documentos recebidos pelo Arquivo Nacional são organizados em fundos, um deles passou a ser o Fundo BR DFANBSB ARX – objeto voador não identificado (ovni). Ele está associado ao órgão FAB-CENDOC.
Créditos: Rede Globo. |
O lote GSI/SNI continha várias páginas iguais ou semelhantes àquelas existentes nos relatórios vazados, confirmando a autenticidade de muitas delas. O principal documento liberado pelas autoridades chama-se Registros de Observações de OVNI, uma coletânea de 130 registros, emitido pelo I COMAR e enviado ao Estado Maior da Aeronáutica em fevereiro de 1979. Um cruzamento desses registros oficiais com existentes em documento vazado, denominado Resumo Sintético Cronológico, onde estão relacionadas 284 observações militares e relatos de civis, permite obter 99,2% de comparações positivas entre os documentos nas datas e horários, com descrições entre idênticas e muito semelhantes, com apenas um registro em cento e trinta sem seu par correspondente. Outro cruzamento, desta vez de um subconjunto de 122 observações militares de 1977 do vazado Resumo Sintético Cronológico com seus pares registrados nos relatórios de missão vazados, obtêm-se uma correspondência 94,2% de comparações positivas.
Em outubro de 2007, o filho do sargento Flávio Costa, Fernando, declarou que foi responsável pela manipulação e ampliação de pontos luminosos em filmes fotográficos da operação de modo a parecerem discos voadores, durante o processo de revelação no laboratório fotográfico improvisado na residência de seu pai, na Vila Militar.
Atualmente, a quantidade de casos diminuiu muito. Alguns casos esporádicos ainda ocorrem, embora não tenham a ferocidade que os caracterizava no passado.
Fontes.
Livros:
- PRATT, Bob. Perigo Alienígena no Brasil. Tradução de Marcos Malvezzi Leal. Campo Grande: CBPDV, 2003.
- PETIT, Marco Antonio. UFOs: Arquivo Confidencial. Campo Grande: CBPDV, 2007
- RANGEL, Mário. Sequestros Alienígenas. Campo Grande: CBPDV, 2007
Artigos de Revistas:
- GIESE, Daniel Rebisso. O Fenômeno "Chupa-chupa", na Amazônia. Revista UFO, Campo Grande, nº 7, p.13-14, abr/jun 1989.
- ATHAYDE, Reginaldo. Extraterrestres atacam e matam no nordeste. Revista UFO, Campo Grande, nº 7, p.7-11, abr/jun 1989.
- CPDV. Fotos de OVNIs da Força Aérea Brasileira (FAB). Ufologia Nacional e Internacional, Campo Grande, nº 3, p. 10-11, julho/agosto 1985.
- GIESE, Daniel Rebisso. Observações ufológicas no Litoral Paraense. Ufologia Nacional e Internacional, Campo Grande, nº 3, p. 11-12, julho/agosto 1985.
- GIESE, Daniel. O Fenômeno "Chupa-Chupa": OVNIs atemorizam o estado do Pará. Ufologia Nacional e Internacional, Campo Grande, nº 5, p. 09-15, nov/dez 1985.
- GIESE, Daniel. Novidades no Fenômeno "Chupa-Chupa". Ufologia Nacional e Internacional, Campo Grande, nº 7, p. 14-15, março 1986.
- AGHATOS, Stelio e OLIVEIRA, Daniela. UFOs Rondam a Floresta Amazônica. Revista UFO, Campo Grande, nº 39, p. 8-11, Agosto de 1995.
- EQUIPE UFO. Coronel Rompe Silêncio sobre UFOs. Revista UFO, Campo Grande, nº 54, p. 18-27, outubro de 1997.
- EQUIPE UFO. Os Resultados da Operação Prato. Revista UFO, Campo Grande, nº 55, p. 46-52, novembro de 1997.
- SILVESTRE, Fabiana. UFOs Rondam a Floresta Amazônica. Revista UFO, Campo Grande, nº 75, p. 10-18, novembro de 2000.
- EQUIPE UFO. Alienígenas Representam Perigo no Nordeste. Revista UFO, Campo Grande, nº 86, p. 8-11, abril de 2003.
- MAUSO, Pablo Villarrubia. O Mistério das Luzes Assassinas na Amazônia. Revista UFO, Campo Grande, nº 86, p. 32-35, abril de 2003.
- STABOLITO, Reinaldo. Política de Acobertamento: A Política Internacional de Sigilo ao Fenômeno UFO é Imposição do Governo Norte-Americano. Revista UFO, Campo Grande, nº 99, p. 16-21, maio de 2004.
- EQUIPE UFO. Aliens Rondam a Floresta Amazônica. Revista UFO, Campo Grande, nº 101, p. 08-27, julho de 2004.
- GEVAERD, A. J. A Profundidade dos Casos Registrados na Amazônia. Revista UFO, Campo Grande, nº 114, p. 10-13, setembro de 2005.
- GEVAERD, A. J. Amazônia - Campo de Experimento de Seres Alienígenas. Revista UFO, Campo Grande, nº 114, p. 14-16, setembro de 2005.
- GEVAERD, A. J. Na Selva, UFOs deslumbram e amedrontam com seus vôos rasantes e ataques impiedosos. Revista UFO, Campo Grande, nº 114, p. 16-29, setembro de 2005.
- GOMES, Evelin. Atividades extraterrestres ainda são registradas em Colares após anos dos primeiros contatos. Revista UFO, Campo Grande, nº 114, p. 26-27, setembro de 2005.
- GEVAERD, A. J. Ainda Há Muito a Se Pesquisar no Pará. Revista UFO, Campo Grande, nº 114, p. 31-35, setembro de 2005.
- PETIT, M. A. UFOs no Brasil: É hora de nossos militares encararem a verdade. Revista UFO, Campo Grande, nº 115, p. 16-22, outubro de 2005.
- EQUIPE UFO. Dossiê Amazônia: Continua a busca de informações sobre as ações militares na região. Revista UFO, Campo Grande, nº 115, p. 26-35, outubro de 2005.
- EQUIPE UFO. O Impressionante Depoimento da Médica que Atendeu as Vítimas do Chupa-chupa. Revista UFO, Campo Grande, nº 116, p. 20-29, novembro de 2005.
- CHAVES, Pepe. Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrange Hollanda. Revista UFO, Campo Grande, nº 116, p. 30-36, novembro de 2005.
- PETIT, M. A. Dossiê Amazônia: O ultimo depoimento de Uyrangê Hollanda fornece inspiração para reflexões. Revista UFO, Campo Grande, nº 117, p. 14-20, dezembro de 2005.
- ATHAYDE, Reginaldo. Os ataques do chupa-chupa começaram no Ceará. Revista UFO, Campo Grande, nº 117, p. 22-23, dezembro de 2005.
- GEVAERD, A. J. Não cedi às pressões dos militares. Revista UFO, Campo Grande, nº 117, p. 24-31, dezembro de 2005.
Documentos Oficiais do Governo Brasileiro:
- Arquivo Cronológico de Entrada [ACE 3370/83] - (Serviço Nacional de Informações - SNI) [82.9 MB - 86 páginas
- Operação Prato - 01.01.01 - Relatório de Missão 1 - (FAB - 1º COMAR) [25.9 MB - 40 páginas]
- Operação Prato - 01.01.02 - Relatório de Missão 2 - (FAB - 1º COMAR) [15.1 MB - 22 páginas]
- Operação Prato - 01.02.00 - Informações Operacionais 1 - (FAB - 1º COMAR) [19.3 MB - 15 páginas]
- Operação Prato - 01.03.00 - Ilustrações de Ocorrências - (FAB - 1º COMAR) - [22.5 MB - 52 páginas]
- Operação Prato - 02.00.00 - Resumo Cronológico - (FAB - 1º COMAR) - [31.8 MB - 52 Páginas]
- Operação Prato - 03.01.01 - Registro de Caso 1 - (FAB - 1º COMAR) - [1.29 MB - 4 páginas]
- Operação Prato - 03.01.02 - Registro de Caso 2 - (FAB - 1º COMAR) - [1.20 MB - 3 páginas]
- Operação Prato - 03.01.03 - Registro de Caso 3 - (FAB - 1º COMAR) - [3.79 MB - 8 páginas]
- Operação Prato - 03.01.04 - Registro de Caso 4 - (FAB - 1º COMAR) - [487 KB - 1 página]
- Operação Prato - 03.02.01 - Registro de Caso 5 - (FAB - 1º COMAR) - [743 KB - 2 páginas]
- Operação Prato - 03.02.02 - Registro de Caso 6 - (FAB - 1º COMAR) - [399 KB - 1 página]
- Operação Prato - 03.02.03 - Registro de Caso 7 - (FAB - 1º COMAR) - [337 KB - 1 página]
- Operação Prato - 03.02.04 - Registro de Caso 8 - (FAB - 1º COMAR) - [1.59 MB - 3 páginas]
- Operação Prato - 03.02.05 - Registro de Caso 9 - (FAB - 1º COMAR) - [4.00 MB - 9 páginas]
- Operação Prato - 03.02.06 - Relatório Adicional 1 - (FAB - 1º COMAR) - [3.02 MB - 6 páginas]
- Operação Prato - 03.02.07 - Relatório Adicional 2 - (FAB - 1º COMAR) - [412 KB - 1 página]
- Operação Prato - 03.02.08 - Relatório Adicional 3 - (FAB - 1º COMAR) - [463 KB - 1 página]
- Operação Prato - 03.02.09 - Relatório Adicional 4 - (FAB - 1º COMAR) - [437 KB - 1 página]
- Operação Prato - 04.00.00 - Folha de Ocorrências 1 - (FAB - 1º COMAR) - [2.72 MB - 5 páginas]
- Operação Prato - 05.00.00 - Informe Especial 1 - (FAB - 1º COMAR) - [11.2 MB - 15 páginas]
- Operação Prato - 06.00.00 - Órgãos de Informação 1 - (FAB - 1º COMAR) - [1.13 MB - 2 páginas]
- Operação Prato - 07.01.00 - Disposições Gerais 1 - (FAB - 1º COMAR) - [0.99 MB - 2 páginas]
- Operação Prato - 07.02.00 - Relatório Geral 1 - (FAB - 1º COMAR) - [115 MB - 160 páginas]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Prato
http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1970/chupachupa17
http://fenomenoufo.com.br/wp/?p=548
http://operacaoprato.com/
https://ufo.com.br/busca/?s=opera%C3%A7%C3%A3o%20Prato
http://www.x-libri.ru/elib/arefj000/00000087.htm
http://www.ufo.com.br/amazonia/
http://redeglobo.globo.com/Linhadireta/0,26665,GHT0-4604-212882,00.html
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/exclusivo.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/prato.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/prato3.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevpinon1.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevpinon2.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevistas3.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/pesquisa.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/casosdonorte.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevistas4.htm
http://www.abovetopsecret.com/forum/thread454886/pg1
https://www.vigilia.com.br/filho-de-oficial-faz-revelacoes-surpreendentes-sobre-a-operacao-prato/
http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/1970/chupachupa17
http://fenomenoufo.com.br/wp/?p=548
http://operacaoprato.com/
https://ufo.com.br/busca/?s=opera%C3%A7%C3%A3o%20Prato
http://www.x-libri.ru/elib/arefj000/00000087.htm
http://www.ufo.com.br/amazonia/
http://redeglobo.globo.com/Linhadireta/0,26665,GHT0-4604-212882,00.html
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/exclusivo.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/prato.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/prato3.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevpinon1.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevpinon2.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevistas3.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/pesquisa.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/casosdonorte.htm
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevistas4.htm
http://www.abovetopsecret.com/forum/thread454886/pg1
https://www.vigilia.com.br/filho-de-oficial-faz-revelacoes-surpreendentes-sobre-a-operacao-prato/
Nenhum comentário:
Postar um comentário