 |
Ilustração de Berje para o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de autoria de Januária Cristina Alves. |
O Brasil e um País imenso,tanto em riquezas naturais como em cultura. Cada um dos 26 Estados (é o Distrito Federal), além de compartilhar Lendas Nacionais, tem seus mitos regionais. Na região do Araguaia, no Estado de Goiás, habita uma enorme fera que aqueles que os vislumbraram o descrevem como um enorme Gorila, ou um hibrido de Homem-Gorila. Seu nome é Arranca-Línguas.
Segundo contam, esse gorila gigante, que habita as matas da região do Araguaia, é bem maior do que um ser humano e gosta muito de comer línguas, um dos seus principais alimentos, que pode ser tanto de animais, como bois, cavalos, cabras ou mesmo de gente (Por isso do nome). Costuma atacar suas vítimas à noite, matando-as e retirando-lhes a língua para comer.
Quem já o viu contou pra quem não viu que o bicho cabeludo, de voz fanhosa e cara chata, ataca as reses de noite, e delas só retira a língua, para comer. Já dos humanos, conta a lenda que o monstro só arranca a língua dos ladrões de gado.
Dizem que ele se parece mais com o King-Kong (O Famoso Símio Gigante de HOLLYWOOD) do que com um gorila africano, que perambula desde a cabeceira do Xingu até as cercanias de Goiânia. Contam os ribeirinhos do Rio Araguaia que o Arranca línguas mora nas encostas do Rio, camuflando-se entre árvores frondosas e grandes troncos caídos.